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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Kim
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    17/10/2005
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    Colocação de Câmbio automático




    Caros amigos!

    Estou entusiasmado com um CA do opala que encontrei.

    Não encontrei algo ainda sobre engesa com CA, fica bom?

    Comprei a relação 11x45 para colocar nele, pois uso o 6cc e, poucas trilhas, quando faço são light.

    Olhem o tópico do Brancão http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=23981&page=2 tem umas fotos lá, que inclusive está com o motor e agregado da suspensão, mais as fotos são do celular, não estão lá aquelas coisas.

    Me digam qual o grau de dificuldade para tal adaptação?

    Abraços.

    Kim.

  • #2
    Creio que com essa relação não vai ficar bom (vai ficar muiiito longo).
    Tenho uma camper com essa configuração e ela tem relação de 4,77 e mesmo assim não é um jeep. No caso do engesa acho que o ideal seria no mínimo uma 4,88 (tem para dana 30 e 44), o meu é um dana 46.

    Abraços,

    Eduardo Valaretto.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Me digam qual o grau de dificuldade para tal adaptação?
    Kim,

    Não é nenhum bicho de sete cabeças. Vai reposicionar a travessa do câmbio e provavelmente alongar e encurtar os cardãs se instalar uma T-case Toy ou Willys tem que fazer a flange isso tb é sussa tem dois caras no fórum que tão fazendo.

    []

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Eduardo Valaretto!

    Meu engesa já é 4,88:1, onde estou para colocar um D44 na dianteira...
    Como não enendo muito ainda de CA, não sei calcular sua relação final, mais tem um pessoal que esta começando a me ajudar aqui neste espaço, inclusive um xará seu.

    Grande Polvora!

    Sobre a t-case...

    A do Willys dá conta do recado?

    Se trocar o pino chorão, fica mais silênciosa, certo?

    Sempre pensei e tive vontade de um Band, mais o valor é alto e, não consigo por onde moro.

    Bem, muito obrigado pelas ajudas!

    Abraços.

    Kim.

  • #5
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    ...
    Sobre a t-case...

    A do Willys dá conta do recado?
    Kim,

    Eu ainda não testei, tem gente que afirma que não guenta, eu acho que depende muito da "tocada", mas uma de toy acho que é ideal.

    []

  • #6
    Usuário Avatar de CAVESO
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    O assunto também me interessa.

    A Transmissão automática do opala é robusta o bastante para um jipe como o engesa com motor diesel, pnes 33" e etc?

  • #7
    Kim,
    acredito que como o Polvora disse, dependendo da tocada a willys aguenta sim, de certa forma o CA poupa ela não dando trancos, com aceleração progressiva.

    Carlos,
    Alguns motores diesel como esses pretendidos por você (s4t e s4tplus) são muito torcudos, em demasia para os cambios ZF do opala, não tenho certeza mas me parece que o 22 da nomeclatura (ZF4HP22) indica o torque maximo de entrada, mesmo assim esses cambios saiam nos opalas 6cilindros e com +/- 30 kgf.m, ou seja ja estão no limite.
    Talvez o da Blazer (4L60E) seja o mais indicado, mas ainda é necessario ver se é compativel com a curva de torque do motor, pois ate certa rotaçao o conversor de torque "patina" , como se queimasse a embreagem,e isso aumenta a reduçao do mesmo, mas corre se o risco de enquanto o motor ja estiver em rotaçao de maximo torque o conversor ainda estar patinando, vindo a "acoplar" devidamente em rotaçoes mais altas e mais fracas, desperdiçando a força do motor e combustivel.
    Isto é um risco para esses motores diesel baixa rotaçao, principalmente porque a maioria dos CA utilizados no Brasil sairam em carros a gasolina (torque em maior rotaçao).

    Pessoal , isso é o que eu estudei lendo, só teoria por enquanto, então me perdoem se estiver tudo errado

    []'s
    Dodge Ram 2500 CD BFs 37" + Bullydog Triple Dog

  • #8
    Usuário Avatar de haundrich
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro Eduardo Valaretto!

    Meu engesa já é 4,88:1, onde estou para colocar um D44 na dianteira...
    Como não enendo muito ainda de CA, não sei calcular sua relação final, mais tem um pessoal que esta começando a me ajudar aqui neste espaço, inclusive um xará seu.

    Grande Polvora!

    Sobre a t-case...

    A do Willys dá conta do recado?

    Se trocar o pino chorão, fica mais silênciosa, certo?

    Sempre pensei e tive vontade de um Band, mais o valor é alto e, não consigo por onde moro.

    Bem, muito obrigado pelas ajudas!

    Abraços.

    Kim.
    E ahe Kim

    Como é que vc encafifou com câmbio automático?, hehehehe

    Sobre a T-Case do Willys, é uma polêmica. Me falaram que não guenta um carro pesado como o engesa com "motorzinho" de GM 6 canos.

    Mas também a há gente que defende fortemente a T-case, diz que aguenta.
    Que é só isolar o óleo das duas caixas, tampado o orifício de comunicação do óleo do câmbio com a T-case do willys..
    O que não aguentava igual é o câmbio willys... vai saber

    Compensa mesmo é pegar a T-case da Toy, se houver um jeito de colocar lá sem mexer no chassis, para se livrar do maldito pino chorão...

    Eu precisava saber que o Câmbio automático desse do opala aeh é o mesmo que equipa S-10 diesel...
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #9
    Usuário Avatar de haundrich
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    Quanto ao uso do CA, tenho vontade de colocar no meu MWM 2.8, mas estou cauteloso. A GM fez um CA para o V6 4.3 da Blazer de 180 calinhos x 34 kgfm e colocou um CA diferente para o Opala de 121 CVs x 29kgf.

    Então pela lógica, devo pesquisar mais o uso do CA da Blazer 4.3 para casar com o MWM 2.8, por causa dos 34kgfm de torque.

    Além disso, devo ter em mente que em trilha, o câmbio automático deverá esquentar mais que o normal, engesa é pesado, e o conversor de torque deverá patinar mais

    Além de ser importado, alguém pode me dizer se é plug and play o câmbio automático da Blazer 4.3 V6 com o motor MWM 2.8?
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #10
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Pessoal,

    Tenho uma pequena experiência com transmissões automáticas de retroescavadeiras, tratores de esteiras, patrols e etc.

    Pelo menos nessas aplicações (lembrando que sou completamente leigo em CA automotivas) não existe patinação e nem calor excessivo por uso severo.

    As máquinas forçam os conversores ao máximo do torque de seus motores e o que patinam são os pneus (observem uma retro ou uma pá carregadeira quando escostam suas caçambas num barranco).

    Conversor de torque quando patina é sinal que precisa ser recondicionado (é desmontado e trocadas as arruelas que ajustam as turbinas internas).

    A lógica que acontece com as máquinas é a mesma dos automóveis: eles aumantam e muito a potencia dos motores e usam as mesmas transmissões automáticas.

    É o que tenho a dizer...

  • #11
    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Além disso, devo ter em mente que em trilha, o câmbio automático deverá esquentar mais que o normal...
    Com certeza, mas isso você compensa com um radiador de óleo e uma ventoinha exclusivos para o sistema.

    []s

  • #12
    Pessoal,

    Estou precisando de uma flange do ZF4HP22 para a t-case Hilux, sei que o Marcel aqui do fórum faz, mas sei que mais colegas já fizeram a mesma, então se alguém puder me dar alguma dica!!!!!!

    Agradeço e abs,
    MARILSON

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