x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 55
  • #13
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6



    Citação Postado originalmente por CARLOS SIQUEIRA Ver Post
    Caro Hugo, sua tabela despertou-me uma curiosidade !!! Estou terminando a montagem de um Q20b turbinado no meu F1, segundo o mecânico, turbina herdada da mercedes, com relações 13x46. Como não tenho os dados técnicos deste motor , não posso usufruir da sua tabela. Pergunto: com esta configuração, qual seria o maior pneu que poderia usar(no momento tenho WRANGLER 275X75X16), lembrando que não uso o mesmo em trilhas e pretendo fazer passeios/viagens longas, onde o desempenho em estrada seria o objetivo principal, e que não pretendo mudar as relações $$$$. Caso também não disponha dos dados, peço ajuda aos amigos que puderem colaborar.

    []'s Carlos Siqueira
    Carlos,

    Na pesquisa encontrei uma parte do manual da Bonanza 91 com motor Q20B-4 de onde extrai os dados para o comparativo, não sei estes dados correspondem a teu motor, mais até alguém aparecer com valores melhores anexo à tabela onde as duas ultimas colunas está teu Engesa. Podemos observar que com a combinação fica difícil uma configuração boa para estrada, resultando a velocidade máxima baixa e para manter os 100 km/h o motor trabalhará "forçado" a 82% da rotação máxima com os pneus 275/75/16, com pneus 35" melhora um pouco (75%) mais tem uma piora na arrancada. Este valor deveria estar entre 65-70%.
    13X46 + 4.1S, como fica? Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: doc 4x4-5.doc (26.0 KB)

      Número de Download 110 .

    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #14
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    HUGO4X4

    Caro cunhado , vc com sua tabela teórica , que esta batendo com a mesma opinião minha que estou tendo na prática , mas no caso do CARLOS SIQUEIRA , eu tb acho que sem ele mudar a relação ficará difícil de chegar a um bom desempenho , os pneus dele regula +- com os 31" no diametro , e realmente terá que colocar um pneu muito grande para ficar bom para o asfalto .

    Logo CARLOS , acho que deve mudar a relação original .

    OBS : Vc não informou se o seu Q20B é original do carro , e se for qual a relação que esta com ele , minha opinião seria esta que falei considerando que ele esteja com a relação 9x44 .

  • #15
    Usuário Avatar de CARLOS SIQUEIRA
    Entrada
    25/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    622
    Agradecimentos: 0

    Relações X Pneus

    Guilherme e Hugo, grato pelas avaliações. Para melhorar as informações: 1) meu F1 era originalmente GM 4 cilindros, com relação 9x44; 2) meu pneu atual é 265 x 75 x 16, e não 275.
    Tenho informações de um F1 com o mesmo motor mas sem turbina e com pneus 33', que não rende muito na estrada e que seu proprietário gostaria de trocar as 13 x 46 por 13 x 43.
    Quanto a tabela, a potência seria esta, mesmo turbinado? Até agora ninguém soube informar-me.

    []'s Carlos Siqueira

  • #16
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caro CARLOS SIQUEIRA!

    IMHO, a 13x43 ficará com uma relação muito longa para o Engesa.
    Penso eu, que se ele mandar dar um trato bem legal na bomba injetora, talvez o motor trabalhará melhor!

    abraços.

    Kim.

  • #17
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por CARLOS SIQUEIRA Ver Post
    Guilherme e Hugo, grato pelas avaliações. Para melhorar as informações: 1) meu F1 era originalmente GM 4 cilindros, com relação 9x44; 2) meu pneu atual é 265 x 75 x 16, e não 275.
    Tenho informações de um F1 com o mesmo motor mas sem turbina e com pneus 33', que não rende muito na estrada e que seu proprietário gostaria de trocar as 13 x 46 por 13 x 43.
    Quanto a tabela, a potência seria esta, mesmo turbinado? Até agora ninguém soube informar-me.

    []'s Carlos Siqueira
    Carlos,
    A combinação de pneu 33" com diferencial 13x43 e a mesma da ultima coluna apresentada na tabela com pneus 35" e relaçaõ 13x46.
    Os dados na tabela para o Q20B-4 são do motor aspirado, anexo um comparativo de este motor com os Maxion onde você pode observar que colocando a turbina o S4 tem um aumento de potência de 30% e torque de 36%, valores que você com um trabalho parecido poderá alcançar, mais isto não resolve o problema para sua viatura ficar boa na estrada.
    13X46 + 4.1S, como fica? Arquivos Anexos
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #18
    Meu carro esta com motor 4.1 e pneus 33 com relação 46/13 e não tenho o que reclamar .Na estrada corre mais que deve e para trilha vai bem, falta uma reduzida para vc trabalhar melhor como na areia da praia que aqui no Rio ela e muito macia e para obstáculos mais radicais.Meu próximo objetivo e colocar uma reduzida, só não sei qual seria melhor com baixo custo.

  • #19
    Usuário Avatar de CARLOS SIQUEIRA
    Entrada
    25/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    622
    Agradecimentos: 0

    Tabela P/ Q20b Turbo

    Caro Hugo, obrigado pela orientação. Abusando um pouco mais da sua informação e matando de uma vez, com minha curiosidade, por favor lance os valores na tabela, pois não consegui deduzir as fórmulas utilizadas na planilha, e como foi enviada em word, não consigo acesso, com as seguintes situações: 1) substituir a potência para 113CV nas colunas existentes e corrigir o diâmetro dos pneus para 265, assim terei a simulação da configuração atual; 2) simular uma coluna com a relação sugerida pelo Guilherme (47X12), com pneus 33". Estou pensando, mai$$$$$ tarde em trocar ambo$$$$$, e gostaria de saber como ficaria. Falando em relação, de quem seria herdada estas 47X12?

    []'s Carlos Siqueira.

  • #20
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por CARLOS SIQUEIRA Ver Post
    Caro Hugo, obrigado pela orientação. Abusando um pouco mais da sua informação e matando de uma vez, com minha curiosidade, por favor lance os valores na tabela, pois não consegui deduzir as fórmulas utilizadas na planilha, e como foi enviada em word, não consigo acesso, com as seguintes situações: 1) substituir a potência para 113CV nas colunas existentes e corrigir o diâmetro dos pneus para 265, assim terei a simulação da configuração atual; 2) simular uma coluna com a relação sugerida pelo Guilherme (47X12), com pneus 33". Estou pensando, mai$$$$$ tarde em trocar ambo$$$$$, e gostaria de saber como ficaria. Falando em relação, de quem seria herdada estas 47X12?

    []'s Carlos Siqueira.
    Carlos,

    Anexo a planilha atualizada.
    13X46 + 4.1S, como fica? Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: doc 4x4-1.doc (86.0 KB)

      Número de Download 123 .

    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #21
    Usuário Avatar de CARLOS SIQUEIRA
    Entrada
    25/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    622
    Agradecimentos: 0

    Tabelas ???!!!!

    Valeu Hugo!!!! Pelo que pude avaliar, a relação proposta pelo Guilherme, não servirá para mim. Acho que devido a baixa rotação do "perkinho", que limita muito a velocidade final. Não entendi a queda da velocidade final na coluna com correção do diâmetro do pneu(menor), pois seria compensada pelo aumento da potência(turbina) em +/- 30% como você falou. A melhor configuração continuou sendo (sem turbina) com pneus 35"???!!! Por favor, poderia simular com a relação 46X13, pneus 33" e 113CV, pois esta será a configuração que montarei. Não posso mudar para rodas 15", devido as pinças de Toyota que instalei no eixo dianteiro, e não sei se existe pneu$$$ maiore$$$ para rodas 16". Em termos de relações, as 43X13 e 47X12 estariam descartadas, existiriam outras possíveis?

    []'s Carlos Siqueira

  • #22
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por CARLOS SIQUEIRA Ver Post
    Valeu Hugo!!!! Pelo que pude avaliar, a relação proposta pelo Guilherme, não servirá para mim. Acho que devido a baixa rotação do "perkinho", que limita muito a velocidade final. Não entendi a queda da velocidade final na coluna com correção do diâmetro do pneu(menor), pois seria compensada pelo aumento da potência(turbina) em +/- 30% como você falou. A melhor configuração continuou sendo (sem turbina) com pneus 35"???!!! Por favor, poderia simular com a relação 46X13, pneus 33" e 113CV, pois esta será a configuração que montarei. Não posso mudar para rodas 15", devido as pinças de Toyota que instalei no eixo dianteiro, e não sei se existe pneu$$$ maiore$$$ para rodas 16". Em termos de relações, as 43X13 e 47X12 estariam descartadas, existiriam outras possíveis?

    []'s Carlos Siqueira
    Carlos,

    A velocidade final está em função da rotação máxima do motor em combinação com a redução total e o diâmetro do pneu, com a turbina se consegue colocar mais ar e com isto mais combustível se obtendo maior força em cada detonação ou seja aumentamos o Torque. Para aumentar a rotação do motor exige uma preparação específica alterando entre outras a relação de compressão, ângulos do comando de válvulas, etc. Em teu caso para ter uma maior velocidade final tem que ter a menor redução no diferencial e o maior diâmetro de pneu, com estas alterações o carro piora nas arrancadas, então instalando uma turbina você melhora isto com o aumento do torque
    13X46 + 4.1S, como fica? Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: doc 4x4-1.doc (99.5 KB)

      Número de Download 114 .

    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #23
    Usuário Avatar de CARLOS SIQUEIRA
    Entrada
    25/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    622
    Agradecimentos: 0

    Tabela Q20b

    Hugo, muito obrigado pela paciência em detalhar as informações e simulações. Optei pelo "perkinho", sabendo das suas limitações mas, confiando em sua durabilidade e baixa manutenção, sem dispositivos eletrônicos e etc, em resumo, um custo benefício bom. Pretendo tirar o melhor proveito dele, por isto é que te "enchi o saco" com tantas perguntas e simulações, terminarei a montagem e mais tarde tentarei adaptar um intercooler, se necessário, para ganhar alguns cavalinhos a mais. Participo do fórum a algum tempo, e é este tipo de camaradagem e seriedade que o faz crescer e fortacer os fanáticos por 4x4 como nós, independente das opniões contrárias da patroa, e outros que nos chamam de loucos .

    []'s Carlos Siqueira

  • #24
    Usuário Avatar de Hugo4x4
    Entrada
    24/04/2005
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Posts
    1,240
    Agradecimentos: 6
    Carlos,

    Ótima conclusão de que à velocidade cruzeiro de 100 km/h em um 4x4 é bom demais, lembrando que tem ainda uma enorme potencialidade para curtir lugares que outros normais não conseguem chegar, vivam os loucos!!!
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade