Postado originalmente por
RogérioNunes
.
É complicado dar um diagnóstico a distancia mas esse trecho do relato do Godoy deixa bem claro que o problema apareceu( não existia) com pneu 33 e mesmo depois com 35 permaneceu.
Isso já derruba a questão da relação curta. Eu já usei relação neste motor desde 4.05 a 3,30 e nunca tive problema com aquecimento nem quando aspirado e nem turbinado.
Ou seja, mesmo alongando a relação com pneu 35 o problema persiste.
João, mesmo que se use uma relação curta o motor não pode ultrapassar a rotação máxima que é limitada por regulagem na bomba injetora e mesmo nesse caso, o sistema de arrefecimento tem que dar conta. A não ser se estiver sob forte carga.
Acima de 80Km já se nota o aumento temperatura, o que não acontecia antes.
Então podemos ter duas condições:
1- O motor está produzindo a mesma quantidade de calor que não está sendo dissipado pelo sistema quando em rotações mais altas.
Causas:
A- Radiador obstruído- Já foi revisado
B- Polias, correias e bomba d'água desgastados- ?
C- Termostática- revisada
D- Depósitos obstruindo as galerias internas do bloco- ?
F- Mangueiras deterioradas-?
G- Pouco liquido de arrefecimento
GODOY, você checou as polias, correias, hélice e bomba d'água?
Você usa aditivo regularmente?
2-Motor produz mais calor que o normal:
1- Motor taxado( cabeçote ou bloco faceado)
2- Motor fora de ponto- Foi feito algum trabalho na bomba?
3- Sobrecarga
4- Problema mecânico: pistão trabalhando forçado, depósitos na cabeça do pistão, etc...
O ponto é que o problema não existia com a mesma relação que está agora e com o mesmo radiador. Mesmo depois de passar pro pneu 35 a problema continua...
Só a título de comparação,tenho Q20B turbinado na F75 com radiador original do motor 4cc a álcool, pneu 285x75x16 e relação 3.30. Quando aspirado fiz algumas viajens entre 300 e 900Km e uso diário desde 2006 e NUNCA aqueceu além do normal mantendo velocidades entre 95 e 105KM no GPS. Depois de turbinado a mesma coisa, fica sempre dentro do normal mas percebi que em subidas longas tende a aumentar bem mas nada que leve a ferver. Hoje fiz um deslocamento de 160Km e lembrei do caso do nosso amigo e mantive a velocidade de 100Km/h por mais de 30Km,no plano, e nada de aquecer...
Vamos opinando...