x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1

    Antena HF móvel.




    Pessoal,

    achei uma solução para o problema de ter uma antena HF instalada no carro.
    Uma antena magnética montada no rack.

    Mas, toda solução traz outro problema: é fabricada em Dubai

    The Stealth ST-940B roof rack Mobile HF NVIS Magnetic Half Loop Antenna Stealth Telecom



    Logicamente, existem outras soluções mais baratas e/ou mais simples.
    Mas achei essa simplesmente genial.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #2
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1

    Outra alternativa.

    Lembram que num outro post, comentei sobre as antenas de HF das viaturas da PRF?

    Agora há pouco, meio que por acidente, achei o site da empresa que fabrica a dita-cuja.
    -483.jpg
    Aqui tem a descrição e ficha técnica da antena.
    Mandei uma mensagem e espero que me respondam. Daí atualizo o tópico.

    Também achei quem fabrique essa bola, nos EUA, por módicos 125 dólares. Prefiro comprar aqui.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #3
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Desculpem pela confusão, meu navegador fechou sozinho e perdi a correção que estava fazendo no primeiro post. Então agora vai:

    Para quem não está familiarizado com HF, tem algumas características que são interessantes.
    A principal é permitir a comunicação além do alcance visual, como normalmente acontece no VHF.


    Dentro do fora-de-estrada, algumas situações podem favorecer o uso do HF em detrimento do VHF. De cara, duas situações que me ocorrem são as expedições e regiões com relevo muito acidentado. Cada uma apresenta necessidades e características diferentes, e vão exigir abordagens diferentes.


    Numa expedição, o objetivo pode ser a comunicação pré-combinada, em horários predeterminados.
    Como exemplo, pode ser usado para dar notícias a uma estação base que faça a coordenação das comunicações entre os familiares e os expedicionários, ou combinar detalhes dos trechos seguintes com uma equipe de apoio avançado. Ou mesmo a comunicação durante uma pane dos veículos.


    Em regiões com relevo acidentado, a comunicação por VHF pode ser insuficiente para dois grupos que estejam de lados opostos de uma alta cumeada.


    O HF é famoso por seu grande alcance, sinais que dão a volta no mundo. No entanto, existe uma estratégia de utilizar as ondas de incidência quase vertical (no inglês: Near Vertical Incidence SkywaveNVIS). Nessa estratégia, utilizamos uma antena posicionada a baixa altura (menos de 1/8 do comprimento de onda) do solo, preferencialmente com polarização horizontal. Mesmo que a polarização não seja horizontal, a comunicação pode ser eficaz se a duas estações estiverem usando a mesma polarização.


    Evidentemente, a comunicação por equipamentos instalados num veículo de uso geral não pode ser considerada 100% confiável e deve ser planejada dentro de um contexto redundante. Por exemplo: telefone celular, rádio e telefone por satélite. Nenhum desses sitemas por sí só é intrinsecamente confiável. Assim como nunca vamos para trilhas sozinhos e levamos equipamentos de resgate, devemos ter redundância nas nossas comunicações.


    Então, vou enumerar algumas alternativas que venho pesquisando para meu próprio uso.
    Um post meu de 2010, pode servir como ilustração para o que vai aqui.

    Antena Externa

    É a mais simples das opções, também a mais versátil. No entanto requer que o veículo esteja estacionário.
    Não requer nenhuma alteração permanente ou semi-permanente no veículo e é adaptável ás condições imediatas de operação.
    Das antenas externas, a mais simples é o dipolo de meia-onda. Para simplificar o transporte e montagem, o ideal é que seja feita do fio mais fino possível, que ainda apresente resistência mecânica suficiente. Pequenos reparos podem ser feitos facilmente. Cortada no comprimento correto, sua operação não requer ajustes.
    Para montar um dipolo, basta localizar um galho de árvore adequado e suspendê-la pelo centro com um cordim de material não condutor de eletricidade. Outra alternativa é uma vara de pescar do comprimento adequado. As pontas da antena não precisam ficar na mesma altura do centro, o ideal é que fiquem afastadas do solo mais que 2m , para evitar contatos acidentais. Há alta tensão elétrica nas pontas das antenas e as queimaduras provocadas por RF são particularmente feias.
    Também podem ser usadas antenas mais sofisticadas, como os dipolos desmontáveis ou antenas direcionais. Tudo vai depender do objetivo, condições técnicas e financeiras da operação.

    Maria Mole


    Apesar de normalmente estar ajustada para ¼ de onda na faiza dos 27MHz (faixa do cidadão), essas antenas pode ser utilizadas para 10, 20 e 40 metros (28, 14, 7 MHz) com pequenos ajustes de impedância. A maneira mais conveniente é através de um acoplador automático de impedâncias.
    Alguns modelos de transceptores para radioamador já são equipados com acopladores automáticos, mas é possível usar dois equipamentos distintos, desde que se tenha o cuidado de verificar que são capazes de operar conjuntamente e fazer as interligações necessárias entre o rádio e o acoplador.
    Com um pouco de planejamento é possível usar a mesma antena tanto para a faixa do cidadão quanto para as faixas de radioamador. Pessoalmente, tanto do ponto de vista da redundância quanto da facilidade de operação (evitar erros catastróficos quando estamos cansados) eu preferiria usar antenas distintas para cada rádio.

    Screwdriver


    As antenas conhecidas como screwdriver são antenas que possuem um indutor variável, acionado remotamente por um motor elétrico. A instalação já requer um planejamento maior, por além da linha de transmissão (cabo coaxial) devemos fornecer a tensão necessária para o motor e passar os cabos necessários para o controle do mesmo.
    Existem duas opções nacionais Radiohaus e Tuanaré, bem como inúmeras opções importadas.
    Mesmo que essas antenas sejam capazes de variar sua frequência de ressonância para coincidir com a frequência de operação, eu não me sentiria à vontade sem um acoplador automático.

    Opções Exóticas


    Não só exóticas, mas também complexas e/ou caras!!
    Uma delas é a antena tipo notch, cujo conceito foi adaptado pela radioamadora norte-americana Patricia Gibbons – WA6UBE (SK). Pode ser visto na foto do Land Rover 1966:
    -pix2.jpg-pix5.jpg

    A outra, seria baseado nas chamadas antenas magnéticas, conforme pode ser visto no primeiro post desse tópico. Esse tipo de antena tem algumas características muito especiais que faz com que o feito deles seja ainda mais impressionante.

    Últimas considerações

    Se sua antena possui uma bobina, mantenha a bobina o mais afastado possível da lataria do carro.
    Sob esse aspecto, a localização mais favorável para uma antena bobinada é o teto do veículo, que para o uso fora de estrada pode ser o mais inconveniente.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #4
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Pessoal,

    achei uma solução para o problema de ter uma antena HF instalada no carro.
    Uma antena magnética montada no rack.

    Mas, toda solução traz outro problema: é fabricada em Dubai
    AH, outro *pequeno* problema:
    Custa só 13 mil dólares!, mais o frete.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #5
    Usuário
    Entrada
    08/10/2011
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Boas, alguém poderia me ajudar me identificando que marca, modelo, tipo é essa antena, e qual o preço mais ou menos dela?
    Grato-100_5019-640x393-.jpg

  • #6
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    1,394
    Agradecimentos: 17
    pmarc, que vídeo bacana, tudo lá é possível, fizeram até pista de gelo no deserto...nunca vi tb nada igual...é a "antena das arábias" !!! Pelo menos em meu Troller tenho um bagageiro parecido, q serve de plano terra para as minhas 2 antenas móveis verticais p PX 11 mts e VHF 2 mts. Em modalidade HF, uso apenas antena externa com a viatura estacionada, tenho um kit completo q encomendei da empresa americana e californiana PRODUCTS , kit este composto de "mini-hybrid coil + 10 mts wire; varetas MIL e V1L; acessórios CAP-HAT, Jaw-mount e o triplé retrátil para até 3 metros de altura". 73 !
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Reformas Tributária e Política JÁ! Menos impostos e menos políticos!

  • #7
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    1,394
    Agradecimentos: 17
    pmarc, minha configuração acima descrita é similar a q é mostrada neste vídeo abaixo, apenas troque a bike pelo triplé de 3 metros e acrescente a vareta V1L entre a bobina e a vareta MIL. Meu rádio é o Yaesu FT450D, 100 watts, 80 a 6 metros, uma pequena grande obra de engenharia de transcepção em RF. O custo total deste kit ficou em 420 gws, encomendei qdo estava em viagem fevereiro passado em NY e veio em 2 dias da Califórnia direto ao meu hotel, incluindo neste valor o custo do correio americano USPS.
    4X4 Brasil
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Reformas Tributária e Política JÁ! Menos impostos e menos políticos!

  • #8
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    1,394
    Agradecimentos: 17
    pmarc, repare no "vídeo das arábias" q qdo vão modular em HF, a antena sobe e deixa de ficar escondida no bagageiro, virando uma grande alça em cima da capota da viatura...stealth só se for o camelo...não há chances de "ilusionismo" em transmissão com qualidade em HF. Sem contar aquela grande peça preta no parachoque frontal, q deve ser a bobina. 73 !
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Reformas Tributária e Política JÁ! Menos impostos e menos políticos!

  • #9
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    1,394
    Agradecimentos: 17
    pmarc, mais um detalhe importante: este meu kit permite operações em polarizações horizontal (NVIS, muito bem explicado por vc) via uso da antena de fio especialmente nos 80 metros bem como polarização vertical p dx em 10 metros usando as varetas MIL e V1L (neste caso o recorde aclamado pelo fabricante é de cerca de 3.400 milhas), q são minhas faixas preferidas e permitidas em HF, sendo eu um simples e humilde HAM classe C. Recomendo a todos este kit da empresa Chamaleon Antenas, é completinho vindo até com uma prática bolsa de transporte; esta empresa tem em sua carteira de clientes nada mais nada menos que o USA Army. Entre a antena e o Yaesu uso 15 metros de cabo coaxial de primeira linha, marca belder, e um "antena tuner" da LDG, o modelo YT-450, q acopla com excelência todo o conjunto transmissor/irradiante. 73 !
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Reformas Tributária e Política JÁ! Menos impostos e menos políticos!

  • #10
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    pmarc, mais um detalhe importante: este meu kit permite operações em polarizações horizontal (NVIS, muito bem explicado por vc) via uso da antena de fio especialmente nos 80 metros bem como polarização vertical
    Pô Nilton, faz um ano e pouco que me mudei de Campinas pra Santos. Fico sem ter com quem bater papo.
    Jipe e rádio são interesses difíceis de achar na mesma pessoa.

    Estou querendo instalar uma HiQ no meu carro, é uma screwdriver bem incrementada, mas vou estudar o teu sistema com mais calma, sai bem mais em conta, hahaha!

    Com relação ao "Stealth".. pensa que só de não precisar parar o carro e desenrolar um carretel de fio, ficando paradinho na sombra de um oásis.... já é vantagem =]

    A caixa preta no parachoques é o motor da screwdriver e circuitos de acoplamento, se não me falha a memória...
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #11
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    1,394
    Agradecimentos: 17
    Paulo, a praticidade realmente é tremenda em "armar" rodando com a carro esta "antena das arábias"...questão de "petrodólares" no bolso sobrando...a minha solução apresenta um bom custo x benefício, mas tem q parar o carro e "armar toda a barraca", montando as varetas no triplé, puchando cabo coaxial, instalar mesinha p o rádio/antena tuner, me divirto com tudo isso. 73 !
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Reformas Tributária e Política JÁ! Menos impostos e menos políticos!

  • #12
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    Paulo, a praticidade realmente é tremenda em "armar" rodando com a carro esta "antena das arábias"...questão de "petrodólares" no bolso sobrando...a minha solução apresenta um bom custo x benefício, mas tem q parar o carro e "armar toda a barraca", montando as varetas no triplé, puchando cabo coaxial, instalar mesinha p o rádio/antena tuner, me divirto com tudo isso. 73 !
    Pois é Nilton.

    Eu tenho dois conjuntos de antena e rádio, mas não uso justamente por causa do monta e desmonta.

    Um dos rádios já está montado no carro, mas sem antena.
    O outro está encaixotado.
    Eu cogitei montar duas marias-mole, uma para o PX e outra para 10 m, deixando uma saída livre para um dipolo, através de uma chave de antena que montaria no carro. Só fica faltando um acoplador de antena, que pode ser semi-automático. É o sistema mais barato e permite uma certa "latitude" de parâmetros operacionais.

    A HiQ é mais complicada (cara) e ser der pau, tem que mandar consertar nos EUA. Aqui: Hi-Q Antennas

    Tem uma série de coisas que queria fazer, acho que é questão de escrever, planejar e executar. Por enquanto está só no "querer"...
    4X4 Brasil
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. HT + Móvel ( viatura )
      Por Camilo JR no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 2
      Última resposta: 23/12/2008, 09:19
    2. Isopor Móvel
      Por Amostardeiro no fórum Humor
      Respostas: 2
      Última resposta: 12/10/2007, 13:23
    3. Antena movel DualBand Comet SB5
      Por thome_sp no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 0
      Última resposta: 18/07/2006, 00:52
    4. Antena móvel de PY(VHF)
      Por ArthurC no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 14
      Última resposta: 26/04/2005, 09:35
    5. RADIO MOVEL PY EM VHF
      Por marcelino no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 3
      Última resposta: 07/10/2004, 08:07

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade