Franz,
Explique melhor sobre o tal líquido penetrante que tenho interesse sobre.
Abraço
Versão Imprimível
Franz,
Explique melhor sobre o tal líquido penetrante que tenho interesse sobre.
Abraço
Carlos, isso é um detector/revelador de trincas, sempre usamos pra verificar possíveis trincas em cabeçotes de motor.
Não dá a mesma precisão de um magnaflux... mas ajuda.
[]'s
Ah tá!
Esse spray que se usa em cabeçotes eu sei qual é.
Pensei que fosse um específico para eixos.
Valeu mestre Elmer!
É... aconteceu comigo, estava a 20km/h numa lombada... o semi-eixo traseiro esquerdo quebrou próximo ao rolamento e lá se foi a roda. Uso pneus 33" há uns 6 anos.
Mas parecia que havia uma trinca antiga e que naquele momento partiu por completo. A sensação é horrível e recomendo a todos instalar um kit flutuante.
[]'s juntando as moedinhas...
Olá Guilherme....
É muito importante esse tipo de comentário, com certeza está ajudando muita gente, inclusive eu.....
Acabo de comprar um Engesa FI, digo, acabo mesmo, comprei a 1 mês, meu sonho sempre foi esse, agora que tive condições me dei isso de presente.....
A questão é: Sou totalmente leigo no assunto, ainda não sei nada, fiquei preocupado com essa questão do eixo, gostaria de saber como identifico se o eixo do meu Engesa é flutuante ou não !?!? Será que pode me ajudar ?
Um grande abraço,
Adolfo Garner
www.acampivale.com.br
Adolfinho até onde sei engesa não saiu de fabrica com flutuante.
Pra ter certeza basta vc olhar se onde a roda trazeira vai parafusada tem um centro parecido com o da dianteira e no lugar da roda livre tem uma tampa parafusada.
[]'s
Vlw.................pela explicação. pq acabei de comprar os bf 33x12,5x15 com as rodas mangels 10, e não achei tão pesada para o eixo, mas devido ao tamanho fiquei na duvida, qdo li o tópico, mas agora estou mais tranquilo......vlw mesmo...
Obrigado.................:cool:
Galera ... vou dar meu pitaco por aqui ...
Como o Franz ,tenho um F 3 tb , estou usando 31" , mais pra parar de trocar rolamentos , ja rodei muiiiito com esses 31" e os rolamentos diant. , que eu mais trocava , ainda vão longe ... se os eixos originais eram tão ruins seriam trocados antes de fechar a Engesa , e pelo q sei todos usam o mesmo eixo tras. Dana 44 , então não deve ser tão ruim assim ... agora o Franz falou uma coisa bem óbvia , será que esses eixos ja não estavam com muita fadiga antes de o novo dono começar a fazer uma manutenção correta ??
abs ...
FRANZLANA
Acho que fui bem claro na minha exposição , mas vai lá de novo : O meu eixo não partiu , e sim torceu até separar em dois pedaços , não tinha trinca anterior , pois o mesmo torceu por inteiro ,ísto é , em sua secção total , nunca vi coisa parecida , e nem o mecanico de 40 anos de profissão , a única coisa que observei , foi que antes de partir , a uns 100 metros antes , observei que dava a impressão que estava com pneu furado , ísto é : ficou variando um pouco a direção como se estivesse querendo desgovernar , assim que dobrei na esquina , plaft , foi pro chão . Não ficou sinal nenhum de trinca previa , pois onde dividiu , o aspecto é de que o eixo derreteu em redemoinho . Não houve impacto e sim torção .
Como já disse , acredito que no local do rolamento foi prendendo o eixo aos poucos áté a ruptura por torção .
ADOLFINHO
O ELMER explicou como verificar se o eixo é flutuante ou não .
Edu,
Tb concordo que fazendo as manutenções preventivas em nossas viaturas a probabilidade de ocorrer uma quebra de um semi-eixo diminiu bastante.
O problema é que quando estamos fazendo uma trilha abusamos da resistência das nossas viaturas, pois na hora do "vamo vê" esquecemos que o ideal é poupar os semi-eixos e não dar trancos e sentar o pé desnessariamente.
Já estourei os 2 semi dianteiros.... o alongado em trilha, o curto até hoje não sei como, mas provavelmente foi em função de travar o rolamento (que por sinal era novo).
Com os traseiros nunca tive problemas e ainda estão intactos, mas decidi trocar antes de fazer parte da estatística, pois estou usando BF 33"x12,5x15 e nossas viatruras foram projetadas para rodar com 750x16. Sendo assim é compreensível que as visturas militares EE4 não tinham o mesmo índice de quebra de semi-eixos do que os atuais engeseiros que estão usando sapatos maiores do que os especificados originalmente. Para poupar o desgaste dos semi-eixos, rolamentos, buchas etc.. deveríamos fazer o que vc fez no passado: migrar dos 33" para os 31", ficando desta forma com um conjunto mais próximo do projeto original.
O fato de estar atualmente com semi flutuantes não vai mudar em nada as manutenções preventivas que sempre fiz no Predator, entretanto caso haja uma ocorrência de quebra dos atuais semi flutuantes, estarei mantendo a segurança da família, pois a turminha sempre me acompanha em viagens e nas trilhas mais tranqüilas.
Tudo isso para concluir que o Guilhermeabreu está correto em sua recomendação: Pneus 33" ou maiores devem ter semi-eixos flutuantes !!!
[]'s
Faço minhas as palavras do Sir Gnecchi.
[ ]'s
REAFIRMANDO
Mais uma contraprova do que eu já falei com relação a nescessidade de colocar eixo flutante em jipes com pneus 33" ou maiores .
Ha +- 2 meses atras tive o dissabor de ter o eixo trazeiro quebrado , o ENGESA ficou 1 mes esperando chegar o novo eixo e adaptar o disco , pois tem disco na trazeira .
EU DEVERIA NESTE TEMPO , MANDAR CORRIGIR O OUTRO LADO ; " MAS O CERTO É QUE DEVERIA TROCAR O ROLAMENTO DO OUTRO LADO INDEPENDENTE DO SEU ESTADO " , pois se de um lado o rolamento travou e causou a quebra da bengala , era de se esperar que a vida útil do rolamento do outro lado estaria prestes a acabar tb , digo TRAVAR tb .
Logo : nesta semana , indo trabalhar na mesma cidade próxima que da outra vez quebrou a bengala , O ROLAMENTO DO OUTRO LADO danificou , ficou querendo tb travar o eixo , FEZ COM QUE O ANEL que prende na bengala para que a mesma não saia ( O ANEL PASSEOU NA BENGALA ), fazendo com que a bengala saísse , MAS A BENGALA NÃO SAIU pq eu tenho FREIO A DISCO NA TRAZEIRA , aí o disco ficou forçando a pinça para fora , gastou a pastilha , E EU COMECEI A ESCUTAR aquele barulho clássico de pastilha gasta , ou seja ferro no ferro , arranhou o disco , mas houve tempo de eu perceber e verificar o que aconteceu , e FOI EXATAMENTE ÍSTO QUE ACONTECEU .
RESUMINDO :
Reafirmando o CONSELHO E RECOMENDAÇÃO de colocar EIXO FLUTUANTE QDO SE COLOCA PNEUS 33" OU MAIORES no seu carro .
Caso vc não tenha condições de colocar R$$$$$$$$$$ , QDO OBSERVAR QQUER barulho e/ou em manutenções periódicas OBSERVAR DESGASTE EM UM ROLAMENTO DO EIXO TRAZEIRO , " FAVOR TROCAR O ROLAMENTO DO OUTRO LADO TB " mesmo que ele NÃO APRESENTE DESGASTE E/OU FOLGA .
FICA BEM MAIS BARATO DO QUE O VALOR DA SUA "VIDA" .
OUTRA OBS :
Voce não podendo colocar EIXO FLUTUANTE , além destas dicas dadas , O FREIO TRAZEIRO A DISCO evita que a bengala saia e PROVOQUE UM ACIDENTE de graves proporções , como foi no meu caso de agora .
E a colocação de freio a disco na trazeira não fica tão caro assim não .