A explicação foi boa mas até onde sei para o caso específico daqui (motor mwm sprint) os volantes bimassa e maciço tem o mesmo peso pra manter o mesmo torque e balanceamento no funcionamento do motor. :concordo:
[]'s
Versão Imprimível
Exatamente, por isso o disco de embreagem não possui molas pois a massa móvel(parte mais pesada) se movimenta alguns graus em relação à parte fixa absorvendo o tranco graças ao elemento elástico entre as duas partes.
Já leram o anexo do kit maciço da frontier que postei algumas páginas atras ? Lá a própria mwm fala que pode haver uma pequena trepidação, que é perfeitamente aceitável.
[]'s
Esqueci de dizer: mesmo usando a cremalheira mwm tenho que aumentar ainda um pouco pra chegar no conversor...
Já montei o conjunto pude ver isso...
Abraço
Imaginei isso, eu não cheguei à montar no meu pra ver essa diferença, mas como falei no topico do CA no Sprint essa parte pode ser aproveitada e confecciona outra peça pra ficar entre o flex e o conversor adequando a distancia e mantendo o peso do conjunto original.
[]'s
Elmer,
O volante bimassa é bem mais pesado do que o monomassa. Isso eu tenho certeza.
Estou colocando um monomassa com plato modificado e disco com 06 pastilhas de ceramica. Agora eu acho que não vou ter problemas tao cedo.
inté
CARO AMIGO ELMER
Qdo desmontei , retirei os cacos das molas do volante bimassa e soldei os dois pratos não reparei se tinha algum dos pratos de ferro fundido , mas deu para ver e sentir o peso do volante bimassa , MAS NÃO PESEI .
Um mes depois estava numa loja de autopeças e ví na mão o volante monomassa , MAS NÃO PESEI , tive a NÍTIDA IMPRESSÃO que o volante monomassa original MWM seria BEM MAIS LEVE DO QUE O BIMASSA , concordando com o ANTONINI que citou com certeza que tem diferença de peso .
Não posso afirmar com certeza para tirar a dúvida que ficou pq NÃO PESEI NENHUM DOS DOIS .
HAUNDRICH
O volante bimassa realmente tem dois discos/volantes ligados no centro por uma espécie de rolamento , e entre eles tem duas molas grossas e compridas ocupando cada metade do volante , estas duas molas estão separadas por uma chapa que é presa em um dos discos e as molas ficam soltas alí fazendo batente no outro disco .
O defeito que dá é que estas molas se partem em um monte de pedaços e fica aquela merda toda quebrada dentro deste volante fazendo barulho e sem efeito de amortecimento pq as molas se partiram .
ABRAÇÃO , mas algum de nós esta enganado . Ou vc , ou eu e o ANTONINI .
Moçada, eu tenho um volante monomassa novo, e ainda não instalado no engesa, e se ajudar posso conseguir o peso pra vcs. e outro amigo que tenha um bimassa, funcionando e fora do veículo, pode medir e assim fazer-mos uma comparação.
alguem sabe informar qual a marca do kit de embreagem e volante motor da frontier que a nissan vende ( peça original ) .