Pessoal, finalmente terminei a recuperação do meu FI. Começou em novembro passado e agora finalmente... Vão algumas fotos dele antes, durante e agora. Abraços!
Alex,
Sou de S Maria. Vc deve ter conhecido o Engesa. Era do Bondan (Bondan Veículos), de Farroupilha. Sofreu um revitalização completa, e não parece mais em nada com o que eu comprei.
Marcos,
Aqui vai a ficha dele:
- Motor Maxxion S4T;
- Caixa original 240V;
- $ freio a disco;
- Redutora (CTM) da Bandeirante;
- Pneu BF 33 novinho 500 km rodados (coloquei 21/04 no Uruguai);
- Rodas Mangels;
- Capota Envemo;
- Bancos Omega na dianteira;
- Banco F1000 na traseira(para 2);
- Ar condicionado;
- Direção Hidráulica;
- Guincho Warn 9000i;
- Calços na carroceria da cabine do Scania(+ ou - 12 cm);
- Farol milha 100W(par);
- Bagageiro teto;
- Snorquel;
- Amortecedor MB 1113;
- Frigobar;
- 2 baterias;
- Bloqueio 75% (otimizado para 90%);
- Diferencial Dana 44 diant e tras;
- Relação 13x47;
- Engate para reboque;
- Cinta de reboque 5m para 8 ton;
O serviço foi feito por mim e o dono de uma oficina de chapeamento e pintura. Foi feito oseguinte serviço:
- Desmontagem geral (tudo);
- Troca de assoalho dint e tras;
- Pintura geral;
- Pintura do chassis;
- Colocação de canaletas no teto(acima das portas);
Total: R$ 1.000,00
Feito fora, por terceiros:
- Confecção de capô do motor novo: R$ 480,00;
- Revisão do radiador: R$ 80,00
- Revisão do A/C: R$ 650,00
- Recuperação das rodas: R$ 180,00
- Colocação de pneus novos: R$ 1.700,00
- Colocação de som: R$ 280,00
- Forração anti-térmica e ruídos(teto, laterais, frente e túnel): R$ 580,00;
- Colocação de cinto retrátil: R$ 160,00
Feito por oficina mecanica especializada:
- Revisão da caixa de marchas c/troca de sincronizados: R$ 650,00
- Revisão da CTM: R$ 150,00
Ufa, acho que era isso. Levou 4 meses (Nov/05 a Fev/06).
Aurelio, o seguinte:
É um esquema que o pessoal daqui faz tempo que usa. Coloca-se mais uma arruela (cônica) espaçadora entre as satélite e a carcaça(no sistema de tração positiva, da F 1000, por exemplo). Assim, esta fica limitada no deslizar, ocasionando o aumento do bloqueio. Não deverá ser utilizado na tração traseira, sob pena do uso constante(nas ruas) ocasionar danos ao conjunto diferencial.Como exemplo para chegar aos aprox. 90%, se colocarmos 2 arruelas a mais(além da que vai normalmente) obteremos o bloqueio 100% do conjunto de satélites e planetárias, não permitindo a variação da rotação entre a roda dir e esq. portanto 100%. Usando 1 arruela a mais, fica bem limitado, quase não ocorrendo a variação de rotação. Por isso calculo entre 85 e 95%. Somente recomendo o uso na dianteira, a qual somente é usada em off-road, portanto, eventualmente. Mas volto a repetir, ocasiona desgaste prematuro, quando usado normalmente. É usado na região por muitos offroaders que usam o jeep somente para trilhas, transportando ele em cima de carreta. Posso garantir que funciona, pois ao erguer as duas rodas diant. a variação de rotação entre elas, qdo vc segura uma e gira outra, é bem difícil, quase não ocorrendo. Se vc usar 2 arruelas além da normal, vc travará o sistema por completo. Funciona a tal ponto, que tem pessoal colocando em gaiolas, com caixa VW, mas porém quase não conseguindo fazer curvas. Espero ter ajudado. Abraços!