x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário Avatar de Christiano Yudi Doyama
    Entrada
    04/03/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0

    Embreagem Q20B Fase II




    Pessoal,
    gostaria de saber se alguém passou por algo semelhante ou tem alguma dica.

    Decidi trocar o conjunto de embreagem do meu Engesa Fase II, Diesel original de fábrica, com motor Perkins Q20B, ainda com sistema de cabo. Decidi trocar pois sentia uma trepidação ao soltar o pé da embreagem (causado pelas molas do isco frouxas) e tinha um ruído do rolamento do platô (desgaste normal).
    Fora isso nenhum outro problema.

    Meu mecânico retirou o sistema que estava montado, da marca Luk, e instalou outro (Platô, Disco e rolamento) mas da marca Sachs, ambos de 10 polegadas, código Sachs 6294.
    Após instalado, ouvia-se um barulho de batida ao ritimo da rotação do motor, mas somente quando pisava totalmente na embreagem.
    Ao soltar o pedal, nada de ruído.

    As possibilidades na condição de pedal acionado é que, talvez o platô, possa bater contra capa-seca, garfo ou contra algum ponto do eixo de entrada da caixa que passaria a ter velocidade diferente do volante/platô.

    Não conseguimos ainda encontrar o motivo da batida, ou mesmo marcas nas peças, mas se alguém tiver alguma dica, eu agradeço!

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Talvez seja a guia do piloto ... no meu fazia um estalo acompanhando a rotação qdo pisava na embreagem e era a guia quebrada , qdo soltava a embreagem a guia encostava e parava de fazer barulho ...
    Bucha De Bronze Do Eixo Piloto Gm C-10 / D-10 / D-20 / S-10. - R$ 31,90 no MercadoLivre

    Só pra iniciar o que pode ser ... tem outras coisas , mas como vc ja verificou marcas não deve ser o platô , a embreagem do meu ainda é original , com quase 200.000 km rodados , qdo deu problema ainda estava com pouco gasto nas partes de contato , aí troquei as molas num reparador aqui perto de casa , trocou as molas rebitadas ...

    abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3
    Usuário Avatar de Christiano Yudi Doyama
    Entrada
    04/03/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    Valeu Edu! Boa dica mesmo mas sei que esta bucha foi trocada. Antes da remontagem fui ver e o mecânico me mostrou que a bucha estava com desgaste e trocou por uma nova. Mas a batida é na situação de pedal acionado e segue a rotação do motor, ou seja, com pedal acionado e levantando o giro, o ritmo das batidas aumenta com a rotação. Talvez não seja bucha quebrada mas a nova bucha pode não estar bem assentada ou algo semelhante. Realmente não achei nada que mostrasse impacto do platô com outras partes que ficam paradas como Capa seca, Garfo, Disco (quando pedal acionado). Pode ser na ponta do eixo que tem como única conexão a bucha. Amanhã estarei de volta na oficina e vou verificar este ponto! Abraço e obrigado mais uma vez!

  • #4
    Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,853
    Agradecimentos: 38
    pra mim é o rolamento raspando no garfo, ja vi alguns garfos defeituosos que aconteciam isto bem no apoio do rolamento com o garfo,

  • #5
    Usuário Avatar de Christiano Yudi Doyama
    Entrada
    04/03/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    Valeu Edu e Salles pelas dicas mas o mecânico descobriu o problema!
    E nem dá para acreditar! Era o garfo interferindo com o assoalho do Jipe!!! Ao acionar o pedal, o garfo encostava na lata e transmitia toda a vibração para dentro! Algo simples e estávamos buscando sempre algo mais complicado. Ele chegou a chamar o técnico da Sachs para avaliar o caso e nesta hora descobriram este problema simples! Enfim, a troca de Luk para Sachs permitiu um curso um pouco maior do garfo e com isso passou a encostar na lata. Simples regulagem e tudo foi resolvido!
    Troquei a bucha do volante com a ponta de eixo da caixa mais por prevenção.
    E fiquei impressionado o quanto ficou leve a embreagem depois da troca, da embreagem e do cabo. Ainda não tenho acionamento hidráulico mas depois desta troca, não vi mais necessidade. Abraço e valeu as dicas!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Intercooler no Q20b
      Por Daniel Lima no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 36
      Última resposta: 03/01/2016, 15:54
    2. Compro Carroceria Engesa Fase II ou Fase III
      Por André Mázzia no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 19/06/2013, 19:52
    3. Embreagem hidráulica no Engesa fase 2.
      Por advogadoneto no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 14
      Última resposta: 13/05/2011, 19:41
    4. Engesa - Q20B - Embreagem
      Por TcheRenato no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 3
      Última resposta: 13/05/2007, 21:20

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade