x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 37
  • #1

    Intercooler no Q20b




    Caros amigos, estou pensando na possibilidade(R$R$R$R$) de colocar um intercooler no meu q20b. Me surgiram então dúvidas onde espero que vcs possam me ajudar a clarear a mente:

    1. O ganho de potência compensa a adaptação?
    2. Qual intercooler seria apropriado para o perkings?

    Finalizo pedindo a algum colega que tenha feito esta adaptação, que coloque sua opinião e me ajude a decidir pela adaptação ou não da peça.

    Um grande abraço
    Daniel Lima
    Engesa f2,q20b turbo,eixos band,flutuante,disco nas4,e...quem sabe um intercooler.

  • #2
    Usuário Avatar de franzlana
    Entrada
    14/05/2005
    Local
    Matozinhos/MG
    Idade
    56
    Posts
    628
    Agradecimentos: 2
    Com o Intercooler o seu motor vai ficar mais econômico, trabalhar com menor temperatura máxima e ganhar muito em rendimento (potência). Pode prever um ganho mínimo de 10% de potência o que parece pouco mas na prática faz muita diferença. Para dimensionar pense no interccoler de um motor com cilindrada semelhante, pois o que conta é o volume de ar a ser resfriado. O seu motor está na casa dos 4.0, assim precisa de um "radiador de ar" capaz de resfriar este volume. Um problema é local para adaptar o intercooler no Engesa. Um intercooler grande é o da MB Sprinter mas você tera que analizar o espaço sob o capuz do seu veículo. No caso do meu, uso MWM 2.8 e reduzi artezanalmente as cabeças do interculler da Sprinter e montei colado atraz da grade dianteira porque vou montar Ar Condicionado e preciso de espaço. Mas esta redução das cabeças deu muito trabalho e não recomendo. Vamos ver se alguem com a sua configuração de motor dá uma ideia.
    Boa sorte.

  • #3
    Caro Franzlana, tenho o problema do tamanho do motor que deixa o radiador e condensador do ar condicionado bem apertados; o que me sobra é adaptá-lo entre o motor e o capô (o que não deve ser fácil), mas seguirei seus conselhos e tentarei um intercooler cujas dimensões das entradas não precisem ser alteradas. Terei de adquirir um scoop(é esse o nome?) para colocar por fora do capo, acho que o da l-200 serve...
    Por que vc não colocou o intercooler do próprio mwm 2.8? será que este teria as dimensões corretas?
    Um abraço
    Daniel Lima
    Engesa f2

  • #4
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Daniel,

    Comprei um scoop da S10 de um amigo que está fazendo em fibra de vidro, pois vou colocar posteriormente um motor diesel intercoolado.
    Acho ele o mais bonito dos scoops e com uma boa entrada de ar.

    Ele ainda não me repassou o preço de quanto será o scoop, mas se interessar posso ver com ele.

  • #5
    No meu engesa FII com motor 6 cilindros que não sobra espaço para nada eu quero colocar o ar-condicionado + ventoinhas elétrica e para ficar legal realmente eu terei de corta lataria que fica em frente ao radiador.Minha idéia e fazer acabamento com longarina do capu.Vc mesmo carta em casa e como acabamento coloca uma borracha na parte cortada.Este espaço que to ganhando deve servi para vc colocar o interculer com bastante espaço.Se não entender me responda que tento montar um esquema com fotos para vc.

  • #6
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Daniel, já passei por isso tenho na Rural um S4T, inicialmente instalei um intercooler pequeno, por acomodar melhor e mais fácil, era um desses para motor da S10, apesar de aumentar os bocais o resultado ficou uma bost@, perto do limite o intercooler segurava o motor e aí fumaça preta (ou seja faltava ar), só ficou bom quando mandei fazer um "de acordo".

    O q20b turbinado é praticamente igual ao S4T, na minha opnião a solução fica mais para o lado do caminhão do que do lado das picapes médias.

  • #7
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Daniel
    Eu tentaria o do volks 8-120 , 8-150 , cargo 815 ou mercedes 710 plus.
    Teu motor é 3.8 , muito próximo destes aí.

  • #8
    Usuário Avatar de CARLOS SIQUEIRA
    Entrada
    25/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    622
    Agradecimentos: 0

    Intercooler

    Caros, por interesse pessoal (estou prestes a montar um "perkinho" no meu F1, falta só a liberação "burrocrata"), pesquisei na volksvagen caminhões e, segundo a informação do Frans, próximo ao 4.0L, seria o do caminhão 9150-E, cujo fabricante é a VISCONDE RADIADORES (11)6487-5000, que por sua vez, não produz ainda como reposição, não fornecendo inclusive especificações técnicas do produto. Procurando mais um pouco, entrei em contato com a GAIGER RADIADORES (41)3286-3130, falei com o Mocelin e este informou que fabrica intercoolers para picapes e jipes, necessitando de fotos para verificar o melhor modelo para uso no Q20b, por não conhecê-lo. Como o meu ainda não está montado, peço a quem tiver, enviar uma foto e colocar aqui no forum o especificado e seu valor.

    []'s, querendo ajudar,

    Carlos Siqueira.

  • #9
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por CARLOS SIQUEIRA Ver Post
    Caros, por interesse pessoal (estou prestes a montar um "perkinho" no meu F1, falta só a liberação "burrocrata"), pesquisei na volksvagen caminhões e, segundo a informação do Frans, próximo ao 4.0L, seria o do caminhão 9150-E, cujo fabricante é a VISCONDE RADIADORES (11)6487-5000, que por sua vez, não produz ainda como reposição, não fornecendo inclusive especificações técnicas do produto. Procurando mais um pouco, entrei em contato com a GAIGER RADIADORES (41)3286-3130, falei com o Mocelin e este informou que fabrica intercoolers para picapes e jipes, necessitando de fotos para verificar o melhor modelo para uso no Q20b, por não conhecê-lo. Como o meu ainda não está montado, peço a quem tiver, enviar uma foto e colocar aqui no forum o especificado e seu valor.

    []'s, querendo ajudar,

    Carlos Siqueira.
    Os meus mandei fazer na Radiadores 2 irmãos, aqui em São Bernardo do Campo, o dono o Marcelo é um colega e tb era jipeiro, tinha uma Rural preta que era show, ele fez para mim 2 intercooler e 2 radiadores (para o CJ e para a Rural).

    segue em anexo as fotos do intercooler da Rural já instalado na frente.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Intercooler no Q20b-n494.jpg   Intercooler no Q20b-n496.jpg  

  • #10
    Citação Postado originalmente por José Augusto Ver Post
    Os meus mandei fazer na Radiadores 2 irmãos, aqui em São Bernardo do Campo, o dono o Marcelo é um colega e tb era jipeiro, tinha uma Rural preta que era show, ele fez para mim 2 intercooler e 2 radiadores (para o CJ e para a Rural).

    segue em anexo as fotos do intercooler da Rural já instalado na frente.
    Na segunda foto tem uma manta atrás do intercule ou estou enganado de tão lixadinha ela esta. Se for pode me falar que tipo de manta e esta para isolar o calor.
    Obrigado

  • #11
    Desculpem a demora, estive viajando...Bom mas quando adentrei ao fórum vi que uma solução simples é a procura do intercooler dos caminhões vw...pelo que entendi teriam o mesmo, ou até maior, volume de ar para o turbo...
    Quanto ao scoop... carlos, vc não acha a entrada de ar pequena, no caso do scoop da s-10? Não seria melhor um "feioso" com um volume de ar maior?
    Estive obsrvando o scoop e me chegaram estas dúvidas...
    Abraços a todos...
    Daniel LIma

  • #12
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Daniel, se for usar o intercooler dos volks /cargo , vai na frente do radiador original(se é que cabe) , logo , não vai scoop.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade