x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1

    Adaptação Direção Hidráulica ZF - Opala




    PessoALL,

    Eu coloquei uma ZF hidráulica no F1 e estou com problemas para conectar as mangueiras. Não sei qual é a entrada de fluido vindo da bomba e qual é o de retorno do fluido para o reservatório.

    Um furo na ZF tem 12mm e o outro 14mm, conforme foto em anexo.

    Alguém poderia me dar uma luz?

    Aproveitando, a bomba hidráulica é do Q20B, acoplada ao bloco do motor. O dimensionamento para esta ZF do opala está ok, correto?

    Acho que vou ter que confeccionar as mangueiras, ou podem existir prontas?

    [ ]'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -27-04-07_1622.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Fala TcheRenato, tudo bem?

    Passei por esse problema quando troquei o setor de direção também, então vamos lá!

    A saída do fluido é ligado onde está marcado com 14mm.

    O que está marcado com 12mm, é o sistema que trabalha com pressão, sendo que este a mangueira deve ser com malha de aço e os terminais prensado.

    A outra, pode ser malha de lona. (melhor para "trabalhar")

    Então:

    Saída da bomba, conecta no 12mm:

    O 14mm concta no reservatório (entrada)

    Reservatório (saída) para alimentar a bomba mda direção.

    Quanto ao fluxo da bomba, esta supre a necessidade do setor, não sendo super e ném sub dimencionada.

    O eixo da barra de direção terá que ser diminuido em 12cm, no meu caso, preferí cortar na cruzeta que fica na extremidade oposta à da foto.

    Espero ter sido claro.

    Abraços.

    Kim.
    4X4 Brasil

  • #3
    Perfeito!!!

    Explicação melhor que essa é impossível!

    Era o que eu estava imaginando... Tirei todo o sistema de uma veraneio (mesma coisa D20) e me recordava vagamente que o buraco maior era da saída (retorno). Só que na ZF da D20 os buracos são bem maiores...

    Eu ainda tenho a mangueira de alta pressão retirada da veraneio, então vou levar num pessoal que faz esse tipo de conexões e pedir somente para trocar a ponta da mangueira de alta pressão que vai na caida de direção.

    A barra de direção é bem simles mesmo. Acho que demos sorte, pois a barra tem uma luva estriada que encaixa certinho no eixo da caixa ZF, precisando mesmo encurtar um pouco, conforme tu já mencionastes.

    Grato pela dica!!!

    [ ]'s

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caro TcheRenato!

    No setor, a parte com pressão pode ser usado o do trator valmete. Existe com duas posições de curva, o para a direita e o para esquerda.

    Não sei que lado que usei, mais sei que ficou perfeito, tendo somente que fazer uma pequena curva para que as duas ficassem paralelas como na segunda foto.

    Segue fotos do setor.

    Abraços.

    Kim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00595.jpg   -dsc00596.jpg  

  • #5
    Kim,

    Tuas fotos me fizeram perceber que eu estava imaginando outro tipo de conexão para a caixa. Estava pensando que era o mesmo tipo da da caixa da D20, mas, olhando melhor a minha ZF, percebi que tem um furo que não tem assentamento para a flange do conduíte. Tem sim o assentamento para aquele tipo de conexão que tu tens na tua viatura.

    Pelo que entendi a mangueira dos Valmet dá certo nas duas conexões (bomba e caixa). Vou tentar achar essa mangueira, mas já descobri um pessoal aqui perto que faz qualquer tipo de mangueiras de alta pressão, se não achar, vou neles mesmo.

    Mais uma vez, obrigado!

    [ ]'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -28-04-07_1251.jpg  

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    E aí TcheRenato!

    Sobre a mangueira do Valmet, é o seguinte:

    O que serve é a parte metálica da mangueira, o terminal;

    Minha bomba é diferente da sua, pois ela é o proprio reservatório, não é separado igual a sua, trabalho somente com duas mangueiras;

    Sei que a de pressão, é do valmet, a de retorno, não sei do que é, mais se levar o parafuso 14mm na loja que prensa mangueira, te fornecerão o olhal certo, não esquecendo das arruelas de aluminio ou bronze;

    Somente a mangueira de pressão deve ser prensado os terminais, os demais podem ser com abraçadeiras.

    Se a mangueira que tem, tiver o tamanho que sirva, é só retirar o terminal e prensar o novo.

    Não deixe o cara cortar a mangueira para retirar o terminal que não usará, corte a capa onde se prensa, faça um corte de cada lado no policorte e retira, assim não perderá centímetros preciosos da mangueira.

    Acho que é isso.

    Abraços.

    Kim.

  • #7
    Tudo anotado!!! Segunda, se já tiver resolvido, posto aqui o resultado da adaptação.

    [ ]'s

  • #8
    Usuário Avatar de franzlana
    Entrada
    14/05/2005
    Local
    Matozinhos/MG
    Idade
    56
    Posts
    628
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por TcheRenato Ver Post
    Tudo anotado!!! Segunda, se já tiver resolvido, posto aqui o resultado da adaptação.

    [ ]'s
    Colegas.
    Não se deve prensar duas vezes sobre uma mesma extremidade de mangueira hidráulica ou pneumática de pressão elevada. Se não ocorrer vazamento na montagem ele ocorrerá prematuramente em relação à montagem com extremidade nova. Atenção ainda à condição de resecamento da mangueira. Se esta apresentar-se com dificuldade de dobramento ou mesmo trincas deverá ser trocada pois a mesma poderá romper e de deixar sem direção em lugar e hora extranhos, sem falar do risco de acidente. Nos veículos onde a bomba é diretamente acoplada ao motor (sem correia e polia) fatalmente você ficará à pé, pois se insistir em rodar, a bomba irá trabalhar sem óleo e poderá inclusive travar e danificar tudo, inclusive motor. Assim uma economia em mangueira nova poderá sair muito cara. Abraço.
    Franz

  • #9
    Citação Postado originalmente por TcheRenato Ver Post
    Tudo anotado!!! Segunda, se já tiver resolvido, posto aqui o resultado da adaptação.

    [ ]'s
    Caros amigos,

    Demorei para postar o resultado, conforme prometido, mas vamos lá:

    Mangueira original da D20, retirada a conexão do lado da bomba e colocada a conexão tipo olhal com parafuso vazado 14mm. Serrei o conector antigo a soldei o novo com solda amarela. Tive que encurtar a mangueira, prensando com máquina especial (transforma um tarugo de aço em um palito de dentes - nunca tinha visto!!!). O resto do material utilizado foi o original da D20: reservatório, mangueira de retorno da caixa e mangueira de alimentação da bomba.

    Creio que o resultado final ficou excelente. Com pneus 265/70 o volante está virando apenas com o uso de um dedo (antes precisava usar as duas mãos!).

    Valeu Kim!

    franzlana,

    Acho que não é bem assim. A solda que fiz na mangueira original ficou perfeita. O tubo de metal pode até quebrar se eu subir nele, mas não irá quebrar na solda! A emenda com a mangueira foi prensada em máquina destinada especificamente a esta função e o resultado supera em 10 vezes a pressão suprida pela bomba.
    O material e o resultado final ficaram muito melhores que muita mangueira paralela por aí. Quanto a vazamentos, acho muito pouco provável, pois a conexão usa anéis de alumínio no assentamento, não tem como vazar, nem daqui há duzentos anos!
    Quanto a mangueira estourar, acontecerá no mesmo tempo que duraria um conjunto todo original.
    Concordo contigo quanto a ficar a pé em caso de estourar o sistema hidráulico da direção, mas existe a mesma chance de isso acontecer em um veículo todo original. Penso ainda que a possibilidade disso acontecer conosco que somos jipeiros e estamos sempre dando manutenção em nossas viaturas, ser menor, uma vez que qualquer pequeno vazamento no sistema seria logo detectado e sanado.

    Assim uma economia em mangueira nova poderá sair muito cara.
    O que estamos discutindo aqui não é economia, mas sim a solução para algo que não existe. Se tivesse o produto que acabei de confeccionar pronto, eu teria avaliado a qualidade e posibilidade de usa-lo, mas não existe e te garanto que esta brincadeira saiu bem mais cara que o preço de uma mangueira original, se ela existisse...

    [ ]'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -04-05-07_2143.jpg  

  • #10
    Usuário Avatar de franzlana
    Entrada
    14/05/2005
    Local
    Matozinhos/MG
    Idade
    56
    Posts
    628
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por TcheRenato Ver Post
    Caros amigos,

    Demorei para postar o resultado, conforme prometido, mas vamos lá:

    Mangueira original da D20, retirada a conexão do lado da bomba e colocada a conexão tipo olhal com parafuso vazado 14mm. Serrei o conector antigo a soldei o novo com solda amarela. Tive que encurtar a mangueira, prensando com máquina especial (transforma um tarugo de aço em um palito de dentes - nunca tinha visto!!!). O resto do material utilizado foi o original da D20: reservatório, mangueira de retorno da caixa e mangueira de alimentação da bomba.

    Creio que o resultado final ficou excelente. Com pneus 265/70 o volante está virando apenas com o uso de um dedo (antes precisava usar as duas mãos!).

    Valeu Kim!

    franzlana,

    Acho que não é bem assim. A solda que fiz na mangueira original ficou perfeita. O tubo de metal pode até quebrar se eu subir nele, mas não irá quebrar na solda! A emenda com a mangueira foi prensada em máquina destinada especificamente a esta função e o resultado supera em 10 vezes a pressão suprida pela bomba.
    O material e o resultado final ficaram muito melhores que muita mangueira paralela por aí. Quanto a vazamentos, acho muito pouco provável, pois a conexão usa anéis de alumínio no assentamento, não tem como vazar, nem daqui há duzentos anos!
    Quanto a mangueira estourar, acontecerá no mesmo tempo que duraria um conjunto todo original.
    Concordo contigo quanto a ficar a pé em caso de estourar o sistema hidráulico da direção, mas existe a mesma chance de isso acontecer em um veículo todo original. Penso ainda que a possibilidade disso acontecer conosco que somos jipeiros e estamos sempre dando manutenção em nossas viaturas, ser menor, uma vez que qualquer pequeno vazamento no sistema seria logo detectado e sanado.

    O que estamos discutindo aqui não é economia, mas sim a solução para algo que não existe. Se tivesse o produto que acabei de confeccionar pronto, eu teria avaliado a qualidade e posibilidade de usa-lo, mas não existe e te garanto que esta brincadeira saiu bem mais cara que o preço de uma mangueira original, se ela existisse...

    [ ]'s
    Caro colega.
    Acho que não me expressei bem.
    Não estou questionando adaptações. Elas são as nossas melhores saídas e diversões. Só me referi ao fato que um colega citou para aproveitar a ponta da mangueira (a mesma ponta que já foi prensada uma vez), o correto é cortar esta ponta e prensar o terminal em nova área da mangueira. Referi-me ainda à utilização de mangueiras velhas e ressecadas, pois qualquer casa de mangueiras hidráulicas tem mangueiras novas para prensar nos terminais que você tiver.
    Acho que o x da questão foi a interpretação:
    Na prática quando se fala em mangueira hidráulica ou pneumática podemos entender de duas formas;
    1 - Mangueira = borracha + lona + trama de aço(Às vezes) formando tubo flexivel. Terminal = parte metálica prensada à mangueira (de borracha) com a finalidade de tornar o acoplamento e desacoplamento rápido, seguro e estanque.
    2 - Mangueira = Tubo de borracha + terminal.

    Quanto aos vazamentos, me refiro aos que acontecem entre os terminais (de aço ou alumínio) e as mangueiras (de borracha, lona e trama de aço), pois o uso de mangueiras velhas irá reduzir a vida útil do conjunto prensado.
    Desculpe-me pela falha de comunicação que gerei na outra mensagem. É que estou habituado a fazer manutenção em caminhões, carregadeiras, tratores escavadeiras, veículos leves, etc e às vezes resumo o texto como se todos que o lesem fossem da área de manutenção.

  • #11
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caros amigos!!

    Acho que o problema de interpretação foi gerado pelo meu post.

    Quanto a aproveitar a mangueira, este seria quando a mesma está nova ainda, quando ressecada, não há como fazer isso, pois a mesma não aceitará a nova forma.

    No meu caso, eu aproveitei a mesma mangueira e, não tive problemas, se cortasse a mesma, teria que colocar uma nova, refazendo e comprando as duas pontas...
    ...como estou durango...

    Bem, um abraço a todos.

    Kim.

  • #12
    OK, franzlana. Bem entendido agora

    No meu caso a mangueira era novinha, sem uso e original. Mas acabei tendo que cortar para encurtar a bendita, senão só serraria o tubo de ferro e soldaria outro conector. Concordo contigo que retirar a luva que prensa o conector na mangueira, para prensar outro no mesmo lugar, ficaria meio esquisito, propenso a vazamentos. Melhor seria comprar outra mangueira e aproveitar as duas conexões. Obrigado pelo toque!

    Ficou show mesmo! Hoje o Guapo já saiu para um passeio rápido, depois de 2 anos parado!!!

    Mais uma vez obrigado pelas dicas!

    [ ]'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade