x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 37

Hybrid View

Intercooler no Q20b

Caros amigos, estou pensando na possibilidade(R$R$R$R$) de colocar um intercooler no meu q20b. Me surgiram então dúvidas onde espero que vcs possam me ajudar a clarear a mente:

1. O ganho de potência compensa a adaptação?
    2. Qual intercooler seria apropriado para o perkings?

Finalizo pedindo a algum colega que tenha feito esta adaptação, que coloque sua opinião e me ajude a decidir pela adaptação ou não da peça.

Um grande abraço
    Daniel Lima
    Engesa f2,q20b turbo,eixos band,flutuante,disco nas4,e...quem sabe um intercooler.

Usuário Avatar de franzlana
    Entrada
    14/05/2005
    Local
    Matozinhos/MG
    Agradecimentos: 2
    Com o Intercooler o seu motor vai ficar mais econômico, trabalhar com menor temperatura máxima e ganhar muito em rendimento (potência). Pode prever um ganho mínimo de 10% de potência o que parece pouco mas na prática faz muita diferença. Para dimensionar pense no interccoler de um motor com cilindrada semelhante, pois o que conta é o volume de ar a ser resfriado. O seu motor está na casa dos 4.0, assim precisa de um "radiador de ar" capaz de resfriar este volume. Um problema é local para adaptar o intercooler no Engesa. Um intercooler grande é o da MB Sprinter mas você tera que analizar o espaço sob o capuz do seu veículo. No caso do meu, uso MWM 2.8 e reduzi artezanalmente as cabeças do interculler da Sprinter e montei colado atraz da grade dianteira porque vou montar Ar Condicionado e preciso de espaço. Mas esta redução das cabeças deu muito trabalho e não recomendo. Vamos ver se alguem com a sua configuração de motor dá uma ideia.
    Boa sorte.

Caro Franzlana, tenho o problema do tamanho do motor que deixa o radiador e condensador do ar condicionado bem apertados; o que me sobra é adaptá-lo entre o motor e o capô (o que não deve ser fácil), mas seguirei seus conselhos e tentarei um intercooler cujas dimensões das entradas não precisem ser alteradas. Terei de adquirir um scoop(é esse o nome?) para colocar por fora do capo, acho que o da l-200 serve...
    Por que vc não colocou o intercooler do próprio mwm 2.8? será que este teria as dimensões corretas?
    Um abraço
    Daniel Lima
    Engesa f2

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Agradecimentos: 0
    Daniel,

Comprei um scoop da S10 de um amigo que está fazendo em fibra de vidro, pois vou colocar posteriormente um motor diesel intercoolado.
    Acho ele o mais bonito dos scoops e com uma boa entrada de ar.

Ele ainda não me repassou o preço de quanto será o scoop, mas se interessar posso ver com ele.

No meu engesa FII com motor 6 cilindros que não sobra espaço para nada eu quero colocar o ar-condicionado + ventoinhas elétrica e para ficar legal realmente eu terei de corta lataria que fica em frente ao radiador.Minha idéia e fazer acabamento com longarina do capu.Vc mesmo carta em casa e como acabamento coloca uma borracha na parte cortada.Este espaço que to ganhando deve servi para vc colocar o interculer com bastante espaço.Se não entender me responda que tento montar um esquema com fotos para vc.

Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimento: 1
    Daniel, já passei por isso tenho na Rural um S4T, inicialmente instalei um intercooler pequeno, por acomodar melhor e mais fácil, era um desses para motor da S10, apesar de aumentar os bocais o resultado ficou uma bost@, perto do limite o intercooler segurava o motor e aí fumaça preta (ou seja faltava ar), só ficou bom quando mandei fazer um "de acordo".

O q20b turbinado é praticamente igual ao S4T, na minha opnião a solução fica mais para o lado do caminhão do que do lado das picapes médias.

Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Agradecimentos: 38
    João, o intercooler ajuda bastante pois a conta é simples, se o ar ta mais frio ele tem mais moleculas de ar(O2), porem o resfriamento das minhas é muito diferente do jeep, pois quando se exige na camionete ela esta em velocidade resfriando bem, ja no jeep, pra ter efeito precisa mesmo é de uma ventuinha pra ajudar na refrigeração, pois senão o intercooler pode é deixar o carro pior, ja que o chamado leg (tempo que a pressurização leva da turbina até a admissão) se torna maior, então se não tiver ganho significativo de temperatura ao MEU ver não adianta, por isso que as L200 tem um intercooler pequeno quase sem mangueiras, e com uma ventuinha, se no projeto do seu jeep couber o intercooler e uma ventuinha tipo do astra deve ficar muito bom
    ah pra vc enterder o ganho real, nas minhas a entrada do intercooler é bastante quente, ja a mangueira que vai pro coletor é no maximo morna, o imperador colocou na veraneio dele e pode dizer como fica bom, ah quanto a tamanho, no jeep não precisa ser tão grande, afinal como disse não sera resfriado somente pelo vento do carro andando, isso pensando em trilha, e por isso que intercooler da dakota, meio chata de achar, mais principalmente o do volks 8150, eu considero os mais adequados

Usuário Avatar de Godoy63
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Olá Companheiros, estou em busca de um modelo de Intercooler que se adapte bem ao motor Q20B turbo de minha Engesa, em função de eu possuir o radiador de ar condicionado, acredito que por falta de espaço o ideal seria adaptar na parte de cima do motor, se alguém já conseguiu esta proeza, peço a gentileza se puder me passar a dica e se possível uma foto de como ficou, agradeceria muito. Abraço a todos.
    Godoy - Butantã - SP
    Toyota Hilux SW4 2014 / Hilux JAPA 95 CD Pneus 33 Caçamba Curta
    Engesa F1 Q20B TB, Red Toyota, Guincho Mec EKRON, Pneus 35

Usuário Avatar de JOÃO R.
    Entrada
    05/05/2009
    Local
    Triunfo/RS
    Então Salles, a minha ideia era colocar na frente do radiador, eu uso o hélice de 6 pás na polia da bomba d'Água, logo ela toca direto... Por isso e pelo motivo do tamanho não gostaria de colocar sobre o motor... Eu copiei essa foto de um colega, não me lembro agora de onde, mas olhe o serviço dele... Ele diz que ficou ótimo... Não desmerecendo, mas tenho minhas dúvidas... Já te responde também Godoy...

E Salles, quais as medidas do intercooler da dakota? Você tem essa informação?
    abs.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Intercooler no Q20b-image.jpg  
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
    Engesa F1 86 Q20B Turbo Diesel - LAGARTAURO

Entrada
    05/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por JOÃO R. Ver Post
    Então Salles, a minha ideia era colocar na frente do radiador, eu uso o hélice de 6 pás na polia da bomba d'Água, logo ela toca direto... Por isso e pelo motivo do tamanho não gostaria de colocar sobre o motor... Eu copiei essa foto de um colega, não me lembro agora de onde, mas olhe o serviço dele... Ele diz que ficou ótimo... Não desmerecendo, mas tenho minhas dúvidas... Já te responde também Godoy...

E Salles, quais as medidas do intercooler da dakota? Você tem essa informação?
    abs.
    João, realmente ficou meio estranho esta instalação, em minha opinião poderia ser melhorada, a minha idéia e colocar em cima do motor, por dois motivos, o primeiro e o espaço que em função de eu ter o radiador do ar condicionado instalado, creio que faltara espaço, a outra razão e que em função de eu fazer trilhas pesadas normalmente tenho muitos problemas com barro no radiador, depois da trilha e fatal, tenho que desmontar para limpar, estou bolando uma forma de fazer uma proteção para o radiador afim de melhorar esta questão da sujeira, já tenho em mente algo porém este será um futuro projeto, por estas razões que estou em busca de um Intercooler com a capacidade de refrigeração ideal para o Q20B que possa ser adaptado em cima do motor, porém concordo que em cima do motor ficará com um visual muito poluído e estranho, de qualquer forma assim que definir um modelo vou tentar caprichar ao máximo no acabamento, valeu a foto, fico na esperança de que algum companheiro me de uma dica do modelo certo para este motor. Abç
    Godoy - Butantã - SP
    Toyota Hilux SW4 2014 / Hilux JAPA 95 CD Pneus 33 Caçamba Curta
    Engesa F1 Q20B TB, Red Toyota, Guincho Mec EKRON, Pneus 35

Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Agradecimentos: 38
    o unico a venda que achei http://produto.mercadolivre.com.br/M...rbo-diesel-_JM
    amanhã te passo as medidas
    quanto ao intercooler em cima, acredito que ele tem de ser pequeno por causa da caloria do motor, que perde um pouco a função de resfriar o ar, prefiro essa solução, que tem de ser melhor feita em minha opinião, mais é um lugar bom pros engesas que não tem espaço na frente, este intercooler me parece da Sprinter, acho eu, segue

Entrada
    05/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Salles interessante esta solução, porém será q em função da posição apresentada se consegue uma boa captação de ar fresco, digo pelo fato de ter a hélice aspirando o calor do radiador!! O q vc acha?? Abç

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem