x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
  • #1
    Usuário Avatar de franzlana
    Entrada
    14/05/2005
    Local
    Matozinhos/MG
    Idade
    56
    Posts
    628
    Agradecimentos: 2

    Como evitar que sua Bomba Injetora seja destruída por Baixa Lubricidade do Óleo Diese




    E aí pessoal.

    Quando trabalhava com manutenção de frota, já mandei várias Bombas Injetoras para manutenção e o laudo foi Baixa Lubricidade do Diesel. Verificamos na época a presença de uma "pasta viscosa" dentro dos tanques de combustível, principalmente os de plástico, não sei porque nestes a pasta muitas vezes criava uma bola, do tamanho de uma bola de sinuca. Na época o abastecimento era através de tanques próprios abastecidos com diesel BR e havia todo controle de qualidade no sistema de armazenamento e abastecimento conforme normas da BR.
    Criei este tópico porque além da água no diesel que penetra nas Bombas e acaba com as partes moveis porque água não é boa lubrificante, temos também esta perda de lubrificação do Diesel quando ele perde o lubrificante, que me parece ficar retido nesta pasta viscosa que se deposita no tanque.
    Esta semana fui limpar o tanque de diesel do Engesa em função de estar fazendo uma reforma geral e verifiquei que o meu tanque está revestido com esta gosma viscosa.Tem mais de 5 mm desta "graxa" no fundo e laterais do tanque.
    Quando parei o Engesa para reforma a 1 ano atras ele estava com o tanque cheio (130 litros) e pela recomendação dos fabricantes de diesel ele deve ser usado em no máximo 3 meses.
    Vou lavar o tanque, revesti-lo com resina e montar mangueiras novas. A bomba alimentadora do MWM 6cil é nova, o filtro é novo e original MWM.A B Injetora foi revisada e os bicos são novos. A pergunta é: O que podemos fazer para garantir que a BI receba o diesel com a qualidade ideal sempre? Instalar mais filtros? Quais? Usar aditivos? Quais? Outra ideia?
    Não adianta pensar em usar o diesel S10 pois tem exatamente menos enxofre que é o lubrificante do diesel. As BI mecânicas não foram projetadas para trabalhar com o S10.Tem gente usando mas a bomba vai perder vida útil.
    O Arla 32 que se adiciona ao S10 é uma mistura de 32,5% de ureia purificada em 67,5% de água desmineralizada e tem a função de gerar menor emissão de CO na atmosfera. Como a maioria dos Engesas meu motor tem injeção mecânica que aliás foi uma das minhas preocupações em preservar quando defini o motor a usar.
    A BI está regulada e os bicos novos, então minha preocupação é preservar BI e Bicos e gostaria de saber o que cada um tem feito e se voces também já observaram esta pasta viscosa nos tanques das suas viaturas.
    Alguém tem feito uso de algum aditivo para evitar a geração desta pasta viscosa no diesel?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por franzlana Ver Post
    O Arla 32 que se adiciona ao S10
    Ops !!!
    Acho que não !!!!.
    O único jeito de melhorar a lubrificação da Bi é colocando algum aditivo.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #3
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Franzlana, vou dar uma resumida no que eu estudei sobre o assunto.

    O Arla32 não é adicionado ao diesel-S10, ele abastece um recipiente à parte nos caminhões e é pulverizado no cano de escapamento, onde tem um tipo de catalizador que o faz reagir com os poluentes.

    Quanto à questão da lubricidade, o menor teor de enxofre realmente a faz diminuir, mas a adição de uma porcentagem biodiesel é capaz de recuperar essa lubricidade perdida. No início não acreditei nesse papo do governo, mas depois de pesquisar na net, encontrei algumas experiências feitas como tese de mestrado e doutorado, portanto sem a participação do governo ou da BR, onde se constatou que a adição de 2% de biodiesel é suficiente para repor a lubricidade de volta ao padrão do S-500. Misturas cima de 2% pouco alteram o resultado obtido com esse percentual.

    Ocorre que nem tudo são flores. A maioria das bombas rotativas foi feita para trabalhar com S-1800, por isso até o S-500 é pouco lubrificante para elas. Isso talvez explique o fato das bombas antigamente durarem muito mais que hoje. Eu lí em algum lugar, que na Europa houve grande incidência de desgaste nas BI quando reduziram o teor de enxofre para 500 ppm.

    Assim como outros colegas, eu prefiro usar o S-500 e adicionar 0,5% de óleo lubrificante comum. Tem gente que adiciona acima de 1%, mas com a experiência que tenho com motores de moto 2T, em que 2 a 4% de óleo na gasolina é suficiente para lubrificar pistão, biela, virabrequim e rolamentos em alta rotação e temperatura, considerando que a gasolina é um solvente para o óleo, então chego à conclusão que 0,5% é suficiente para melhorar consideravelmente a lubricidade do diesel.

  • #4
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Taí uma tese de mestrado para quem tem paciência de ler trabalhos científicos de engenharia.

    Estudo da correlação das propriedades do diesel, biodiesel e suas blendas com a lubricidade

  • #5
    Usuário Avatar de Carlo Pecca
    Entrada
    26/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro e Mangaratiba/RJ
    Idade
    70
    Posts
    1,204
    Agradecimentos: 4
    Bom dia pessoal,
    na minha Band motor OM364, quando não encontro o diesel comum e tenho que colocar o S10, ponho 50ml de Max Diesel da Bardahl em 45 lt. Limpei resentemente o meu tangue que é de plástico e tirei muita borra. Realmente parece um ciclete marrom escuro e é duro de se tirar, pois não tenho sistema de esquiço. Foi na base de pet com mangueirinha fina, utilizei o próprio diesel do tangue. A borra e o diesel utilizado larguei em tanque de óleo queimado de um posto próximo a minha residência. Gostei da ideia de colocar óleo de motor para garantir uma melhor lubrificação, só uma pergunta: fumaça muito?
    Band curta fechada (FUZIBAND), OM364, 4M, Freio a Disco frente, DH, (futuro ar-cond, alongar diferenciais).

  • #6
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Carlo, se utilizar misturas até 1% não há diferença visível de fumaça. Mas no seu caso não precisa ter essa preocupação com lubricidade pois o OM364 (assim como o OM314) tem bomba injetora em linha, cuja lubrificação é feita pelo óleo do cárter (mais um ponto para as Band no quesito resistência). O problema está nas bombas rotativas distribuidoras, em que todas as partes móveis são lubrificadas exclusivamente pelo diesel.

  • #7
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Bom assunto esse heim ...
    Coloco 1 bisnaga de oleo 2 tempos mineral a cada abastecida , minha BI deu problema por ter ido terra , qdo tirei pra limpar o tanque um tempo atras tinah pouca goma , essa goma é resultado da mistura de biodiesel no diesel -
    Artigos Despoluir - Implicações da adição de 5% de biodiesel na qualidade do óleo diesel

    Temos um problemão nas mãos pra tentar resolver , podem ver pelo artigo acima que os postos tb estão sofrendo com o biodiesel , os aditivos acabam soltando a goma , mas isso até pode piorar a situação pq aí vai pra linha de abastecimento , uma solução seria uma serpentina para aquecer o diesel , aí não teria nenhum problema a goma na linha de abastecimento , como não temos esse recurso por enqto e não tem diesel sem adição de biodiesel , o jeito vai ser usar algum óleo no abastecimento , aditivo a cada 2 abastecimentos ( dependendo do uso ) e fitros tipo Racor ( de vidro ) ; trocar com mais frequência filtros de combustível e evitar abastecer em postos sem bandeira pq água no diesel com biodiesel piora muito mais a situação ...
    No meu caso apareceu terra na BI pq coloquei a sucção no tanque por baixo em vez de ser pelo tubo no medidor de nível como veio de fábrica , tinham os filtros da bomba primaria e da BI , mas não seguraram a terra que corroeu toda a BI . Troquei as mangueiras de abastecimento e retorno , os filtros e instalei um filtro Racor na saída do tanque preso na parte interna da cx de roda , para evitar entrada de terra no tanque instalei um filtro de linha comum com passagem de um lado , ainda não verifiquei se está evitando totalmente a entrada de poeira , mas ja andei uns 10.000 km depois que fiz esse serviço e não tive nenhum problema , por incrível que pareça nunca achei água ou terra depois que instalei o Racor , sempre que dreno só sai diesel ...

    abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #8
    Usuário Avatar de franzlana
    Entrada
    14/05/2005
    Local
    Matozinhos/MG
    Idade
    56
    Posts
    628
    Agradecimentos: 2
    Você colocou qual Racor?

  • #9
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Foi desse tipo -
    FILTRO COMBUSTIVEL SEPARADOR DE AGUA - Filtros separadores de água (Racor) - Filtros e acessórios

    A parte de baixo é um pouco diferente , é mais longo o bico de drenagem , mas o elemento e o suporte são iguais ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #10
    Usuário
    Entrada
    03/01/2013
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Posts
    86
    Agradecimentos: 0
    Tenho utilizado o S-10 e adiciono um otimizador de combustível que tem ação bactericida, para evitar a formação de borra que se dá pela proliferação de micro-organismos no tanque. Evita a deterioração do biodiesel e mantém a sua capacidade de lubrificação. Além de ser dispersante de água. Bom, é o que o fabricante diz.
    É o fim da picada o consumidor ter que se preocupar com isso!
    Sem viatura, só com carro de plástico
    Ex- Camper 93 - mwm 2.8 TDI - #Rabugenta

  • #11
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    eu uso 1 litro de oleo de motor a cada abastecimento, tanque de 88 l

  • #12
    Usuário Avatar de franzlana
    Entrada
    14/05/2005
    Local
    Matozinhos/MG
    Idade
    56
    Posts
    628
    Agradecimentos: 2
    Já me falaram desta possibilidade,mas veja só: 1 L óleo = R$10,00 (suficiente para rodar 900 km). Vamos arredondar para 1000 km. Quando sua bomba tiver rodado 300.000 você terá gasto R$3.000,00. Dá pra retificar a bomba e sobra muito capilé. Sem falar que R$ 10,00 dá pra comprar 5L de diesel. Quero garantir que o diesel funcione sem aditivos,pois estes representam custo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Nivel do oleo da bomba injetora
      Por icojavali2009 no fórum Outros
      Respostas: 12
      Última resposta: 19/06/2016, 12:23
    2. Bomba injetora vazando óleo?
      Por Pedro_Augusto no fórum Ford
      Respostas: 19
      Última resposta: 06/12/2015, 10:16
    3. Como abrir a bomba injetora?
      Por marciocortivo no fórum Outros
      Respostas: 0
      Última resposta: 06/11/2011, 16:13
    4. Bomba injetora da L-200, se completa o oleo?
      Por criparamos no fórum Mitsubishi
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/06/2010, 16:54
    5. Vazamento de Oleo lubrificante ao lado da Bomba injetora
      Por Carlos A. C. Azevedo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 2
      Última resposta: 09/03/2009, 12:53

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade