x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 77
  • #1
    Usuário Avatar de FernandoPedro
    Entrada
    17/08/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    458
    Agradecimentos: 0

    Câmbio e transferência de Bandeirantes




    Amigos do forum:
    Há alguns meses eu comprei um Engesa Fase I ano 86, ele está 100%. De brinde eu ganhei um "urso", rsss... que é o ronco da caixa de transferência original do Fase I. Alguns já me disseram que o ideal seria trocar pelo câmbio de 4 marchas e tb a transferência da Toyota Bandeirante.
    Gostaria de saber de vocês opiniões sobre o assunto, como por exemplo dicas, onde poderia encontrar um conjunto completo, um mecânico para tal troca, qual seria o custo dessa brincadeira e se haveria outra opção.

    Abraço a todos.

    E desde já, valeu pelas dicas.

  • #2
    Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    57
    Posts
    1,683
    Agradecimentos: 0
    Fernando,

    Realmente é a melhor pedida pro seu engesa.
    Esse conjunto tem comprimento reduzido e cardans na mesma posição dos seus.
    Além disso, é forte demais, não ronca e não é ruim de troca de marchas.
    A adaptação no motor 4.1 é mínima, muito fácil de se fazer.
    Uso no meu CJ3 com motor 4.1 e recomendo fortemente.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #3
    Usuário Avatar de Alfredo Fonseca
    Entrada
    20/09/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    47
    Posts
    205
    Agradecimentos: 0
    Fernando,

    O problema do "choro" do seu câmbio, na verdade é da caixa de transferência, e ela que chora.
    Sou 100% que você não deve trocar o câmbio de sua Engesa(se é original o câmbio é o Clark240V) pois é muito bom.
    Se for para vc investir na transferencia da Toyota, tenha certeza que é das mais modernas, pois é Transferência e Reduzida, as mais antigas é só tranferência e o custo de adaptação não vale a pena!!!!

    Agora se voce quizer fazer algo que fique muito bom, vc tem varias opções.

    1ª-) Clark2615A + Tansferência de Toyota com Reguzida (É o que esta em minha Engesa hoje)
    2ª-)Clark2205 ou 2605 + Tanferência de Toyota ou Hilux (A vantagem é a 5ªmarcha é Drive em ambos, mas a 1ª marcha é mais longa)vais ser melhos para viajar pois anda mais na estrada.
    Obs: tem ser instalada nuam Engesa com motor¨6¨bocas, no 4 vc só vai engatar a 5ªdrive na descida.
    3ª-)Clark240V + Tansferência de Toyota com Reguzida, fica um pouco mais reduzido que a 1ª opção, porém a 5ªmarcha vai ficar idênticas, pois ambos são com 5ª 1:1.

    Aqui no forum tem muitas discussões sobre estas configurações para o Engesa, de uma procurada, que vc vai concluir que Câmbio de Toyota 4marchas não é uma boa opção.

  • #4
    Usuário Avatar de CARLOS SIQUEIRA
    Entrada
    25/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    622
    Agradecimentos: 0

    "urso"

    Pensei em fazer esta adaptação, mas vou tentar primeiro trocar os rolamentos e se não melhorar, usarei óleo mais viscoso, 120 se não me engano. Acho que fica mais barato!!!!!

    []'s Carlos Siqueira

  • #5
    Citação Postado originalmente por CARLOS SIQUEIRA Ver Post
    Pensei em fazer esta adaptação, mas vou tentar primeiro trocar os rolamentos e se não melhorar, usarei óleo mais viscoso, 120 se não me engano. Acho que fica mais barato!!!!!

    []'s Carlos Siqueira
    Carlos, se não me engano existe ou existia.. certo kit com dentes de engrenagens modificados para redução do Fase I, veja se estes ainda são comercializados pela Rota. Na época do meu Antigo Engesão era uma zuadeira só.. eu o usava direto.. a zuada só neutralizava próxima a velocidade máxima da viatura.. mas vê o lado positivo.. não precisa se preocupar com buzina, sempre vão te abrir passagem.

    []´s Paulo Lyra
    Camper S4T 4x4 92
    Pajero 98/99 V6 3.5 3D

  • #6
    Usuário Avatar de FernandoPedro
    Entrada
    17/08/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    458
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Alfredo Fonseca Ver Post
    Fernando,

    O problema do "choro" do seu câmbio, na verdade é da caixa de transferência, e ela que chora.
    Sou 100% que você não deve trocar o câmbio de sua Engesa(se é original o câmbio é o Clark240V) pois é muito bom.
    Se for para vc investir na transferencia da Toyota, tenha certeza que é das mais modernas, pois é Transferência e Reduzida, as mais antigas é só tranferência e o custo de adaptação não vale a pena!!!!

    Agora se voce quizer fazer algo que fique muito bom, vc tem varias opções.

    1ª-) Clark2615A + Tansferência de Toyota com Reguzida (É o que esta em minha Engesa hoje)
    2ª-)Clark2205 ou 2605 + Tanferência de Toyota ou Hilux (A vantagem é a 5ªmarcha é Drive em ambos, mas a 1ª marcha é mais longa)vais ser melhos para viajar pois anda mais na estrada.
    Obs: tem ser instalada nuam Engesa com motor¨6¨bocas, no 4 vc só vai engatar a 5ªdrive na descida.
    3ª-)Clark240V + Tansferência de Toyota com Reguzida, fica um pouco mais reduzido que a 1ª opção, porém a 5ªmarcha vai ficar idênticas, pois ambos são com 5ª 1:1.

    Aqui no forum tem muitas discussões sobre estas configurações para o Engesa, de uma procurada, que vc vai concluir que Câmbio de Toyota 4marchas não é uma boa opção.
    Alfredo,
    Muito boa sua explicação, realmente eu não sou entendido nesse assunto, mas vejo que um câmbio de 5 marchas seja melhor que um de 4 marchas, apesar que todos falam que se eu colocar esse conjunto da Toyota, o Engesa vira um carro pro dia-a-dia.
    Com relação à segunda opção, a transferência de Hilux, não teria que se fazer muitas adaptações?
    Qual seria mais ou menos o custo dessas adaptações, vc tem idéia?

    Valeu pelas dicas.

    Abraços.

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por CARLOS SIQUEIRA Ver Post
    Pensei em fazer esta adaptação, mas vou tentar primeiro trocar os rolamentos e se não melhorar, usarei óleo mais viscoso, 120 se não me engano. Acho que fica mais barato!!!!!

    []'s Carlos Siqueira
    PessoALL!

    Sobre a t-case do Engesa FI, é complicado!!!

    Já troquei os rolamentos, coloquei óleo 140 GL5 e, um tubo de graxa para homocinética da Bardhal, melhorou, mais ainda ronca, então partirei para a t-case da Hilux com CA.

    Segue algumas fotos!

    Abraços.

    Kim.

    ps.: a graduação do óleo é 80(linha vw permanente); 90 e 140, havendo outros tanto para baixo quanto para cima, mais não são pertinentes ao assunto.
    Dentre esses, há sub classificações, que é a que deixei em negrito, pois é a recomendada por não espumar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -rolamento-t-case.jpg   -t-case.jpg   -t-case-2.jpg  

  • #8
    Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    57
    Posts
    1,683
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Alfredo Fonseca Ver Post
    Fernando,

    O problema do "choro" do seu câmbio, na verdade é da caixa de transferência, e ela que chora.
    Sou 100% que você não deve trocar o câmbio de sua Engesa(se é original o câmbio é o Clark240V) pois é muito bom.
    Se for para vc investir na transferencia da Toyota, tenha certeza que é das mais modernas, pois é Transferência e Reduzida, as mais antigas é só tranferência e o custo de adaptação não vale a pena!!!!

    Agora se voce quizer fazer algo que fique muito bom, vc tem varias opções.

    1ª-) Clark2615A + Tansferência de Toyota com Reguzida (É o que esta em minha Engesa hoje)
    2ª-)Clark2205 ou 2605 + Tanferência de Toyota ou Hilux (A vantagem é a 5ªmarcha é Drive em ambos, mas a 1ª marcha é mais longa)vais ser melhos para viajar pois anda mais na estrada.
    Obs: tem ser instalada nuam Engesa com motor¨6¨bocas, no 4 vc só vai engatar a 5ªdrive na descida.
    3ª-)Clark240V + Tansferência de Toyota com Reguzida, fica um pouco mais reduzido que a 1ª opção, porém a 5ªmarcha vai ficar idênticas, pois ambos são com 5ª 1:1.

    Aqui no forum tem muitas discussões sobre estas configurações para o Engesa, de uma procurada, que vc vai concluir que Câmbio de Toyota 4marchas não é uma boa opção.
    Alfredo,

    1º)Clark 2615: é praticamente a mesma Clark 240v do engesa, apenas um pouco mais macia de troca de marchas. Além disso, é mais difícil adaptar uma tcase de Band ao 2615 (ou ao 240v) do que trocar o cambio inteiro pelo de Band...

    2º)Clark 2205? Para um engesão de 2 toneladas, motor 4.1 e prováveis pneus grandes, é uma loteria!! Esse cambio quebra até nos Opala 4.1, imagine no engesão...Mas é um cambio excelente para motores menores, como o AP. Já o 2605 desconheço, é lançamento?

    3º)Como você mesmo disse, a ultima marcha do cambio Band 4 marchas e do 240v 5 marchas tem a mesma relação; então porque adaptar se pode-se usar o conjunto original completo da Band? Venda o 240v que ele vale uma boa grana...

    Por essas e por outras considero o cambio de Band a melhor opção, sim! É zero de adaptação, portanto a resistência e confiabilidade é muito maior, não depende de adaptações duvidosas, dependentes 100% do cara que faz...Ok, por vezes ficam boas. Mas e o custo/tempo/encheção de saco??

    O cambio Band 4 marchas que tem reduzida e é sincronizado saiu nas Band de 1983 até 1992.
    O de 5 marchas com overdrive saiu de 1993 em diante (claro que é melhor, pois tem overdrive...).

    Apenas minha contribuição!!

    Abraço toyoteiro!
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #9
    Usuário Avatar de FernandoPedro
    Entrada
    17/08/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    458
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GH Ver Post
    Alfredo,

    1º)Clark 2615: é praticamente a mesma Clark 240v do engesa, apenas um pouco mais macia de troca de marchas. Além disso, é mais difícil adaptar uma tcase de Band ao 2615 (ou ao 240v) do que trocar o cambio inteiro pelo de Band...

    2º)Clark 2205? Para um engesão de 2 toneladas, motor 4.1 e prováveis pneus grandes, é uma loteria!! Esse cambio quebra até nos Opala 4.1, imagine no engesão...Mas é um cambio excelente para motores menores, como o AP. Já o 2605 desconheço, é lançamento?

    3º)Como você mesmo disse, a ultima marcha do cambio Band 4 marchas e do 240v 5 marchas tem a mesma relação; então porque adaptar se pode-se usar o conjunto original completo da Band? Venda o 240v que ele vale uma boa grana...

    Por essas e por outras considero o cambio de Band a melhor opção, sim! É zero de adaptação, portanto a resistência e confiabilidade é muito maior, não depende de adaptações duvidosas, dependentes 100% do cara que faz...Ok, por vezes ficam boas. Mas e o custo/tempo/encheção de saco??

    O cambio Band 4 marchas que tem reduzida e é sincronizado saiu nas Band de 1983 até 1992.
    O de 5 marchas com overdrive saiu de 1993 em diante (claro que é melhor, pois tem overdrive...).

    Apenas minha contribuição!!

    Abraço toyoteiro!

    Blz GH
    Valeu pela dica... quanto mais opiniões, melhor!!!

    Abraços.

  • #10
    Usuário Avatar de FernandoPedro
    Entrada
    17/08/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    458
    Agradecimentos: 0
    Kim:
    Me fale um pouco mais de sua configuração... qual é o CA que vc está adaptando no seu Engesa? Qual a grana q vc está gastando nessa brincadeira? Ele já está pronto? Manda fotos pra gente.

    Abraços.

  • #11
    Usuário Avatar de Alfredo Fonseca
    Entrada
    20/09/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    47
    Posts
    205
    Agradecimentos: 0
    GH,

    Referente a 1ª informação, com certeza os câmbio são muito parecidos, a vantegem e que o 2615 é uma manteiga para trocar as marchas.

    Clark CL 2615 B 240V
    (D20 Perquins)
    1ª - 5,82:1 1ª - 6,89:1
    2ª - 3,31:1 2ª - 3,92:1
    3ª - 2,14:1 3ª - 2,34:1
    4ª - 1,41:1 4ª - 1,48:1
    5ª - 1,00:1 5ª - 1,00:1
    Ré - 5,54:1 Ré - 5,54:1

    Referente a 2ª informação,vc tem razão eu quis dizer Clarck CL 2215 A
    Clarck CL 2215 A
    (A/C-20)
    1ª - 3,92:1
    2ª - 2,28:1
    3ª - 1,43:1
    4ª - 1,00:1
    5ª - 0,84:1
    Ré - 3,57:1

    Referente a 3ª informação, gosto é gosto, eu gosto mais do Clark e acho mais macio.Como já desmontei o Clark, Toya 4 e 5 marchas, eu acho o conjunto (Engernagens e a prória caixa) clark mais parrudo.

    Mas com certeza fica mais barato usar Câmbio+Tranferencia c/Reduzida da TOYA.É legal essas trocas de idéia, pois levantamos varios pontos negativos e positivos das adptations.

    Abraços

  • #12
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por FernandoPedro Ver Post
    Kim:
    Me fale um pouco mais de sua configuração... qual é o CA que vc está adaptando no seu Engesa? Qual a grana q vc está gastando nessa brincadeira? Ele já está pronto? Manda fotos pra gente.

    Abraços.
    Caro Fernando!

    Olhe aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=27914

    Tem coisas muito interessante.

    A configuração será gm 6cc = TH180 (3 marchas) + t-case hilux + 11x45 ou 11x41( vou testar qual a melhor)

    Também olhe os lincks de minha assinatura.

    Abraços.

    Kim.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade