x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 34 de 34
  • #25
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1



    Caros amigos!

    Quanto ao sistema de exaustão, cuidado!!!!!

    Nos motores à diesel NÃO se pode colocar silenciosos com obstáculos, tipo camara ou galeria!!!

    O fluxo de gases é alto, devito a não haver borboleta no sistema de admissão, é fluxo contínuo e sempre ascendente (conforme a aceleração).

    Admite-se alguma galeria quando motor é aspirado, mais corre-se o risco de aquecimento.

    Por curiosidade, vão a uma loja de escapamentos e olhem o escapamento da F1000 94 (exp.), a aspirada e a turbo.

    A aspirada tem somente placas defletoras;
    A turbinada, somente a lata externa, não há nada dentro.

    Citei o modelo JK pelo motivo de o mesmo ser direto, com o seu interior sendo o cano furado com lã de vidro, não retem o fluxo de gases e diminui sencivelmente os ruidos.

    Então, não coloquem abafador com qualquer tipo de barreira em veículos à diesel

    Abraços.

    Kim.

  • #26
    Usuário Avatar de franzlana
    Entrada
    14/05/2005
    Local
    Matozinhos/MG
    Idade
    56
    Posts
    628
    Agradecimentos: 2
    Moçada.
    O meu FIII tem 2.8 MWM com silencioso da S10 2.8 sob o banco do passageiro acima do nivel inferior do chassis. (Ainda tenho que mudar uma curva para embuti-lo ainda mais, mas ficou show.) Após o silencioso o tubo passa para cima do suporte superior da mola, vira e sai na "quina" direita da trazeira e sobe até o teto. Um suporte bem bolado preso na lateral da carroceria (no chanfro existente na quina) sustenta o tubo e impede que bata no suporte da mola ou no assoalho (limite de movimento vertical). Entretanto no treçho (de 600 mm)após o silencioso passei para tubulação de 2" em função de espaço e depois voltei para 2,5". Lembrando que uso calço de nylon de 2" + 1" de calço original. No mais quanto a curvas e diâmetros não há uma rigidêz tão grande como comentam os mecânicos. Se observar-mos os modelos de silenciosos e tubulações existentes nos veículos de mercado veremos que em diversos pontos os tubos sofrem amassamentos e curvas originais de projeto e ainda podemos observar que um mesmo motor em veículos distintos tem tubos, curvas, abafadores e silenciosos e os famosos catalizadores, diferentes e a potência do motor não é alterada por aí a ponto de se otimizar um escapamento e sentir melhoria do veículo. Então se a D10 saiu com tubo de 2" e a D20 com de 2,5 e os motores tem cilindradas semelhantes não haverá curva que se faça em uma adaptação normal que irá influenciar o desempenho de um motor. Do mesmo jeito que a única diferênça em um tubo com a boca aberta para atmosfera com diâmetro menor 1/2" em relação ao maior é que no menor a velocidade dos gases será maior. A diferênça de pressão é tão pequena que pode-se considera-la despresível e não se poderá medi-la a não ser que se use manômetro com escala de cabelésimo de KGF/cm², do tipo que se usa nos laboratórios de Dinâmica dos Flúidos nos cursos de engenharia. Sem falar que durante a descarga a pressão imposta ao pistão é resultante muito mais das restrições criadas pela própia válvula de escape do que pelo sistema de descarga em sí.Muito mais responsável por aumentar a restrição de fluxo e gerar perdas de vazão em um escapamento do que um tubo com perda de 17% do diâmetro ou três ou quatro curvas à mais é exatamente o tamanho e a quantidade de silenciosos e abafadores. Um silencioso subdimensionado poderá gerar perdas expressivas a um motor e um tubo reto sem restrição também pode gerar "turbulências" no coletor de escape prejudicando o consumo do motor. Assim o mais indicado para adaptação de silenciosos é a utilização de silenciosos projetados para motores com cilindradas semelhantes ao seu motor e a tubulação idem. O uso de silenciosos com dimensões diferencidas (muito menores) que dos originais exige muita análise de compatibilidade e muito bom senso. Isto pode ser como se tirássemos um tubo de 2,5" e colocassemos de 1". Ou como se criássemos um sistema de descarga com cinquenta curvas ou 30 metros de comprimento. Estaríamos com certeza gerando perdas capazes de prejudicar o rendimento do motor.

  • #27
    Isso sim é uma aula de escapamento!

    Franzlana,

    Eu não sei qual é o silencioso da S10, mas se fica acima do nível mais baixo do chassis, fica OK. Quando eu estava olhando silenciosos compatíveis com o motor, iniciei pelo da D20 e logo descartei-o deviso ao tamanho. Ele ficaria ABAIXO do nível mais baixo do chassis, arriscando a perde-lo rapidinho em uma trilha.

    Se o da S10 fica entre o nível da carroceria e o nível mais baixo do chassis, então deve ter no máximo 18cm de diâmetro.

    Tu comentastes que a saída do teu escapamento fica no nível do teto. Isso é para quê? Estética? Sempre fui contra esse tipo de escapamento que faz subidas. Não acho que seja de nenhuma serventia, a não ser para gerar problemas.

    Esse teu esgoelamento no sistema de 2,5" para 2" não poderia ser revisto? Não acho aconsehável... Veja bem: um cano amassado, conforme citastes, não altera o volume (o perímetro do cano se mantém o mesmo), mas no teu caso, está funcionando como uma redução no meio do caminho. Acho que seria a mesma coisa que ter todo o sistema com 2".




    Kim,

    Me dei conta desta tua constatação de silenciosos de motores diesel serem de passagem livre, quando estava procurando um pequeno para a viatura. É isso mesmo!

    [ ]'s

  • #28
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caros amigos!

    Segue nas fotos o escape de meu Engesa, é todo 2", sendo o motor 6cc a álcool.

    Tem malha para não vibrar, um JK no meio e um turbão de 2"1/2 no final, o ronco é grosso e abafado.

    A malha é do tempra, é cara mais dá um conforto sem tamanho, só colocando para saber!!!

    Abraços.

    Kim.

    ps.: o foco da foto é incrivelllll!!!!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Escapamento Engesa FII Diesel-detalhe-do-escape-1.jpg   Escapamento Engesa FII Diesel-detalhe-do-escape-2.jpg   Escapamento Engesa FII Diesel-detalhe-do-escape-3.jpg   Escapamento Engesa FII Diesel-suporte-estepe-21.jpg   Escapamento Engesa FII Diesel-malha-do-escapamento.jpg  
    4X4 Brasil

  • #29
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    49
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Kim,

    que tipo de conforto essa malha do tempra proporciona?

    Seria evitando vibrações?

  • #30
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Às vezes os coxins são poucos para segurar toda a vibração, sobrando para crroceria.

    Então a malha retira bqualquer vibração que sobraria.

    É um conforto incrivel, somente colocando para saber, sem contar que acabam-se os problemas com os prizioneiros de tubagem e quebra de escapamento por vibração.

    Abraços.

    Kim.

  • #31
    Também utilizo este disposito na camper e recomendo (antes sempre tinha trincas na tubulação, depois que coloquei - há uns 5 anos - nunca mais trincou).
    É caro pois é de inox e dura uma vida.

    Eduardo Valaretto.

  • #32
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Às vezes os coxins são poucos para segurar toda a vibração, sobrando para crroceria.

    Então a malha retira bqualquer vibração que sobraria.

    É um conforto incrivel, somente colocando para saber, sem contar que acabam-se os problemas com os prizioneiros de tubagem e quebra de escapamento por vibração.

    Abraços.

    Kim.
    Kim,

    Eu nunca vi isso! Explica melhor como funciona. É flexível? O que tem dentro? Pelo que entendi, eu corto um pedaço do sistema e coloco essa malha no lugar, protegendo dali para trás. É isso? Poderia colocar logo na saída do coletor de admissão?

    [ ]'s

  • #33
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caro Tche!

    É um tubo flexível, parece aquelas mangueiras "garganta", revestido com uma malha, tudo em aço inox.
    Existem várias medidas e tamanhos.
    O motor está preso em coxins de borracha, quando arranca, o motor trabalha de lado, ou quando passa em uma erosão que torce tudo...
    A malha protege todo o sistema de escapamento, podendo colocar (melhor) perto do coletor de escapamento, pois aguenta alta temperatura.
    Quanto mais protegido, melhor, pois a malha externa não aguenta ser arranhada, como esfregar no chao.
    A minha fica na linha superior a parte mais baixa do chassi, pretegida pelo cambio e chassi.

    Abraços.

    Kim.

  • #34
    Legal Kim!

    Vou ver se acho fácil por aqui e colocar também, aproveitando que ainda não montei nada do sistema de escapamento.

    [ ]'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade