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Samir,
Todos os detalhes que nossos amigos colocaram são muito importantes, mas há um outro item que o pessoal deve observar no sistema de arrefecimento do motor: o sistema de escapamento, se estiver a tubulação estrangular a saída do motor ele vai esquentar ou ferver, e este é um item para verificar antes de mexer no motor.
Isto a gente descobre com o tempo :parede: , depois de ter um CJ problemático nesta questão, foi mexido em tudo, radiador, válvula, cabeçote e por final e que resolveu definitivamente foi o escapamento!
Boa sorte,
Emilio
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4 Anexo(s)
Bom dia pessoal!
Resolvi ressuscitar o tópico pois o meu Engesa F1, 1987, mecânica original opala 4cc, gasolina, tem fervido com grande frequência.
Ele tem fervido não somente nas trilhas, mas inclusive no trânsito (engarrafado).
Alguém sabe me informar se o radiador que vinha nos Engesa F1 é de opala ou de algum outro veículo? Como o meu começou a vazar (furou), além de ferver, resolvi colocar um novo.
Pensei no original pois ouvi alguns relatos de que o Engesa não é de ferver. Assim eu evitaria modificações e eu mesmo poderei realizar o "transplante". Por outro lado utilizo o veículo para trilhas pesadas sendo que desejo sanar esse problema de aquecimento de uma vez por todas (já me assola a anos).
Alguma sugestão? Para dificultar ainda mais uma possível adaptação o meu veículo possui direção hidráulica o que impossibilita que o radiador seja maior em comprimento lateral.
Desde já muito obrigado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=528362&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=528363&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=528364&stc=1 http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=528365&stc=1
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Julhos
Boa noite , da uma lida no tópico do CORAÇÃO VALENTE que vc vai ver a solução do seu oproblema em definitivo .
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Esse radiador é mais que suficiente para refrigerar o motor opala 4cc. O problema pode não ser o radiador...
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Caro Pedro Rocha seu engesa é 4 cil alcool? o sistema selado que usa é de que carro?
agradeco