Inicialmente, gostaria de cumprimentar os colegas aqui do fórum e dizer que entrei no mundo dos ENGESAS.
Sou proprietário de uma Ranger 3.0 4x4 2010, onde já estava fazendo trilhas leves e passeios. Mas estava pensando troca-la em um Troller 2011 ou 2012. (O 2013 TGV, até fiz teste drive, gostei, mas com esses problemas...) Conversando com meu pai (tem uma Triton), ele não me aconselhou a não sair da Ranger para o Troller, pois meu trabalho fica 550km de casa, estradas perigosas, muitos acidentes, além do fato da Ranger ter ABS e Airbag e ser de lata, ao contrário do Troller. Então decidimos a comprar um jeep, em sociedade, para trilhas mais pesadas. Pesquisei bastante willis, samurai, vitaras...
Então surgiu esse: Comprar Carro Usado - Engesa - Engesa 4x4 4X4 MANUAL - Meu Carango - 682807
(o link é do anúncio, poderá sumir, mas depois posto fotos aqui dele)
Fomos olhar o carro sem compromisso, pois estava cerca de 180 km de onde moramos. Gostamos muito do carro na hora, mesmo sem entender nada de ENGESA, ficamos com o bruto.
Vou passar aqui algumas configurações dele, pois como não conheço muito, vou precisar da ajuda dos colegas mais experientes e ao final vou fazer algumas perguntas.
1. Carroceria: Toda de fibra, so não as portas e a capota que são de lona. Pelo que pesquisei os ENGESAS são de metal. Só descobri isso depois de comprado. Muito bom de lavar e manter.
2. Motor: Opala 6 cilindros, carburado, ignição MSD made in USA, gasolina e gnv(está legalizado e vistoriado). Rodou 200 km com 45 reais de gnv.
3. Caixa de Marcha: 4 marchas + ré. A ré fica para cima e para o lado do passageiro. A manopla da marcha tem o mesmo desenho da D20 S4 (sem turbo), mas a indicação gravada corresponde com a descrição das 4 marchas frente e ré para cima e lado do passageiro. Alguem sabe pelo menos dar algum palpite sobre qual câmbio estou falando com as informações que passei?
4. Redução: A alavanca do 4x4 ao ser puxada para trás liga a tração. Depois jogo para o lado do passageiro e entra reduzida. Tem um neutro no meio. Pelo que andei pesquisando, me pareceu muito com a reduzida do Willis. Também vi que os ENGESAS não possuem reduzida, então essa foi instalada, correto?
5. Direção: Hidráulica. Não sei de que carro é.
6. Freios: Disco nas 4 rodas. Por sinal, me pareceu eficiente.
7. Diferenciais: Não sei informar se é original. Se é DANA. Vou deixar com os colegas. Depois vou colocar mais fotos para ajudar.
Na minha opinião, ainda precaria, pois andei pouco com o carro, apenas vim com ele na BR por 200 km e testei em um areial. Adorei o carro. Bruto demais. Gostei muito, superando minhas expectativas no offroad e no onroad. Fim de semana vou andar mais e posto mais impressões.
Agradeço desde já a colaborção dos colegas.
Abraços.