x
Convex Datacenter
Página 2 de 28 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 327
  • #13
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0



    Quanto ao uso do CA, tenho vontade de colocar no meu MWM 2.8, mas estou cauteloso. A GM fez um CA para o V6 4.3 da Blazer de 180 calinhos x 34 kgfm e colocou um CA diferente para o Opala de 121 CVs x 29kgf.

    Então pela lógica, devo pesquisar mais o uso do CA da Blazer 4.3 para casar com o MWM 2.8, por causa dos 34kgfm de torque.

    Além disso, devo ter em mente que em trilha, o câmbio automático deverá esquentar mais que o normal, engesa é pesado, e o conversor de torque deverá patinar mais

    Além de ser importado, alguém pode me dizer se é plug and play o câmbio automático da Blazer 4.3 V6 com o motor MWM 2.8?
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #14
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Tenho uma pequena experiência com transmissões automáticas de retroescavadeiras, tratores de esteiras, patrols e etc.

    Pelo menos nessas aplicações (lembrando que sou completamente leigo em CA automotivas) não existe patinação e nem calor excessivo por uso severo.

    As máquinas forçam os conversores ao máximo do torque de seus motores e o que patinam são os pneus (observem uma retro ou uma pá carregadeira quando escostam suas caçambas num barranco).

    Conversor de torque quando patina é sinal que precisa ser recondicionado (é desmontado e trocadas as arruelas que ajustam as turbinas internas).

    A lógica que acontece com as máquinas é a mesma dos automóveis: eles aumantam e muito a potencia dos motores e usam as mesmas transmissões automáticas.

    É o que tenho a dizer...

  • #15
    Carlão,
    No caso dos autumoveis ele patina sim

    um exemplo: quando se posiciona a alavanca en D ou 1, 2 (com o motor ligado) enquanto se esta com o pé no freio (sem acelerar) o carro nao sairá do lugar, mesmo o cambio ja estando engatado.... isso se da pela patinaçao do conversor, conforme vai se acelerando gradativamente, a patinaçao pára quanto atinge a rotaçao de stall(ou quase isso ) nessa rotaçao o conversor "atraca" o cambio na rotaçao do motor.

    De fato essa patinação gera calor como disse o amigo haundrich.

    []'s
    Dodge Ram 2500 CD BFs 37" + Bullydog Triple Dog

  • #16
    Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Idade
    48
    Posts
    10,641
    Agradecimentos: 0
    Edu,

    Em baixas rotações não se tem velocidade suficiente para o "acoplamento hidráulico" daí sim não há patinação e sim insuficiência de óleo para acoplar, o que só acontece quando aceleramos o veículo.

    A patinação a que me referi é quando em situação de força contrária, acelerando o motor, o conversor não consegue transmitir torque.

    Ok?

  • #17
    Ah sim , perfeito Carlão só estavamos tendo confusão com os termos usados

    Quando a patinação se da por força contraria o conversor esta mesmo f*did& hehehhe $$$$,$$

    []'ção
    Dodge Ram 2500 CD BFs 37" + Bullydog Triple Dog

  • #18
    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Além disso, devo ter em mente que em trilha, o câmbio automático deverá esquentar mais que o normal...
    Com certeza, mas isso você compensa com um radiador de óleo e uma ventoinha exclusivos para o sistema.

    []s

  • #19
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caros amigos!

    Hoje fui lá namorar o câmbio e, notei que o mesmo tem sistema de troca de calor para o óleo.

    Tá completo mesmo.

    Continuem trocando informações que estou anotando tudo.

    Abraços.

    Kim.

  • #20
    Pessoal ai vai uma tabelinha temperatura/durabilidade que peguei no site Autotrans.

    []'s
    Imagens Anexas -cola_vir_blindados_fig-03.jpg 
    Dodge Ram 2500 CD BFs 37" + Bullydog Triple Dog

  • #21
    Kim,

    Uma dica, pegue um pouco de oleo desse cambio, pela vareta mesmo, ele deve estar sem particulas, e ter aspecto de limpo um vermelho translucido, aproveite tambem e de uma cheirada nele, nao deve ter cheiro de embreagem queimada, isso é sinal de que existem discos queimados la dentro.

    []'s
    Dodge Ram 2500 CD BFs 37" + Bullydog Triple Dog

  • #22
    Usuário Avatar de Phantomc2003
    Entrada
    17/02/2007
    Idade
    57
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0

    Smile Olá...

    Olá pessoal, interessante este tópico...
    Tenho idéia de futuramente partir para CA...
    Eduardo, sei que já está fazendo seu engesa, depois de pronto passa as informações...
    E, aproveitando, como está minha T-case??

    Falou...

  • #23
    Na edição 153 da 4x4 e cia tem uma matéria de um CJ5 com o câmbio do opala 4 marchas. Acho que vale trocar uma idéia com o cara para buscar informação...
    Abs

  • #24
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por carlos augusto veggi Ver Post
    Edu,

    Em baixas rotações não se tem velocidade suficiente para o "acoplamento hidráulico" daí sim não há patinação e sim insuficiência de óleo para acoplar, o que só acontece quando aceleramos o veículo.

    A patinação a que me referi é quando em situação de força contrária, acelerando o motor, o conversor não consegue transmitir torque.

    Ok?
    Concordo com você, Carlos.

    Quando não há rotação suficiente, não haverá força centrífuga suficiente para o óleo acoplar o torque gerado pelo motor. No meu carro, eu sinto que começa a acoplar a partir dos ~1.200RPM. Numa pá carregadeira, isso deve ser mais baixo, tipo uns 900 RPM ou menos, sei lá. E isso é suave e progressivo conforme aumenta a rotação do motor.

    Devo acrescentar o seguinte:
    Que durante o regime de rotação, tipo, 3.000 RPM, ahe sim, sempre haverá um pequeno escorregamento, "patinamento", sei lá , tipo uns 3% da RPM nominal de entrada. Tipo assim, você está lá em 4 marcha, a uns 120 km/h, onde o motor está fazendo força para manter realmente essa velocidade. Esse 3%, que pode variar de máquina para máquina, são um dos responsáveis pelo aquecimento do câmbio e pelo leve aumento de consumo. Sempre haverá esse "patinação". Sempre o óleo deverá deixar escorregar um pouquinho. Não sei como está a tecnologias desse óleos agora..

    A questão disso tudo é o dimensionamento em função do torque. Vc pode gerar calor a partir de 3% de RPM em cima de um motor de 21 kgfm e gerar muito mais calor quando tiver 35kgfm, escorregando os mesmos 3% de RPM e por isso precisa de um câmbio mais parrudo.
    E mais, tem câmbio CA que pode escorregar mais ou menos. É claro que menos é melhor.


    Eu vi uma vez nas FourWheeller uns acoplamentos para CA que diminuem para quase 0% o escorregamento, para melhorar o consumo. Imaginei até que fosse um sistema híbrido de conversor de torque + embreagem, para chegar nessa eficiência.

    E quem disse que carro com CA não patina?
    É só ver Top Truck Challenge, arrancada de Dragster de 1000CVs com câmbio automático PowerGlyde de 2-3 marchas,
    A minha zafira patina na subida da garagem molhada....hehehhe

    AH, e existe um lance muito legal no uso de CA para trilhas.
    Quem já não esteve no meio de uma subida de lama escorregadia, que por algum motivo, teve que voltar até lá embaixo e começar a investida de novo, porque ao soltar o pé da embreagem , o carro patina e não sobe de jeito nenhum a partir dali?
    Soube que a Mitsubishi TR4 consegue essa proeza, usando o CA e provavelmente um esqueminha eletrônico em conjunto. Vc pode parar no meio de uma subida, que o CA consegue dosar o torque suficiente para sair do lugar sem patinar.


    Isso sem falar que quase todo câmbio automático tem aquela função legal de Snow (neve) que só deixa sair em terceira marcha , para não patinar. No Brasil eu deveria entender como uma função para piso liso.

    PS. lembro que também sou leigo no assunto, portanto meus comentários são de observações pessoais.
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade