x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 58
  • #1
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10

    Pneus 33" Ou Maiores




    A TODOS

    Reafirmando o que todos já sabem , ontem , dia 12/04/07 qdo fui trabalhar em uma cidade a 50km daqui , aconteceu o que já era previsto aqui no forum :

    Sem impacto nenhum andando no asfalto , O EIXO , digo A BENGALA DO EIXO DANA 44 QUEBROU NA PONTA , do eixo trazeiro esquerdo e quebrando a pinça do freio . Com ísto a roda caiu . Incrível , quebrou por torção , como se estivesse torcendo o eixo na ponta e no local do rolamento ficasse fixo .

    Meu ENGESA tem pneus 33" x 12,5" x 15" , e o eixo é o original DANA 44 que não é FLUTUANTE , ( palavra mágica ) para quem anda com 33" ou mais .

    RESUMINDO : Fui salvo pelas mãos de DEUS , pois havia acabado de sair da BR e entrar na cidade , estava a 40km/h , e costumo sempre a andar em vel. cruzeiro de 120/130 km/h .

    Moral da estória : TODOS AQUELES QUE USAM PNEUS 33" OU MAIS NOS SEUS VEÍCULOS , SUGIRO COLOCAR EIXOS "FLUTUANTES" , para que não passe por este dissabor , se ísto ocorresse em velocidade alta , SERIA FATAL .


    QUE "DEUS" TAMBEM AMPARE A TODOS VCS DAQUI DO FORUM , CONTINUO VIVO E A CADA DIA MAIS CRENTE EM "DEUS" .
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Pedro
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    58
    Posts
    294
    Agradecimentos: 0
    Mais um que teve sorte...como foi o meu caso.
    Antes de investir em qualquer acessório p/ viatura, recomendo
    instalar o flutuante...é de vital importancia para a segurança, sua e de outros.
    Deixa p/ por inclinometro e outros badulaques em outra hora...

  • #3
    Gulherme,

    Realmente você teve muita sorte!
    Quando comprei meu Engesa para reformar, o primeiro "investimento" foi o kit flutuante traseiro, inclusive acredito ter sido o primeiro a montar o kit da Ensimec em Engesa, pois tive que esperar o Franco tirar do "forno".
    Concordo plenamente com o Pedro. A minha vida e da minha família não tem preço.


    betooliveira

  • #4
    Usuário Avatar de gnecchi
    Entrada
    12/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    2,583
    Agradecimentos: 0
    Guilherme,

    Tb ando chutado com a viatura e já sabia dessa ocorrência com o Pedro, portanto tb decidi investir nos semi-eixos flutuantes !! Não podemos dizer que é um investimento barato, mas como trata-se de segurança não adianta adiar muito.

    Se vc estiver com a grana curta para encarar os flutuantes nesse momento, os semi-eixos que estavam no Predator, estão bons........ não quiz entrar para a estatística como vc e o Pedro.


    []'s
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

  • #5
    Tenho um colega que tem um Engesa Jor dânia (fase 3) que
    capotou o jipe a uns 100 Km/h la em MG perto de Aiuruoca
    pois sua roda traseira esquerda fugiu, ultrapassando-o...

    Ele se salvou pela coluna do carro da capota de fibra reforçada
    e do parabrisa... Detalhe, ele e a namorada. (ambos com cinto de segurança)

    Eu vi o carro moiido, por Deus mesmo...

    Agora sim ele comprou um eixo flutuante! Colocou mais um santo
    antorio interno, etc.

    Detalhe, é que recomendavamos p/ ele comprar o flutuante,
    mas como não queria gastar...

    Teve que aprender na pratica né...

    Abraços

  • #6
    Usuário Avatar de rodrigo camper
    Entrada
    29/01/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    671
    Agradecimentos: 0
    Que susto!! em meu camarada. Por acaso a ponta quebrou perto do rolamento onde os mecâ dão aquele pingo de solda? E v/c usava solta para auxiliar a trava de rolamento no seu Jipe?

  • #7
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
    Entrada
    27/05/2003
    Local
    Bebedouro/SP
    Idade
    41
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0
    Putz!!
    Vou trocar logo os meus tbém!! Estou correndo alto risco....
    Viajo 300km p/ semana de estrada (100-120 km/h), fora a cidade... e ainda c/ pneus 35"
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #8
    Usuário Avatar de gnecchi
    Entrada
    12/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    2,583
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Angelo T. P. Ver Post
    Putz!!
    Vou trocar logo os meus tbém!! Estou correndo alto risco....
    Viajo 300km p/ semana de estrada (100-120 km/h), fora a cidade... e ainda c/ pneus 35"
    Angelo,

    Com 35" sem flutuantes, na minha opinião........ é inconcebível em nossas viaturas, pois o risco é muito grande de dar merda

    Tomara que vc consiga trocar logo seus atuais semi-eixos.


    []'s
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

  • #9
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
    Entrada
    27/05/2003
    Local
    Bebedouro/SP
    Idade
    41
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0
    Fala Marcos!
    Realmente o risco é grande.
    Faz 5 anos que tenho meu Engesa e sempre usei 35", acho que ja estou arriscando demais.. Sempre faço manutenção e contando c/ o histórico dele nunca ter dado problema, acho q acabei deixando de lado essa questao de segurança...
    Mas claro que isso nao é desculpa q se arrume.. Vou aproveitar o tempo de seca e parar ele pra trocar isso..
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #10
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    RODRIGO CAMPER

    No meu caso , o eixo quebrou praticamente em cima do rolamento , e não foi usado nenhuma solda , foi montado tudo certinho como manda o figurino .

    Amigo RODRIGO , como já falei , por incrível que possa parecer o eixo "quebrou" se assim posso dizer , mas o certo , é que ele torceu como vc estivesse torcendo uma toalha de banho , e em cima do rolamento quebrou deixando até um fio de metal , como se o eixo estivesse ficado liquefeito .

    Acredito eu que o rolamento foi travando devagar , esquetando o eixo até destemperar o aço , aí , o aço amolecido foi torcendo até quebrar .

    CARO ANGELO T.P.

    Sugiro que vc faça um SACRIFÍCIO , mesmo que seje grande para trocar o mais rápido possível , pq o que ocorreu comigo , não é comum acontecer sempre , o mais provável é quebrar com velocidade mias alta , aí já viu né .

    Nós normalmente nunca acreditamos que estas coisas possam acontecer conosco , que ísto só acontece com os outros , mas esta não é a realidade da vida . ÍSTO PODE ACONTECER COM QQUER UM E A QQUER HORA .

    Mas graças a DEUS estou vivo e inteiro e ESPERO E TORÇO para que ísto náo acontessa com ninguem .

    Mais uma vez agradeço a todos pelo apoio e pelo alerta que vcs já deram , e espero em ter ajudado a vcs que tem 33" ou maior a trocar seus eixos o mais breve possível . POR FALTA DE AVISO DAQUI DE VCS DO FÓRUM NÃO FOI .

    []ÇÃO A TODOS

  • #11
    Usuário Avatar de rodrigo camper
    Entrada
    29/01/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    671
    Agradecimentos: 0
    Puta merda,vou ter que mexer no dinheiro do ar condicionado.

    Valeu Guilherme.

  • #12
    Usuário Avatar de franzlana
    Entrada
    14/05/2005
    Local
    Matozinhos/MG
    Idade
    56
    Posts
    628
    Agradecimentos: 2
    Caros Colegas.
    Sempre ouví estórias sobre os semi-eixos de CJ5, C10, D20, F1000, que se quebram ou soltam "liberando" a roda do carro, independente do tamanho dos pneus. Entretanto em todos os casos que pude verificar o que causou a falha foi o rolamento que chegou ao fim de vida, não foi feita manutenção preventiva, ele travou ou quebrou o colar interno e se soltou do eixo e então o eixo quebra e sai ou simplesmente sai. Um semi - eixo não irá partir instantaneamente a não ser por tranco (comum em veículos que trabalham pesados como camihões e caminhonetes) ou por impácto muito forte. O normal é que se o semi-eixo partiu ele tenha na região da fratura uma zona escura, oxidada, indicando que havia uma trinca antiga, que progrediu até a fratura. Se ocorre este tipo de fratura então pode ter havido uma intervenção de troca de rolamento onde se usou maçarico ou solda, alterando as características físicas e metalurgicas do eixo, que trincou e quebrou posteriormente, ou pode realmente ter havido uma fadiga por excesso de esforço que gerou uma trinca e depois a fratura. Entretanto, uma fratura instantânea no semi-eixo não ocorrerá em função de tamanho de pneu, ou seja, ela começou a longa data e progrediu até quebrar. Este fim de semana estarei realizando preventiva no eixo trazeiro do meu F III, calçado com 33" x 12,5 R15 a mais de dois anos, onde vou verificar rolamentos e fazer ensaio de líquido penetrante nos semi-eixos. Após esta intervenção escreverei aquí o que encontrei.
    Abraços a todos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade