x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/03/2006
    Idade
    62
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0

    Ruído da alavanca de tração




    Prezados,

    Alguém tem idéia de como eliminar o barulhinho infernal da alavanca da tração do Engesa/Camper (quando a mesma não está acionada)? No meu caso, ela começava a fazer barulho por volta dos 90/100 km/h, mas agora, depois de uma tentativa de revisar a alavanca, piorou: começa já nos 30/40 km/h...

    Obrigado!

    Renato
    Camper 1990

  • #2
    O meu engesa também tem esse barulho .
    Colocando a mão na alavanca o barulho para .

    Mas convivo com este barulho a dois anos e digo que ele incomoda bastante .

    Mas não tem maiores consequencias a nivel de provocar algum defeito mais grave .

    De qualquer modo eu também gostaria de alguma sugestão para se resolver o problema .

    Danilo

  • #3
    Usuário Avatar de Robinson
    Entrada
    27/09/2005
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    59
    Posts
    175
    Agradecimentos: 0
    Eu coloquei uma arruela de pressão mais nova e o barulho diminuiu bastante. Agora o barulho fica maior quando chego em 90 ou 100Km/h.
    Andando a 80 consigo até conversar
    Eu pensei em fazer uma espécie de coxim pra isolar a alavanca, mas acho que vai dar muito trabalho

    Abraços,

    Robinson
    Engesa F1

  • #4
    Usuário
    Entrada
    12/03/2006
    Idade
    62
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Danilo, também convivo com esse problema há quase dois anos e não é agradável mesmo, ainda mais quando se usa o jipe para o dia-a-dia, viagens frequentes e às vezes bem longas, como é o meu caso. Também já recorri à "técnica" de segurar a alavanca quando está trepidando demais (principalmente em descida com velocidade mais alta na estrada) mas é inviável por mais de alguns minutos (fico com a sensação de que meu braço estava em uma britadeira!).

    Robinson: beleza, vou verificar essa possibilidade da arruela de pressão. A alavanca de minha Camper estava com folga, foi para a retífica, mas não deu resultado - ao contrário, piorou. Estou quase tentando voltar à folga anterior. Talvez fazendo errado dê certo!

    Obrigado e abraços

    Renato

  • #5
    Antes de não resolver o problema usei provisoriamente um elástico do banco até a alavanca e o barulho parou...
    Aí o Robinson (sim, aquele ali de cima que por acaso é meu pai ) colocou a benvinda arruela de pressão

    Alguem aí usa manta asfáltica??

    Abraços

  • #6
    Pode usar uma mola tracionando a alavanca lateralmente, por baixo do assoalho, conforme desenho:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -mola-da-alavanca_158.jpg  

  • #7
    Usuário Avatar de Robinson
    Entrada
    27/09/2005
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    59
    Posts
    175
    Agradecimentos: 0
    Renato,

    A arruela é bem fácil de tentar. Caso não dê certo, acho que uma tentativa é alargar o furo da alavanca e colocar uma borracha (mangueira) entre a alavanca e o pino de fixação. Isto deve isolar a alavanca da vibração da caixa. O difícil é encontrar uma borracha que se encaixe e que suporte o desgaste por um bom tempo.

    Um abraço,

    Robinson

  • #8
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Saudações amigos engeseiros e campeiros!

    Uma idéia bem simples e que reduz o problema da "zuada" da alavanca em 80% é a colocação de arruelas de plástico. Ou como o amigo citou anteriormente alargar o furo e colocar uma bucha, que invés de borracha pode ser de poliuretano p/ durar mais. No meu caso o que realmente me incomoda é o barulho das engrenagens de dentes retos da caixa de tranferência (F1). Mas aí só trocando as engrenagens... alguém já fez a troca? Qual foi o resultado? Vale a pena$$$$? Tem um tal de molikote (acho que é esse o nome..) espécie de aditivo que serve como paliativo. Vô colocar e ver o bicho que dá....

  • #9
    Usuário
    Entrada
    12/03/2006
    Idade
    62
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Robinson, Fernando, Pedro meu mecânico também pensou em uma bucha, mas o problema é realmente o diâmetro/encaixe no furo, além do material a ser utilizado. Mas vou tentar.

    Arnaldo: sua sugestão me parece ótima. Ainda mais com desenho e tudo. Você já tentou essa solução - e deu certo?

    Pedro: o ronco das engrenagens do Engesa/Camper é terrível também. Mas ouvi dizer que mesmo com engrenagens novas é meio loteria: se você for premiado, tem barulho de novo. Mas só ouvi dizer. Cotei certa vez as engrenagens na Rota 4x4 e achei muito caras (não me lembro direito, mas foi algo em torno de R$800,00). Também diz a lenda que o óleo da caixa de transferência da Molykote reduz bastante o ronco, mas nunca tentei.

    Abraços e obrigado

    Renato

  • #10
    Já, uso assim, não vibra mais, no meu caso são 2 alavancas.
    É só encontrar a tensão certa da mola, nem muito frouxo, nem muito tracionado
    abs

  • #11
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Pedro Rocha , o cambio de meu F3 usa a cx só pra tração diant. e ja veio original com bucha (deve ser PU) Cinza e uma trava de meia lua elastica , se essa trava cair cai a bucha e fica um barulho danado ...

    []s ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #12
    Usuário
    Entrada
    12/03/2006
    Idade
    62
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Eduardo, qual a posição desta trava elástica?

    Abraço

    Renato

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bloqueio tração - TR4
      Por MINTAO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 58
      Última resposta: 02/04/2017, 08:04

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade