x
Convex Datacenter
Página 1 de 29 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 348
  • #1
    Usuário Avatar de R-Mendes
    Entrada
    08/11/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    44
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2

    Talking Engesa - O sonho do primeiro carro.




    Olá galera. Sou novato na comunidade.

    Bem, após alguns anos sonhando como algo relativamente 'longínquo', passei alguns dias pensando em tornar esse sonho realidade. Desde que me interesso por jipe, conhecendo um aqui, outro ali, um Bandeirante, depois um Javali, JPX... Até me ver de frente com um Engesa. Descobri que ele é brasileiro puro sangue e desde então prometi que seria o primeiro carro que teria. E como promessa não se quebra, assim será. Infelizmente não tenho grana pra bancar a vista e estou de idéia juntar alguns poucos meses uma grana, entrar num consórcio e dar um lance pra já tirar ele. Enfim... Sei que jipe não é tão confortável quanto um carro, mas isso é secundário. Então vou utilizar esse tópico pra tirar todas as dúvidas relacionadas ao carro e a consórcio, caso alguém tenha alguma experiência.

    Dúvida 1: pretendo fazer um consórcio de R$ 20000,00, por aí. Compro algo razoável com esse valor?

    Agradeço a atenção da comunidade.

  • #2
    Colega, talvez com um pouquinho mais, algo em torno de R$ 25.000,00 vc consegue um ENGESA melhor. Abaixo disso vc até acha, mas terá que fazer alguma coisa, como funilaria, ou arrumar o banco, ou fazer a pintura, ou mexer no motor, etc.

    Mas se não der, compre com o que tem na mão e depois vc vai arrumando o danado. O meu eu já estou com ele há 2 anos e ainda não deixei do jeito que eu quero. E o legal é isso, vc vai deixando o jipe com a sua cara, sem pressa.

    Enquanto isso , vc vai curtindo. Detalhe: se o seu futuro jipe tiver pneu grande, o 33`por exemplo, é fundamental ter direção hidráulica. Do contrário vc fica com dor no braço ao manobrá-lo. Uma DH fica algo em torno de R$ 1.000,00 entre mão-de-obra e material. Reserve então esta grana, se for o caso.

    Petri
    F I " mula "

  • #3
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
    Entrada
    27/05/2003
    Local
    Bebedouro/SP
    Idade
    41
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0
    Mendes
    eu tenho meu Engesa ha 4 anos ja, uso no dia-a-dia, viajo, faço trilhas, passeios etc.
    Lógico que nao é como um carro comum, mas não tenho do que reclamar quanto ao conforto, ja tive 2 Willys e nem se compara eheh
    Além de ser um jipe robusto e bonito ao mesmo tempo, de manutenção fácil, as vezes do tipo faça vc mesmo.
    Com certeza se vc comprar um vai ter seu fim de semana ocuapdo sempre, ou fazendo trilha, ou mexendo nele hehe
    Boa sorte amigo!! e fique a vontade para perguntar!
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Angelo T. P. Ver Post
    Mendes
    eu tenho meu Engesa ha 4 anos ja, uso no dia-a-dia, viajo, faço trilhas, passeios etc.
    Lógico que nao é como um carro comum, mas não tenho do que reclamar quanto ao conforto, ja tive 2 Willys e nem se compara eheh
    Além de ser um jipe robusto e bonito ao mesmo tempo, de manutenção fácil, as vezes do tipo faça vc mesmo.
    Com certeza se vc comprar um vai ter seu fim de semana ocuapdo sempre, ou fazendo trilha, ou mexendo nele hehe
    Boa sorte amigo!! e fique a vontade para perguntar!
    Caro amigo!

    Concordo plenamente com o Angelo, não é um carro comum, é melhor do que qualquer carro!

    Onde vou na minha cidade, todos perguntão sobre ele; na rua sempre é observado.

    O conforto pode ser conseguido por vc, acostumando-se com ele.

    Quando as demais palavras do Angelo, faço-as minha.

    Abraços.

    Kim.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    KIM

    A dir. hidr. não fica por R$1.000,00 colocada não , pelo ao menos aqui em CAMPOS -RJ., tem um desmanche de opala aqui que vende a dir. hidr. completa po R$250,00 ,e a mão de obra não é tão cara porque é igual a original do ENGESA , logo o mecanico não deve cobrar mais do que R$250,00 para colocar , saindo colocada por R$500,00 no total , MUITO BARATO PELO conforto que nos dá , não acha?

    R- MENDES

    Concordo PLENAMENTE com o ANGELO e o KIM , qdo fala que vale a pena comprar o ENGESA dentro de suas posses .

    O meu por exemplo , comprei num leilão por R$ 5.000,00 , fui fazendo , fazendo , fazendo do meu gosto e em 1 ano gastei mais R$ 30.000,00 sem sentir , ainda não terminei , mas mesmo eu fazendo aos poucos deu para ir usando , e é só alegria .

    O meu eu uso para tudo , trabalhar e lazer , ELE se comporta como um automóvel BEM MACIO no asfalto , e BRAVO , ROBUSTO , CONFORTÁVEL , MACIO E CONFIANTE na lama , trilha , costeleta de vaca, terra batida , QUE SÃO SEUS LUGARES PREDILETOS .

    E olha que sou supeito de falar pq tenho um , mas já tive um TOYOTA BANDEIRANTE que gostei muito , mas não chega aos pés do ENGESA a nível de conforto e agilidade na lama . O TOYOTA BANDEIRANTE é muito resistente , confiável , mas é um pato na lama , por ter um motor muito pesado , a não ser os mais novos com motor japones , o 14 B .

    Os WILLYS , sem comentários , são muito valentes , mas sem espaço e muito duros , DESCULPE AOS AFICCIONADOS POR ELES . Para mim eles os CJs , desempenharam um papel IMPORTANTÍSSIMO nos OFF-ROADs , mas para mim , não compraria um .
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de R-Mendes
    Entrada
    08/11/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    44
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Novos amigos, agradeço a atenção de vocês e espero não estar sendo chato com perguntas que poderia encontrar no fórum, mas algumas estão desatualizadas, preços e leis mudam, então vou continuar, ok? Vou comentar as perguntas individualmente, de forma que a pessoa que respondeu possa se situar, o que não quer dizer que não podem comentar as respostas de outros (devem!!! ).

    Marcos Petri:

    É, também acho que quando mais caro, melhor, mas realmente pra mim fica pesado. R$ 20.000,00 já vai ser um sacrificiosinho, não quero dar um pulo maior que as pernas (mesmo elas sendo grandes). Mas acho que seria melhor eu pagar R$ 18.000,00 e gastar esses R$ 7.000,00 em coisas que eu gostaria do que comprar um de R$ 25.000,00 e ter que trocar o que está bom mas não é do meu gosto. Ou estou errado? Não sei, eu sou por fora, talvez esteja dizendo besteira. Me corrijam se estiver errado!


    Angelo:

    Pois é cara, o que me faz optar por Engesa é a paixão por jipes (mesmo que nunca tive um e só pilotei um Javali, vulgo 'trator com portas'), mas, acima de tudo, o design do jipe, que é relativamente simples, robusto e sem firulas. Lembro até hoje quando tava buscando informações e descobri o 'Engesa'. Putza... Foi paixão a primeira vista. E desde então, é um sonho a realizar. Agora você me diz que a manutenção á fácil, e bem mais confortável que a maioria dos outros. Já são ótimos pontos a favor. Sobre trilha, provavelmente não farei tão cedo. Dizem que detona com o bixo, né?


    Kim:

    Então você e o Ângelo estão de acordo? Beleza, porque também estou. No caso eu posso adicionar detalhes no carro que o deixam mais confortáveis, não? Por exemplo, um banco bom, de couro e tal, capota de fibra, vedação térmica, ar condicionado... Isso é com o tempo.


    Guilherme:

    Cara, ótimo que tá todo mundo concordando. Agora somos eu, você, o Ângelo e o Kim. Também pensei em adquirir em leilão (um primo me indicou), mas acho que pra montar sai mais caro que comprar um pronto, né? Meu pai tem uma pick-up Bandeirante, traçada, reduzida, o negócio todo dos 4x4... Ela é muito dura, utiliza eixo de molas nas 4. E muito instável. Tem motor Mercedez, 4 marchas, lerda que só ela. Obviamente não é carro pra correr, mas que é dura é.


    Então, outras dúvidas:

    Meu plano para conquistar o mund... Digo, comprar um jipe, é adquirir um com motor a álcool e com o tempo substituir por um a diesel. Penso no WMW 2.5 (ou 2.8), que algumas F1000 utilizavam. De todas as caminhonetes que já pilotei, foi a que mais achava legal. Até a F250 6cc Diesel não tinha o efeito do turbocompressor tão evidente quanto essa. Dava pra sentir o carro esticar quando o ponteiro do turbo rodava. Posso utilizar esse motor no Engesa? Há alguma opção mais viável? Novamente agradeço por antecipação a ajuda do pessoal.

  • #7
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
    Entrada
    27/05/2003
    Local
    Bebedouro/SP
    Idade
    41
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0
    R-Mendes,
    depois que vc comprar um Engesa, nao vai querer só rodar no asfalto com ele, vc vai querer ver o que o bichao faz na terra ehehhe
    Quanto as trilhas, elas podem detonar o jipe sim, MAS para mim vai o braço do piloto também. Podem até achar que estou mentindo, mas de todas as trilhas que fiz, nunca voltei rebocado, tanto de Engesa quanto de Willys. Exceto uma vez num RAID em que quebrei minha cx de transferencia, mas foi ai foi braço mesmo hehe Fora isso sempre voltei numa boa pra casa, e no dia seguinte ja tava indo trabalhar com ele
    Tem gente q vai pra trilha e nao ta nem ai, senta o pau no carro, ai quebra, mas as vezes um pouco de paciencia na trilha ajuda o bolso tbém hehehe
    Quando comprei meu Engesa ele ja estava +ou - como queria, motor diesel, guincho, capota de fibra. etc etc, mas ai fui montando outras coisas pra ele ficar do meu gosto. É só ter paciencia, que vc vai montando e vai ver que sempre tem alguma coisa nova pra fazer nele, e de vez em qdo ver que ja são 11hs da noite de um sabado e vc ainda estar la mexendo nele
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #8
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Éééééééé....

    Depois que vc comprar, vai ver que vício gostoso que é

    Só vai ser complicado a disputa com a patroa, que quase sempre dispara:

    "Vai mexer de novo?";
    "Tem mais tempo pro Jipe do que para mim!";
    "Vai mexer de novo?";
    "Temos que ir de Jipe?";
    "Vai mexer de novo?";
    "É para ele tem R$R$R$, e eu?";
    "Vai mexer de novo?".

    Uso o meu no dia a dia, que compreende um sítio a 58km de casa, sendo que já tiva proposta de compra, mais faltou coragem para venda.

    O meu Jipe é o único exemplar na região, e muitos o olham e perguntam se é um Javali, aí eu conto toda a história da Engesa, e tudo mais.

    Na verdade, é uma paixão, e é gostoso ficar mexendo nas hoiras de folga, não existe nada mais gratificante quando se chega ao resultado final.

    Abraços.

    Kim.

  • #9
    Usuário Avatar de R-Mendes
    Entrada
    08/11/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    44
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Angelo:

    Realmente, deixar de andar na terra não vou, pois prefiro pistas de chão do que asfalto. Mas digamos que sou adepto do 'rally', pistas de terra sem grandes depressões, velocidades mais altas. Já vi alguns vídeos de trilha e... Caramba, sem condissões. Aquilo ali é pra quem tem grana sobrando. Neguinho entrava com tudo no meio de um buraco cheio de lama e ficava encalhado, com o parachoque dianteiro encostado no pneu.


    Kim:

    Bem cara, digamos que de mecânica eu não entenda muita coisa (pra não dizer muuuuuuuito pouco), mas de eletrônica e a parte visual do carro sim. Trabalho com plotagem e antes mesmo de começar a juntar a grana já estava pensando no que ia colocar de adesivo pra personalizar o bixo. Além disso, vou fazer um painel ao meu gosto, utilizando LEDs, interruptores de instrumentos, fundos diferentes para os manômetros e tal. Vamos ver o que vai dar né...


    Outra dúvida: além da dúvida do motor que ainda não responderam, existe capota de fibra pro FII? Há como transformar um FI em FII? O que costuma ser feito?

  • #10
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por R-Mendes Ver Post
    Angelo:

    Realmente, deixar de andar na terra não vou, pois prefiro pistas de chão do que asfalto. Mas digamos que sou adepto do 'rally', pistas de terra sem grandes depressões, velocidades mais altas. Já vi alguns vídeos de trilha e... Caramba, sem condissões. Aquilo ali é pra quem tem grana sobrando. Neguinho entrava com tudo no meio de um buraco cheio de lama e ficava encalhado, com o parachoque dianteiro encostado no pneu.


    Kim:

    Bem cara, digamos que de mecânica eu não entenda muita coisa (pra não dizer muuuuuuuito pouco), mas de eletrônica e a parte visual do carro sim. Trabalho com plotagem e antes mesmo de começar a juntar a grana já estava pensando no que ia colocar de adesivo pra personalizar o bixo. Além disso, vou fazer um painel ao meu gosto, utilizando LEDs, interruptores de instrumentos, fundos diferentes para os manômetros e tal. Vamos ver o que vai dar né...


    Outra dúvida: além da dúvida do motor que ainda não responderam, existe capota de fibra pro FII? Há como transformar um FI em FII? O que costuma ser feito?

    R-MENDES

    O motor ideal seria o MWM 2.8 TURBO COM INTERCOOLER das S-10 , FRONTIER E TROLLER , e não das F-1000 , pode tb usar o Q-20B OU O MAXION S4T , que são mais pesados e muito confiáveis .

    Existe sim capota de fibra para o F-2 , e tb pode transformar um F-1 em F-2 , mas o custo não compensa , é melhor vc comprar o F-2 direto , pois vc não comprou nenhum ainda não é ?

  • #11
    Usuário Avatar de R-Mendes
    Entrada
    08/11/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    44
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Guilherme:

    Ha, ha, ha... Não, ainda não comprei não. Achei engraçado porque você deve ter pensando 'ih, e se o cara já fez a besteira achando que sairia mais em conta transformar um FI em FII?'. Mas ainda estou com planos futuros. Estava lendo toda a epopéia do usuário 'Cassiolm' antes de comprar um Engesa. Achei muito legal, me imaginei na história. Vi que o pessoal deu como dica pesquisar muito antes de comprar pra poder escolher bem. Então nesse tempo em que vou angareando fundos, vou ler tudo o que se dizer nesse fórum sobre Engesas. Sobre o motor, o MWM 2.5 (ou 2.8, não sei ao certo) de algumas F1000 não é bom? Meu pai já teve D10, D20, A20, F1000, F250, Toyota Bandeirante e apesar de que tudo o que ele tem ele diz que é melhor que os outros, sempre tocou no assunto que MWM é a melhor marca de motor diesel. E lembro bem dessa F1000, pois o motor era dessa marca e quando você acelerava e o turbo funcionava... Cara, dava pra sentir funcionando. Mas isso é coisa pro futuro. O ideal é que eu pense primeiramente na compra. E como você numa paulada só sanou mais 2 dúvidas, lá vai a próxima:

    Digamos que eu consiga um bom jipe, mas com o problema de não ter capota de fibra, e sim de lona. Nesse caso, posso tratá-lo da mesma forma que um carro 'fechado'? Porque capota de lona não tem porta, não tem janela. Ter tem, mas é só puxar que abre. Nesse caso, tem problema de roubarem?

  • #12
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    R-MENDES

    Como já falei anteriormente , as F-1000 ,nunca vieram com motor MWM 2.5 e nem 2.8 , e sim o MWM série 229 de 5.9 de 6 cilindros .

    Os MWM , são realmente muito bons , e os MAXIONs , não são ruins não , antigamente que eram ruins , mas não era MAXION não , eram PERQUINs , que a MAXION comprou e melhorou muito , e depois a MAXION foi vendida para a INTERNATIONAL ENGINERS , assim tb como a MWM .

    E não é só seu pai que é assim não , meu irmão tb é assim , TODO CARRO QUE ELE TEM NO MOMENTO É O MELHOR CARRO DO MUNDO . Mas ele não fica com nenhum deles , ACHO EU , é para ele achar que ele fez um bom negócio ao comprar o mesmo , e se sentir feliz .
    Tem gente que fica feliz qdo elas enganam a sí mesmo . è uma maneira bem fácil de se viver feliz , mas nós temos que respeitar esse modo de ser dessas pessoas , É SÓ NÃO VALORIZAR MUITO AS INFORMAÇÕES DESSAS PESSOAS , pois podem passar informações erroneas .

    E como vc mesmo disse , o jipe aberto fica bem mais fácil dos meliantes roubarem o que tem dentro e do próprio jipe , A OPORTUNIDADE FAZ O LADRÃO , assim diz um ditado muito antigo .
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade