Grande Guilherme
Saúde e Sucesso para 2006!
putz, foi muito importante essa sua informação que o radiador de opala 4cc serve para o MWM 2.8.
Agora só falta instalar um vaso expansor para transformar em sistema selado.
Flávio
Versão Imprimível
Grande Guilherme
Saúde e Sucesso para 2006!
putz, foi muito importante essa sua informação que o radiador de opala 4cc serve para o MWM 2.8.
Agora só falta instalar um vaso expansor para transformar em sistema selado.
Flávio
Caros amigos!
Espero que as festas tenham sido boas!! :mrgreen: :dance:
Bem o radiador do Engesa, é do engesa e, não do opala, são parecidos, mais a dimensão do radiador do engesa é bem maior, tem uma cubicagem de água maior que o radiador do opala.
Quanto a troca do motor, muito obrigado pela informação. :concordo:
Um abraço a todos e, um próspero 2006.
Atte,
Gentil Filho.
Em tempo! :putz:
Que olhar e não comparar, afirma que se trata do radiador do opala, aparentemente são idênticos, mais os tamanhos das caixas são diferentes.
Atte,
Gentil Filho.
FLÁVIO
No meu tb só falta colocar o vaso expansor .
Mas deparei com um problema , desde que fiz a mudança de motor , a água do radiador vem sumindo sem nenhum vasamento , e toda semana tenho que completar , por ísto não coloquei aquele líquido de radiador , o RADCOOL , para não jogar dinheiro fora . Aí descobri que a água vasa pela tampa do radiador , troquei a tampa e continua vasando ,mas menos .
Não sei se troco o bocal do radiador por um de radiador selado original ou se procuro uma tampa com pressão da mola mais forte , se alguem puder me ajudar ,AGRADEÇO . Pq aqui qdo peço uma tampa com pressão maior , os vendedores estranham esta pergunta , e mostra os vários modelos que eles tem que cabe no bocal do meu radiador , mas não vem especificando nenhum valor de pressão neles .
KIM
Esqueci de dizer que : Ao colocar o motor MWM no seu ENGESA , que será encaixado na mesma caixa seca do ENGESA , além de chegar o calço do motor mais para frente , vc TERÁ que chegar o RADIADOR para frente tb , fazendo um novo suporte ou berço para receber o RADIADOR
Caro Guilherme Abreu!
O vazamento de água é "normal", pois o motor a diesel trabalha com uma temperatura interna elevada, portanto uma expansão maior, veja o exemplo da D20 - F1000. Os radiadores são imensos e, ambas têem expansores.
Portanto providêncie um deste para seu veículo, não precisando ser selado, pode ser somente ligando o respiro do radiador, não esquecendo que dessa forma a mangueira tem que ir até o fundo, para "puxar" a água de volta quando esfriar.
Use o do opala ou d20. fica legal e bom!!! :idea:
Quanto a adptação do motor, muito obrigado novamente!!! :palmas: :concordo:
KIM
Valeu pela dica MUITÍSSIMO obrigado .
Mas tenho uma dúvida KIM . A minha tampa nova que comprei para o radiador tem aquele anel de borracha de vedação que fica sob a tensão da mola , e acima deste buraco é que fica o ladrão ,e na parte superior do bocal não tem anel de borracha para impedir que a água vaze para fora do radiador pela tampa , ao invez de sair pelo ladrão .
Logo ,devo colocar um anel de borracha para impedir que a água saia pela tampa ,ou devo procurar uma tampa que já vem com este anel de borracha ? Deve existir uma tampa assim não?
Caro Guilherme Abreu!
Quanto a tampa que comprou, é própria para colocar V.E. (vaso expansor).
A borracha que descreve está certa, vai somente na tampa, onde esta entrá em contato com o bocal do radiador, assim o vedando, ficando livre somente o respiro, e este também trazendo de volta o líqüido do radiador.
certas tampas, não possuem a borracha que descreveu, mais se observar em sua velha tampa, ela possui uma chapa de latão, que faz a função da borracha, mais não de maneira eficiente pos se houver alguma deformidade, haverá vazamento água/entrada ar.
Pelo todo exposto, sua tampa está mais que correta, respeitando a "libragem" dela. :concordo:
Agora é só o V.E. :mrgreen:
E alegria... :dance:
Atte,
Gentil Filho.
Guilherme,
A pressão de abertura das tampas normalmente vem gravada(estampada) próximo as "orelhas" onde voce segura para girar. A marcação é em libras, e as mais usuais são 7 (7 lbs/pol²) e 15 (15 lbs/pol²).
Quanto ao aditivo do radiador, existem aditivos específicos para motores Diesel que protegem contra corrosão e cavitação(se for o caso...) e custam uma fração dos aditivos a base de etilenoglicol, que oferecem como "extra" uma proteção contra congelamento, que não deve ser muito necessária na sua região 8) , e custam uma $$$$$$paulada, alem de voce ter de usar numa proporção de no mínimo 40%. Esses aditivos anticorrosivos são aplicados numa proporção de +- 5%(dependendo do fabricante).
KIM E LEONI
BRIGADÃO PELAS RESPOSTAS
VALEU
Podeira indicar algumas marcas e modelos desse aditivos? Também sou iniciante em 4x4 e motores diesel... Obrigado. :concordo:Citação:
Quanto ao aditivo do radiador, existem aditivos específicos para motores Diesel que protegem contra corrosão e cavitação(se for o caso...) e custam uma fração dos aditivos a base de etilenoglicol
Fábio,
Primeiramente parabéns pela "machina". :palmas:
Eu costumo utilizar o anticorrosivo da Radiex, mas existem muitos produtos específicos para motores Diesel. A própria MWM vendia um anticorrosivo a algum tempo, não sei se ainda existe, pois nos motores mais antigos como o 229 (usado nas F1000) as camisas sofriam um processo de cavitação muito rápido se voce não usasse o produto correto(furavam com pouco tempo de uso :shock: )....
Os aditivos anticongelantes (base de etilenoglicol) devem ser usados em regiões em que o inverno é rigoroso(temperaturas baixas a ponto de congelar a água de refrigeração do motor, o que pode até mesmo quebrar o bloco), o que não é o caso do sudeste brasileiro para cima. :concordo:
Qualquer dúvida é so postar uma mensagem.
[ ]'s econômicos sem etilenoglicol(que ainda por cima é tóxico :shock: )