Postado originalmente por Bombinha
Gerson
Se apenas alterar a altura dos coxins da carroceria não há problema algum, o meu Engesa 88-F1 usinei 10 calços de nylon com 150mm (15cm), e continuei com os coxins originais e Pneus 33”, e esta muito bom pois o curso da suspensão aumentou muito e parou de pegar nos pára-lamas.
Com relação a estabilidade não mudou muita coisa, com certeza no inicio sente-se um certo receio, mas não uso meu Engesa para descer a Rodovia Anchieta a 110Km/h... hehehe.
Se for alterar a altura da suspensão não há vantagem, pois não altera o vão livre do seu Engesa (só é possível alterando medidas de Pneu/Rodas), força o caster e ainda é limitado no quanto pode se erguer.
Uma maneira simples de se provar que realmente o esforço no caster é aumentado quando se calça a suspensão (Engesa, Troller e outros que não usam feixe de molas), é lembrar de Pitágoras (Trigonometria).
Quando se calça as molas e se aumenta amortecedores é como se estivesse alterando o cumprimento do cateto oposto de um triângulo, por conseqüência os braços da suspensão que pode ser interpretado como a hipotenusa do triangulo não altera seu comprimento, o angulo entre o cateto adjacente(linha imaginária entre o ponto de apoio da suspensão ao chassis) e oposto que deveria se de 90o(reto) se altera assim forçando todo o sistema da suspensão.
Caso seja de interesse de alguém, é possível se representar Graficamente e Matematicamente.
[]’s