x
Convex Datacenter
Página 4 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 145
  • #37



    Kim

    Que legal que está tudo funcionando. Achei que para usar as pinças de S10 teria que trocar o servo e cilindro. Estava pensando inclusive em usar os da S10 mesmo, que são bem mais caros que o da linha Vw que usamos (quantum, gol e kombi).

    Segundo o catálogo da Varga o Cilindro da Kombi tem diâmetro de 23,81mm (0,94 polegada, igual ao de Band) enquanto que o da Quantum após 94 tem 22,22mm (0,89 polegada). Mas de qualquer forma são bem maiores que os de gol que tem 20,64. O da S10 seria o maior com 25,4mm (1 polegada).

    Quanto as pinças a de kombi tem 53,5 cm2 de área de pastilha e o de S10 4x2 tem 91,4 cm2, bem maior Outra opção mais fácil de adaptar no suporte original da Engesa, com o disco original tb, seria a de Opala (varga), que tem 66,6 cm2, mas aí só tem aumento de uns 25% de área de pastilha.

    To pensando em colocar o servo de quantum (que é o maior da linha VW que cabe na camper) com um cilindro de kombi, e as pinças de s10 com disco de d20 que você usou, deve ficar bom...

    Abs, Flávio
    Camper 92 4x4 Tdi

  • #38
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Flávio,

    Usei essa configuração que você mencionou acima (servo do santana com cilindro mestre de Kombi).

    O servo se encaixa perfeitamente no cilindro, inclusive a profundidade da haste é a mesma.

    No meu caso, como adaptei a coluna de direção da S10, com setor hidráulico do opala, tive que fazer um distanciador para afastar o servo do suporte original engesa. Nada que um bom torneiro não faça com os pés nas costas.

    Não posso dizer nada de como ficou o freio, pois meu engesão ainda não andou.

    Estou (ainda) com o restante original (pinças e discos originais na dianteira com tambor traseiro).

    Espero que fique bom...

  • #39
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caro fhsantos!

    O problema que encontrei em usar o cilindro da S10 foi em relação e ter que colocar o servo também, aí teria que mecher em muita coisa, não achei viável!

    As pinças opala/kombi são bem semelhantes, não há um aumento significativo na area de atrito, como vc memso relatou, mais a da S10/D20 (últimas) a area de atrito tem uma grande melhora!

    Essa opção que relata, fica muito bom, pode ter certeza que terá um freio 100% confiável.
    A colocação da pinça, pode ser feito de outra forma, diferente da que fiz e, fica melhor.

    Recorte os olhais de fixação das pinças no munhão (serrinha de cortar cano mesmo), confeccione uma chapa de ferro na mesma espessura do olhal ecortado, sendo que essa chapa deve ter os furos de fixação às pinças (obs. a rosca de fixação fica nas pinças).

    Gabaritado os furos; feito os detalhes para chegar a pinça na profundidade do disco (digo, a pastilha ficar alinhada na area de atrito), prenda a pastilha ao disco, que já deve estar preso ao cubo, mais fora do veículo.

    No meu caso, prendi as pinças usando calços de metal, assim as pastilhas ficaram centradas em relação ao disco e a pinça em relação ao cubo.

    Aí foi só soldar, um pouco de cada extremidade para não desalinhar.

    A chapa fica bem mais fácil.

    O munhão do Engesa e de "aço doce" segundo uns entendidos aqui da minha região, isso quer dizer que aceita solda numa boa, sem problemas futuros.

    Bem, é isso.

    Abraços.

    Kim.

  • #40
    Kim

    Desculpe, mas não entendi direito sua explição da outra forma de fazer a adaptação no munhão.

    Achei a informação que as pastilhas da S10 4x4 são maiores que a 4x2, vc sabe se as pinças são diferentes também?

    Abs Flávio

  • #41
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caro fhsantos!

    Não vá de S10 4x4, pois assim não conseguirá colocar as rodas. As pinças são grandes em demasia, e o engesa tem o cubo da roda livre...

    Existe diferenças no disco, então não funfa!!!

    Bem, deve ter olhado as fotos de minha adaptação, certo?

    A diferença é que deve confeccionar uma chapa e soldar ao munhão, no lugar dos olhais da pínça original, tendo em vista que não há qualquer possibilidade de se aproveitar os suportes originais.

    Olhe na minha assinatira, tanto em Brancão ou como em Fotim, verá a sequencia de fotos.

    Abraços.

    Kim.

  • #42
    Kim

    Obrigado pela dica da pinça da S10 4x4.

    Pelo que entendi, e vi nas fotos, você recomenda que não solde os olhais separados e sim feitos em uma placa, e essa soldada completamente no munhão. Do jeito que o Pandur fez.

    Olhando as páginas do Brancão fiquei impressionado de quanta coisa você fez, Parabéns, parece que está com uma bela viatura...

    Abs Flávio

  • #43
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Isso mesmo!

    Na verdade, será uma chapa com o gabarito da pinça soldada ao munhão.

    Fica um serviço melhor do que eu fiz!

    Obrigado quanto ao Jipe.

    Assim que colocar o CA (cambio automático) farei a lata dele, que não está das melhores, mais em compensação, a mecânica está pronta e muito boa!

    Precisando de algo é só chamar!

    Abraços.

    Kim.

  • #44
    Kim

    Você já ouviu falar que o munhão da D20 4x4 serve direitinho no eixo Engesa/camper? Com a vantagem de vir com o suporte de pinça de d20...

    O problema é que esses munhões são caros e dificeis de achar

    Abs, Flávio

  • #45
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    A linha chevrolet usa as peças da Engesa, com um pouco e diferença, mais é engesa.

    Abraços.

    Kim.

  • #46
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
    Entrada
    27/05/2003
    Local
    Bebedouro/SP
    Idade
    41
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0
    Kim,
    estive dando uma olhada no topico, pois vou fazer o upgrade dos meus freios também.
    Estou providenciando um kit flutuante da ensimec, e ja que vou mexer no eixo, vou passar o disco e pinça original para traseira, e colocar um disco de D20 e pinça da S10 na frente.
    Mas fiquei na duvida quanto ao cilindo mestre e o hidrovacuo.
    O meu ainda é o original. Mantendo eles terei problemas na eficiencia? Ou terei que mexer nisso também?
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #47
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Grande Angelo T. P.!

    Sobre o cilindro original, não haverá necessidade de se trocar, pois conforme pesquisei durante o trabalho que fiz, a eficiência se dará pelo tamanho maior do cilindro da pinça, não pela quantia maior de fluído, mais sim pela área maior de força que o fluído exerce no cilindro.

    Imagine a seguinte situação:

    No Jeep, o cilindro dianteiro é 1"1/8, o traseiro 7/8".
    O cilindro dianteiro é maior para proporcionar uma frenagem maior.
    Se inverter, travará o traseiro e o dianteiro não freiará.

    Portanto, quando troca a pinça, altera o diâmetro do cilindro, aumentando a força sobre as pastilha, que diga-se de passagem é bem maior.

    Uma forma de se fazer diminuir a eficiência do freio traseiro do engesa para que ele não "trave" nas freadas mais brusca, é diminuir o diâmetro do cilindro de freio traseiro.

    Sobre a adaptação do disco, deverá fazer algumas alterações no mesmo.

    De posse do disco, vá a um torneiro e mande reabrir o centro para o cubo do engesa.

    Nos 6 buracos que fixa o disco ao cubo, tem que fazer um trabalho (fiz com uma lima de motosserra (redonda) e uma furadeira), onde a circunferência formada pelos buracos do cubo são levemente menores do que a circunferência formada pelos buracos do disco.

    Tem um companheiro do Fórum, fez a fixação de uma forma mais eficaz, proceda da forma dele.


    O munhão do engesa é de "aço doce", aceita solda numa boa, sem riscos futuros.

    Não esqueça de fazer o trabalho no espelho protetor do do disco, tem que mudar o recorte para calçar as novas pinças, mais não se preocupe, a lata ali é fácil de se recortar.

    Do mais, vale cada centavo aplicado nesse sistema.

    Abraços.

    Kim.

  • #48
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
    Entrada
    27/05/2003
    Local
    Bebedouro/SP
    Idade
    41
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0
    Legal Kim!!
    Com essas informaçoes nao tem como eu errar!
    Vou começar um upgrade e uma manutenção "braba" no meu Engesa a partir de amanha, trocando buchas, calços, ponta de eixo (flutuante) etc.. e como gastei uma grana, gastar um pouco mais pra mexer nos freios ate q vale a pena.. pois como dizem.. o q é um peido para quem ja esta cagad0!
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade