x
Convex Datacenter
Página 1 de 18 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 206
  • #1
    Usuário
    Entrada
    05/05/2012
    Local
    Imperatriz/MA
    Posts
    82
    Agradecimentos: 0

    Montando engesa fase iv




    Bom,
    Primeiro; olá a todos! Estou me organizando para montar um ENGESA FASE IV do zero. Então tenho algumas dúvidas que foram me surgindo e gostaria de compartilha com os senhores.



    1. A suspensão, chassis e caixote penso em adquirir pela CINFELhttp://www.cinfel.com.br/index.php (como fez Herinque (Legalizar chassi engesa - prototipo - montagem artesanal)http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/103986-legalizar-chassi-engesa-prototipo-montagem-artesanal.html) ou um de F75 e alguém poderia me afirma se CHASSIS DO F75 é o mesmo do engesa F4?

    2. Quanto ao motor pretendo ter um diesel preferivelmente um 2.8 sendo este o de S-10, D-20, L- 200, Ranger ou um novo
    http://www.mwm.com.br/site.aspx/Deta...orce-2.8H-h-pt. Agora o que me pega em desconhecimento é se estes motores seriam facilmente adaptáveis ao modelo em questão?

    3. Quanto o a transmissão. . . Não sei muita coisa, mas o que os senhores me recomendariam a usar.

    4. Direção pretendo hidráulica e se possível a do FIAT UNO, mas o que os senhores recomendariam para fácil adaptação.

    5. Agora os detalhes. . . Qualquer painel é possível ajustar ao modelo em questão e quanto a ar há alguma chance de ter esse pequeno luxo. . .

    6. Alguém tem a ideia de espaço deste modelo de engesa F4 quanto a passageiros no banco de trás( filhos e a cadeirinha) e porta malas(tralha de férias com a família)?



    Bom,

    Meu desejo é ter este veículo para o uso misto isto é; os pequenos passeios (máximo de 300 km incluído a roça, balneários e a afins) e as viagens de férias com a família (1000 km).

    Antes que me perguntem; “e a legalização?”.

    Sou do Maranhão, na minha cidade estão montando uma EMPRESA TECNICA ENGENHARIA credenciado pelo INMETRO.

    Neste caso seguindo o que o DETRAN – MA resolve posso pedir o CRV depois de ser inspecionado pelo credenciado do INMETRO, após isso o processo de numeração de CHASSIS e por fim o emplacamento.
    http://www.detran.ma.gov.br/veiculos2/ documento de título “Gravação de Chassis/Primeiro Registo de Fabricação Artesanal”.

    E este é um projeto que vou pesquisar bastante antes de iniciar para não colocar os pés pelas mãos.

    Tenho que elogiar os usuários deste fórum, pois, ajudam sem restrições a galera que vem aqui; num diálogo agradável de lê.

  • #2
    Usuário Avatar de Paulo Cesar
    Entrada
    03/02/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    63
    Posts
    961
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Dalmo Ver Post
    Bom,
    Primeiro; olá a todos! Estou me organizando para montar um ENGESA FASE IV do zero. Então tenho algumas dúvidas que foram me surgindo e gostaria de compartilha com os senhores.
    Primeiramente, Bem vindo a lista Dalmo, certamente aqui vc terá as mais diferentes opiniões de montagem mecânica possÍvel, pois cada um de nós temos sua preferência quanto a alguns itens.

    Quanto as suas perguntas baixo, algumas acredito ser consenso da maioria, e vou citar um pouco delas.

    Citação Postado originalmente por Dalmo Ver Post
    1. A suspensão, chassis e caixote penso em adquirir pela CINFEL, ou um de F75 e alguém poderia me afirma se CHASSIS DO F75 é o mesmo do engesa F4?
    Este item o ideal é o original da Cinfel, esqueça a F75, ficaria o dia inteiro aqui enumerando as diferenças entre um e outro.

    Citação Postado originalmente por Dalmo Ver Post
    2. Quanto ao motor pretendo ter um diesel preferivelmente um 2.8 sendo este o de S-10, D-20, L- 200, Ranger ou um Novo, Agora o que me pega em desconhecimento é se estes motores seriam facilmente adaptáveis ao modelo em questão?
    O motor MWM 2.8 seria uma ótima opção, os mais modernos são eletrônicos, com isso mais difíceis de instalar, manutenção e ajuste. Existem outras boas opções, como o 14B da Toyota Band

    Citação Postado originalmente por Dalmo Ver Post
    3. Quanto o a transmissão. . . Não sei muita coisa, mas o que os senhores me recomendariam a usar.
    Quanto menos adaptação melhor, vc deveria usar um MWM 2.8 com transmissão Troller ou um 14B com transmissão Toyota Band

    Citação Postado originalmente por Dalmo Ver Post
    4. Direção pretendo hidráulica e se possível a do FIAT UNO, mas o que os senhores recomendariam para fácil adaptação.
    A direção hidráulica do Uno é muito fraca, usar a da S10, é fácil de encontrar e resistente.

    Citação Postado originalmente por Dalmo Ver Post
    5. Agora os detalhes. . . Qualquer painel é possível ajustar ao modelo em questão e quanto a ar há alguma chance de ter esse pequeno luxo. . .
    o painel original seria a minha escolha, pois pode ser encontrado facilmente na Rota4x4 e não descaracteriza o modelo do carro.

    O básico esta ai, vamos deixas os demais amigos dar suas opiniões,

  • #3
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Dalmo Ver Post
    Bom,
    Primeiro; olá a todos! Estou me organizando para montar um ENGESA FASE IV do zero. Então tenho algumas dúvidas que foram me surgindo e gostaria de compartilha com os senhores.



    1. A suspensão, chassis e caixote penso em adquirir pela CINFELhttp://www.cinfel.com.br/index.php (como fez Herinque (Legalizar chassi engesa - prototipo - montagem artesanal)http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/103986-legalizar-chassi-engesa-prototipo-montagem-artesanal.html) ou um de F75 e alguém poderia me afirma se CHASSIS DO F75 é o mesmo do engesa F4?

    2. Quanto ao motor pretendo ter um diesel preferivelmente um 2.8 sendo este o de S-10, D-20, L- 200, Ranger ou um novo
    http://www.mwm.com.br/site.aspx/Deta...orce-2.8H-h-pt. Agora o que me pega em desconhecimento é se estes motores seriam facilmente adaptáveis ao modelo em questão?

    3. Quanto o a transmissão. . . Não sei muita coisa, mas o que os senhores me recomendariam a usar.

    4. Direção pretendo hidráulica e se possível a do FIAT UNO, mas o que os senhores recomendariam para fácil adaptação.

    5. Agora os detalhes. . . Qualquer painel é possível ajustar ao modelo em questão e quanto a ar há alguma chance de ter esse pequeno luxo. . .

    6. Alguém tem a ideia de espaço deste modelo de engesa F4 quanto a passageiros no banco de trás( filhos e a cadeirinha) e porta malas(tralha de férias com a família)?



    Bom,

    Meu desejo é ter este veículo para o uso misto isto é; os pequenos passeios (máximo de 300 km incluído a roça, balneários e a afins) e as viagens de férias com a família (1000 km).

    Antes que me perguntem; “e a legalização?”.

    Sou do Maranhão, na minha cidade estão montando uma EMPRESA TECNICA ENGENHARIA credenciado pelo INMETRO.

    Neste caso seguindo o que o DETRAN – MA resolve posso pedir o CRV depois de ser inspecionado pelo credenciado do INMETRO, após isso o processo de numeração de CHASSIS e por fim o emplacamento.
    http://www.detran.ma.gov.br/veiculos2/ documento de título “Gravação de Chassis/Primeiro Registo de Fabricação Artesanal”.

    E este é um projeto que vou pesquisar bastante antes de iniciar para não colocar os pés pelas mãos.

    Tenho que elogiar os usuários deste fórum, pois, ajudam sem restrições a galera que vem aqui; num diálogo agradável de lê.


    CARO DALMO

    Seja muito bem vindo a esta GRANDE FAMÍLA 4X4 , aqui vc vai ficar viciado , sua esposa vai ate´encrencar com vc de tanto que vc via ficar fissurado aqui , mas vamos ao que interessa :

    1- Se vc quer MONTAR um ENGESA IV do ZERO , meu conselho é comora tudo da CINFEL , pois o chassi da F-75 é bom , não sei te dizer se casa certo , mas aí vc já vai começando pelo caminho mais difícil , ou seja começando do ZERO a fazer adaptações , e comprando tudo da CINFEL é a certeza que tudo ficará bom e sem adaptações . Minha opinião .

    2- Qto ao motor , como vai montar tudo do ZERO , sugiro a vc montar o conjunto completo de MOTOR + CAIXA DE MARCHA + T-CASE ( caixa de tração ) da TOYOTA bandeirantes ano 96 em diante , não terá adaptações , é só jogar tudo em coma e pronto , vai ficar muitíssimo satisfeito , outra opção seria o conjunto completo tb da S-10 com o MWM 2.8 mecanico , outra opção seria o conjunto completo da HILUX 2.8 ou 3.0 . Eu ficaria com um destes conjuntos em 1º lugar o daBAND em 2º lugar empatados o da S-10 e HILUX , sendo que vai depender tb da oportunidade de vc achar em um leilão ou desmanche desque que seja com BAIXA NO DETRAN E NOTA FISCAL .

    3- Qto a transmissão , vai de eixos DANA44 na traseira e na dianteira DANA44 modificado pela ENFER tem na ROTA 4X4 .

    4- Direção hidráulica , a do FIAT UNO é para carrinho de brinquedo , o ENGESA que vc quer montar é um puta de um 4X4 BRUTO VALENTE CONFORTÁVEL SEGURO , É UM ESTILO DE VIDA . A direção hidráulica , coloca a da S-10 adaptando a mesma numa posição deslocada da posição original/normal , pq vc vai precisar de um espaço maior alí na frente para colocar o RADIADOR O ÔMEGA 4.1 com AR COND. pois ele é maior do que o original e vai dar conta de refrigerar o motor que irá colocar , com ísto vc vai evitar de fazer uma coisa e ter que refazer depois .

    5- O painel vc pode colocar o do ENGESA mesmo , mas se tiver com grana sobrando pode mandar fazer um personalizado . No painel do ENGESA tem espaço de sobra para vc colcar AR CONDICIONADO e sugiro a vc colocar igaul ao que eu coloquei , GELA COM FORÇA , da uma olhada no meu tópico do " CORAÇÃO VALENTE " no FROTA 4X4 .

    6- O espaço no banco de tras não é grande mesmo sendo um FASE IV como é em uma BAND , mas cabe duas pessoas confortável , na BAND cabe até 4 pessoas , 3 bem confortável ,mas no ENGESA cabem duas com conforto , qto ao espaço atras do banco traseiro , no ENGESA IV é muito bom , da para vc fazer viagens longas com a família e bagagem para 4 pessoas sossegado , alem do mais vc pode colocar bagageiro tb , que aumenta mais ainda a capacidade de levar coisas .

    MANDA BRASA , VAI EM FRENTE , SE PESQUIZAR DEMAIS , VC NÃO COMEÇA NUNCA , ARREGAÇA AS MANGAS E MANDA VER , documentar pode sim , é legal e vc não terá problema , é só vc procurar um bom despachante que ele agiliza tudo pra vc , ainda mais que aí terá um posto de inspeção do INMETRO .

    FORTE ABRAÇO e mande notícias do andamento da CONSTRUÇÃO DE UM SONHO .


    OBS :

    Qdo estava respondendo suas perguntas o amigo PAULO CESAR respondeu primeiro e eu não tinha lido as respostas dele e por coicidencia , BATEU PRATICAMENTE TUDO QUE ELE FALOU ESTA AQUI NAS MINHAS RESPOSTAS TB . Só pra vc ter uma idéia , nossos ENGESAS não estão com todas estas opções que enumerei , mas é consenso que estas dicas são as melhores , NO MEU CASO tenho quase tudo que falei pq na época a grana era curta e comprei um ENGESA de leilão bem machucado e fui adaptando as coisas e tive que refazer várias coisas e hoje tenho quese tudo que colocquei aqui pra vc , só não tenho o conjunto completo de um carro só , no meu tenho , o motor MWM 2.8 da S-10 com T-CASE da BAND , mas como vc vai montar do ZERO faz com conjunto de MOTOR/CAIXA/T-CASE de um carro só , facilita muito .

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Bem Dalmo!

    Parabéns pela futura empreita.

    Se precisar de algo é só chamar.

    Para atiçar seus Duendes...




    Eu montei um!
    https://picasaweb.google.com/1171043...54425453151970

    Abraços.

    Kim.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    DALMO

    Que tal agora ???????????????????? Quer mais ?????????????? Virão mais coisas boas por aí , mas acho que esta tudo bem sitetizado com estas 3 respostas com ilustrações até com fotos do mestre KIM , e que fotos , É DE DAR ÁGUA NA BOA , " fica quietinho aqui seus DUENDES LOUCOS " , estou falando aqui comigo mesmo , repara não !!!!!!!!!!!!!!! SÓ TEM DOIDOS AQUI NESTE TÓPICO DOS ENGESAS .

  • #6
    Usuário
    Entrada
    05/05/2012
    Local
    Imperatriz/MA
    Posts
    82
    Agradecimentos: 0
    Minha pretensão primária é o motor da S-10 mesmo é mais fácil de encontra e um eletrônico mesmo, mas andei olhando o fórum e notoriamente há a rejeição deste por um mecânico frisado pelo Paulo Cesar; mas quais as desvantagens e em que se torna difícil à instalação?


    Quanto aos bancos de trás eles podem ser afastados um pouco mais tomando espaço do porta mala deixando os passageiro com conforto ?!


    Guilherme, Paulo e Kim valeu mesmo pelo esclarecimento!

    Kim, o jeep tá show!

    O que pretendo montar é o modelo laranja e preto que você postou Kim.

    Esse é o engesa IV com 4 portas, é isso mesmo ?

    Qual o comprimento, largura é a altura original ?

    Quais os “vidros “ para adaptação ?

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Dalmo!

    Motor, cambio, caixa de tração e eixos:
    Troller, 2.8 MWM sprinte - Não inventa moda.
    Pode colocar tambem:
    Toyota bandeirantes, todo o conjunto, com motor 14B.

    Chassi:
    Cínfel FIV.

    Caixa de diração, consagrou-se a da S10 devido à facilidade de se colocar um bom radiador.

    Vidros, a Cinfel fornece as portas com os vidros e máquinas, os demais, corta-se em qualquer vidraçaria, laminado 6mm. (coloque somente o laminado)

    Suspensão, cínfel, ele já gabaritam os eixos, caso já os tenha.

    Painel - Cronomac, ou outra marca a gosto, a moldura a cínfel tem.

    A cínfel tem o modelo pick up também, com 4 portas.

    Navegou pelo álbum de fotos????

    Abraços.

    Kim.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    05/05/2012
    Local
    Imperatriz/MA
    Posts
    82
    Agradecimentos: 0
    Navegou pelo álbum de fotos????


    Kim.

    Mar Moço !

    Quase mudo de ideia quanto ao modelo !

    Só sabe dizer as dimensões do FIV ( COMPRIMENTO, LARGURA E ALTURA )?

  • #9
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Não sei as medidas.

    Mais a altura, é uma incógnita, tudo dependerá dos pneus, molas, BL...

    Largura, é a mesma do engesa, ou seja 1660mm + 520mm de retrovisores, totalizando 2180mm. (retrovisores maiores que os fenders/alargadores de paralamas)

    Abraços.

    Kim.

  • #10
    Usuário Avatar de lucciano amaral
    Entrada
    10/01/2006
    Local
    Varginha MG/MG
    Idade
    45
    Posts
    3,321
    Agradecimentos: 2
    vou acompanhar, gostei do topico
    Rural 1965 4x4 diesel maxion hsd f1000 1997 turbo intercoole
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=39444

  • #11
    Usuário Avatar de regisbellini
    Entrada
    14/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    45
    Posts
    245
    Agradecimentos: 0
    Também vou acompanhar...

    Este painel da foto é um show a parte!

    Boa sorte na nova empreitada!
    Tractor - Engesa Fase 1 - 200% bloqueada
    Zurzão-CJ5-OHC 2.3-4 marchas-DH-Freio a Disco-Roda15x10+33x12 Tatu

  • #12
    Usuário Avatar de Luti
    Entrada
    16/03/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    97
    Agradecimento: 1
    Não podemos esquecer do PERIGOSO... Qualidade , experiência e pensa em uma pessoa gente boa...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. montando um engesa
      Por Duende loko no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 49
      Última resposta: 21/09/2011, 10:45
    2. Montando Guincho Trazeiro no Engesa.
      Por franzlana no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 18
      Última resposta: 04/12/2010, 23:29
    3. engesa fase I
      Por Ismar Leal Machado no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 04/12/2008, 08:52
    4. montando um engesa
      Por Riuzim no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 8
      Última resposta: 21/11/2007, 20:18

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade