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  • #1

    Reduzida para Engesa




    Caros Amigos,

    bom dia! provavelmente vcs vão rir da minha pergunta mas aqui vai. Comprei um engesa fase I ano 1986 e ele não tem reduzida. Eu tive outros 4x4 que quando eu acionava a reduzida as máquinas viravam verdadeiros tratores. Aqui vai a pergunta: A primeira 4x4 do engesa é equivalente à 1º reduzida? Coloquei a máquina em uma ribançeira e a reduzida segurava mais, é normal? Para transpor obstáculos é a mesma coisa?

    Outra pergunta que tenho é que o meu motor é 4 cilindros a álcool e o cambio que tenho é diferente do original do engesa, pois as marchas estão dispostas da seguinte forma:

    Ré: para esquerda e para frente
    1º: um pouco menos para esquerda e para frente
    2º: para trás
    3º: para direita e para frente
    4º: para trás
    5º: inexistente

    Alguém sabe que tipo de adaptação foi essa e a póssível finalidade?


    Grato
    Oswaldo

  • #2
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    Fala Oswaldo!

    Nenhum engesa tem reduzida, é o projeto do carro, câmbio Clark 240V e caixa de transferência ENGESA sem redução. O que o Engesa tem é uma 1a marcha muito forte, que é usada somente em trilhas.
    Agora esse escalonamento que você citou não corresponde ao 240V, não sei de que câmbio é, o 240V:
    R - 2 - 4
    n
    1 - 3 - 5
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #3
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    Re: Reduzida para Engesa

    Citação Postado originalmente por Oswaldo
    Coloquei a máquina em uma ribançeira e a reduzida segurava mais, é normal? Para transpor obstáculos é a mesma coisa?
    Opa! quanto mais segurar melhor! Melhor descer devagar do que rápido!
    Quando aos obstáculos geralmente eu usava a primeira sim... mas tudo depende, dá pra fazer em 2 tb...
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #4
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    caro amigo sou novo no mundo do engesa, adquiri uma essa semana passada, minha duvida é qual relaçao devo usar no diferencial, e se posso utilizar uma caixa de reduçao do jeep ulyllis?
    desde ja meus agradecimentos
    abraço

  • #5
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    DUÁ

    Esquece a caixa de redução do willys no ENGESA , é fraca para ele .

    A relação que vc deve colocar depende do que vc quer fazer com ele , vc tem que dar mais detalhes do mesmo , qual a caixa de marcha que ele tem , qual a caixa de redução que ele tem , que pneus vc tem , vc vai usar o ENGESA com qual finalidade .

    Aí sim poderemos opinar de uma forma mais clara e que te possa satisfazer melhor .

    Seja bem vindo mais um ENGESEIRO em nosso grupo , parabens pela compra de um excelente 4x4 .

    ABRAÇÃO

  • #6
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    o chucrut aqui de bh tem um engesa com redução de willys e nunca deu problema.acho que vc devia conversar direto com ele.

    chucrut4x4@terra.com.br

    ah, ele faz linguiça branca sob encomenda tambem, dizem que é boa.

  • #7
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    FPC3,

    Vc que conhece o Chucrut, sei lá como escreve isso???... pede pra ele colocar fotos da porta de fibra que ele comprou esses dias. Tenho muita curiosidade por eleas pois sou um grande incentivador deste projeto... só que não vi a peça pronta.

    Abraçones

    Ralado

  • #8
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    reduzida willys

    Usar até pode usar principalmente se for pra fins de semana e trilhas mas pro dia a dia cedo ela vai dar oficia.
    Uso câmbio 2215 e reduzida willys na minha F75 com motor Q20 aspirado com diferencial 13/46 e olha o resultado depois de rodar aproximadamente 1400km.
    Troquei a engrenagem pra tirar a dúvida e quebrou novamente, isso andando em 4x2 e asfalto.

    []`s


    QUOTE=fpc3;712038]o chucrut aqui de bh tem um engesa com redução de willys e nunca deu problema.acho que vc devia conversar direto com ele.

    chucrut4x4@terra.com.br

    ah, ele faz linguiça branca sob encomenda tambem, dizem que é boa.[/QUOTE]
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Reduzida para Engesa-engre-rural-peq22.jpg  

  • #9
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    Bom dia Oswaldo.

    Por um acaso vc já verificou se realmente não tem a 1a marcha próximo da posição que vc está considerando a 2a, só que mais para a esquerda, puxando a alavanca em direção a sua perna e p/ traz??
    No meu, que é o F1 87 com câmbio original é aí e o engate é bem justo!!

    []s
    Celso
    Engesa FII Meliante M4 / Explorer 94 4x4

  • #10
    Nero e CelsoJ,

    muito obrigado pelas respostas. Ontem fiz o que vc falou Celso e realmente a 1º tava "escondida". O antigo dono colocou uma manopla conforme eu descrevi anteriormente e isto me confundiu. Agora tô acostumando para engatar a segunda depois da primeira, a danada não entra mesmo.

    Abraços

  • #11
    Usuário Avatar de NeRo
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    Citação Postado originalmente por Oswaldo
    Agora tô acostumando para engatar a segunda depois da primeira, a danada não entra mesmo.
    a 1a é só pra trilha! Esquece ela até chegar no barro.
    No asfalto, até mesmo em ladeiras íngremes é tudo 2a...

    Isso deve ajudar:

    Relação de marchas Clark 240V:
    1 - 6,89:1
    2 - 3,92:1
    3 - 2,34:1
    4 - 1,49:1
    5 - 1,00:1
    Ré - 6,99:1

    Observe que a 1 marcha do Engesa tem a mesma força que a ré... no asfalto, tudo, mas tudo mesmo é em 2a marcha.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #12
    Nero,

    Valeu pelas dicas!!! Já tava ficando doido tentando passar da primeira para a segunda sem passar sufoco...

    Agora é só acostumar não engatar a ré ao invés da 2º para sair.

    Obrigado
    Um abraço
    Oswaldo

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