x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/10/2015
    Local
    Natal/RN
    Idade
    43
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0

    Ajuda / Opinião - Engesa militar 1988




    Boa tarde pessoal,

    Me chamo Suelen e sempre tive muita vontade de ter um jipe, poderia dizer que sempre foi um sonho, desde novinha...

    Há muito tempo venho lendo sobre os mesmos e admirando algumas fotos, principalmente aqui no fórum 4x4Brasil...

    E uma amiga que conheço por volta de 1 ano, comentou comigo na segunda que iria vender 2 carros do pai dela, e para minha surpresa são 2 jipes Engesa...

    Vou resumir: O pai dela arrematou 2 jipes Engesa militar ano 1988 em um leilão do exército há pouco mais de 1 ano, porém ele faleceu no mês seguinte, e desde então os jipes estão parados. Na verdade ela me disse que ele sequer teve tempo de olhar ou mexer nos jipes, simplesmente comprou, levou de guincho para casa e ali ficou, logo em seguida ele adoeceu e faleceu.

    A intenção dela é vender os 2 de uma vez, ou a pessoa compra os 2 ou não compra nenhum. Uma pessoa a aconselhou colocar em algum leilão, pois assim seria certo a venda dos dois de uma vez e provavelmente iria receber mais do que o pai havia pago. E é isso que ela vai fazer.

    Porém ela me disse que se eu realmente quisesse, estaria disposta a me passar os dois pelo mesmo valor que o pai dela pagou na nota... (ela ficou de confirmar o valor)

    Em relação aos jipes:

    Motor eu não entendo nada rs, mas vi que tinha 4 canudinhos saindo da tampa, então deve ser um motor de 4 cilindros; (alguém saberia dizer se é gasolina ou álcool?)
    Quilometragem marcava 43.000 em um e 58.000 em outro; (por outro lado vi que o marcador era apenas para 99.999, logo poderia já ter dado a "volta" completa rs)
    Lataria muito boa;
    Pneus muito bons;
    Painel com todos os instrumentos;
    Bancos razoáveis;
    Interior/Chão sem nenhum tipo de ferrugem;
    Os 2 jipes tem uma pecinha de plastico meio redonda na parte da frente, na grade do meio perto do farol; (seria algo relacionado a guerra?);
    Os dois jipes tem suporte de galão na parte de trás;
    1 jipe com pneu estepe atrás;
    1 jipe com uma barra grossa que fica entre os bancos e um pouco para trás, mas que vai para cima, passando um pouco da estrutura do carro, que eu acredito que seja para colocar algum tipo de arma. Eu particularmente achei muito interessante e legal, mas acredito que não tenha lógica manter a mesma, por exemplo, não daria para colocar uma capota...

    Agora os problemas:

    Os 2 jipes estão sem a alavanca de câmbio, apenas com um buraco, na verdade tem 2 buracos, um ao lado do freio de mão, e na mesma reta , outro lá na frente... Isso quer dizer que precisaria no mínimo de uma caixa de transmissão?

    1 jipe tem um ferro caído na parte de baixo traseira, aparentemente caído do meio do jipe e apontando para trás, não me recordo se no outro também tinha algum ferro caído mas caído meio de lado... Pesquisando aqui no fórum, acho que poderia ser o cardã ou eixo, não sei...

    Enfim, minha ideia não é ganhar dinheiro com os jipes e sim realizar um grande sonho, minha ideia é ficar para sempre, quem sabe até passar de geração para geração rs...

    Meu sonho seria realizado com chave de ouro se fosse um jipe militar, onde acredito que não seja fácil abrir um jornal ou internet e achar com facilidade para venda...

    Minhas dúvidas:

    Quanto seria um valor pagável em cada jipe?

    Falando muito por alto, quanto eu gastaria nesses itens que mencionei?

    Eu já poderia partir para um conjunto de cambio/transmissão da Toyota Bandeirante com reduzida e futuramente colocar um motor diesel e aproveitar esse mesmo conjunto? (eu li muito sobre essa adaptação aqui no fórum rs)

    Alguém teria ideia do consumo desse motor de 4 cilindros?

    Em relação á colocar um motor a diesel, li muitas pessoas que disseram ser extremamente sofrido, por diversas questões, até mesmo uma pessoa que se voltasse no tempo jamais teria se metido nessa "aventura"... Alguém poderia falar algo sobre isso?

    OBS. Nunca fiz trilha, não conheço ninguém que já tenha feito, sequer andei em um jipe, mas chegou a hora de realizar esse sonho! Há muito tempo venho namorando o Engesa, gosto muito do estilo/designe dele, e do nada apareceu essa oportunidade...

    Minha ideia é colocar pelo menos para rodar, irei focar apenas em um e com o tempo irei fazendo os upgrades necessários para ir ficando com a minha cara...


    Bem pessoal, seria mais ou menos isso, espero que alguém possa me dar um luz na saga desse sonho! rs

    Obrigada a todos!

  • #2
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    Meu conselho e que procure um jeep club ai em natal , conversar com o pessoal e quem sabe eles te indiquem algum mecanico para fazer uma avaliação e te dar respostas mais concretas.

    Mas ja adianto que jeep são eternos legos a medida que vai mexendo , vai querendo mexer mais ... mas para quem e apaixonado minha sugestão e se resolver comprar e fazer por etapas , planejando para não gastar demais.
    Primeiro passo e arrumar um mecanico que realmente entenda para não comprar peças erradas ou desnecessarias e que não fique te enganando .
    Te indico que leia o topico do lauro:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...cabamento.html (JAVALI em reta quase final de acabamento)
    ele conta os passos do carro dele as batalhas e os anos , os mecanicos as gambiarras e atualmente uma oficina de verdade.

    Comprei uma hilux com problemas a resolver , mas minha prioridade tem sido manter ela rodando para usar no dia a dia , e devagar vou resolvendo os probleminhas.
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #3
    Usuário Avatar de Laba
    Entrada
    10/03/2008
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    44
    Posts
    234
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por SuelenRodriguez Ver Post
    Boa tarde pessoal,Me chamo Suelen e sempre tive muita vontade de ter um jipe, poderia dizer que sempre foi um sonho, desde novinha...Há muito tempo venho lendo sobre os mesmos e admirando algumas fotos, principalmente aqui no fórum 4x4Brasil...E uma amiga que conheço por volta de 1 ano, comentou comigo na segunda que iria vender 2 carros do pai dela, e para minha surpresa são 2 jipes Engesa...Vou resumir: O pai dela arrematou 2 jipes Engesa militar ano 1988 em um leilão do exército há pouco mais de 1 ano, porém ele faleceu no mês seguinte, e desde então os jipes estão parados. Na verdade ela me disse que ele sequer teve tempo de olhar ou mexer nos jipes, simplesmente comprou, levou de guincho para casa e ali ficou, logo em seguida ele adoeceu e faleceu.A intenção dela é vender os 2 de uma vez, ou a pessoa compra os 2 ou não compra nenhum. Uma pessoa a aconselhou colocar em algum leilão, pois assim seria certo a venda dos dois de uma vez e provavelmente iria receber mais do que o pai havia pago. E é isso que ela vai fazer.Porém ela me disse que se eu realmente quisesse, estaria disposta a me passar os dois pelo mesmo valor que o pai dela pagou na nota... (ela ficou de confirmar o valor)Em relação aos jipes:Motor eu não entendo nada rs, mas vi que tinha 4 canudinhos saindo da tampa, então deve ser um motor de 4 cilindros; (alguém saberia dizer se é gasolina ou álcool?)Quilometragem marcava 43.000 em um e 58.000 em outro; (por outro lado vi que o marcador era apenas para 99.999, logo poderia já ter dado a "volta" completa rs)Lataria muito boa;Pneus muito bons;Painel com todos os instrumentos;Bancos razoáveis;Interior/Chão sem nenhum tipo de ferrugem;Os 2 jipes tem uma pecinha de plastico meio redonda na parte da frente, na grade do meio perto do farol; (seria algo relacionado a guerra?);Os dois jipes tem suporte de galão na parte de trás;1 jipe com pneu estepe atrás;1 jipe com uma barra grossa que fica entre os bancos e um pouco para trás, mas que vai para cima, passando um pouco da estrutura do carro, que eu acredito que seja para colocar algum tipo de arma. Eu particularmente achei muito interessante e legal, mas acredito que não tenha lógica manter a mesma, por exemplo, não daria para colocar uma capota...Agora os problemas:Os 2 jipes estão sem a alavanca de câmbio, apenas com um buraco, na verdade tem 2 buracos, um ao lado do freio de mão, e na mesma reta , outro lá na frente... Isso quer dizer que precisaria no mínimo de uma caixa de transmissão?1 jipe tem um ferro caído na parte de baixo traseira, aparentemente caído do meio do jipe e apontando para trás, não me recordo se no outro também tinha algum ferro caído mas caído meio de lado... Pesquisando aqui no fórum, acho que poderia ser o cardã ou eixo, não sei... Enfim, minha ideia não é ganhar dinheiro com os jipes e sim realizar um grande sonho, minha ideia é ficar para sempre, quem sabe até passar de geração para geração rs...Meu sonho seria realizado com chave de ouro se fosse um jipe militar, onde acredito que não seja fácil abrir um jornal ou internet e achar com facilidade para venda...Minhas dúvidas:Quanto seria um valor pagável em cada jipe?Falando muito por alto, quanto eu gastaria nesses itens que mencionei?Eu já poderia partir para um conjunto de cambio/transmissão da Toyota Bandeirante com reduzida e futuramente colocar um motor diesel e aproveitar esse mesmo conjunto? (eu li muito sobre essa adaptação aqui no fórum rs)Alguém teria ideia do consumo desse motor de 4 cilindros?Em relação á colocar um motor a diesel, li muitas pessoas que disseram ser extremamente sofrido, por diversas questões, até mesmo uma pessoa que se voltasse no tempo jamais teria se metido nessa "aventura"... Alguém poderia falar algo sobre isso?OBS. Nunca fiz trilha, não conheço ninguém que já tenha feito, sequer andei em um jipe, mas chegou a hora de realizar esse sonho! Há muito tempo venho namorando o Engesa, gosto muito do estilo/designe dele, e do nada apareceu essa oportunidade...Minha ideia é colocar pelo menos para rodar, irei focar apenas em um e com o tempo irei fazendo os upgrades necessários para ir ficando com a minha cara...Bem pessoal, seria mais ou menos isso, espero que alguém possa me dar um luz na saga desse sonho! rsObrigada a todos!
    Tem varios originais provavelmente do mesmo leilao, mas a diesel por 24.000 todos precisando de uma reforma.Se eu fosse pegar pagaria o que ele pagou e olhe la... Nem sempre é vantagem. Qual o valor de nota? Tem fotos dos dois? Estao em Natal os dois carros? Vc tem condicoes de comprar ambos e reformar? Assim ganharia dinheiro, mas vai tempo e bons profissionais.Sem foto e sem ter ideia do que fala qualquer preço é chute.Boa sorte.
    Engesa (StormTrooper) - EE12-F2|92'
    Grand Cherokee (Nega) - ZJ|98'
    Ex: JKU/10'; JK|09'; DF90|04'; YJ|94'; T4|04'; XJ|97'; Niva|91';

  • #4
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    so mais um comentario : Não se empolgue demais , um jeep e um veiculo que não tem peças baratas , e qdo vende o veiculo não recupera o investimento.
    Mas como gosto de dizer ...como dar um preço a um filho?

    Penso que o mais importante e planejar e sempre fazer compras conscientes , ja tem bastante receita de bolo aqui no forum , acho que não tera dificuldades em desenhar seu projeto.

    Como Ja disse antes...e muito importante achar um bom mecanico com boas indicações , para evitar dor de cabeça.
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #5
    Usuário
    Entrada
    17/10/2015
    Local
    Natal/RN
    Idade
    43
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    @Sonhador

    Em relação ao mecânico, irei ver isso direitinho, pegar indicações com o pessoal para a princípio colocar o jipe para andar e com o tempo e muita calma, irei fazendo os upgrades necessários...

    Minha maior dúvida seria em relação ao câmbio, se realmente precisar colocar uma caixa de transmissão, pois acredito que esteja faltando alguma coisa do tipo, eu já colocaria um conjunto completo dessas que o pessoal diz ser a "melhor" (Toyota Bandeirante + reduzida) e se o mesmo poderia ser usado em um futuro motor diesel... ou simplesmente eu "arrumaria" ou compraria a mesma peça que esteja faltando...

    Como você bem colocou, será o meu filho, não sendo caso de vida ou morte, não irei me desfazer do mesmo, quero te-lo para sempre...

    Muito obrigada pelos conselhos!


    @Laba

    Não entendi muito bem, você quis dizer que tem vários Engesa original e militar a diesel para venda? Se for isso, poderia me passar alguns contatos para eu dar um olhada?

    Infelizmente não tenho fotos, eles estão na casa da mãe dessa minha amiga, olhei os jipes no começo da semana, e provavelmente irei amanhã para fechar ou passar o negócio, mesmo porque será anunciado ou leiloado (não sei ao certo) nesse fim de semana... Quando ela comentou sobre os jipes comigo, já estava tudo engatilhado para a venda...

    Não tenho condições para reformar os 2, minha ideia é focar em apenas 1 e fazer andar e depois pensar no que fazer...

    Na verdade quando paro e penso, sinto um pouco de "loucura" nisso, mas não sei, por outro lado sinto que é agora ou nunca! rs

    Está em Natal sim, porém não posso confirmar se foram comprados aqui, a única coisa que sei é que vieram de guincho!

    E mais uma vez, obrigada pela resposta!

  • #6
    Usuário Avatar de edgar_lopes
    Entrada
    22/01/2011
    Local
    Queluz/SP
    Posts
    143
    Agradecimentos: 0
    Anexo 514879
    Bem vinda Suellen!
    Essa é uma viatura dessas após 3 meses na oficina.
    Não demorei muito para concluir a restauração pois estava bem inteira e também estava no apetite de vê-la pronta.

    Vamos aos pros and cons:

    Cons: Prepare o bolso!!!
    Pelo que disse a viatura está sem câmbio e transferência, pode ser que já tenha motor um diesel, porém não vai gostar da disposição do Massey Perkins 4.203 que a Engesa colocou nela, não é turbinado e o consumo deve girar por volta de uns 9km/l (o que é satisfatório).
    Caso não seja diesel, existem diversas receitas prontas para essa viatura, mas veja bem, isso encarecerá demais.
    É muito custoso, cansativo e gera muita anciedade reformar um jipe, que nesse caso imagine algumas dezenas de milhares de reais.
    Terá que verificar os eixos, freios, sistema elétrico, motor... E a quilometragem do odômetro deve ser original sim, essas viaturas são operacionais e não costumam andar muito.
    As viaturas leiloadas são canibalizadas, servindo de peças para outras viaturas. A probabilidade de abrir o diferencial e ele estiver oco é bem grande.
    A documentação é muito enrolada para sair, visto que essas viaturas não possuem cadastro na base BIN e temos o adendo de a nota fiscal estar no nome de um falecido.
    Existem mais cons, mas vou parar por aqui senão o texto ficará longo demais e pode influenciá-la negativamente.

    Pros: Terá seu sonho realizado!!!

    Em leilões do EB jipes Engesa são super valorizados e no mercado você encontra com motorização diesel a partir de R$ 30mil.
    Tendo em vista o valor de um jipe documentado e rodando veja em quanto consegue chegar em sua oferta.

    Boa sorte na negociação e não desista do seu sonho, é muito prazeroso ter um jipe 😆!
    Best regards,
    Edgar Lopes
    VTNE 1/2 TON M6

  • #7
    Usuário Avatar de edgar_lopes
    Entrada
    22/01/2011
    Local
    Queluz/SP
    Posts
    143
    Agradecimentos: 0
    Opa, faltou o anexo:

    -img_5145.jpg
    Best regards,
    Edgar Lopes
    VTNE 1/2 TON M6

  • #8
    Usuário
    Entrada
    17/10/2015
    Local
    Natal/RN
    Idade
    43
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    @edgar_lopes

    Obrigada pela recepção, Edgar!

    Seu Engesa é simplesmente MARAVILHOSO! Amei rs, é exatamente igual ao da minha amiga. (poderia me confirmar se é fase I ou fase II?)

    No seu já veio equipado esse motor original a diesel que você mencionou ou chegou a trocar o motor?

    Quando você disse algumas dezenas de milhares de reais, se referia apenas ao motor? Não faço ideia de preço de um motor de camionete/diesel, mas vamos supor que eu tenha comprado um motor na loja ou de um carro batido/usado, independente, fui lá e paguei "x" pelo mesmo, qual seria o custo a mais que eu teria para instalar no jipe, peças e mão de obra?

    Agora em relação ao seu lindo Engesa, você pretende colocar algum tipo de capota ou portas? O que poderia dizer sobre sua experiencia?

    Vou resolver essa compra na parte da tarde...

    Muito obrigada pela atenção!

  • #9
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    Citação Postado originalmente por SuelenRodriguez Ver Post
    @edgar_lopes

    Obrigada pela recepção, Edgar!

    Seu Engesa é simplesmente MARAVILHOSO! Amei rs, é exatamente igual ao da minha amiga. (poderia me confirmar se é fase I ou fase II?)

    No seu já veio equipado esse motor original a diesel que você mencionou ou chegou a trocar o motor?

    Quando você disse algumas dezenas de milhares de reais, se referia apenas ao motor? Não faço ideia de preço de um motor de camionete/diesel, mas vamos supor que eu tenha comprado um motor na loja ou de um carro batido/usado, independente, fui lá e paguei "x" pelo mesmo, qual seria o custo a mais que eu teria para instalar no jipe, peças e mão de obra?

    Agora em relação ao seu lindo Engesa, você pretende colocar algum tipo de capota ou portas? O que poderia dizer sobre sua experiencia?

    Vou resolver essa compra na parte da tarde...

    Muito obrigada pela atenção!
    Sobre o Motor diesel nem sempre e vantagem , tudo depende do que deseja fazer com o jeep (expedicao , uso diario, viagens) .
    Quando ele diz muito dinheiro não e so no motor , mas cambio , diferencial , são varios pequenos detalhes.

    quem compra um jeep ja e chamado de louco ..... o dificil e saber quando e o nosso limite.
    O custo de se instalar o motor diesel e Motor , instalação((adaptação)a lista de peça pode ser longa nesse caso pois pode incluir diferencial , cardan, caixa ), Documentação , e mais algumas coisinhas que aparecem no caminho.
    So um comentario ... vc e apaixonada por jeep ou especialmente pelo engesa? pergunto pq engesa ja e um jeep mais dificil de se encontrar para vender , e qdo esta pronto sai caro .
    De uma noção do preço que sua amiga esta pedindo nesses jeep´s e converse se não tem mesmo dela vender separado.
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #10
    Usuário
    Entrada
    14/08/2008
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    71
    Posts
    112
    Agradecimentos: 0
    Olá Suelen, caso voce compre este/estes Engesa, voce terá de ter um mecanico de confiança, e com os pés no chão para não incorrer no mais trágico dilema do iniciante, que é comprar sem saber o tamanho do rombo no bolso à posteriori. Isto sem falar no tempo que poderá gastar para deixar funcionando mecanicamente, nem vou falar de burocracia. Leve ainda em consideração de que um Engesa é sempre uma obra de arte inacabada, e precisa ser retocada a cada instante.
    Lhe desejo toda sorte, queria ter a sua idade e me deparar com um projeto destes, com os conhecimentos que tenho hoje....
    Basicamente voce precisa estar preparada financeiramente com uns 60.000,00 para investir numa viatura destas, após a compra; se voce não tiver isto disponível, pelo que pude captar do seu breve relato do estado das viaturas, passe a bola para frente; eu tive de esperar mais de 10 anos para conseguir o meu Engesa, porque quando aparecia o veículo não tinha o dinheiro e vice-versa.
    Um grande abraço, e muita boa sorte

    Flavio
    ENGESA 90/90 - MWM 2.8 (DRAGÃO VERMELHO)
    GURGEL 87/87 - DIESEL 1.9 (Guerreiro Cansado)
    Sprinter 2004 - (Minha Noiva) Motor Casa

  • #11
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    edgar, engesa militar ainda 88 é e sempre foi perkins 4236, o motor da D10, não o 4203 do trator, não sairam a gasolina pro exercito.

    Suelen antes de começar a sonhar veja é a pedida, pois pegar coisa parada não é simples, alem da falta de peças, que como o pessoal ja disse são caras, ainda tem o estado das que estão la, as vezes é melhor ja comprar um pronto, então veja se consegue fotos detalhadas que por aqui o pessoal ja mata pelo menos o estado e o que falta, e ajudaremos a fazer mais ou menos as contas pra ver se vale a pena...

  • #12
    Usuário Avatar de edgar_lopes
    Entrada
    22/01/2011
    Local
    Queluz/SP
    Posts
    143
    Agradecimentos: 0
    Suellen, me desculpe pela demora, lá vão as respostas.
    É Fase 2, mantive o motor original e para minha surpresa quando foi colocá-lo em funcionamento descobri que havia um pistão trincado devido ao calço hidráulico (água dentro dos cilindros).
    Troquei os quatro, jogo de juntas, revisei bicos e bomba, dei na partida e vrummmm... Funciona que é uma maravilha.

    Certa vez comprei um motor VW 1.9 ATD para instalar em um JPX, calculei que sairia uns 20 mil para instalá-lo entre o motor, periféricos e mão de obra. Devido à outras prioridades me desfiz primeiramente do jipe e depois do motor, saudade...

    Em breve farei as portas e a capota. Como eu queria uma viatura 100% original, fiquei muito satisfeito com o valor gasto para restaurá-la e com o resultado.
    Best regards,
    Edgar Lopes
    VTNE 1/2 TON M6

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Vendo eixos de engesa f1 1988
      Por RAFAEL TOSTES no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 18
      Última resposta: 13/05/2011, 18:43
    2. ENGESA F-1 - 1988
      Por CRW no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 5
      Última resposta: 05/04/2006, 13:49
    3. ENGESA F1 1988
      Por LUCIANO STRELOW no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 24
      Última resposta: 17/01/2006, 14:03
    4. VENDO ENGESA F1 1988
      Por LUCIANO STRELOW no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 16
      Última resposta: 27/10/2005, 00:58

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade