x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 47

Tópico: Melhor antena

  • #1
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Idade
    43
    Posts
    488
    Agradecimento: 1

    Melhor antena




    Amigos.

    Comprei um Cobre 19 DX IV para minha Explorer.

    Agora estou em busca de uma antena, estou de olho nestas duas opções:

    Antena Para Radio Px Voyager Cb 27 -completa= Cabo+conector - R$ 59,99 en MercadoLibre

    ## Antena Px Voyager Cb-20 - Base Magnética - 27 Mhz, 11m ## - R$ 35,00 en MercadoLibre

    Qual delas os amigos acham mais adequada para este equipamento e para a Explorer?

    Abs

  • #2
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1

    Antena?

    Qualquer uma que não seja a magnética. Porém, bem instalada.

    Mal instalada, são todas iguais: nenhuma presta.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #3
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Idade
    43
    Posts
    488
    Agradecimento: 1
    Paulo...

    Se não for abusar muito, você poderia explicar porque a magnética não é adequada? E sobre a instalação, tenho lido por ai que basta conectar e pronto. O que mais deve-se cuidar na instalação?

    abs e obrigado pela atenção

  • #4
    Eu uso um maria-mole na minha Sportage, funciona muito bem.

    Abraços,
    Junior - Pajero FULL 2001 3.0 V6 - Lift 3' - Espaçadores AVM - Pneus Marshal Road Venture MT 285/75 R16
    Equipe ItajaiOffRoad

  • #5
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Marcio Vargas Ver Post
    Paulo...

    Se não for abusar muito, você poderia explicar porque a magnética não é adequada? E sobre a instalação, tenho lido por ai que basta conectar e pronto. O que mais deve-se cuidar na instalação?
    Márcio, dê uma olhada nos meus outros posts neste fórum, que eu já discorri bastante sobre isso.

    Desculpe ser tão seco, mas agora estou ocupado e não tenho como dar uma resposta mais extensiva.

    A propósito, use a ferramenta de busca do fórum. Essa pergunta que você fez já foi respondida N vezes.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #6
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Idade
    43
    Posts
    488
    Agradecimento: 1
    Paulo
    Obrigado pelo seu comentário...

    Iniciei este post justamente por não ter encontrado na pesquisa o que procurava. Caso não se sinta a vontade para falar novamente o que já falou, por favor não se incomode em responder ou participar deste tópico, não se sinta na obrigação de responder, ignore-o.

    O tópico está aqui aberto para qualquer pessoa ler, responder ou ignora-lo, se esta for sua vontade. Pelo menos esse era o proposito do Forun lá em 2003/2002, o de que ninguém era obrigado a ler e responder o que não quisesse (na época tínhamos só a Jeep Net, onde tu compulsoriamente acabava lendo todas as mensagens). A pessoa participava apenas daquilo que realmente estivesse disposta a acrescentar, contribuir.

    Vejo que nesses meus anos de MSJ as coisas mudaram um pouco por aqui.

    Abs, obrigado pela atenção, e desculpe faze-lo escrever novamente o que já havia escrito.

  • #7
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Hehe, não era má vontade não, Márcio.

    Ontem eu estava realmente ocupado com um trabalho que tenho que mandar para um congresso.
    Hoje dá pra responder.

    Uma boa instalação veicular de uma estação de rádio, seja ela de radioamador ou de rádio do cidadão, requer
    1. boa interligação de terra elétrico: conectar o máximo de partes do carro (portas, capô, caroceria, chassis) ao mesmo potencial, ou seja: ao neutro da bateria.
    Nos veículos modernos, com muita eletrônica embarcada, pode ser interessante ligar também a carcaça do allternador e do bloco do motor neste mesmo potencial
    Desnecessário dizer que a carcaça do rádio também deve usar esse "terra".
    Para a interligação, use fita ou malha de cobre larga, em segmentos o mais curtos possível. Prepare as superfícies removendo a tinta e aplicando uma tinta condutora no local e por sobre a ligação.

    2. O sistema irradiante.

    a escolha do melhor lugar para a instalação de antenas se dá por dois critérios conflitantes: do ponto de vista da iradiação e do ponto de vista do uso do veículo.
    Do ponto de vista da irradiação, os melhores lugares são o meio do capô, o meio do teto, ou no seu caso, o meio da caçamba.
    No caso de antenas de PX, a caçamba é a que tem o menor potencial de representar obstáculos para a operação normal do veículo. No entanto, pode ser bastante conveniente carregar a camionete com uma antena na caçamba.

    Existem algumas soluções no estrangeiro que você pode importar, ou arrumar alguém que faça para você:
    GeoTool Pickup Truck Antenna Mounts
    Breedlove Mounts

    Se eu tivesse uma camionete, usaria um sistema desses.

    Depois de instalar a antena na posição desejada, é o caso do cabo coaxial. Use um bom cabo, instale em local protegido, evite curvas abruptas, o ideal é não ter nenhuma curva com raio inferior ao de uma latinha de refrigerante, pois durante a operação, no caso de aquecimento do cabo, pode haver a descentralização do condutor central e até provocar um curto, fritando o rádio.

    Outra coisa a evitar é o atrito com partes da lataria. No meu caso, não prestei atenção na montagem e vou ter que trocar os dois cabos coaxiais que tenho instalados pois o isolamento está comprometido e suponho que a malha também esteja.

    Um site que recomendo dar uma olhada é o KØBG.COM

    Por fim, para antenas longas, como as maria mole, o ideal seria usar um suporte como os da ARS eletrônica (Default PLESK Page) mas hoje está fora do ar. São os suportes usados nas viaturas da PRF.

    Em miúdos, um bom suporte tem que prover um sólido ponto de ancoragem e em alguns casos, conexão elétrica entre o terra da antena e a carcaça do veículo. Uma base magnética não faz nada disso e ainda risca a pintura.

    Alguns outros tópicos em que eu comento o assunto antenas:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/co...-hf-movel.html (Antena HF móvel.)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/co...na-vhf-py.html (Antena VHF - PY)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/co...erramento.html (Instalação antena PY no Troller - Aterramento)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/co...-e-laptop.html ([muitas fotos] Como montar GPS, rádio e laptop?)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/51664-px-ou-py-para-tracker-gv.html
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #8
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Idade
    43
    Posts
    488
    Agradecimento: 1
    Opa...

    Paulo, obrigado pela aula, agora vou devorar todos esses links que você enviou, mas já posso comentar alguns pontos com vc:

    Entendo essa interligação. Trabalho em uma usina hidroelétrica e aqui literalmente tudo tem essa interligação para aterramento, inclusive tenho aqui disponível essa malha de interligação. Pelo que entendi, quanto maior o aterramento, melhor.

    Sobre o sistema irradiante, a minha Explorer é estilo SUV, então espaço no teto é o que não vai faltar. Fica acima de tudo. Percebi que a antena magnética não é muito boa porque não proporciona um bom aterramento da antena, ok. Ainda não "peguei" o porque da antena necessitar deste aterramento, continuarei na procura de informações na net.

    Sobre a Antena, optei pela CB-27, ela já traz consigo um cabo. Agora irei analisar o melhor local para ela levando em consideração principalmente essa questão da passagem do cabo. Peso em colocar no porta malas (em cima), passando o cabo por baixo do veiculo, preso ao chassis com aquelas presilhas plasticas (hellerman). Por ali parece ser o melhor local, porque evita as curvas que tem por dentro do forro, também evita ser pisado ou o contato com cantos cortantes. Ele desce pela traseira, entra embaixo do veiculo pelo espaço entre o para choques e a carroceria e corre ate a frente junto ao chassi, posso passar ele por dentro de uma mangueira plastica nesse trecho, para evitar que alguma pedra salte e danifique o cabo ou que fique "roçando" no aço do chassis. Por fim na dianteira faço ele entrar novamente no veiculo.

    Pelo que vi esse modelo CB-24 mantem a antena bem firme a ainda promove um bom contato entre o terra da antena e o ponto onde vai ser fixado no veiculo.


    Abs e obrigado pelas dicas

  • #9
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Marcio Vargas Ver Post
    Entendo essa interligação. Trabalho em uma usina hidroelétrica e aqui literalmente tudo tem essa interligação para aterramento, inclusive tenho aqui disponível essa malha de interligação. Pelo que entendi, quanto maior o aterramento, melhor.
    É isso aí, quanto mais completa for a interligação, melhor.

    Sobre o sistema irradiante, a minha Explorer é estilo SUV, então espaço no teto é o que não vai faltar. Fica acima de tudo. Percebi que a antena magnética não é muito boa porque não proporciona um bom aterramento da antena, ok. Ainda não "peguei" o porque da antena necessitar deste aterramento, continuarei na procura de informações na net.
    Aff... Surtei... escrevi caçamba pensando na Ranger... Lógico que a Explorer é fechada...

    O lance do terra para antena, que eu ia falar e acabei esquecendo, ainda bem que vc comentou:

    Podemos pensar que a antena por ser um elemento gerador de campo eletromagnético, tem dois pólos (como o imã).
    As antenas verticais para HF móvel são, no geral, monopolos. O terra, na verdade é um plano terra, funciona como se fosse um espelho.
    A antena vai '"enxergar" a metade que falta. Por isso, quanto melhor for a qualidade da interligação entre as outras partes do carro, melhor será o "espelho".

    Eu já usei base magnética com uma antena de VHF, mas fiquei sempre cabreiro com medo da antena cair. Risca mesmo a pintura.
    Em viagem pelas rodovias, é impressionante a quantidade de particulas metálicas que aderem no imã. No fora de estrada, qualquer galho baixo pode arrastar a base, arruinando a pintura.

    O ideal seria furar a lataria com uma serra copo apropriada (HS34 - Antenex 3/4" X-ACT Hole Saw) e instalar a antena por aí. Garante um trabalho permanente e uma instalação de alta qualidade.
    Atenção apenas que essa serra aí é para antenas padrão NMO, específico para montagem em veículos, mas quase ninguém fabrica no Brasil. Existe uma outra para o padrão UHF.

    No caso específico do PX, se teu interesse é operar em comboio, essa antena que você escolheu deve dar conta.
    Mas se você pretende falar mais longe, talvez precise de uma antena maior. Neste caso, talvez o teto não seja o local mais apropriado.
    Para montagem na lateral do carro, o ideal é um suporte tipo bola, como aqueles que tem no link da mensagem anterior.
    [/quote]
    Sobre a Antena, optei pela CB-27, ela já traz consigo um cabo. Agora irei analisar o melhor local para ela levando em consideração principalmente essa questão da passagem do cabo. Peso em colocar no porta malas (em cima), passando o cabo por baixo do veiculo, preso ao chassis com aquelas presilhas plasticas (hellerman). [/QUOTE]

    Pessoalmente, acredito que os melhores caminhos sejam entre a lataria e o forro, mais protegidos.
    No meu carro, passei o coaxial por baixo dos acabamentos plásticos do porta-malas e das portas.
    Não conheço a Explorer para te dar dicas, mas veja o tópico que eu mostro como fiz a minha instalação para se inspirar.

    Se for passar por baixo do carro, espaguete ou conduíte flexível são essenciais.
    Apesar de extremamente comuns, essas presilhas para calha são ruins, podendo danificar a lataria num ponto onde é impossível o conserto, além de não promoverem um bom aterramento.

    É o que estou usando, não muito satisfeito, até terminar o mestrado e poder mexer no carro e fazer a instalação definitiva.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #10
    Usuário Avatar de J Carlos
    Entrada
    18/05/2010
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    54
    Posts
    292
    Agradecimentos: 0
    E por falar em melhor antena, qual seria a sugestão para utilizar no FT 8800. O rádio será instalado no jimny. E onde comprar via internet.
    Obrigado
    José Carlos
    4Sport
    PU7 AJC

  • #11
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Idade
    43
    Posts
    488
    Agradecimento: 1
    J. Carlos

    Acho que o Mercado Livre é o terreno mais fértil para você encontrar a antena ideal, não necessariamente comprar lá, mas já é possível ver modelos e trazer aqui para a discussão.


    Pessoal, meu radio chegou ontem.
    O "copo" da antena foi retirado e a base foi entortada uns 15° para se ajustar à abertura do porta malas. Não vou me arriscar em passar a fiação da antena por dentro da forração. No sábado vou levar em uma empresa dessas que instalam som automotivo para que eles façam isso. Depois durante a semana vou ate a cidade vizinha de caxias do sul regular a estacionaria.

    Oportunamente coloco fotos da instalação.

  • #12
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Apaguei a mensagem
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 2
      Última resposta: 07/07/2011, 01:16
    2. Respostas: 28
      Última resposta: 30/03/2011, 19:43
    3. Melhor local para instalar antena PX na rural
      Por fbmiguel4x4 no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 0
      Última resposta: 01/01/2011, 17:50
    4. antena px
      Por portugues no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 4
      Última resposta: 20/07/2008, 13:10

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade