x
Convex Datacenter
Página 1 de 28 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 327
  • #1
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1

    Colocação de Câmbio automático




    Caros amigos!

    Estou entusiasmado com um CA do opala que encontrei.

    Não encontrei algo ainda sobre engesa com CA, fica bom?

    Comprei a relação 11x45 para colocar nele, pois uso o 6cc e, poucas trilhas, quando faço são light.

    Olhem o tópico do Brancão http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=23981&page=2 tem umas fotos lá, que inclusive está com o motor e agregado da suspensão, mais as fotos são do celular, não estão lá aquelas coisas.

    Me digam qual o grau de dificuldade para tal adaptação?

    Abraços.

    Kim.

  • #2
    Creio que com essa relação não vai ficar bom (vai ficar muiiito longo).
    Tenho uma camper com essa configuração e ela tem relação de 4,77 e mesmo assim não é um jeep. No caso do engesa acho que o ideal seria no mínimo uma 4,88 (tem para dana 30 e 44), o meu é um dana 46.

    Abraços,

    Eduardo Valaretto.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Me digam qual o grau de dificuldade para tal adaptação?
    Kim,

    Não é nenhum bicho de sete cabeças. Vai reposicionar a travessa do câmbio e provavelmente alongar e encurtar os cardãs se instalar uma T-case Toy ou Willys tem que fazer a flange isso tb é sussa tem dois caras no fórum que tão fazendo.

    []

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Caro Eduardo Valaretto!

    Meu engesa já é 4,88:1, onde estou para colocar um D44 na dianteira...
    Como não enendo muito ainda de CA, não sei calcular sua relação final, mais tem um pessoal que esta começando a me ajudar aqui neste espaço, inclusive um xará seu.

    Grande Polvora!

    Sobre a t-case...

    A do Willys dá conta do recado?

    Se trocar o pino chorão, fica mais silênciosa, certo?

    Sempre pensei e tive vontade de um Band, mais o valor é alto e, não consigo por onde moro.

    Bem, muito obrigado pelas ajudas!

    Abraços.

    Kim.

  • #5
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    ...
    Sobre a t-case...

    A do Willys dá conta do recado?
    Kim,

    Eu ainda não testei, tem gente que afirma que não guenta, eu acho que depende muito da "tocada", mas uma de toy acho que é ideal.

    []

  • #6
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    O assunto também me interessa.

    A Transmissão automática do opala é robusta o bastante para um jipe como o engesa com motor diesel, pnes 33" e etc?

  • #7
    Kim,
    acredito que como o Polvora disse, dependendo da tocada a willys aguenta sim, de certa forma o CA poupa ela não dando trancos, com aceleração progressiva.

    Carlos,
    Alguns motores diesel como esses pretendidos por você (s4t e s4tplus) são muito torcudos, em demasia para os cambios ZF do opala, não tenho certeza mas me parece que o 22 da nomeclatura (ZF4HP22) indica o torque maximo de entrada, mesmo assim esses cambios saiam nos opalas 6cilindros e com +/- 30 kgf.m, ou seja ja estão no limite.
    Talvez o da Blazer (4L60E) seja o mais indicado, mas ainda é necessario ver se é compativel com a curva de torque do motor, pois ate certa rotaçao o conversor de torque "patina" , como se queimasse a embreagem,e isso aumenta a reduçao do mesmo, mas corre se o risco de enquanto o motor ja estiver em rotaçao de maximo torque o conversor ainda estar patinando, vindo a "acoplar" devidamente em rotaçoes mais altas e mais fracas, desperdiçando a força do motor e combustivel.
    Isto é um risco para esses motores diesel baixa rotaçao, principalmente porque a maioria dos CA utilizados no Brasil sairam em carros a gasolina (torque em maior rotaçao).

    Pessoal , isso é o que eu estudei lendo, só teoria por enquanto, então me perdoem se estiver tudo errado

    []'s
    Dodge Ram 2500 CD BFs 37" + Bullydog Triple Dog

  • #8
    Esta caixa já equipou alguns outros carros como:
    Jaguar, Porshe, BMW (várias) e inclusive Range Rover com motor de oito cilindros que com certeza tem bem mais torque que o 6 cilindros do opala.
    Com relação a utilização dos motores S4 acho que fica complicado pois a faixa de giro útil é muito estreita (1600 a 2800 RPM), acho que o ideal seria antes de partir para as compras procurar alguem que entenda muito de CA.
    Estou pensando em casar este cambio com um MWM 2.8 já que este motor tem uma curva de torque/potência muito parecida com o GM 6 cilindros.

    Abraços,

    Eduardo Valaretto.

  • #9
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Foi isso que eu pensei Valareto: TA do opala com MWM 2.8 seria um bom casamento.

  • #10
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Eduardo Merege Ver Post
    Kim,
    acredito que como o Polvora disse, dependendo da tocada a willys aguenta sim, de certa forma o CA poupa ela não dando trancos, com aceleração progressiva.

    Carlos,
    Alguns motores diesel como esses pretendidos por você (s4t e s4tplus) são muito torcudos, em demasia para os cambios ZF do opala, não tenho certeza mas me parece que o 22 da nomeclatura (ZF4HP22) indica o torque maximo de entrada, mesmo assim esses cambios saiam nos opalas 6cilindros e com +/- 30 kgf.m, ou seja ja estão no limite.
    Talvez o da Blazer (4L60E) seja o mais indicado, mas ainda é necessario ver se é compativel com a curva de torque do motor, pois ate certa rotaçao o conversor de torque "patina" , como se queimasse a embreagem,e isso aumenta a reduçao do mesmo, mas corre se o risco de enquanto o motor ja estiver em rotaçao de maximo torque o conversor ainda estar patinando, vindo a "acoplar" devidamente em rotaçoes mais altas e mais fracas, desperdiçando a força do motor e combustivel.
    Isto é um risco para esses motores diesel baixa rotaçao, principalmente porque a maioria dos CA utilizados no Brasil sairam em carros a gasolina (torque em maior rotaçao).

    Pessoal , isso é o que eu estudei lendo, só teoria por enquanto, então me perdoem se estiver tudo errado

    []'s
    Você está enlameado de razão.
    Devo acrescentar que, se ocorrer esse "patinamento" de forma anormal, além do que foi projetado o câmbio, a tendência é fritar o óleo do CA e nem preciso dizer o que acontece com o resto...
    E acredito que, se tratando de conversor de torque, isso seja uma faca de 2 gumes, motor fraco vai fazer patinar e esquentar o óleo, motor muito forte ídem, principalemente nas acelerações.
    4X4 Brasil
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #11
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    O que percebi é que, enquanto se fabrica um câmbio manual para cada faixa de motor/modelo de carro (Ex. câmbio do Uno diferente do Tempra, câmbio do corsa diferente do astra..) , o câmbio automático é caro e normalmente o fabricante adota um CA superior para poder introduzí-lo em um país, atendendo várias faixas de motores ao mesmo tempo com o mesmo câmbio, reduzir custo e tal.

    Ex: No ômega australiano, de 256 CVs, o câmbio automático que equipa ele é o mesmo que equipa o Cadilac V8 de quase 400 cavalos, segundo a concessionária.

    Outra coisa que acredito é a herança dos CAs. Se popularizaram numa época em que era normal nos EUA ter um V-8, de potências em torno de 300-400CV's.

    Agora é que ele está chegando numa faixa mais popular (nem tão popular assim), que até corsa tem um tipo de CA.
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #12
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro Eduardo Valaretto!

    Meu engesa já é 4,88:1, onde estou para colocar um D44 na dianteira...
    Como não enendo muito ainda de CA, não sei calcular sua relação final, mais tem um pessoal que esta começando a me ajudar aqui neste espaço, inclusive um xará seu.

    Grande Polvora!

    Sobre a t-case...

    A do Willys dá conta do recado?

    Se trocar o pino chorão, fica mais silênciosa, certo?

    Sempre pensei e tive vontade de um Band, mais o valor é alto e, não consigo por onde moro.

    Bem, muito obrigado pelas ajudas!

    Abraços.

    Kim.
    E ahe Kim

    Como é que vc encafifou com câmbio automático?, hehehehe

    Sobre a T-Case do Willys, é uma polêmica. Me falaram que não guenta um carro pesado como o engesa com "motorzinho" de GM 6 canos.

    Mas também a há gente que defende fortemente a T-case, diz que aguenta.
    Que é só isolar o óleo das duas caixas, tampado o orifício de comunicação do óleo do câmbio com a T-case do willys..
    O que não aguentava igual é o câmbio willys... vai saber

    Compensa mesmo é pegar a T-case da Toy, se houver um jeito de colocar lá sem mexer no chassis, para se livrar do maldito pino chorão...

    Eu precisava saber que o Câmbio automático desse do opala aeh é o mesmo que equipa S-10 diesel...
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade