x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário
    Entrada
    14/06/2018
    Local
    Carapicuíba/SP
    Idade
    50
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Cool Ajuda com meu primeiro Engesa F1 - Várias dúvidas.




    Bom dia amigos...

    Apesar de ser novo nos posts do fórum, eu já tive outros 4x4 (um willys 60 e um Jota)....

    Recentemente acabei de comprar um Engesa F1 por oportunidade e comecei a reforma.

    Como eu não conheço quase nada de Engesa, restaram varias dúvidas sobre algumas peças do carro:

    Por exemplo:
    O cilindro/trava de ignição: de que carro é?? o desse carro está quebrado e pretendo deixa-lo original;
    O meu carro tem cubo de 5 furos na dianteira e de 6 na traseira. Acredito que 6 seja o correto, mas se for isso, de qual veículo será o diferencial ou as pontas de eixo do meu carro??? (no lugar de munhões no diferencial existem cruzetas). Procede?

    Se alguem puder me ajudar, agradeço....

    Um abraço a todos e boas trilhas..... !!!

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,353
    Agradecimento: 1
    Opa Veiodojeep!

    Poste algumas fotos de sua viatura, principalmente as partes que está com duvidas.

    O Engesa,originalmente as rodas são seis furos, bem como usa D30 na dianteira com munhão aberto e cruzetas.

    Geralmente, os engesas que ainda são originais, intercambiam peças GM da época, como o miolo da chaves, parece ser da C10, porém, verifique o miolo dos fuscas

    Sempre que possível, poste fotos para apreciarmos.

    Abraços.

    Kim.

  • #3
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Possivelmente o seu Engesa teve o eixo dianteiro trocado pelo da Rural, que tem 5 furos. Isso cria um problema em relação ao estepe, porque teria que ter dois. A melhor solução é adaptar mangas de eixo e cubos dianteiros de Toyota Bandeirante que além de mais resistente, padroniza as rodas em 6 furos.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    14/06/2018
    Local
    Carapicuíba/SP
    Idade
    50
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Boa Noite Kim e Walter...
    Antecipadamente já peço desculpas pelo tempo longo entre a postagem das minhas duvidas e essa resposta. Vocês me responderam rapidamente e eu dei uma desaparecida da frente dos computadores...kkkk mas agora estou de volta....
    Estou tirando algumas fotos e vou postar, mas já vou avaliar cada uma dessas possibilidades levantadas por vocês e em breve posto as confirmações.
    Aproveito para postar mais uma dúvida: o meu Engesa é um F1 originalmente a Alcool. Penso isso tanto pelo documento quanto pelo ano do carro, 85/86, pro alcool tava forte... Infelizmente no tanque estava com gasosa e funciona com muito excesso. Tenho pessoas em SP para olhar o carburador que ja nao é original, mas queria saber se da para saber se pelas numerações em alto relevo do bloco da pra saber se é originalmente alcool ou gasosa... Ja vi que o numero de serie do motor não bate com o documento, o que indica que meus 3 fios de cabelo cairão em breve....

    Outra coisa... Em um outro topico vi colegas postando e agradecendo informações sobre manuais de 4x4 disponibilizados e como enho muita literatura digital em PDF também em papel da Suzuki, gostaria de saber qual o caminho para disponibilizar isso na faixa para o colegas. Pergunto pois nção tenho muito tempo livre e se houver alguém com interesse e tempo livre passo o material para alguém de confiança que o disponibilize na faixa como deve ser.

    Agradeço a todos e nessa semana posto fotos da maquina e do andamento das dicas que vocês já me deram...

    Um abraço a todos e boas semana....

    Mauricio.....

  • #5
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Tem um padrão antigo da GM em que os motores a alcool eram pintados de amarelo e os a gasolina de azul ou verde, mas muitos motores foram modificados de alcool para gasolina e vice-versa. Alguns trocavam pistões, outros mexiam no cabeçote, etc.
    Vc disse que o numero do motor não bate. Isso significa que ainda não transferiu o documento, pois essa divergencia impede a aprovação na vistoria de transferencia.
    Antes de começar a gastar mexendo na mecânica, é recomendável acertar a documentação. A primeira coisa é levar o numero do motor a um despachante para consultar se ele está em ordem para ser cadastrado no seu documento. Caso o numero esteja cadastrado em outro veiculo, não conseguirá regularizar e precisará de outro motor (ou bloco de motor). Por isso não adianta mexer nele agora.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/06/2018
    Local
    Carapicuíba/SP
    Idade
    50
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Tem um padrão antigo da GM em que os motores a alcool eram pintados de amarelo e os a gasolina de azul ou verde, mas muitos motores foram modificados de alcool para gasolina e vice-versa. Alguns trocavam pistões, outros mexiam no cabeçote, etc.
    Vc disse que o numero do motor não bate. Isso significa que ainda não transferiu o documento, pois essa divergencia impede a aprovação na vistoria de transferencia.
    Antes de começar a gastar mexendo na mecânica, é recomendável acertar a documentação. A primeira coisa é levar o numero do motor a um despachante para consultar se ele está em ordem para ser cadastrado no seu documento. Caso o numero esteja cadastrado em outro veiculo, não conseguirá regularizar e precisará de outro motor (ou bloco de motor). Por isso não adianta mexer nele agora.
    Boa dia a, Walter... Eu estava passando o carro na frente dos bois....kkkk consulto a história do motor hoje. E aí decido pra que lado vou. De repente eu nem conseguiria. Legalizar esse sem um bloco ou motor com origem....
    Abraço a todos e obrigado....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ajuda de quem conhece-Primeiro 4x4 !!!Duvidas
      Por LeonardoTR4-01 no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 1
      Última resposta: 04/08/2017, 19:08
    2. Respostas: 18
      Última resposta: 11/07/2012, 19:23
    3. Várias dúvidas!?!?!?
      Por Eduardo Lopes no fórum Land Rover
      Respostas: 2
      Última resposta: 15/11/2011, 23:22
    4. Respostas: 3
      Última resposta: 18/04/2007, 23:29

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade