x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário
    Entrada
    08/10/2004
    Idade
    58
    Posts
    40
    Agradecimentos: 0

    Alternador não carrega




    Olá Campeiros eletricistas !

    Há pouco tempo troquei o motor 4cil Opala da minha Camper por um 6cil Opala e desde então, não consigo fazer com que o alternador carregue normalmente. Quando ligo o motor, a voltagem parte de +/-12,4v e vai subindo bem devagar até atingir uns 13,8v, mas quando a ventoinha entra ou ligo o farol, a voltagem cai drasticamente e fica por volta de 12,5. Não adianta acelerar. Isto com um alternador Valeo 120A. Providências que já tomei:
    - conferência do alternador em duas elétricas, com diagnóstico que está carregando normalmente
    - conferência do aterramento, que sai do negativo bateria e vai para o chassi, dali para o motor. Tem também um direto do negativo da bateria para o motor. Tudo ok.
    - fiz outro aterramento paralelo ao que citei acima com cabo de 16mm
    - troquei o fio positivo que vai do alternador direto para a bateria
    - fiz um teste com uma lâmpada ligando direto do positivo da bateria até o alternador, substituindo, por hora, a lâmpada do painel
    - fiz medições de tensão positivo bateria-negativo e positivo bateria-motor, acusando mesma tensão, além de outras tantas
    - não satisfeito, comprei outro alternador Bosch de 90A fabricado em abril/2013 e os sintomas foram exatamente os mesmos.

    Como gosto de mexer em minhas viaturas, estou resistindo há mais de mês para não levar a um eletricista, mas confesso que não tenho mais opções. Então fico na esperança que os colegas deem uma luz.
    []'s
    Eldo - DF

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Eldo , não estou entendo qual o problema ... se carrega até prox. 14V parado está normal , vai cair e manter prox. de 12V assim que vc acionar qqer botão no painel ... sua preocupação teria que ser com a Amperagem , mas se está com alternador de 90A com certeza está repondo toda amperagem consumida , vc não colocou de qto é a bateria , mas se for de 70A ou acima fica tranquilo que seu carro está normal ...
    Os consumidores de Amperagem são o Farol alto e o Guincho , se ligar farol alto , que é considerado fator de segurança , com o restante ligado e manter prox. de 12 V está tudo perfeito , o guincho é um pouco mais complicado pq usa motor de arranque , mesmo com motor ligado fica difícil manter o consumo de amperagem se ficar acionado por muito tempo ...

    abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Eldo, Se foi testado com dois alternadores e todas as conexões estão com bom contato, meu palpite é que dê uma conferida na aferição do voltímetro.

    Na minha opinião essas voltagens estão aprox. 0,5 V abaixo dos valores que encontro nas minhas viaturas em condições parecidas.
    Esse meio volt pode ser imprecisão do instrumento.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    08/10/2004
    Idade
    58
    Posts
    40
    Agradecimentos: 0
    Valeu pessoal!
    Hoje liguei o carro e acelerei forte, assim o multímetro passou a marcar 14.25v e manteve na marcha lenta, liguei os faróis e ficou na casa de 13.4v, mas com a ventoinha, ficou na casa de 12.4v. Acho que terei que mudar a relação entre as polias para permitir mais giro no alternador e testar o consumo da ventoinha em amperes. Ainda não me conformei com esta queda de 14v para 12.4v, pois se a ventoinha ficar muito tempo ligada, numa trilha, por exemplo, a bateria poderá descarregar.
    []'s
    Eldo.

  • #5
    Eldo,

    Procure medir a voltagem direto na bateria com um multímetro. Pode ser que o seu voltímetro de painel esteja ligado em algum circuito com consumo elevado (por exemplo da ventoinha) e com fios de bitola um pouco menor do que o indicado provocando a queda na indicação de tensão.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    08/10/2004
    Idade
    58
    Posts
    40
    Agradecimentos: 0
    Problema resolvido por acaso. Após quebrar a cabeça, comecei a achar que o tamanho da polia do alternador estaria grande, então, movimentando esta polia com a mão, percebi que a resistência à rotação não era grande e foi aí que vi a polia da bomba d'água girando e a correia que une motor, bomba d'água e hidráulica ficava parada, ou seja, apesar de não perceber folga apertando esta correia com a mão, ela patinava, fazendo com que o alternador girasse pouco. Apertei bem e o problema acabou, mas vou trocar a correia do motor que deve estar polida e desgastada. Fiquei até sem graça quando descobri.
    Em todo caso, valeu o apoio!
    ()'s
    Eldo

  • #7
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Eldo , isso acontece muito , pode ficar sussa que não é só contigo ...
    As vzs nem precisa trocar a correia , pode ser o parafuso de fixação do suporte ou do próprio alternador que folga , veja se está com arruela de pressão e porca parlock ou contra porca na fixação , se não tiver é bom colocar ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bateria não carrega! Mistério.....
      Por Celsogvs no fórum Toyota
      Respostas: 13
      Última resposta: 30/07/2013, 14:12
    2. Motorola MR350R carrega via isqueiro?
      Por Scarabelli no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 8
      Última resposta: 10/02/2013, 18:00
    3. Alternador não carrega
      Por Claygom no fórum Toyota
      Respostas: 5
      Última resposta: 12/09/2012, 21:45
    4. Respostas: 6
      Última resposta: 02/05/2007, 00:11
    5. Nao carrega Bateria
      Por hederi no fórum Jeep Willys
      Respostas: 8
      Última resposta: 09/08/2005, 20:40

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade