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  • Avaliação: Fiat Toro 4x4 Endurance

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    O Fiat Toro é um produto muito estratégico no mercado desde o seu lançamento. A estratégia é oferecer uma picape na medida certa para cada necessidade, desde as mais simples até as mais exigentes, já que possui muitas configurações, ampla gama.

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    Qual outra picape pequena que entrega motor diesel, 4x4, design, conforto e modernidade e de quebra uma das maiores redes de concessionários do Brasil?
    Apesar de ser muito criticado por fãs de outras marcas, em minha opinião, é uma excelente opção do mercado e explico o porquê. Como exemplo, a Chevrolet S10 ao lado do Toro é ligeiramente maior, porém em alguns sentidos, a diferença fica enorme, podendo ser positivo ou negativo, depende exclusivamente do uso dado a elas.

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    O tamanho reduzido associado a sua capacidade é o que torna o Toro esse grande sucesso de vendas, ainda sem concorrência. Sem esquecer que a Chevrolet S10 é uma picape sobre chassis e o Toro sobre monobloco. Vale destacar que a categoria do Toro é SUP (Sport Utility Pickup), ou seja, um misto entre SUV e picape.
    Pensando na versão flex 4x2, a picape se sai bem por não ser muito grandalhona, como as outras e torna-se fácil rodar em grandes centros urbanos, de estacionar, dirigir, transportar pequenos volumes e ainda tem a mesma capacidade de passageiros sem grandes apertos.

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    Com a versão diesel 4x4 fica tudo ainda mais interessante, pois, além do já comentado, ainda anda bem no barro, na terra, pedra, subidas e descidas. Dá para usar não só no sitio, mas também na fazenda, tornando ágil e mais confortável os deslocamentos. Resta saber se para você, em seu uso ela funciona ou não, lembrando que este modelo Endurance é o único a vir calçado com pneus de uso misto (ATR).

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    O conjunto motor, câmbio e tração são mais que satisfatórios. Conforto interno idem. Design moderno e atual e preço dentro da realidade brasileira para tudo que oferece. Poucos devem ter tido a sorte que eu tive, de conhecer de perto, passando dias testando todas as picapes comercializadas no Brasil, com tração nas quatro rodas. Mas com a experiência que isso me proporcionou, fica claro e evidente para eu ajudar quem ainda não saiba, que o Fiat Toro é um produto bom e honesto dentro da devida aplicação de uso.

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    O motor 2.0 turbo diesel, cambio automático de nove velocidades (AT9) e tração 4x4 é oferecido em quatro versões, sendo: de entrada Endurance por 132k (avaliada), intermediária Freedom 144k, topo Volcano 156k e Edição Especial Ranch 163k.
    Somente a Volcano é quem possui 7 air bags, nas demais são duplos, para motorista e passageiro. Entre a Endurance e a Freedom, são poucas diferenças, mas que no final das contas devem ser postas na balança antes da escolha pelo modelo certo.

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    O Apoio de braço central, ar condicionado digital dual-zone, bancos em couro, capota marítima, retrovisores elétricos com Tilt Down, central multimídia com comandos no volante revestido em couro e paddle shift (Borboletas) são alguns itens que faltam na Endurance e já estão inclusos na Freedom.

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    Existem packs opcionais na versão Endurance, como os Convenience (3.5k) + multimídia (3k) que só são oferecidos conciliados, ou seja, para comprar um, tem que levar junto o outro, somando 6.5k no total do carro. A capota marítima custa 990, fazendo o total chegar a quase 140k. Ainda faltam os bancos em couro e outros mimos menos importantes. Lembrando que a Freedom parte de 144k.

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    Essa conta é para ilustrar o quanto vale ou não optar por um modelo ou outro. Se você quer ter todos estes itens a mais, melhor já partir para a versão superior, se não, o preço da Endurance pelo o que oferece é bem interessante. Em minha opinião, falta apenas o kit multimídia que nos tempos de hoje é algo indispensável (a versão avaliada tem multimídia que foi instalado pela marca, mas não está presente na versão básica do modelo).

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    Muito importante lembrar que, apesar de ser a versão mais em conta (4x4), essa versão conta com: Controle de tração (ASR), Alarme, controle eletrônico de aceleração Drive By Wire, ESP, Hill Holder (controle de partida em rampa), Hill Descent Control (controle de descida), kit aerodinâmico, piloto automático, rodas de liga leve pintadas em preto de 17” com pneus de uso misto, Santo Antônio, protetor de caçamba, volante com regulagem de altura e profundidade.

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    Algumas picapes médias que chegam a custar próximo de 200k não entregam nem mesmo protetor de caçamba, quanto menos ajuste de profundidade para o volante. Por estes e outros motivos, vejo o Fiat Toro como uma picape muito competitiva no mercado. Consumo muito bom que beira nos 15km/l de média entre cidade e rodovia, se bem dosado o pé no acelerador.

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    Nesta versão aproveito para comentar que gostei do resultado das rodas escurecidas que ornaram muito bem com o Santo Antônio e as barras de proteção do vidro traseiro na mesma cor. E você, o que achou? Se quiser opinar, pode usar meu canal no Instagram: @flaviostm.

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    A próxima avaliação será de outra picape que também acho um excelente custo beneficio, acompanhe!

    Flávio Verna
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