Quer dizer que não tem pra onde correr né!

Tá parecendo que a melhor opção é procurar um Engesa a gasolina/alcool, bem conservado e depois transformar para diesel - pq tem mais oferta destes jipes e continuar de olho em um diesel tb.
Sei lá a coisa tá complicada.

Infelizmente não tenho os 48k pra comprar um Envesa.

Regis,
A tua opção é boa e talvez fosse mesmo o mais lógico para mim, mas como o Luiz Claudio falou é mesmo questão de gosto e acho também de paixão. Esses carros maiores e mesmo vários 4x4 atuais me dão a sensação de carros de familia, são carros grandes, modernos e cheios de luxo. Queria alguma coisa mais esportiva, um pouco mais rústica. O proprio Samurai canvas com os devidos acessorios eu acho bem bacaninha. 8)
O Engesa é um caso a parte - acho que junta um pouco de tudo. Ele tem bem um gosto de jipe, é imponente e o F1 principalmente é curtinho e bem esportivo. Além disso tem poucos rodando e tem uma história bem brasileira.

Outro dia passei perto de onde me disseram ter sido a fabrica da Engesa. A Engesa como empresa não vingou mas foi um sonho que poderia ter vingado. Aqui tb tem a Embraer, outro fenomeno brasileiro.
Nesse sentido até a Troller é admirável mas em termos de design sou mais o Engesa mesmo.
Não sei até que ponto vai ser um carro prático no dia a dia mas estou bem consciente dos pontos negativos e espero não me arrepender.
Só pra finalizar acho que o jipe em geral é bem personalizável, e ele fica com a cara do sonho do dono (no caso do azul que tava no Ibira semana passada era mais um pesadelo

Mas enfim, essa é só a minha opinião.