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Hybrid View

  • #1

    Motor Maxion HSD 2.5




    Colegas, já li muita coisa aqui sobre o motor MWM sprinter 2.8, e também sobre o Q20B. Pergunta, e esse MAXION HSD 2.5, qual é a ficha do danado ?
    Me disseram que é o motor do furgão SPRINTER da Mercedez , ou ainda do LAND ROVER e de algumas caminhonetes RANGER. É isso mesmo ?

    A adaptação num fase I é fácil ? O MWM já sei que é quase plug-and-play, já este daí daria uma boa adaptação ?

    Achei esse Maxion por R$ 6.000,00, usado mas em bom estado, completo com turbina, mas sem o alternador e sem a embreagem. Outra pergunta, depois de instalado o bicho bebe muito ?

    O Q20B, pelo que postaram aqui é muito bom, robusto, de peça fácil e barata, mas tem muito torque e seu volante é muito pesado. Meu amigo que tem uma CAMPER reclama dele pois já estourou ponta de eixo e até já entortou cardã. Já outro amigo tem este motor , mas é num JAVALI, ou seja num jipe que mais parece um trator tratando-se de robustez.

    Ou seja, gostaria de colocar um MWM para deixar o meu jipe mais rápido dentre outras coisas, mas tô achando o preço muito salgado, daí tentar outra alternativa, quem sabe este MAXION.

    E desde já agradeço as explicações, os conselhos e os palpites.

    Petri F I "mula"

  • #2
    Usuário Avatar de Eliseu
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    25/07/2005
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    Marcos,
    não sei como este seu amigo conseguiu quebrar ponta de eixo e cardâ, mas é muito pouco provável ser por causa do Q20. Mais provável ser mau uso, pois no meu Engesa era o S4T, sucessor daquele, com mais potência, e eu exagerei algumas vezes e nunca aconteceu coisa semelhante. Quanto ao motor Maxion HSD 2.5, acredito que vai ficar fraco, pois é de alta rotação, com a potência lá em cima e não é estas coisas de potência. Trabalho com LRover 110, por isto posso dizer isso. Se fosse um motor bom, a S10 e a Ranger não teriam trocado por MWM. Mas por 8/9K vc acha um MWM 2.8 completo. Vai ficar excelente, mas para trilha ainda acho o Maxio S4T melhor. Abraços enlameados!

  • #3
    Usuário
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    Marcos;

    Eu tenho uma engesa com esse motor. O que te digo é o seguinte: O valor do motor não é tão alto, é silencioso e econômico.
    Não quebra o restante do conjunto por ser de menor potencia / torque cerca de 95/105 cv.
    Eu gosto do motor, tem muita ranger, s10, sprinter, land rodando com esse motor, claro que alguns veiculos foram substituidos por 2.8, mas é uma questão de evolução das montadoras.
    No meu caso conto com um cambio eaton e reduzida toyota. A vantagem é que fiquei com a relação de dif original e o desempenho ficou igual das ranger / s10, dá pra fazer as contas e verificar isso.
    Ando na cidade sem nenhum problema.
    Os motores q20b / e a familia s4 tem um torque absurdo, mas são pesados demais e por todo esse torque podem danificar algumas peças, principalmente a transferência.
    Claro que tudo depende como se vai andar também, mas eu te digo, não tenho muito que reclamar dessa mecânica.
    Fica aqui meus palpites!!!
    Abraço

  • #4
    Usuário Avatar de Angelo T. P.
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    É isso ai Marcos Petri,
    condordo com o que nosso amigo Andre falou.
    Tenho ele no meu Engesa e NUNCA deu um problema sequer até hj. Faço sempre as trocas de filtro e óleo nunca deixando passar do tempo.
    Eu rodo em média 400 a 500km por semana, juntando estrada + cidade e alguns fds faço trilhas e sempre volto com ele inteiro.
    O consumo na estrada fica em torno de 11,5 a 12km/l (viajando a 100km/h) e na cidade 9,5 a 10km/l.
    Nao tenho do que reclamar.
    Abraços!
    Angelo T. P.
    Engesa AVALANCHE TDi 86

  • #5
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Minha opinião: pelo preço de um HSD eu compraria um Maxion S4T plus.
    Aí sim um baita motor! (meu sonho atual)

  • #6
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Talking

    Pessoal, tenho o conjunto motor e cambio da Ranger 2002 no CJ5, mesmo no maxion 2.5 L existem algumas diferenças, as Ranger tem um torque de 29 kgfm a 1700 rpm e potência de 115 cv a 3800 rpm como gráfico anexo (a título comparativo GM 6cc tem entre 27 kgfm e 31 kgfm a 2500 rpm), nas s10 e demais veículos que usam este motor tanto o torque quanto a potencia são menores variando torque entre 22 e 27 kgfm e potência de 95 a 105 cv, é um motor relativamente leve em se tratando de diesel, completo pesa 250 kg.

    O problema maior é que o motor é sobre alimentado e enquanto a turbina não entra ele não tem força, a diferença é que como se trata de um motor diesel a "inercia" é maior e para alcançar giro ele demora mais que um gasolina, um GM 6 cc a 800 rpm já parte de um torque entre 19 e 28 kgfm enquanto o maxion ficaria com alguma coisa em torno dos 12 kgfm.

    No meu CJ5 tenho pneus 35" e relação 9x44, sabendo das limitações quando vou vencer um aclive em 4x2 ou 4x4 high partindo do zero, dou uma acelerada para vencer a inércia da turbina (que é pequena e enche bem rápido) a partir daí engato e piso fundo, já com a redução ligada não é necessário nenhum procedimento.

    No meu caso, como fiz um intercooler superdimensionado exageradamente grande (3x o original da ranger) devo ter prejudicado um pouco este tempo de resposta pois o volume a comprimir saindo da turbina até chegar no coletor aumentou bastante. Lembro que quando tinha este motor sem intercoolar e com pneus 31" ele era bem mais esperto mesmo em aclives em 4x2 não precisava dar uma acelerada para tirar a inércia da turbina.

    Quanto a comparação com o S4T+, são motores de categoria diferente pois este tem 4.1L, e pesa completo 350 kg, na Rural tenho S4T com intercooler tb exagerado, e testei ela com os pneus 35", o bixo é ignorante, o torque do S4 é muito grande pois ele tem a versão aspirada (que equipava a GM silverado) e portanto já é um motor de alto torque de partida independente da turbina, já parte a 800 rpm de um torque de 28 kgfm e pode chegar na versão plus até 47 kgfm a apenas 1600 rpm.

    No caso de um engesa o maxion 2.5 L deve ficar bom, pois a primeira do do 240V é bem curta e deve suprir a falta inicial de torque do motor deixando imperceptível, acredito que o comportamento fique bem próximo de um GM 6 cc, se trocar a tcase por uma com redução aí então não tem nem o que se discutir.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Motor Maxion HSD 2.5-grafico_25l.gif  

  • #7
    Usuário Avatar de lucciano amaral
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    Varginha MG/MG
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    NA minha rural estou acabando de colocar um maxion hsd 2.5 com cambio da f1000 1997, ah intercolada de fabrica , nos primeiros teste ficou showwww
    Rural 1965 4x4 diesel maxion hsd f1000 1997 turbo intercoole
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=39444

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