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  • #1

    Coroa e pinhãozinho do câmbio (velocímetro)




    PessoALL,

    Estou com o câmbio aberto e necessitando destas peças urgente, meu câmbio é o 2615 (D-20 e D-40) meu mecânico encontrou o "casal" por 300 latinhas, será que é isso mesmo ou estou pagando caro ???

    []'s com dor no bolso...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #2

    Re: Coroa e pinhãozinho do câmbio ( velocímetro ) URGENTE

    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves
    PessoALL,

    Estou com o câmbio aberto e necessitando destas peças urgente, meu câmbio é o 2615 (D-20 e D-40) meu mecânico encontrou o "casal" por 300 latinhas, será que é isso mesmo ou estou pagando caro ???

    []'s com dor no bolso...
    Eduardo,
    Sabe me dizer se a coroa/pinhãozinho é a mesma utilizada no câmbio 4m do CJ?
    Se for eu te faço 1 brecinho de brimo.....

    []´s

  • #3
    Walter,

    Sei não , o câmbio é o Clark 240v ou 2615, 5 marchas, o que sei é que parece que o "casal" é também usado nas F4000, além das D-20 e D-40. É o câmbio original dos Engesa.

    Se por acaso for o mesmo, eu que agradeço...

    []'s tentando economizar um cadinho...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #4
    iiixxxii Eduardo...
    Não vai ser igual não..
    Esta no máximo é igual a do meu C10... mas este câmbio vai pro CJ..
    Se eu achar alguma barbada por aki, eu te falo...

    []´s

  • #5
    Blz Walter...

    Já estava desconfiado , num vai ter jeito mesmo ...

    Mas, valeu a força...

    []'s sacrificando as geladas...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
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    Caros amigos!

    Estou procurando informações sobre a coroa/pinhão do velocímetro.

    Troque a coroa/pinhão do D44 passei de 9x44 para 11x45 (qual a porcentagem que aumentei?) e, gostaria de deixar o velocímetro perto do correto.

    Em uma pick up que tinhamos, encontramos sem problemas, ficou muito bom.

    Na pág.: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=15920 post #9, o desenho 08 2 026 da pag 8-6, mostra as peças nº. 15 e nº 17 que são as que preciso de algumas informações;

    Quanto devo aumentar ou diminuir o pinhão?
    Devo trocar a coroa?
    Qual a relação destes quando 9x44?

    Faço estas perguntas, pois achei pinhão 16, 17, 18, 19 e 20 dentes, que são usados na D20 e D40.

    Goataria da ajuda dos nobres colegas.

    Abraços.

    Kim.

    ps.: usei o botão procurar!
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
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    Retirei o pinhão da minha t-case, contei os dentes, são 18.

    O que faço agora?

    Kim.

  • #8
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    KIM

    Vc alongou a relação do diferencial em 19% , é só dividir a relação anterior 9x44= 4,88 pela nova 11x45 = 4.09 , deu 1,19 , ou seja 19% mais longa , para compensar o velocímetro vc tem que encurtar a relação da coroa/pinhãozinho do velocímetro em 19% , vc falou que o pinhão tem 18 dentes , agora vc tem que ver qtos dentes tem na coroa , para poder fazer as contas .

    Se vc mudou os pneus tb , sugiro vc fazer por estimativa , ou levar num posto de odometro que eles tem a maquininha que projeta a velocidade real com a do velocímetro , mas ísto tem custo , e se vc fizer por estimativa ,toda hora vc tem que trocar uma das engrenagens para ir aferindo a veloc. real . Ou então fazer contas tb da diferença dos pneus , senão dará tudo errado . Sem falar que qdo vc muda os pneus , nas fórmulas que existem por aí , utiliza as medidas expressas nos pneus , que na realidade tb não são medidads reais , ísto é vc teria que medir os pneus com uma fita metrica para fazer as contas corretas .
    4X4 Brasil

  • #9
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    Muito obrigado Guilherme!

    Estava fazendo a conta, mais não conseguia compreender os nº que surgiam em minha frente!!!

    então tenho que alongar em 19% o velocímtro, certo?

    Para isso terei que diminuir o pinhão, para isso, será que um paquímetro resolve?

    Me parece que a coroa é igual em todos, pos não há para vender, achei somente os pinhões e, o rapaz da autopeça falou que quando o pessoal meche no dif., trocam somente o pinhão, mais não soube informal qual vai, pois só vende, não pergunta. (porisso é balconista, se huvesse interesse, poderia estar em um cargo melhor).

    Bem, achou 19%, o que é o 1 antes da virgula?

    Abraços.

    Kim.

  • #10
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    KIM

    O 1 antes da vírgula , representa o valor de 1 unidade da relação anterior que é = 4,88 , e os 19 depois da vírgula , representa o valor que foi alongado de 4,88 para 4,09 que seria 0,19 = 19 % mais longa .
    Sou médico , mas gosto de física tb , não sei se consegui explicar com clareza .

  • #11
    Usuário Avatar de Kim
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    KIM

    O 1 antes da vírgula , representa o valor de 1 unidade da relação anterior que é = 4,88 , e os 19 depois da vírgula , representa o valor que foi alongado de 4,88 para 4,09 que seria 0,19 = 19 % mais longa .
    Sou médico , mas gosto de física tb , não sei se consegui explicar com clareza .
    Grande Guilherme!

    Mais uma vez, meu muito obrigado pela explicação.

    Quanto ao pinhãozinho, também consegui aproximar a velocidade.

    Coloquei um menor, que encontrei aqui em Paranavaí.

    Teria que ser um pouco menor do que o que coloquei.

    Mais já diminuiu a diferença do velocímetro.

    Quem me ajudou foi um torneiro mecânico, com uma representação de polia, pois queria visualizar o que estava me explicando (eita paciência).

    Mais uma vez muito obrigado.

    Kim.

  • #12
    Usuário
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    AMIGO KIM

    É ísto aí , como falei , uma forma de resolver , é por tentativa como vc fez , aí não precisa de ficar fazendo contas até fundir os neuronios não , como vc falou , esta quase bom , se da próxima vez conseguir um pinhãozinho um pouco menor como vc falou , é capaz de acertar tudo .

    Boa sorte nas tentativas .

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