x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1

    Aquario vs SteelBras




    Pessoal em relação a antenas qual marca é melhor?

    Obrigado,
    Alex

  • #2
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Minhas antenas são Aquário e suporte é steelbras.
    Acho que se equivalem e nenhuma é grande coisa em si.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #3
    O técnico que instalou meu rádio indicou a Steelbras como sendo melhor e na hora de instalar ele me mostrou as duas e realmente em relação ao acabamento eu gostei mais da Steelbras.

    Obrigado pela dica.

    Alex

  • #4
    A da Milona é aquário - marinox (maria mole) e está firme e forte já nos seus quase 3 anos instalada e funcionando bem.
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/04/2011
    Idade
    50
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    A SteelBrás vem fazendo um bom trabalho na fabricação de antenas e acessórios aqui no Brasil. Ultimamente eles estão vendendo até nos Estados Unidos através de uma parceria.

    Funcionalmente, se as antenas de mesmo ganho forem bem sintonizadas, vão render mais ou menos a mesma coisa. No meu caso, optei pela SteelBrás porque quando precisei de assistência, o suporte ao usuário foi melhor.
    Ranger 4x4 Limited 3.0 PSE 2005

  • #6
    Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 3

    Meus 2 cents!

    Vc tocou num assunto muito importante. Muitos se preocupam em comprar o melhor rádio ou rádio mas potente, mas o segredo para uma excelente transmissão não é somente o rádio, mas também o conjunto antena+cabo coaxial.

    É melhor ter uma excelente antena com um rádio fraco, que o inverso.

    Aquário e Steelbras são boas antenas, porém ambas não são vendidas já ajustadas para a frequencia de 2m. E aí está o problema.

    Ajustar corretamente a antena para a frequencia só é possível com ajuda de um medidor de ROE, pois o local onde sua antena será instalada no seu carro e o cabo coaxial influenciam na ROE.

    Como vc tem um Defencer, cujo teto é todo em metal, colocar a antena no centro do teto com um suporte magnético é o ideal, pq assim vc terá um ótimo plano terra, e com certeza conseguirá ajustar bem fácil a ROE.

    No meu caso, o Engesa tem teto de lona, e acabei usando temporariamente um suporte no parachoque traseiro para poder prender a antena. E depois de muito trabalho só consegui colocar a ROE em 1,6:1.

    Se vc vai operar o rádio apenas nas trilhas, onde os carros estão todos a uma distância bem próxima, use uma antena 1/4λ, pois não é fisicamente grande. Se vc vai usar o rádio por muito mais tempo na estrada, então parta para uma de 5/8λ
    que te dará um ganho maior.

    Particularmente, gosto do suporte magnético M700K da Aquário e da antena AP6189 da SteelBras.

    Aquario vs SteelBras-s.jpg


    E lembre-se, na trilha, como todos os carros estão bem próximos, diminua a potência do rádio do carro ao mínimo possível, geralmente 5W. Deixe para usar a potência máxima quando vc estiver na estrada, geralmente 50W. Fazendo assim, além de preservar mais seu rádio, vc evita entupir com 50W o rádio do companheiro que muitas vezes está a menos de 5m de vc. Tem muito rádio com recepção prejudicada por cauda disso.

    Espero ter ajudado!

    Abs,

    Uxío
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)



  • #7
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Suporte magnético não é, nem de longe, a melhor opção. Especialmente se a instalação será permanente.

    ROE não é a medida definitiva relativa ao correto ajuste da antena. O mais correto, no caso das verticais que usamos no carro, é ver se a frequência de ressonância da antena, conforme instalada está no centro da faixa de interesse (ou na frequência de interesse). Feito isso, proceder ao ajuste de impedâncias entre transmissor, linha de transmissão e antena. Só nesse último é que a ROE diz alguma coisa mais ou menos relevante.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #8
    Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 3

    Paulo,

    Procurei apenas oferecer uma solução prática e rápida ao Alexx, pq todos sabemos da correria que é o nosso dia-a-dia. E nas trilhas, para ter uma ótima estação de rádio no carro, não é preciso investir muito dinheiro e tempo.

    Existem soluções simples e eficientes que oferecem ótima relação custo x benefício. Depende da condição e necessidade de cada um!

    Como Alexx não informou qual o uso que dará ao rádio, imaginei que será pra trilhas, e por isso informei "...Se vc vai operar o rádio apenas nas trilhas...".

    Já fiz e acompanhei diversas instalações. E no meu ponto de vista, o suporte magnético é ideal sim, principalmente para quem tem carro alto (no caso Defender) e com dificuldade em entrar em garagens e locais de teto baixo.

    Nesse caso, basta tirar o suporte magnético já com a antena do teto do carro, quando encontrar obstáculos desse tipo. É rápido, prático e eficiente! Já vi várias viaturas da PM e muito veículos de radioamador usando suporte magnético sem nenhum problema, inclusive o meu.

    Até concordo que ROE não é a medida definitiva, mas se Alexx está com uma dúvida tão simples sobre antena, vc acha mesmo que ele conseguirá fazer o "...ajuste de impedâncias entre transmissor, linha de transmissão e antena..."?

    Se Alexx conseguir ajustar a ROE pra 1:1, já está mais que ideal! Fazer isso, no meu ponto de vista, é muito mais prático que a solução apontada por vc.

    Acho que tudo depende de ponto de vista de cada um. O meu é ser prático e eficiente sem precisar quebrar muito a cabeça, ok?

    Abs,

    Uxío
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)



  • #9
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    É que eu sou radioamador desde 1995, muito antes de querer ser jipeiro (nem me considero jipeiro ainda).
    Só isso. Eu sempre vejo essas questões pelo ponto de vista do rádio.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #10
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    As chapas da Defender são de ALUMINIO, acho que até as do teto...não vai dao para usar base magnética...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #11
    Pessoal eu coloquei duas antenas da steelbras porque achei o acabamento melhor do que a da Aquario, só o tempo vai dizer se eu fiz a coisa certa.

    A antenna de HF foi instalada na parte da frente com um suporte de porta-malas da própria Steelbras e a de VHF foi instalada na escadinha da Land na parte de trás. Como queria máxima performance em HF e VHF abri mão de uma antena dual band VHF/UHF. Vou mudar a posição da antenna de HF porque na Defender há um local melhor para instalar mas preciso mandar recortar uma chapa para fazer um suporte, mas por enquanto para esta antena que é pequena e leve vai dar.

    Meu rádio possui medidor de ROE então não foi difícil fazer o casamento do radio com a linha de transmissão e mesmo assim ele usou um wattímetro para medir a ROE. Ficou perfeito para canal 30 PX e 146MHz.

    Obrigado pela dicas

    []´s
    Alex

  • #12
    Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por alexx.files Ver Post
    Pessoal eu coloquei duas antenas da steelbras porque achei o acabamento melhor do que a da Aquario, só o tempo vai dizer se eu fiz a coisa certa.
    Concordo contigo. O acabamento da Steelbras está bem melhor!

    Citação Postado originalmente por alexx.files Ver Post
    A antenna de HF foi instalada na parte da frente...Vou mudar a posição da antenna"

    Eu faria o mesmo. Na frente não é um local ideal pq a antena não fica tão protegida.

    E parabéns pela instalação! Se a ROE ficou perfeita, então bons QSOs, ok?

    Abs,

    Uxío
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)



  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Aquário na Ranger
      Por felippetti no fórum Ford
      Respostas: 11
      Última resposta: 24/02/2010, 23:14
    2. Antena aquario B-2050
      Por Tio Eddie no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 5
      Última resposta: 08/11/2009, 19:12
    3. Tem diferença entre Aquario e SteelBras?
      Por vagnermonteiro no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 1
      Última resposta: 29/07/2009, 19:53
    4. Antenas Aquário para PX a venda
      Por Cavalcante no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 0
      Última resposta: 21/08/2006, 11:54

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade