Olá Kim, este motor MAXION está com o preço SS SUPERSHOW ... só posso te desejar :putz: melhores dias...Citação:
Postado originalmente por Kim
:concordo: [ ]`s
Versão Imprimível
Olá Kim, este motor MAXION está com o preço SS SUPERSHOW ... só posso te desejar :putz: melhores dias...Citação:
Postado originalmente por Kim
:concordo: [ ]`s
Citação:
Postado originalmente por Fábio
Não querendo criar uma polêmica sobre o assunto, quero que todos atentem para esta conta, para se descobrir a relação devemos dividir numero de dentes da coroa pela do pinhão, na relação acima citada - 2,27:1(49/18 ) mostra-nos 2.27 eu fiz a conta e apareceu 2.72 será que a minha conta é errada, ou é esta relação de diferencial que está ???
:concordo: [ ]`s
A sua conta está certa, os dentes do pinhão e da coroa estão certos, mas quem montou a tabela digitou os dados trocados, é 2,72:1 mesmo
Eriksom
Citação:
Postado originalmente por Fábio
Olá Fabio, já estou quase desistindo de trocar a minha relação de diferencial, já foram tantas opiniôes que me deixaram mais confuso do que estava, não estou pedindo para vc dar uma solução só que me mostre dê uma dica de como vc solucionou o seu problema, vou explicar tenho um Engesa 86 F1 com Maxion S4T e nele tem um Dana44 com a relação (3.31:1) 13-43, e lendo os tópicos aqui e olha que leio muita coisa sobre relação de diferencial, coroa/pinhão e vi que vc passou por um problema parecido (parecido), estou afins de trocar a minha relação por uma (3.07:1) 14-43 ou (2.87:1) 15-43, na sua opnião que vc acha sobre as trocas ?. Em tempo, eu tenho uma tabela da DANA dizendo que fabríca esta relação (3.07:1) 14-43 , inclusive esta tabela eu copiei aqui do Forum.
:concordo: [ ]`S
Pessoal:
Gostaria de vossa ajuda numa dúvida que tenho sobre a coroa e pinhão do Engesa.
Atualmente eu não sei qual é a relação de diferencial dianteira e traseira da minha viatura, e na semana passada após uma revisão, tive a notícia que a coroa do diferencial dianteiro está com problemas e pelo jeito, terei que trocá-la.
Após eu ter instalado a t-case da Band, eu já ouvi dizer que seria bom trocar a coroa e pinhão para deixar a relação mais longa.
Vocês poderiam me dar algumas sugestões sobre qual relação seria melhor para a rodar junto com a t-case da Band nos Dana 30 e 44?
Abs.
AMIGO FERNANDOPEDRO
Não tem relação nenhuma em trocar a T-CASE original pela da BAND e TER QUE TROCAR A RELAÇÃO DO SEU DIFERENCIAL .
A relação do diferencial deve ser trocada , alongada ou encurtada qdo vc troca de motor e/ou quer ou precise de um desempenho diferente do que esta .
Ex: Qdo comprei meu ENGESA , tinha a relação original de 8x39 no DANA 30 e 9x44 no DANA 44 , o motor era a álcool 4 cc , qdo troquei de motor para o MWM 2.8 , tive que trocar as relações do diferencial e eu ALONGUEI para 10x39 no DANA30 e 12X47 no DANA 44 .
Depois que eu troquei a T-CASE original para a da BAND , a relação do meu diferencial continua a mesma , não tem pq trocar .
No seu caso vc tem apenas de saber qual a relação que vc esta usando , esta que estragou e comprar outra igual . Caso vc não saiba qual a relação , o seu mecanico ao desmontar conta qtos dentes que tem e fala com vc e pronto .
ABRAÇO
Olá Dr. Guilherme, tudo bem?
Entendí sua colocação, eu achei que poderia ter alguma coisa haver com a t-case da Band, mas realmente não tem. Eu nunca abusei da velocidade, na estrada e sempre andei na média de 80Km a 90Km, mas mesmo nessa velocidade, parece que o motor está se "esguelando", foi também por isso que pensei que poderia alongar a relação.
O motor da minha viatura é um GM 6 cilindros, neste caso o ideal seria desmontar os diferenciais e ver qual relação é.
Mais uma dúvida, se eu alongar a relação, posso comprometer o desempenho nas trilhas?
Obrigado pelas dicas.
Abs.
Opa FernandoPedro!
Sobre o conjunto t-case e diferencial o caro amigo Dr. Guilherme matou a charada!
Sobre a relação do diferencial, se está com um motor 6cil, o ideal seria a relação 11x47 ou 11x45, onde ficaria equilibrado tanto para asfalto, quanto para trilha, pois poderia andar a 100km/h sem esgülar o motor.
Porém, usa D30 na dianteira, portanto fica algo impossível.
Uma opção, para poupar o motor, é colocar a mesma relação do Dr. Guilherme, ou seja, 10x39 no DANA30 e 12X47 no DANA 44.
Se tem a t-case da Band, é só colocar o LOW e boa!!!!
Assim ficará bom de estrada e de trilha!
Abraços.
Kim.
Concordo em gênero número e grau com o KIM E O GUILHERME...
mas, aproveito pra deixar uma questão no ar " que pneu vc utiliza???"
Pois dependendo da medida que vc usa, sai mais barato e rápido colocar pneus maiores e por consequência "alongar" a relação. Minha engesa é 4cc e quando estava com pneus ST pequenos ficava esgüelada, depois que coloquei os 32 pol. ficou mais longo.
Abraçones
Ralado
Kim:
Valeu pela explicação, ótima dica. Aproveitando... para colocar um Dana 44 na dianteira, eu teria que trocar todo o eixo ou só a bola do diferencial?
Ralado:
Hoje estou usando pneus 33"... num futuro, eu pretendo trocar por 35" ou 37", portanto acho que no meu caso tenho que alterar a relação mesmo.
Valeu pela dica.
Abraços a todos.
FERNANDOPEDRO
Para colocar o DANA 44 na frente , o KIM trocou só a bola , eu tb pretendo fazer ísto , mas como uso meu ENGESA no dia a dia não posso parar agora , ísto é uma solução .
Outra solução , mas bem mais cara é comprar , digo mandar seu eixo para o ÍGOR da ROTA 4X4 que eles trocam e reforçam as bengalas e outras coisinhas a mais , é mais simples , garantido , porem mais caro .
Eu devo encarar a troca da bola por aqui mesmo seguindo as dicas que o amigo KIM já deu .
Com relação aos pneus 33" que vc usa e eu tb , já acho o LIMITE MÁXIMO para se colocar no ENGESA , lógico que respeitando aqueles que já colocaram os 35" e 37" , só que para meu uso que é no dia a dia andando em torno de 120 a 130 km/h , com pneus 35" ou 37" estaria cometendo uma loucura ou tentativa de suicídio , pois nesta velocidade , ALGUMA COISA TERÁ QUE QUEBRAR , aíjá viu : MORTE CERTA .
Com os 33" que uso já acho que o sistema de direção SOFRE UM BOCADO , fico sempre um pouco desconfiado que alguma ponteira não vai aguentar e eu perder a direção , estou pensando num futuro próximo trocar as ponteiras pelas do trator MASSEY-FERGUSSON , e trocar tb as barras por outras mais reforçadas , ASSIM ANDAREI MAIS TRANQUILO .
Qto a relação do diferencial , as dicas do KIM são reais e certas , mas não existem para o DANA 30 , uma outra opção mas ficaria até um pouco longa demais por causa dos pneus 33" , é a relação do OPALA 6 CC que é a 13x46 que saiu original no OPALA que é DANA 30 . Por um acaso eu tenho 2 jogos de relação 13x46 , uma para o DANA 30 e outra para o DANA 44 , que inicialmente coloquei no meu ENGESA assim que coloquei o motor MWM , MAS FICOU LONGA DEMAIS para usar na estrada , e eu não tinha ainda a T-CASE da BAND .
Esta relação como disse é original dos OPALAS 6 CC , mas ele tem pneus pequenos e uma aerodinamica melhor do que o do ENGESA , mas é uma hipótese a ser pensada tb . Ainda mais como vc tem a T-CASE da BAND , pode usar a reduzida nas trilhas .
Esta não seria a melhor opção , mas é a mais barata para deixar seu motor andar num giro mais baixo . Caso vc opte por esta saída , para dar mais força ao motorzão 6cc para empurrar esta relação 13x46 , SERIA TURBINAR O BICHÃO , aí !!!!!!!!!!!!!!! sai da frente .
Hoje estou inspirado e estou passando minhas elocubrações pr vc .
Gostaria de fazer uns comentários sobre isso ...
Com um diferencial longo como o que uso - 3,07 - o motor trabalha sobrando , pode pisar no acelerador que não vai dar rpm no talo nem a pau ... pra andar a 130 km/h o giro fica em 2400 rpm e a temp. do motor em 80° ... bom , poupa o motor , cambio , combustivel ... tá ... mas ... qdo preciso de uma marcha mais reduzida , numa descida bem íngreme por ex. , nem a prim. da conta ... estou comentando sobre cambio original Clarck 240V sem cx de reduzida ... . Pensei em colocar uma Tcase Band , mas se tivesse com uma relação um pouco mais curta , talvez nem precisasse de cx de reduzida , iria trabalhar com rpm um pouco mais alto na estrada , velocidade menor , mas em compensação iria ter quem segurasse a Jabira com suas quase 3 Ton. morro a baixo ...
Pra não mexer em muita coisa , estive pensando em mexer na relação sómente da prim. marcha deixando mais reduzida do que é ... aí ficaria com tudo como está e teria maior segurança numa ribanceira braba engatando a dita cuja ... gostaria da opinião dos camaradas sobre isso ... será que alguém ja fez isso ??
abs ...