x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Idade
    43
    Posts
    348
    Agradecimentos: 0

    Marruá x Guincho Mecânico x Reduzida




    Tenho um Marruá AM50.
    Como sabem ele possui motor MWM 2.8, caixa Eaton 2305C (antigamente conhecida por Clarck 240v) e não possui reduzida.

    Atualmente possuo pneu 33', mas pretendo aumentar para pneus 35' e dessa forma acho que seria interessante ou instalar uma reduzida ou reduzir o diferencial, apesar de que dessa forma ficaria muito ruim para viagens e passeios, o que costumo fazer com o jipe.

    Da mesma forma, pensei também em instalar um guincho mecânico.

    Sei que essa caixa possui saída do lado direito (me corrijam se estiver errado) para ligar uma tomada de força. O problema: uma saída do lado direito da caixa pega bem na altura do diferencial dianteiro, então inviabiliza a instalação de guincho mecânico.

    Conversando com meu amigo que é mecânico, ele disse: eu proponho, instalar caixa e redução da Toyota (5m) que dessa forma eu já ficaria com reduzida, sem flanges ou adaptações e conseguiria instalar o guincho mecânico.

    Quanto às relações do câmbio da Toyota 5m, eu achei interessante, a primeira marcha não é tão reduzida que nem o Eaton 2305C, mas vou ter reduzida e ficaria bom dessa forma tanto para estrada quanto para trilha, sem precisar mexer em relação de diferencial.

    O que acham?

    Esse é um início de discussão sobre o assunto.

    Abraços,

    Jonas

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Não mexeria em nada , colocaria pneus 33" BF KM2 , instalaria guincho elétrico 12.000# e ficaria com uma baita vtr pra encarar trilhas e viagens , sem mexer em nada no trem de arraste ...

    abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
    Entrada
    02/05/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,655
    Agradecimentos: 0
    Não sei, a minha dúvida é se o conjunto MWMW 2.8 + cambio Toyota (Band?) de 5 marchas não ficaria um pouco frouxo.. este cambio foi feito para motor 14b de 3.7 litros (muito torque em baixa)
    Site do Encontro Nacional de Engesas, Campers & Marruás
    http://engesas.blogspot.com.br/

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/02/2009
    Local
    ponta grossa/
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    ola jdutra estou no meu segundo marruá agora um am 100 e também estou com esse problema vou colocar pneu 35 e vai faltar a reduzida pensei em trocar o cambio todo para também ter uma velocidade cruzeiro 120km com um giro do motor um pouco menor pos nessa velocidade ele esta a 3000rpm me falaram para colocar o cambio da Toyota 3.0 mas estou vendo se consigo a flange .vamos ver se alguém pode dar uma ideia boa aqui no fórum . um abraço a todos !

  • #5
    Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Idade
    43
    Posts
    348
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por wanderson pg Ver Post
    ola jdutra estou no meu segundo marruá agora um am 100 e também estou com esse problema vou colocar pneu 35 e vai faltar a reduzida pensei em trocar o cambio todo para também ter uma velocidade cruzeiro 120km com um giro do motor um pouco menor pos nessa velocidade ele esta a 3000rpm me falaram para colocar o cambio da Toyota 3.0 mas estou vendo se consigo a flange .vamos ver se alguém pode dar uma ideia boa aqui no fórum . um abraço a todos !

    Caro Wanderson,

    Não sei qual o seu pneu atual, o meu atual é um 285x75x16 equivalente a um 33. Nessa medida, faço as trilhas tranquilamente, mas não tenho muita escolha de marcha quando preciso força e sinto mais falta de uma reduzida mesmo é para descer morros lisos ou muito ingremes por exemplo bem lento.
    Como um colega falou a um tempo atrás aqui no fórum, não tem reduzida, tem que pegar o jeito de dirigir na trilha.
    Em subidas muito fortes na trilha, a segunda marcha se encher o turbo da conta do recado, apesar de que dependendo do morro pede água, e nesse caso é o problema, a primeira é muito curta, tem força, mas não tem velocidade.
    Para não mexer no câmbio e caixa de transferência que considero de qualidade, pensei até em apimentar um pouco o motor, ganhando uns cavalos e nesse caso acho que o pneu 35 ficaria bom nas trilhas.
    Quanto à velocidade de cruzeiro, eu quando viajo com ele ando entre 80km/h e 100km/h, geralmente mais proximo dos 80km/h e não me incomodo quanto a isso.
    Aguardo novas idéias....

    Quanto ao guincho é uma pena não ter como adaptar o guincho mecânico no câmbio atual (a tampa da saída de força é na direita do câmbio, se fosse na esquerda daria, no meu cambio a tampa esquerda não tem parafusos, parece soldada).

    Se partir para o guincho elétrico já vou colocar um bom Warn (aquele completo com compressor de ar).

    Já estou me convencendo de que o melhor mesmo é apenas apimentar um pouco o motor, manter todo o restante original, que é um conjunto forte e original, sem modificações (sou meio contra muitas modificações) e se acostumar com a forma de dirigir sem reduzida nas trilhas.

    Abraços,

    Jonas

  • #6
    Usuário Avatar de diogo ludovico
    Entrada
    12/07/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    42
    Posts
    1,266
    Agradecimentos: 0
    Acabei de fechar um trecho de quase 4000km com a AM200, usando pneus 285/75/16.
    Viajando a 80/90 km/h, a um giro de 2400 RPM, com o consumo ficando em 7,5 km/l em media.
    Viajar a 100-110 vai tranquilo, mas o consumo cai para 5,5 km/l.
    Realmente falta a reduzida em certas situações, mas acho que com o chip de potencia, passando a contar com quase 200cv, dá para usar os pneus 35" sem perda de desempenho.
    Se fosse mudar algo no conjunto, seguiria a receita do Lucas Nassif, cambio original com caixa de redução da hilux.


  • #7
    Usuário
    Entrada
    17/02/2009
    Local
    ponta grossa/
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    ola a todos eu também estou usando pneu 285 o problema são as viagens longas sempre vou longe com esse marruá dai a ideia de deixar a relação mais longa para andar com giro mais baixo perguntei a um funcionário da Agrale e ele disse para colocar coroa e pinhão da ranger 6cc vou ver primeiro com pneu maior se a relação fica mais longa , semana que vem vou novamente ver o dakar e vou chipar o marruá antes de ir pos assim já troco os pneus no paraguay . um abraço a todos !

  • #8
    Usuário Avatar de diogo ludovico
    Entrada
    12/07/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    42
    Posts
    1,266
    Agradecimentos: 0
    A que uso tem o eixo de F250 na traseira, dana 70, ai fica inviável trocar a relação.
    Penso em colocar o pneu 315/75/16, pois tem que baixar giro tambem


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 9
      Última resposta: 01/12/2012, 21:17
    2. Guincho Mecânico
      Por Giacomel no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 21/03/2009, 21:45
    3. Guincho Elétrico X Guincho Mecânico
      Por Buentes no fórum Técnicas de Condução e Navegação Off-Road
      Respostas: 25
      Última resposta: 28/05/2007, 11:26
    4. Guincho mecânico
      Por marcio meira rocha no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 19
      Última resposta: 25/04/2006, 21:52
    5. PTO DE GUINCHO MECANICO
      Por Marcos Ojeda no fórum Jeep Willys
      Respostas: 14
      Última resposta: 09/09/2004, 18:26

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade