x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário
    Entrada
    15/12/2004
    Idade
    57
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0

    freio de mão para freio a disco




    Olá pessoal! Alguem tem alguma sugestão, tenho um Engesa, que tem freio a disco nas 4 rodas e não tem freio de mão, inclusive não tem nem o local da alavanca no assoalho. O que devo fazer?

    Obrigado
    Edmilson

  • #2

    Thumbs up Freio

    Amigo,

    estou no mesmo problema, meu freio trazeiro é o do Kadett, me passaram a ideia de colocar os cabos de freio de mao do Troller , de uma pesquisada pode ser uma ideia, assim que terminar o meu freio te aviso

    abs

  • #3
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Citação Postado originalmente por Edmilson
    ... tenho um Engesa, que tem freio a disco nas 4 rodas e não tem freio de mão, inclusive não tem nem o local da alavanca no assoalho. O que devo fazer?...
    Olá, Edmilson!
    Estou montando o meu Engesa, e tenho o mesmo problema. Mas, meu jipe vai usar caixa de transferência Jeep. Então, tanto posso instalar o velho sistema de panelinha, original dos Jeep´s, quando adaptar um disco de freio+pinça Kadett. As duas soluções, ficam na saída da caixa de transferência. Por enquanto estou inclinado a adotar disco e pinça.
    Mas só vou enfrentar este problema, mais prá frente, pois ainda estou montando os conjuntos todos no chassis. Depois virá a adaptação do freio de mão. Haja tempo e paciência.

    Abraço
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #4
    Usuário
    Entrada
    15/12/2004
    Idade
    57
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0

    freio de mão

    Já resolvi o problema, coloquei uma válvula ao lado do banco do motorista (tipo uma torneira com uma alavanca de abrir e fechar) a valvula e ligada no cano de freio. Para acionar é só pisar no freio e fechar a valvula, com isto ela não deixa retornar o óleo para o burrinho mestre e as rodas ficam travadas. Foi uma solução bem simples e fácil de fazer.

  • #5
    Edmilson,

    Este seu sistema é simples e funcional, mas tem um inconveniente. Quando o fluido de freio esquenta ele dilata, sendo assim... Quando vc usar este sistema após usar o jipe por algum período, o fluido vai estar quente (dilatado), quando o mesmo esfriar ele vai voltar ao normal, podendo fazer com que o freio se solte.

    Perante a lei este sistema não é valido como freio de mão (isso para vistoria), a lei fala que o freio de mão tem que ter ligação mecânica.

    Para ter ligação mecânica em freio de mão com carros com freio a disco na traseira, é só usar pinça traseira do Kadet, Golf, Tempra e outros carros que originalmente tem freio a disco na traseira.

    Para ligar esta pinça a alavanca é fácil, basta usar uma alavanca central (chevett, por exemplo), ou de pé (ranger), a parte do cabo é fácil tb, pois pode usar o cabo original do carro de qual foi tirada as pinças (se usar pinça de Kadet use o cabo do mesmo).

    [ ]´s

  • #6
    Usuário
    Entrada
    15/12/2004
    Idade
    57
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0

    freio de mão

    Vc tem toda razão, mais é que as minhas pinças tras. do meu Engesa não tem lugar para colocar o cabo e teria que troca-las, por isso eu fiz dessa maneira e ficarei atento qdo usar o jipe por algum periodo.

    Obrigado pela dica

  • #7
    Edmilson,

    Seu sistema é legal... O importante é saber das limitações dele... Agora que sabe é só tomar cuidado.

    [ ]´s

  • #8
    Usuário Avatar de rodrigo camper
    Entrada
    29/01/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    671
    Agradecimentos: 0

    Talking

    Com experiência própria posso dizer o seguinte.
    Uso este sistema da Brek diske com pinça de Kadett e cabos de Opala não sei dizer o ano,Más afirmo que e inéficiente para freio estacionário porque não da conta do recado, em uma descida máis ingreme eu tenho que engatar a 1º, certa vez poxei o freio com tanta força que partiu o cabo.Acho que um sistema no cardan como o da Toyota ou Jeep e mais éficas.

    Vai fussando ai, depois v/c nós fala como ficou...

  • #9
    Usuário
    Entrada
    03/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    73
    Posts
    351
    Agradecimentos: 0

    Smile Freio de mão a disco

    Vi em CJ5 um tipo de freio de mão a disco,ficou muito bome funciona, quero ver se ainda faço isto no meu. Isto aqui em Porto Alegre vendem e tb em Tramandai Não sei onde é Fabricado mais em alguma Loja deve nos informar.Sera que não daria para adaptar em um destes modelos Engesa. Um Abraço a Todos espero poder ter ajudado

  • #10
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1

    Talking

    All, existem kits americanos que se adaptam aos CJ's, estes kits tem um disco para ser adaptado no cardãn um sistema similar a antiga panela no cardãn.

    Certa vez, quando havia o encontro no ibirapuera de quintas feiras, vi um CJ preto com este sistema.

    Na Rural, instalei 2 sistemas, pinças e panela no cardãn.

    No CJ o esquema de panela no cardãn.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -e-brake-kit1.jpg   -e-brake-kit2.jpg  
    Imagens Anexas -e-brake-kit.jpg 

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73
      Última resposta: 29/05/2008, 19:05

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade