x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 82
  • #1

    Question Dúvida sobre temperatura na estrada




    Olá Povo!!

    Há cerca de um mês fui de Engesa pra Bragança Paulista aqui em SP, durante a viagem nas subidas da Fernão Dias notei uma coisa interessante é quero pedir a ajuda de vocês pra saber se está tudo normal.
    Quando eu começa a subir, mantinha a velocidade em torno de 100km/h, o RPM ficava em 2500, 2700 o turbo ficava no 0,1 , 0,2 nas subidas. e a temperatura começava a subir, para um quarto antes de entrar no vermelho, dai eu tirava o pé para 90km e beleza.
    Tenho um motor maxion s4t plus e intercooler, será que não era pra aguentar um pouco mais ou sou eu que quero demais do conjunto??

    Obrigado a todos pela ajuda!!

  • #2
    Meu engesa (Q-20B) quando exigido por longos períodos a velocidade elevada (para ele - 110 Km/h - relação 3,07) aumenta bem a temperatura de trabalho, não atinge a faixa vermelha mas é perceptível que trabalha no limite do aceitável.
    Já na camper (maxion) posso ficar a noite toda a 120, 130 Km/h - cambio zf overdrive e relação 3,54 - que o ponteiro não meche um milímetro sequer.
    Meu engesa é praticamente novo (menos de 50k km) e está em estado de zero, inclusive com termostática nova, enquanto a camper tem para mais de 300 k km com motor original, o que me faz crer que pode ser a característica do motor, mas não custa nada uma boa revisão e troca do líquido de arrefecimento (com etilenoglicol).

  • #3
    Usuário Avatar de CARLOS MOREIRA
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR
    Posts
    499
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por gomila Ver Post
    Olá Povo!!

    Há cerca de um mês fui de Engesa pra Bragança Paulista aqui em SP, durante a viagem nas subidas da Fernão Dias notei uma coisa interessante é quero pedir a ajuda de vocês pra saber se está tudo normal.
    Quando eu começa a subir, mantinha a velocidade em torno de 100km/h, o RPM ficava em 2500, 2700 o turbo ficava no 0,1 , 0,2 nas subidas. e a temperatura começava a subir, para um quarto antes de entrar no vermelho, dai eu tirava o pé para 90km e beleza.
    Tenho um motor maxion s4t plus e intercooler, será que não era pra aguentar um pouco mais ou sou eu que quero demais do conjunto??

    Obrigado a todos pela ajuda!!
    gomila, aí vale algumas dicas:

    1º - se vc faz trilhas com a viatura, é recomendável que se retire o radiador para limpeza profunda das aletas pelo menos a cada 4/5 saidas em trilhas com muita lama, porque o acúmulo de barro e etc alí gera superaquecimento (o bicho não "respira");
    2º - sempre use aditivo no sistema de arrefecimento, pois ele não deixa o líquido ferver;
    3º - em alta, é normal que o motor trabalhe em temperaturas mais elevadas, diria aí até uns 100°C, acima disto pode queimar a junta do cabeçote e aí...
    4º - não confie muito no relógio original do Engesa, que se não me engano é elétrico e com pouca precisão. Eu troquei o meu pelo do Willys com sensor de mercúrio e a informação no relógio numérica. Ficou muito bom.

    Acho que é isso aí.
    Espero ter ajudado.

    [ ]´s
    Camper 6cc Injepro eixos UNIMOG FullHidro HidroBuster Ekron 9,5 pneus 46"
    Pajero Full 3.2 3D DI 06 MUD 33" snorkel OGZ, Ekron 12K calço 4"

  • #4
    Carlos.
    A que temperatura (em ºC) chega o seu motor?
    []s

    Citação Postado originalmente por CARLOS MOREIRA Ver Post
    gomila, aí vale algumas dicas:

    4º - não confie muito no relógio original do Engesa, que se não me engano é elétrico e com pouca precisão. Eu troquei o meu pelo do Willys com sensor de mercúrio e a informação no relógio numérica. Ficou muito bom.

    [ ]´s

  • #5
    Obrigado a todos pelas respostas.
    Então, só me baseio pelo relógio original do engesa, talvez ele esteja me enganando!
    Eu também não faço mais trilhas, quem sabe um dia eu volte.......
    Será que pode ser problema do intercooler? digo, má refrigeração, entrada mangueira furada, essas coisas??

  • #6
    Usuário Avatar de CARLOS MOREIRA
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR
    Posts
    499
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MarcSport Ver Post
    Carlos.
    A que temperatura (em ºC) chega o seu motor?
    []s
    Na trilha não passa de 80°C, em viagem forçando morro acima 110°C, mas não é aconselhavel passar de 100°C, pode danificar a junta do cabeçote.

    [ ]´s
    Camper 6cc Injepro eixos UNIMOG FullHidro HidroBuster Ekron 9,5 pneus 46"
    Pajero Full 3.2 3D DI 06 MUD 33" snorkel OGZ, Ekron 12K calço 4"

  • #7
    Usuário Avatar de CARLOS MOREIRA
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR
    Posts
    499
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por gomila Ver Post
    Será que pode ser problema do intercooler? digo, má refrigeração, entrada mangueira furada, essas coisas??
    Eu consideraria normal, desde que não deixe chegar no vermelho.

    [ ]´s
    Camper 6cc Injepro eixos UNIMOG FullHidro HidroBuster Ekron 9,5 pneus 46"
    Pajero Full 3.2 3D DI 06 MUD 33" snorkel OGZ, Ekron 12K calço 4"

  • #8
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    71
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10

    temperatura

    GOMILA

    Eu tenho um ENGESA com o MWM 2.8 . Eu procurei na especificação do fabricante do motor , e achei que este motor MWM 2.8 do meu ENGESA deve ter uma temperatura de trabalho entre 81ºC a 87ºC .
    Cada motor tem uma temperatura de trabalho própria dele que o fabricante recomenda . VC DEVE PROCURAR A DO SEU.

    Eu sugiro vc usar seu ENGESA , respeitando esta temperatura sugerida do fabricante , para ísto , realmente concordo com o CARLOS MOREIRA que te disse que o marcador elétrico pode estar te dando medidas falsas .

    Logo : Sugiro vc trocar ou colocar outro marcador mecanico de temperatura ( marcador de mercúrio ) para ter a temperatura marcada certo .
    E procurar saber qual a temperatura de trabalho do seu motor , consultando o fabricante do mesmo , e ANDAR SEMPRE DENTRO DA FAIXA DA TEMPERATURA DE TRABALHO RECOMENDADO PELO FABRICANTE DO MOTOR .

    Caso a temperatura ultrapasse a recomendada pelo fabricante nas subidas de serra , aí sim PROCURAR alguma falha no sistema de arrefecimento .

    Eu particularmente , estou nesta fase de procurar e/ou melhorar meu sistema de arrefecimento , pois no meu caso esta igual ao seu , qdo subo serra ou ando a 3.000 rpm , ele ultrapassa os 87 ºC recomendados , aí eu folgo o pé para retornar a temperatura ideal .
    Mas estou já planejando modificações para melhorar o arrefecimento , Vou colocar a COIFA entre o RADIADOR e o HÉLICE , e colocar um RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO e outras como colocar RADIADOR DE ÓLEO , TROCAR O RADIADOR POR UM DE ALUMÍNIO , AUMENTAR O TAMNHO DO RADIADOR , e assim vai , até chegar a solução .

    Este é o custo de nossas adaptações , mas se não fizermos ísto , o que iríamos fazer nos finais de semana?

  • #9
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Pessoal , tb tenho esse problema , mas é só qdo subo o giro acima de 2200 rpm no Q20B , sem turbo , tanto que em subida longa controlo pelo giro e assim não aquece , mesmo em reta muito longa se manter acima de 2200 rpm sobe até faltar um risco pra chegar no vermelho , mas é só deixar cair o giro que esfria ... o radiador tá bem limpo , as aletas estão livres e tem etilenoglicol na água ... acho que é uma característica desse motor ... para preservar todo conjunto procuro manter o giro entre 2000 e 2200 rpm , assim não aquece e nem danifica nada ... a relação que tenho tb é 3,07 com pneus 31 " a final é menor q os 33 " mas consigo viajar entre 100 e 110 km/h tranquilamente , acho que tá muito bom ... a maioria das estradas que ando tem multa se passar de 100 km/h ... então nem adianta querer melhorar o desempenho ...

    abs engeseiros ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #10
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Pessoal , tb tenho esse problema , mas é só qdo subo o giro acima de 2200 rpm no Q20B , sem turbo , tanto que em subida longa controlo pelo giro e assim não aquece , mesmo em reta muito longa se manter acima de 2200 rpm sobe até faltar um risco pra chegar no vermelho , mas é só deixar cair o giro que esfria ... o radiador tá bem limpo , as aletas estão livres e tem etilenoglicol na água ... acho que é uma característica desse motor ... para preservar todo conjunto procuro manter o giro entre 2000 e 2200 rpm , assim não aquece e nem danifica nada ... a relação que tenho tb é 3,07 com pneus 31 " a final é menor q os 33 " mas consigo viajar entre 100 e 110 km/h tranquilamente , acho que tá muito bom ... a maioria das estradas que ando tem multa se passar de 100 km/h ... então nem adianta querer melhorar o desempenho ...

    abs engeseiros ...
    Pois eh, é bem isso.
    Eu acho que é culpa da relação do diferencial.
    Meu tio tem uma picape miura (d20 transformada) com o mesmo motor e turbo, e ele alcança fácil 140 sem esquentar nada, é um carro bem pesado e não é fraco de saida não....
    Não que eu queira andar a 140 (meu deus!!) mas a 110 meu engesa não gosta não.....
    Vai entender.........
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    71
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10

    Temperetura

    EDUARDO VELO

    Vc esta sumido aqui do forum eim .

    GOMILA E EDU , Não acho que esta certo nós folgarmos o pe no acelerador para diminuir o giro do motor para mante-lo na temperatura ideal , LÓGICO QUE DEVE FAZER ÍSTO AGORA ,COMO ELE ESTA NESTAS CONDIÇÕES DE AGORA .

    Mas acho , NÃO , TENHO CERTEZA que esta faltando refrigeração nestes motores .

    Exemplificando :

    No meu caso , que tenho um MWM 2.8 no meu ENGESA , este mesmo motor na S-10 que é original dela , ele marca no painel do conta-giro VERMELHO ACIMA DE 4.300 RPM , logo , este motor foi projetedo para andar até 4.300 rpm sem problemas , DIGO SEM PROBLEMA DE SUPERAQUECER .
    Logo se este mesmo motor estando no meu ENGESA qdo chego aos 3.000 rpm ele ultrapassa a temperetura ideal recomendada do fabricante, ALGUMA COISA ESTA ERRADA .
    E esta coisa esta envolvida com as modificações que eu fiz nas relações que estou usando no tamanho dos pneus , que esta fazendo o motor fazer mais força do que estaria fazendo em uso na S-10 .

    CONCLUINDO : DEVEMOS TB FAZER MODIFICAÇÕES NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO PARA QUE ELE REFRIGERE MELHOR , PARA QUE POSSAMOS CHEGAR ATÉ OS 4.300 RPM SEM AUMENTAR A TEMPERATURA DO MESMO .Não quer dizer que devemos usar o mesmo neste regime de giro , mas se nescessitarmos de fazer uma ultrapassagem mais rápida teremos sobra de motor para dar mais segurança em nossas viagens .
    Estou falando do caso do motor MWM 2.8 , no Q20b que aquece acima de 2.200 rpm , é a mesma coisa , tem que saber do fabricante qual a rpm ideal de serviço e qual a RPM MÁXIMA que o motor suporta antes de entrar na faixa VERMELHA de giro do motor . No S4T , a mesma coisa , cada motor tem suas especificações próprias .

    Com já falei anteriormente , estou providenciando as modificações para aumentar a capacidade de refrigeração do meu motor , qdo atingir este ideal ficarei mais tranquilo .

    Não aceito na minha opinião que ter um motor que pode andar até 4.300 rpm sem superaquecer/ultrapassar o limite máximo do fabricante no carro que vem com ele original de fábrica , e eu não poder passar de 3.000 rpm pq senão ele esquenta ,só pq eu coloquei este mesmo motor em um ENGESA ? NÃO ACEITO ÍSTO COMO NORMAL.

    Qdo chegar ao ideal , passo para vcs nas modificações feitas para melhorar o arrefecimento .

  • #12
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    EDUARDO VELO

    Vc esta sumido aqui do forum eim .

    GOMILA E EDU , Não acho que esta certo nós folgarmos...
    Então Guilherme,

    Você acha que meu sistema de intercooler pode causar isso?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade