x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 20 de 20
  • #13
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10



    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    A saída e entrada que formam o circuito para o ar condicionado são uma derivação do circuito principal da refrigeração (motor x radiador). Portanto, quando se cria um circuito em paralelo com outro existente (o principal), a pressão no circuito original tende a diminuir, pois a derivação (jumper) é um novo circuito de fácil circulação e a pressão vai para onde é mais fácil. Quando a serpentina interna está no lugar e funcionando, a queda de pressão é compensada pela dissipassão de parte do calor para dentro do carro e a refrigeração do motor se mantém. Quando a válvula do ar quente é fechada, interrompe-se a circulação e tudo se comporta como se estivesse tamponado.
    Portanto, a melhor solução é tamponar, pois interligar as mangueiras e deixar uma circulação inútil entre elas equivale a curto-circuitar a bomba, o que reduz drasticamente a pressão no circuito principal (motor x radiador) e, consequentemente, a capacidade de refrigeração quando o motor é mais solicitado.

    Espero que tenha conseguido explicar... Advogado dando aula de mecânica dos fluídos...


    Grande abraço.
    GRANDE WALTER DA CAMPER

    Explicação tão clara como um dia ensolarado .

  • #14
    Usuário Avatar de franzlana
    Entrada
    14/05/2005
    Local
    Matozinhos/MG
    Idade
    56
    Posts
    628
    Agradecimentos: 2
    O ponto de saída da água para o aquecedor e o de retorno estão próximos e as vazões se compensam em qualquer situação. Volume enviado ao aquecedor retorna para o circuito do motor em quantidade idêntica. Se voce regula o aquecedor em x%, sai x% da vazão para o aquecedor e retorna x% para o motor. Se você fecha o aquecedor x=0%, se você usa a totalidade do aquecedor x=100% da vazão destinada ao aquecedor. Tampão =0%, mangueira ligando os dois pontos =100%. Nenhuma das condições vai influenciar a refrigeração do motor pois a vazão destinada ao trocador de calor é mínima. Não haverá perda ou acréscimo de pressão mensurável no circuito do motor pois a água sai e retorna ao circuito sempre em vazões idênticas pois o circuito é fechado. A troca de calor com o aquecedor é desprezível para o volume de calor gerado pelo motor. Se você subir um morro durante 5 min. poderá gera mais calor do que o trocador dissipará em uma hora. Ou seja o trocador do aquecedor não tem influência no circuito do motor e tampão ou by-pass dá na mesma: em nada.

  • #15
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por franzlana Ver Post
    O ponto de saída da água para o aquecedor e o de retorno estão próximos e as vazões se compensam em qualquer situação. Volume enviado ao aquecedor retorna para o circuito do motor em quantidade idêntica. Se voce regula o aquecedor em x%, sai x% da vazão para o aquecedor e retorna x% para o motor. Se você fecha o aquecedor x=0%, se você usa a totalidade do aquecedor x=100% da vazão destinada ao aquecedor. Tampão =0%, mangueira ligando os dois pontos =100%. Nenhuma das condições vai influenciar a refrigeração do motor pois a vazão destinada ao trocador de calor é mínima. Não haverá perda ou acréscimo de pressão mensurável no circuito do motor pois a água sai e retorna ao circuito sempre em vazões idênticas pois o circuito é fechado. A troca de calor com o aquecedor é desprezível para o volume de calor gerado pelo motor. Se você subir um morro durante 5 min. poderá gera mais calor do que o trocador dissipará em uma hora. Ou seja o trocador do aquecedor não tem influência no circuito do motor e tampão ou by-pass dá na mesma: em nada.

    X2!

    Igor, pode ter sido coincidência seu motor ter apresentado aquecimento depois de ter isolado o aquecimento e é bom ficar de olho para achar o real culpado pelo aumento da temperatura . Seja qual for a forma de isolar o aquecimento, nenhuma delas tem influência significativa na eficiência do sistema.

  • #16
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1
    Igor, também fiquei na dúvida. Se eu tampar a entrada e a saída da bomba, não prejudicaria a circulação da água e consequentemente a refrigeração do motor?
    Você não estaria fechando a entrada nem a saída da bomba e sim uma pequena derivação para o circuito de aquecimento interno e isso não influenciará em nada a eficiência do sistema de refrigeração.
    A minha recomendação em tamponar ao invés de interligar com mangueira é pelo fato de ter menos pontos passíveis de vazamentos nas mangueiras, abraçadeiras, etc...
    4X4 Brasil

  • #17
    Usuário Avatar de Igor Lustosa Goulart
    Entrada
    28/09/2007
    Local
    Valença/RJ
    Idade
    60
    Posts
    151
    Agradecimentos: 0
    Boa noite.
    Fiz um croqui no auto cad de pobre rsrsrs, não sei se ficou muito nítido, mas o que eu queria mostrar é exatamente o que o Walter tão bem explicou e como já fiz algumas vezes na fábrica onde trabalho, quando precisei baixar a pressão da saída de uma bomba sem inversor de frequência ou válv. de alívio, ou seja, através de uma restrição no by pass.
    No caso da bba do MWM, por não conhecer o tipo de bba (já tinha ouvido falar que era de duplo rotor) então pedi ajuda aos colegas e agradeço a tds. Vou fazer como o Rogério falou, tamponar entrada e saída como o Solanocardia mostrou na foto.
    Qual a maneira certa de isolar o radiador de ar quente do motor MWM 2.8?-bomba.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Qual a maneira certa de isolar o radiador de ar quente do motor MWM 2.8?-bomba.jpg  
    4X4 Brasil
    Camper 4 portas 4X2 MWM 2.8 TDI - Eaton over

  • #18
    Usuário Avatar de Igor Lustosa Goulart
    Entrada
    28/09/2007
    Local
    Valença/RJ
    Idade
    60
    Posts
    151
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Considerar apenas o 1º croquí, o segundo está errado, foi por falta de habilidade rsrsrsrs
    Camper 4 portas 4X2 MWM 2.8 TDI - Eaton over

  • #19
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Esse croqui ilustra bem a situação.
    Abre-se o by-pass a pressão de todo o sistema diminui.
    Ao fechá-lo, o sistema trabalha com a máxima pressão fornecida pela bomba.
    Esse princípio é tão básico que vale para qualquer sistema que trabalhe sob pressão, seja água, óleo, combustível ou ar.
    No caso do circuito de água do ar condicionado, cada litro que circula pela mangueira interligada, é um litro a menos circulando pelo radiador. Daí resulta que a melhor solução é tamponar.


    Citação Postado originalmente por Igor Lustosa Goulart Ver Post
    Boa noite.
    Fiz um croqui no auto cad de pobre rsrsrs, não sei se ficou muito nítido, mas o que eu queria mostrar é exatamente o que o Walter tão bem explicou e como já fiz algumas vezes na fábrica onde trabalho, quando precisei baixar a pressão da saída de uma bomba sem inversor de frequência ou válv. de alívio, ou seja, através de uma restrição no by pass.
    No caso da bba do MWM, por não conhecer o tipo de bba (já tinha ouvido falar que era de duplo rotor) então pedi ajuda aos colegas e agradeço a tds. Vou fazer como o Rogério falou, tamponar entrada e saída como o Solanocardia mostrou na foto.
    Qual a maneira certa de isolar o radiador de ar quente do motor MWM 2.8?-bomba.jpg

  • #20
    Usuário
    Entrada
    26/06/2018
    Local
    Agua Boa - MT/MT
    Idade
    62
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Igor Lustosa Goulart Ver Post
    Oi pessoal.
    Retirei o sistema de ar condicionado de minha Camper e nele existia o radiador do ar quente. Na bomba d`água pensei em colocar um tampão na entrada e outro na saída, mas por via das dúvidas, perguntei ao mecânico se essa era a maneira correta. Segundo ele, eu teria que unir a entrada e a saída com uma mangueira, fazendo uma jump.
    Isso não fez muito sentido para mim, pois em meu raciocínio, se eu faço a união da entrada com a saída da bomba, eu prejudico sua eficiência, baixando a pressão do sistema. Como meus argumentos não foram aceitos por ele e nem por outros dois meca que consultei, fiz o serviço como eles recomendaram, mas sem concordar, pois a unica explicação que eles deram foi dizer "é assim que se faz".
    Em percursos pequenos de +ou- 50 km não senti diferença na temperatura, mas indo a Viçosa (300km) por duas vezes tive que tirar o pé em subidas longas, pois a temperatura chegou perto da faixa vermelha, coisa que não acontecia.
    Pergunto aos colegas: Essa ligação das mangueiras é realmente a correta?
    Abraço
    Igor, é bem simples entender! quando voce joga agua quente para outro radiador dentro da canine que está refrigerada, a agua volta para o motor mais fria, voce tem 2 radiadores, 1 esterno para o motor e outro menor dentro da cabine para aquecer o ambiente que troca calor, então voce tem baixo desempenho no ar condicionado gelado, em compensação o motro refrigera mais rápido, mas não é normal o motor aquecer quando voce não tem ou não usa o ar quente, pois foi projetado para trabalhar com ou sem ar frio e quente, deve ter outros problemas de arrefecimento como valvula termostatica, sensor da ventuinha acionando com temp. maior que deveria etc.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 36
      Última resposta: 25/12/2018, 19:45
    2. Respostas: 7
      Última resposta: 18/10/2017, 21:32
    3. Guincho Elétrico: qual a melhor maneira de instalar a parte elétrica?
      Por Skull Crusher no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 46
      Última resposta: 15/05/2010, 11:24
    4. Óleo,qual a quantidade certa?
      Por cadu no fórum Jeep Willys
      Respostas: 10
      Última resposta: 05/06/2007, 19:02
    5. Respostas: 9
      Última resposta: 05/08/2006, 17:19

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade