x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 61

Hybrid View

Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Agradecimentos: 7

S4T + Dana 30 em trilhas

Olá a todos. Minha Camper tem S4T original de fábrica e o eixo dianteiro Dana30. Por ser minha viatura de uso diário, nunca cheguei a fazer uma trilha mais pesada com ela. Fui ao Pantanal do MS no ano passado, andei 4 dias lá dentro por dentro de alagados e não tive problemas. Mas trilhas com erosões e outros tipos de obstáculos foram bem poucos, pelo motivo exposto acima.

Gostaria de saber dos que tem Engesa ou Camper com essa configuração e usam habitualmente em trilhas, como é o comportamento. Li alguma coisa no Forum sobre esse motor ser pesado e pode dificultar em algumas situações onde a viatura "encalacra". Já comentaram também dele não subir de giro rápido, mas acho que o torque em baixa rotação compensa isso não ? Finalmente, o eixo dianteiro tem aguentado bem ? Alguém poderia opinar a respeito ?

Meu estilo de fazer trilha é tranquilo (tenho um CJ bem equipado pra trilhas), não fico voando com a viatura nem dando "porrada" em obstáculo pra passar. Acredito que não teria problema em usar a configuração S4T + Dana 30, mas gostaria de ouvir opiniões de quem realmente usa. Ah, pneus no máximo 33", muito provável um 31". Talvez um 3K bem agressivo, como o Frederico (tenho no CJ e é muito bom) ou então uma mais "manso", estilo desenho Black-Star ou Geninho.

Agradeço quem puder colaborar, já pesquisei no Forum mas não encontrei discussões a respeito do assunto.

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caro fpandur!

O D30 é muito bom, usei em meu engesa por um pouco mais de dois anos.

O maior motivo da troca do D30 por um D44, é a relação.

No meu caso específico, coloquei um 4.1, com a 9x44 ficu muito "curto", com a 13x46, ficaria "longo" demais por causa dos 33" (9x44D44 e 8x39D30 - 13x46D44 e 30).

Queria colocar uma 11x47 ou 11x45, mais não há para D30 disponivel com facilidade, talves uma 11x47 D30.

Então, optei pela troca da bola, somente por esse motivo.

Agora, se andou em alagados, providencie a troca do óleo do diferencial, pois um amigo trouxe o jeep para eu olhar "um barulho".

Devido a contaminação do óleo por água, esse se tornou uma graxa, deixou de lubrificar, fundindo tudo, só sobrou a carcaça.

Faça uma boa manutenção que não terá problemas.

Abraços.

Kim.

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Kim, grato pelo seu relato. Mas pelo que entendi, atualmente você tem os semi-eixos e tubeira Dana30 e bola Dana44, é isso ?

Meu receio é os eixos não aguentarem o torque e peso de um S4T. Penso até num futuro um pouco distante trocar a bola pelo D44, para ter a opção de usar algum bloqueio (não tenho conhecimento de nenhum tipo de bloqueio para Dana30). Mas trocando somente a bola, o problema dos eixos supostamente mais fracos continuaria, pois seriam os do Dana30. Não queria usar eixos Dana44 Rural, pois perde-se bastante o esterço.

Antes de ir para o Pantanal, coloquei retentores e aqueles feltros do semi-eixos novos. Por uma distração ridícula minha, montei um dos lados sem esse feltro, já dá pra imaginar o que aconteceu né ? Entupiu de água, mas logo que sai do Pantanal esgotei tudo e já dei uma geral quando cheguei em casa. O interessante é que o lado que tinha os feltros não entrou nada de água (deu pra perceber que não tinha marcas, diferente do outro lado). Ou seja, parece que os feltros cumpriram bem sua função. Acho que para quem faz trilhas com frequência, isso é um item que requer atenção especial no Dana30 ou qualquer outro com munhão aberto.

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Bem, quanto a tubeira, para ter uma idéia, arranjei um D44 de uma F75 canela fina, para minha surpresa, é o mesmo diâmetro das tubeiras do D30.

A F75 que doou o dif. trabalhava com 1.500kg em cima, em um depósito de material de construção.

Então, pode notar que aguenta bem o tranco.

Também descobri que os semi-eixos tem a mesma espessura, ou seja, o D30 do engesa tem a mesma espessura do D44 que usei.

Sei disso por que as estrias da planetária usei da F, e as luvas de cruzeta, usei do engesa.

Ficou bom.

Abraços.

Kim.

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Seu relato me surpreende, pois sempre li (inclusive aqui mesmo no Forum) que a eventual fragilidade do Dana30 seria nos semi-eixos e não na coroa-pinhão. Você chegou a comparar as cruzetas do semi-eixo do Dana30 e 44 para ver se tinham diferenças ?

Usuário
    Entrada
    09/08/2006
    Agradecimentos: 0
    Caro fpandur!

Tenho um engesa F1 com essa configuração, realmente o motor s4T é um pouco pesado e demora um pouco a subir o giro, por ser um motor de baixa rotação; mas tudo isso e compensado pelo seu alto torque nas baixas rotações, não tenho q reclamar dele nas trilhas entro e saio de um atoleiro sem precisar ta esguelando o giro... é so alegria

A respeito do dana30 não tive problemas, mas precisei substituilo pelo por um dana44 pelo mesmo motivo do KIM ( falta de relação mais longa )

So tive problemas com as cruzetas do semi-eixos, que subistitui pelos semi-eixos e homocineticas da toyota band; aproveitei que ja ia substitui a bola do dana33 pela dana44 e tambem troquei o munho, da carcaça do diferencial do engesa so aproveitei as canelas. gatei um pouco mais, agora não tenho problemas com eixo dianteiro.

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    Seu relato me surpreende, pois sempre li (inclusive aqui mesmo no Forum) que a eventual fragilidade do Dana30 seria nos semi-eixos e não na coroa-pinhão. Você chegou a comparar as cruzetas do semi-eixo do Dana30 e 44 para ver se tinham diferenças ?
    Fpandur!

As cruzetas do munhão/semi-eixo do engesa são as mesmas do cardãm do Willys.

Os semi-eixos do D30, tem a mesma espessura dos semi-eixos do D44 canela fina.

Sei disso, pois usei um D44 canela fina da F75 para colocar na dianteira de meu engesa.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem