x
Convex Datacenter
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 95
  • #25
    Usuário Avatar de Marcus Chiattoni
    Entrada
    23/05/2006
    Idade
    53
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0



    Desculpem usar o tópico e muito obrigado pelas dicas, aliás fui correndo olhar as pastilhas trazeiras pois já rodei mais de 4.000 Km e p/ minha surpresa as pastilhas ainda estão novas. Coloquei uma válvula equalizadora de 30 bar p/ trazeira e as rodas arrastam quando freio muito forte, senão a freada é suave. Realmente não testei com o jipe carregado mas vou exitar muito antes de mexer nos freios novamente, é encrenca certa.Fico pensando que para usar discos ventilados com essas pinças, é necessário esmerilhar as pinças e diminuir a espessura das pastilhas para entrar no disco e usando discos maciços elas couberam certinho. Os meu pneus são BF 33 mud.
    Pergunta: Os discos da Band cabem certinho na dianteira com eixo Dana 44 e a furação é a mesma?
    4X4 Brasil

  • #26
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    CARO MARCUS

    Qdo citei em colocar disco ventilado da BAND na traseira , não é para colocar as pinças suas e sim para colocar pinças da BAND , e NO CASO DE VC USAR O DISCO MACIÇO COMO O SEU , SERIA PARA TROCAR POR PINÇAS MAIORES COMO AS DO OPALA , SANTANA , não seria para usar suas pinças no disco ventilado da BAND não pois elas realmente não cabem .

    Mas se vc utilizar seu ENGESA de levinho , freando pouco , as suas pastilhas traseiras irão durar mais , mas NO MEU CASO em que ando forte e faço trilhas , estas pastilhas duraram muito pouco , POR ÍSTO QUE EU TROQUEI . E no seu caso , se vc optar em deixar como esta , SUGIRO A VC QUE TODAS AS VEZES QUE FIZER TRILHAS COM LAMA AO CHEGAR EM CASA , CONFERIR O ESTADO DAS PASTILHAS , pq comigo , por duas vezes que fiz trilhas e andei em lama , acabaram as pastilhas novas nestas duas vezes , e na primeira vez , cheguei a acabar com o disco pq NUNCA IRIA PENSAR QUE A PASTILHA TIVESSE ACABADO POIS ESTAVAM ZERO ANTES DA TRILHA .

    Os discos da BAND ventilado que eu coloquei na frente coube certinho na dianteira do meu ENGESA com o eixo DANA 30 original do ENGESA , só tive que fazer uma placa de aço de 12 mm de espessura para fazer a fixação das pinças originais da BAND , não soldei nada , tudo parafusado, tenho fotos desta placa aqui no forum , este conjunto da BAND EU RECOMENDO PARA A DIANTERIA DO ENGESA é acabar definitivamente com a deficiencia do freio do ENGESA , só tem um detalhe , que é : caso vc use rodas de liga leve aro 15" terá que desbastar um pouco as pinças por cima para elas não roçarem na roda , caso vc use rodas de aço 15" não terá problema , ou rodas de liga leve de 16" .

    Qquer dúvida é só gritar .

    ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

  • #27
    Usuário Avatar de Marcus Chiattoni
    Entrada
    23/05/2006
    Idade
    53
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Obrigado! Creio que minhas dúvidas quanto ao freio acabaram. Vou pensar no assunto novamente caso resolva mexer nos freios.
    Abraço

  • #28
    Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
    Entrada
    27/04/2008
    Local
    vitoria/ES
    Idade
    48
    Posts
    414
    Agradecimentos: 0
    Galera to tentando melhorar os freios da camper, depois de ler muitas ideias pensei na cnfiguração abaixo:
    Pinça da S10
    Disco ventilado da D20
    bomba de freio da band
    hidrovacuo do gol (por falta de espaço)
    ate agora com exeção do hidrovacuo é tudo novo e o freio continua ruim, ele ta meio borrachudo pedal baixo a trazeira ainda é original

    alguem ja passou por esse problema, pode me dar uma ajuda?

  • #29
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    RODRIGO

    No seu caso que esta com pinças de S-10 , disco da D-20 e BOMBA DE VÁCUO DA BAND , esta CORRETÍSSIMO , o problema não esta aí .

    Este HIDROVÁCUO DO GOL é que esta ERRADO , dê uma olhada no hidrovácuo da BAND mais nova , tem um diametro bem pequeno , acho que é do tamanho do HIDROVÁCUO DO GOL , se for do mesmo tamanho , sugiro a vc trocar o do GOL pelo da BAND .

    Com ísto a sua frente estará 100% CORRETA , sem problema de ESTAR SUBDIMENCIONADO .

    Se persitir o problema , troca o sistema traseiro , FAÇA IGUAL AO DIANTEIRO , só vai ter o problema da traseira arrastar primeiro como o meu ESTAVA e que foi solucionado como já falei com vc , VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE .

    Ou então usar o disco dianteiro original da CAMPER com a pinça do OPALA OU SANTANA , mas neste caso como no acima , FICARÁ SEM FEIO DE MÃO , mas o freio ficará 100% show .

    Vc ainda vai andar no meu ENGESA , e é com muito ORGULHO QUE DIGO QUE O FREIO DO MEU ENGESA NÃO PERDE PARA NENHUM 4X4 NOVO DE HOJE , " É COM CERTEZA MELHOR DO QUE QQUER UM " , lógico que comparando com os 4x4 NOVOS que não tem ABS .

    Na minha opinião tirando o motor MWM 2.8 que tenho , O FREIO DO MEU ENGESA É SEM SOMBRAS DE DÚVIDA A MELHOR COISA QUE TEM NELE , OU SEJA É O PONTO ALTO DELE .

    Só andando nele para ver e sentir o que é um freio ESPETACULAR , deixando a minha modéstia de lado LÓGICO .

    ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

  • #30
    Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    460
    Agradecimentos: 0

    corroborando com o amigo Doctor...

    só pra colocar mais lenha nessa fogueira de informações, vou apenas relatar um FATO.
    depois de ver e ouvir várias adaptações e preparações no sistema de freio das campers, um amigo decidiu partir para a substituição da cuica e ciindro mestre originais pelo Kit da S10... parecia algo complicado de fazer, mas bastou uma desbastada na caixa de paralama e mexer na fixação da atual cuica para encaixar no suporte original e HEURÉCA!!!
    O carro em questão é uma Camper, 2 portas, Maxion S4t, penus 33 pol. MUD, erguida e +/- 5cm e com o freio original.
    Posso garantir que o cara não tem o pé leve, usa o carro TODOS os dias e viaja pra Minas sempre, segundo o próprio "não precisa mexer em mais nada..."


    Abraçones

    Ralado

    PS: e olha que eu já ouvi e vi muitas adaptações de freio em camper e engesa.

  • #31
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1

    Cubo refurado

    Marcus será que esse serviço foi feito na mesma oficina que fez estes das fotos??
    Pelo seu relato parece que sim...



    Citação Postado originalmente por Marcus Chiattoni Ver Post
    Oi pessoal!
    Gostaria de colaborar com minha experiência quanto aos freios do Engesa.
    Primeiro descobri que os cubos de roda e freios originais são imcompatíveis com eixo dianteiro DANA44.
    Após 4 meses de oficina e longa espera pelas peças encomendadas, além de muita pesquisa na internet, acabei trocando quase todo sistema de freios do meu, pois quando freava a direção quase saía das minhas mãos. Achava que eram os discos empenados, pois já comprei assim, então resolvi desmontar e a minha surpresa...
    Os cubos eram de rural refurados para seis parafusos e com soldas na parte posterior para refôrço-uma gambiarra raramente vista;
    Os discos igualmente de rural, refurados e as pinças de kombi
    Na traseira havia discos de F-1000 com pinças de Kadett, suporte das pinças de 4mm, completamente tortos, as pinças tinham sido esmerilhadas para entrar no disco e mesmo assim ainda pegavam no disco, inutilizando o mesmo. Não sei como freava!! Ainda por cima de tudo, os parafusos e porcas de roda eram de bitolas diferentes na dianteira e traseira-Ufa!

    Pois bem! Coloquei os cubos originais na dianteira com rolamentos Timkem, deu certinho com eixo DANA 44, os discos maciços com as mesmas dimensões do disco da rural, com furação exata e suportes de pinça da SBD e pinças de Kombi novinhas;
    Na traseira, utilizei pinças novas do Corsa=Kadett, fixadas com suportes novos de 12 mm aparafusados na ponta do eixo, junto com a fixação dos rolamentos, redutor de pressão de 30 bar e com os discos maciços originais que seriam para dianteira mas não pude usar devido pouca altura do chapéu do disco e que caiu como uma luva na traseira, além de trocar os dois semi-eixos traseiros com rolamentos e tudo.
    Resultado: agora freio com suavidade e eficiência e como sou exigente e perfeccionista considerei bom o resultado mas não fiquei completamente satisfeito pois quando freio forte a uma velocidade razoável as rodas traseiras tendem a travarem.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -rolamento-quase-acabou.jpg   -cubo-ref..jpg   -cubo-refurado.jpg  

  • #32
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Guilherme, bom dia!

    Você poderia me ajudar com as dúvidas abaixo?

    Se eu adaptar os discos da D20 com pinça da S10 na dianteira da Camper haverá a necessidade de fazer algum suporte ou algum desbaste para encaixar esta pinça no suporte original que já existe nela?

    Na sua opinião qual é a configuração ideal de freio para Camper na dianteira e na traseira?

    Qual é o hidrovacuo e cilindro mestre mais indicado?

    Abraços,

    Rub

  • #33
    Usuário Avatar de gnecchi
    Entrada
    12/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    2,583
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Guilherme, bom dia!

    Você poderia me ajudar com as dúvidas abaixo?

    Se eu adaptar os discos da D20 com pinça da S10 na dianteira da Camper haverá a necessidade de fazer algum suporte ou algum desbaste para encaixar esta pinça no suporte original que já existe nela?

    Na sua opinião qual é a configuração ideal de freio para Camper na dianteira e na traseira?

    Qual é o hidrovacuo e cilindro mestre mais indicado?

    Abraços,

    Rub
    Rub,

    Assim como o Ralado acho que vc deveria começar e melhoria dos freios com a instalação do hidrovávuo da Blazer/S10, pois já uma bela diferença.

    Eu já usei hidrovávuo de F1000 e D20, mas nenhum se compara com o da Blazer (que é o meu atual).

    No meu caso além do hidrovácuo estou com freios de Band na dianteira (completo) e Disco da SBD com as pinças da Kombi (pinças originalmente da dianteira) no eixo traseiro. Nessa configuração o freio fico excelente , mas independente de qualquer coisa avalio que o hidrovácuo é a prioridade.


    []s palpiteiros
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

  • #34
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Rub!

    No meu álbum de fotos (assinatura), tem o passo-a-passo do disco da D20 com pinça da S10.

    Baita trabalho!

    abraços.

    Kim.

  • #35
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Marcos,

    Qual cilindro mestre que você está utilizando?
    Para adapatar as pinças da Band deverá ser feito algum suporte/soldas ou limar as pinças para a adaptação? Ou é simplesmente tira uma e instala a outra?

    A Camper está com o aro 15 será que a nova pinça não irá pegar na roda?

    Abs,

    Rub

  • #36
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    AMIGO RUB

    Colocando o disco da D-20 com pinças da S-10 , ficará ótimo , e REALMENTE TEM QUE FAZER A ADAPTAÇÃO DO SUPORTE DA PINÇA , como o KIM fez , no tópico dele tem todo passso a passo deste procedimento .

    O poder de frenagem deste conjunto comparando ao conjunto da BAND é o mesmo , pois a pinça da BAND é do mesmo tamanho da S-10 , SÓ QUE A DA S-10 TEM A BOCA DO DISCO MAIS LARGA pois o disco da D-20 é mais largo e de diametro menor .

    Como no meu caso e do GNECCHI temos discos e pinças da BAND , neste caso foi preciso somente FAZER UMA PLACA DE AÇO DE +- 12mm COM 4 FURAÇÕES , DUAS FURAÇÕES PARA FIXAR ELA NO MUNHÃO NO LOCAL ORIGINAL E 2 FURAÇÕES PARA FIXAR AS PINÇAS DA BAND , neste nosso caso só tem um incoveniente , que é de usar rodas de liga aro 15" , no meu caso eu tive que desbastar um pouco as pinças por cima com uma esmerilhadeira e fica um espaço de apenas 2mm da roda , mas fiz ísto qdo tive uma BAND e agora no ENGESA , não tive nenhum problema .

    É por ísto que recomendo mais o disco da D-20 compinças da S-10 pq o disco da D-20 tem diametro menor e sobra mais espaço entre a pinça e a roda de liga sem precisar de desbastar as pinças .

    ÍSTO TUDO NA DIANTEIRA

    AGORA PRA TRASEIRA

    Eu recomendo o que eu fiz :

    Coloquei disco e pinças da BAND tb , só que no meu caso , como eu coloquei a T-CASE da BAND posso colocar o freio de mão no cardã .

    E no seu caso , se vc não tiver T-CASE da BAND vai ficar sem freio de mão .

    No caso do GNECCHI ficou muito bom tb com o disco original dianteiro na traseira e pinças do KADETT , eu tb JÁ TIVE COM ESTE CONJUNTO , FREIA MUITO BEM , MAS RETIREI POR SÓ UM MOTIVO : NO MEU CASO AS PASTILHAS DE FREIO DO KADETT SÓ AGUENTARAM UMA TRILHA , SÓ POR ÍSTO , achei muita coicidencia , daí coloquei pastilhas novas e andei durante 3 meses sem problema eu ficando de olho , QDO FIZ OUTRA TRILHA , QDO CHEGUEI EM CASA AS PASTILHAS TINHAM ACABADO .

    Daí desistí das pinças do KADETT , pensei em colocar pinças maiores como as dos OPALAS que tem dois pistões e baratinho no ferro velho , mas ficaria sem freio de mão tb , mas como tenho a T-CASE da BAND , resolví colocar o conjunto novo da BAND TB na traseira e não tenho NENHUM ARREPÉNDIMENTO E RECOMENDO , só fiquei comoutro problema que já foi resolvido que era arrastar as rodas traseiras primeiro do que as da frente , PROBLEMA RESOLVIDO COM A COLOCAÇÃO DE VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE , TENHO 3 NO MEU ENGESA , e hoje é só roçar o pé no pedal de freio co m peso de 100gr que o BICHÃO abaixa a frente travando as 4 rodas juntos .

    ESTE É O ESQUEMA DE MELHOR EFICIENCIA QUE VÍ ATÉ HOJE E RECOMENDO , sem falar que é tudo original BAND sem gambiarra para reposição de peças caso seja nescessário um dia

    O HIDROVÁCUO tb coloquei da BAND assim como o cilindro mestre , mas o GNECCHI deu o relato dele que o HIDROVÁCUO da BLASER foi o que ele achou que TEVE A MELHOR EFICIENCIA , tb neste caso é uma boa opção .

    FAZENDO ÍSTO RUB , NUNCA MAIS VC TERÁ PROBLEMA DE " INEFICUIENCIA DE FREIO " EM SUA CAMPER .

    BOA SORTE NA EMPREITADA

    ABRAÇÃO , qquer dúvida estamos aí .
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade