x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 53
  • #1
    Usuário Avatar de Godoy63
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    60
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0

    Engesa com Q20B TB aquecendo em alta




    Olá amigos do fórum, sou novo por aqui, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com um problema de aquecimento em meu Engesa F1 que esta equipado com um motor Q20B Turbinado com 20.000 km o qual quando passo dos 80km a temperatura sobe onde se não tirar o pé chega a ferver. Em marcha lenta, no trânsito e em baixa velocidade a temperatura permanece em 80 graus.Meu radiador já está com a caixa de maior capacidade, retirei a válvula termostatica, e por garantia revisei o radiador, infelizmente sem sucesso, me disseram que pode ser cabeçote, porém ele está pegando bem , com força e não baixa água, será q pode ser isso??
    Agradeço a ajuda. Abraços!!!

  • #2
    Usuário Avatar de JOÃO R.
    Entrada
    05/05/2009
    Local
    Triunfo/RS
    Idade
    44
    Posts
    821
    Agradecimentos: 0
    Relação muito reduzida?? Qual a relação que você usa?? E o tamanho dos pneus??
    No mais, volte com a válvula termostatica... Você pega frio em sp, e não é ela que coloca o motor pra esquentar assim...
    Toyota Hilux 4x4 Aut. 2011 - REBOCADORA
    Engesa F1 86 Q20B Turbo Diesel - LAGARTAURO

  • #3
    Usuário Avatar de Godoy63
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    60
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Boa noite João, a relação não sei qual é a utilizada, creio q seja um descuido de minha parte desconhece-la, porém quando adquiri este Engesa o mesmo estava equipado com pneus 33 e não me dava este sintoma, porém de 1 ano para cá veio a aparecer com os mesmos 33. Hoje está equipado com 35MUD e o sintoma de aquecimento está da mesma forma ou seja acima de 80km acontece de subir a temperatura.
    Com relação a estar pegando no frio, realmente nas temperaturas baixas o motor chega a virar umas 8 vezes para pegar creio que é em função de meu motor não possuir vela aquecedora, graças a uma bateria de gel que coloquei consigo não ficar sem partida, porém no verão e bater e pegar. Vc acredita que voltando a válvula termostática poderia me ajudar no sintoma de aquecimento?? Abç Godoy!!
    Godoy - Butantã - SP
    Toyota Hilux SW4 2014 / Hilux JAPA 95 CD Pneus 33 Caçamba Curta
    Engesa F1 Q20B TB, Red Toyota, Guincho Mec EKRON, Pneus 35

  • #4
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Godoy63 Ver Post
    Boa noite João, a relação não sei qual é a utilizada, creio q seja um descuido de minha parte desconhece-la, porém quando adquiri este Engesa o mesmo estava equipado com pneus 33 e não me dava este sintoma, porém de 1 ano para cá veio a aparecer com os mesmos 33. Hoje está equipado com 35MUD e o sintoma de aquecimento está da mesma forma ou seja acima de 80km acontece de subir a temperatura.
    Com relação a estar pegando no frio, realmente nas temperaturas baixas o motor chega a virar umas 8 vezes para pegar creio que é em função de meu motor não possuir vela aquecedora, graças a uma bateria de gel que coloquei consigo não ficar sem partida, porém no verão e bater e pegar. Vc acredita que voltando a válvula termostática poderia me ajudar no sintoma de aquecimento?? Abç Godoy!!
    GODOY63

    A válvula termostática é para o seu motor não trabalhar frio demais , foi feita para o motor trabalhar na temperatura recomendada pelo fabricante se vc retirar a válvula termostática seu motor irá trabalhar mais frio do que deve , MAS NO SEU CASO o seu motor esta aquecendo acima dos 80 /h , isto é outro problema . Vc recolocar a válvula termostática não vai fazer seu motor trabalhar mais frio e nem mais quente do que deve, vai fazer ele trabalhar na temperatura certa e se ele esta aquecendo em alta é outro problema que tem que ser resolvido , MAS VC TEM QUE COLOCAR A VÁLVULA TERMOSTÁTICA NO LUGAR .

    O seu carro sempre foi assim aquecendo acima dos 80 ???? Ou só agora que apresentou este problema , tive problema de aquecimento em alta com meu ENGESA com o MWM 2.8 E SÓ RESOLVI ESTE PROBLEMA colocando um radiador de MAIOR ÁREA DE TROCA , ou seja não adiantou eu trocar a colméia com outra de maior capacidade de água , SÓ RESOLVI QDO TROQUEI O RADIADOR POR OUTRO MAIOR EM ÁREA .

    Sugiro a vc a trocar seu radiador por outro maior como o do ÔMEGA 4.1 com ar , mas neste caso vc terá que elevar a carroceria em 8cm e mudar a caixa da direção pela da S-10 senão este radiador não vai caber , falei isto aqui e vários amigos fizeram isto e resolveu o problema de aquecimento am alto giro .
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Godoy , seria possível colocar mais dados pra gente analisar ??
    Se está com giro alto a 80 km/h por exemplo ... Esse motor é excelente ,mas com giro acima do normal ele aquece passa a expelir óleo pelos retentores do volante e da ventoinha .
    Verifica a relação que está usando para poder fazer uma avaliação melhor do uso , como já disse o João , se estiver reduzida vai esforçar muito esse motor com pneus 35" ...

    abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #6
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    GODOY63

    Como o EDU VELO falou tem muito poucos dados para fazer uma melhor avaliação do que esta ocorrendo , tem que pasar estas informações para podermos ter uma mlhor opção de solução do problema .

    Falei do radiador , mas este motor normalmente ele esquenta muito pouco , ele produz muito pouco calor , normalmente com o radiador original do ENGESA resolve bem a refrigeração , deve ter alguma cisa de erado por aí como a relação do diferencial como estão falando .


    Vc tem que falar com qtos RPM fica o motor a 90km/h , com isto saberemos se ele esta com relação curta demais ou não , nem precisa abrir o diferencial para saber se esta com relação curta demais ou não , só pleo giro do motor a 90km/h ou a 100km/h .

  • #7
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1
    Godoy, mesmo tirando a termostática ele mantém os 80 graus?
    Aconteceu algum problema antes de começar a aquecer como falta d'água, correia,hélice?
    Se antes não aquecia então não tem porque trocar radiador.
    Como está o estado da polia da bomba d'água e correia?
    Já revisou a bomba d'água? Rotor desgastado ou folgado no eixo pode provocar aquecimento por falta de circulação.
    No meu entendimento relação curta não faz aquecer além do normal, pelo contrário, o que faz aquecer é relação muito longa sob carga.
    Manda mais informação.

  • #8
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Não sei como é no Q20B, mas muitos motores que tem válvula termostática, a atuação da válvula, além de abrir a passagem de água para o motor, tapa uma entrada que fica abaixo dela evitando que a água quente recircule dentro do motor (by pass do radiador). Sem a válvula, uma parte da água vai para o radiador e outra parte entra pelo by-pass e volta para o motor sem ser refrigerada.

    Fora isso, o mais provável é o que o Rogério disse: rotor da bomba dágua corroido (metal) ou patinando no próprio eixo (plástico).

  • #9
    Usuário Avatar de Godoy63
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    60
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Amigos, vou levantar melhor os dados conforme suas sugestões e lhes informo, neste final de semana vou tirar a tampa do diferencial e ver a minha relação, atentar ao giro nas velocidade, providenciar a válvula original e por garantia dar uma atenção ao radiador apesar de já ter feito esta verificação a pouco tempo, de qualquer forma falando com um amigo que conhece bem o Q20B, ele confirmou tudo o que vcs disseram sobre a válvula e a grande possibilidade da relação. Comecei fazer um "remember" do problema e uma coisa me chamou a atenção, pode ser uma conhecidencia pelo que me lembro este problema se agravou depois que troquei minha reduzida original pela da toyota 5m a uns 2 anos atrás, com o mesmo cambio original Clark.
    Vcs tem conhecimento se com a troca pela reduzida toyota pode ter havido uma alteração significativa de relação que pode ter agravado o problema?? Observo que andando, não senti diferença significativa.
    Um grande abraço a todos e agradeço a atenção!!
    Voltamos a nos falar!!
    Godoy - Butantã - SP
    Toyota Hilux SW4 2014 / Hilux JAPA 95 CD Pneus 33 Caçamba Curta
    Engesa F1 Q20B TB, Red Toyota, Guincho Mec EKRON, Pneus 35

  • #10
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    A transferência de Toyota, em modo normal, tem relação 1:1, a mesma da cx original Engesa.
    Para saber se o problema está relacionado à transmissão (o que é pouco provável), teria que instalar um conta-giros, ou fazer as contas da rotação do motor à velocidade de cruzeiro, caso tenha todas as informações (principalmente a relação de diferencial).
    Pesquise no forum que tem diversas planilhas para esse cálculo.

  • #11
    Usuário Avatar de Godoy63
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    60
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    A transferência de Toyota, em modo normal, tem relação 1:1, a mesma da cx original Engesa.
    Para saber se o problema está relacionado à transmissão (o que é pouco provável), teria que instalar um conta-giros, ou fazer as contas da rotação do motor à velocidade de cruzeiro, caso tenha todas as informações (principalmente a relação de diferencial).
    Pesquise no forum que tem diversas planilhas para esse cálculo.
    Walter, estarei fazendo a leitura do meu conta giros em velocidade de cruzeiro, como também minha relação de diferencial e passo as informações para os companheiros poderem me ajudar com mais informações, por hora agradeço a atenção de todos. Abraços!!!
    Godoy - Butantã - SP
    Toyota Hilux SW4 2014 / Hilux JAPA 95 CD Pneus 33 Caçamba Curta
    Engesa F1 Q20B TB, Red Toyota, Guincho Mec EKRON, Pneus 35

  • #12
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    Q20B costuma trabalhar é frio, não tem la muito sintoma de motor, mais sim de falta de capacidade de resfriamento, então o radiador não da conta, ai vem os motivos, que ao meu ver são 2, ou o radiador não resfria(entupimento, obstruido a passagem de ar) ou vc alongou a relação e ai o motor passa a fazer muito mais força e por isso esquenta, não sou engeseiro, mais minha vivencia é com picapes GM que em sua maioria usam Q20B ou maxion e normalmente é por ai, então vale a experiencia do pessoal pra dizer se com pneu 35 a relação que vc esta não é muito longa, uma pergunta se apertar ele em 5, o jeep consegue chegar no giro maximo do motor?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Motor Q20B no Engesa
      Por Bill Azevedo no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 19
      Última resposta: 04/07/2020, 00:32
    2. Dicas sobre Engesa trabalhando muito quente ou aquecendo!
      Por julhos no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 30
      Última resposta: 07/05/2010, 19:07
    3. Engesa F2 87 - Q20B / Clark
      Por R-Mendes no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 2
      Última resposta: 29/03/2009, 09:09
    4. Engesa - Q20B - Embreagem
      Por TcheRenato no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 3
      Última resposta: 13/05/2007, 21:20
    5. Compro Motor Q20B p/ ENGESA
      Por CAVESO no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 01/11/2005, 23:37

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade