x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 50

Tópico: Motor Engesa

  • #1

    Motor Engesa




    Caros Amigos

    Gostaria de umas dicas dos mais experientes.
    Qual os Motores Diesel que se adaptam bem no Engesa.
    Estive hoje em um Ferro velho e vi varios Motores, inclusive um Motor 1.9 Diesel que vai no Golf tipo Exportação, e o vendedor me disse que ele faz uns 23 Km/l. É real? Esse motor não e fraco para o Engesa?

    O Q20 é um Motor muito antigo? Tem versões mais novas? Quais carros ele equipa hoje?

    O Maxion, quais carros usam ele? Maxion é uma marca de motor ou um categoria, assim como o SPRING (acho que é assim que se escreve) Ele é o mais moderno? é o mais caro?

    Ou seja, peço a gentileza dos colegas , para que me comentem sobre os Motores para o Engesa.
    Qual o melhor? Qual o mais Barato? Qual o melhor custo beneficio? Dificuldades na adaptação? etc. etc. etc.

    Desde já agradeço a boa vontade

    Grande abraço

    Andre

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    motor

    Andre , esse 1.9 VW é mais pra carro de peso até 1500kg , no Engesa não vai bem , acho que não vai bem em nenhum 4x4 (minha opinião) . agora ... 23 km/l
    Os Perkins Q20B equipavam as D20 antigas , tenho esse motor no meu Engesa , saiu assim de fábrica em 91 . O Maxion é o Perkins melhorado , a Maxion comprou a Perkins e usou o mesmo bloco fazendo poucas melhorias , as D20 mais novas e as Land Rovers usam esse motor , a partir de 2005 a Maxion terá que colocar motor injetado no mercado , não serão mais aceitos os convencionais .
    Os MWM equipam a maioria dos carros a diesel , tem 4 e 6 canecos . Tem mais potencia que o Maxion e menos torque , trabalham em giro mais alto e alcaçam velocidade maior .
    Para adaptar qqer motor diesel vc vai ter que fazer adaptação em cx seca , coxins , suporte , trocar molas amortecedores e talvez o radiador . Para acertar papelada no Detran , não compre sem nota senão vc não consegue a documentação .

    []s ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3

    Re: Motor Engesa

    Citação Postado originalmente por Andre 4x4
    Caros Amigos Gostaria de umas dicas dos mais experientes. Qual os Motores Diesel que se adaptam bem no Engesa.
    Q20B, S4, S4T - Todos esses sairam de fábrica em alguns Engesas e Campers. Ah... Detalhe: O Maxxion S4 é mesmo motor que o Perkins Q20B, com algumas melhorias.

    Já ví Engesas equipados também com:
    MWM Sprint 4.07 (2,8, 4cc),
    MWM Sprint 6.07 (4,3, 6cc - Esse fica o bixo!!!!!),
    Mecânica da Toyota Hilux

    Citação Postado originalmente por Andre 4x4
    Estive hoje em um Ferro velho e vi varios Motores, inclusive um Motor 1.9 Diesel que vai no Golf tipo Exportação, e o vendedor me disse que ele faz uns 23 Km/l. É real? Esse motor não e fraco para o Engesa?
    Se faz essa kilometragem eu não sei... Só sei que o motor é fraco para um carro desse porte. Esse motor é bom para Samurai, Nivas, Rocsta e talvéz Vitaras.

    Citação Postado originalmente por Andre 4x4
    O Q20 é um Motor muito antigo? Tem versões mais novas? Quais carros ele equipa hoje?
    O Q20B é antigo, vibra muito mas é bem resistênte e económico. Esse motor virou Maxxion S4 que virou Continental. Hoje em dia equipa as Lands e Rangers.

    Citação Postado originalmente por Andre 4x4
    O Maxion, quais carros usam ele? Maxion é uma marca de motor ou um categoria, assim como o SPRING (acho que é assim que se escreve) Ele é o mais moderno? é o mais caro?
    Maxxion é uma fábrica. Mudou de nome... Hoje é Continental. SPRINT é uma linha de motores da MWM... Ambos trabalham em alta rotação : São excelentes motores!

    [quote="Andre 4x4"][b] Ou seja, peço a gentileza dos colegas , para que me comentem sobre os Motores para o Engesa.

    Citação Postado originalmente por Andre 4x4
    Qual o melhor?
    MWM 6.07TCA
    Citação Postado originalmente por Andre 4x4
    Qual o mais Barato?
    Perkins Q20B
    Citação Postado originalmente por Andre 4x4
    Qual o melhor custo beneficio?
    S4T
    Citação Postado originalmente por Andre 4x4
    Dificuldades na adaptação? etc. etc. etc.
    São as mesmas de qualquer adaptação... Deve ser lembrado que motor diesel é mais pesado e vibra muito mais do que qualquer motor a gasolina. Assim sendo, o carro como um todo deve estar preparado para recebe-lo.´

    Outra coisa é a documentação. Siga os passos:

    1) Pegue autorização para a conversão com um delegado do Detran antes de qualquer coisa.
    2) Compre motor com nota. Verifique se ele foi baixado (use serviços de sites como o Check@uto <www.checkauto.com.br> para isso. Guarde as notas de todo o serviço da adaptação.
    3) Faça a inspeção no Inmetro
    4) Dê entrada com o processo no Detran (com todas as notas, inspeção do Inmetro e tudo mais)

    Acho que é só isso... Boa sorte!
    []´s

  • #4
    Fabião esse tópico deveria mudar para :

    " AULA SOBRE MOTORES DIESEL PARA O SEU JEEP "


    Parabéns.

  • #5
    PessoALL,

    O Jericó está equipado com o Q20B + turbina, o resultado é excelente...
    Detalhe, com o Q20B a configuração do conjunto motriz é original de alguns Engesas, conforme comentou o Xará...

    Na minha opinião o Q20B é o melhor custo X benefício, visto que os S4's tem uma manutenção mais cara e mais frequente, conforme relatos de vários mecânicos e retíficas que consultei antes de trocar o coração do Jericó, detalhe, todos foram unânimes em optar pelo Q20B ao S4.

    Não achei a adaptação pesada, pois basta que o motor venha com embreagem e caixa seca, não é necessário nenhuma flange, pois o câmbio do Engesa é o mesmo das D-20 e D-40 que utilizaram este motor.

    Eu pelo menos não acho que seja um motor que vibra muito, utilizo coxins de motor da F4000 tanto no motor como na carroceria, talvez ajudou a minimizar a vibração, e quanto ao barulho, uma boa isolação resolve 80%...

    Sou meio contra os motores de alta rotação, maxion 2.5 e mwm 2.8 e arghhh os da hilux... toc, toc, toc...
    Tive uma experiência muito pouco agradável, o Jericó veio equipado com o motor da Hilux 3.0 TD, teve sérios problemas com um dos pistões, resumindo, para "consertar", iria gastar L$4.000 e sem garantia, daí que optei por um motor mais robusto e com manutenção beeem mais barata...

    E æ Xará, vc vê motivos para sair do Q20B ???

    []'s cansado de escrever...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #6
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves
    ...

    E æ Xará, vc vê motivos para sair do Q20B ???
    Nenhum !!! , nem quero turbina , adoro o barulho do bichinho ...
    Fabio , meu Q20B não vibra , em marcha lenta ele fica dando uma peq. balançada ( é bonito ver ) , mas qdo ando , não vibra , está com calços originais Engesa ...
    Polvora , tá vendo como é cara , tá tendo uma aula gratis de como colocar um barulhento na F75 , aproveite , já pensou a F75 com MWM 6 canecos ? (Cabe direitinho é só dar uma erguida pra fechar o capo) .
    Andre , agora é contigo , só não vi Engesa com motor Mercedez , já vi com MWM 4 e 6 canecos , Maxion S4 , S4T , S4Tplus , Perkins Q20B e Q20B4 . O que dá mais trabalho é o MWM 6 canecos , tem que fazer muitas adaptações pra aguentar o motor , troca de difs. (Band) , cambio(Band) , molas e amortecedores e calçar a carroceria , essa configuração alcança 150 a 160 km/h , dá pra encarar ???

    []s contentes com o barulhento ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #7
    Caros Amigos

    Agradeço muito as explicações tecnicas e experiencias proprias em relação aos Motores para o Engesa.

    Vou lhes contar uma coisa.... Ainda não adquiri o meu Engesa, por isso estou a cata das mais diversas informações, para quando cair um bom negocio na minha mão, eu não o perca por duvidas.

    A proposito, prorque os Engesas estão tâo caros por ai?

    Tenho vontade de adquirir um Engesa desmontado ou sem algumas partes, tipo, Motor, Caixa. Para que eu possa reforma-lo de cabo a rabo e bbbeeeemmmmmm devagar, conforme a grana vai entrando, heheheh

    Voces acham vantagem nesse tipo de compra ou não?

    Alguem teria alguma dica, de algum Engesa, barato, esperando pelo Andre para adquiri-lo.

    Abraços

    Andre

  • #8
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    Engesa

    André , vou ser sincero contigo , fiquei mais de 1 exaustivo ano , com grana na mão pra fechar um bom negócio com Engesa e foi bem difícil , achar Engesa em mau estado pra fazer acho impossível , nunca vi Engesa em desmache ou numa garagem aguardando reforma .
    O bicho é caro pq é bom e pararam de fabricar , vc pode fazer n adaptações pra deixá-lo um 4x4 altamente confortável e confiável .
    Vi um trampo do Jegteam numa Engesa que é de babar , colocou os 2 eixos e a reduzida da Band , tá com bancos de omega , Cd , AC , capota de fibra , guincho , motor MWM 2.8 , fora detalhes de painel e outros . É um carro não visado preparado pra tudo .
    Passei um Engesa para um colega que o cara pedia 13000 lts , falei pra ele pegar mesmo se tivesse c/ motor fundido , no fim só teve que trocar pneus , tá super contente , isso é um achado , talvez apareça algo assim aí por Curitiba , fique esperto ...

    []s ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #9
    Usuário Avatar de Pedro
    Entrada
    17/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    57
    Posts
    294
    Agradecimentos: 0
    .
    .
    .
    A proposito, prorque os Engesas estão tâo caros por ai?
    Tenho vontade de adquirir um Engesa desmontado ou sem algumas partes, tipo, Motor, Caixa. Para que eu possa reforma-lo de cabo a rabo e bbbeeeemmmmmm devagar, conforme a grana vai entrando, heheheh
    .
    .

    Senão vejamos(como diria Hommer Simpson):
    1 Engesa original(gas/alcool) em bom estado: R$ 18k
    1 capota de fibra: R$ 4k
    1 tranferencia da Toya instalada: R$ 4k
    1Guincho 12000 nacional R$ 2,5k
    1Eixo traseiro flutuante instalado R$ 2,5k
    1Eixo dianteiro de Rural inst. e revisado: R$ 1k
    1 motor Diesel (MWM 2.8 Sprint) R$ 7,5k
    2 Bancos de couro R$ 0,6k
    1 Volante escamoteável de S10 R$ 0,4k
    1 Embreagem hidráulica R$ 0,4k
    1 Upgrade dos freios(disco tras,hidrov.maior) R$ 0,8k
    1 Jogo de Rancho c/controle interno R$ 1,8k
    1 Ar condicionado R$ 1,5k
    Total R$ 45k



    Ô continha alta!!!
    Claro que tem coisa que se consegue mais barato, a mão de obra pode ser sua, ainda assim a brincadeira não fica barata. E isso não tem limite,
    bloqueios, Totem, GPs.....
    E ainda tem a inflação dos comerciantes de peças e mecanicos especializados em 4x4!!!
    O que quero dizer é que o preço final destes brinquedos superequipados acabam por inflacionar o valor dos jipes peladões, principalmente os ENGESAS mas também os CJ's.
    E aí Eduvelo, que vc acha?? Aquele da Jeg não deve ter saído por menos disso...
    []'s
    Engesa F1 "Preto que é Azul" - CJ5 Ford 83 "Montanhês"
    Ex CJ5 62 "Chumbinho"; CJ5 68 , GMC 42 6x6

  • #10
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    Engesa

    Pedro , as 2 fase 2 cinza e vermelha que estavam no Poli terça , tem a mesma config. de motor cambio e difer. MWM 2.8 , Clark 5 m, red. e eixos Band .
    A Cinza está até o momento em 56k , Chassi e Carroceria vieram de Maringa PR da Envesa encom. com o Rosnel (zero bala) . Motor eixos e reduz. novos tbm , é praticamente um carro zero por 56k e não é visado ...
    A vermelha já passou dos 40k ha um tempo atraz , ele mesmo faz tudo , mas só usa material de prim. e compra tudo com nota ...
    O meu já chegou nos 36k , ainda falta :
    Disco na tras. , eixo flut. , reduz. , A.C. , ar quente , des. / limp. tras. e GPS .
    É assim que funciona , não tem pra onde correr , se quiser um 4x4 tem que suar um bocado ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #11
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    Polvora , tá vendo como é cara , tá tendo uma aula gratis de como colocar um barulhento na F75 , aproveite , já pensou a F75 com MWM 6 canecos ? (Cabe direitinho é só dar uma erguida pra fechar o capo)
    Fala Mestre Edu beleza ?

    Putz!!! Um desse eu até quero, o problema é a grana, muito caro e eu rodo pouco com o Mammouth.

    O meu motor não é ruim, mas faz um barulhão da porr o consumo na estrada é +/- 8km/L a uns 80km/hora.
    Quando eu for para o Jalapão 8) eu vou levar uns três dias mas não vou gastar muito GAS.


    Até mais

  • #12
    Amigos

    Continuando o assunto Motor...

    Alguem já viu alguma adaptação no Engesa, o Motor da C20 MPFI, 148 cv, 6 cil o mesmo da Silverado a Gasolina.

    Como fica com esse Motor?
    Qual o consumo na cidade e estrada?
    É barulhento?
    Favor comentarem a respeito deste.

    Obrigado

    Andre
    Curitiba-PR

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade