x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/10/2010
    Idade
    52
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Como regularizo meu radio py




    Adquiri um Radio PY e gostaria que alguém me desse as dicas como devo regularizar nos órgãos competentes, para poder transitar com sem o risco de ter o mesmo apreendido...

    Grato

    Nicácio

  • #2
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    Comprou outro PY ou esse é o mesmo do topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...42#post1278142 que vc abriu ontem ?????

    Não precisa abrir um tópico por dia com o mesmo assunto, basta abrir um e esperar que o pessoal responda, ok .

    Abraços

  • #3
    Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    46
    Posts
    1,719
    Agradecimento: 1
    PX basta tirar a sua licença na Anatel é bem simples, mas PY nao tem conversa meu amigo, voce precisa fazer prova pra tirar licença e indicativo de chamada para usa-lo.
    Para isso é preciso entrar em contato com o escritorio da Liga Brasileira de Radio Amadores da sua cidade e ver as datas das provas.
    Sim é prociso fazer uma prova, nessa prova envolve conhecimentos de eletronica, radioamadorismo e codigo morse, SIM é preciso fazer uma prova de codigo morse.
    Sem falar que o seu radio precisa der um modelo homologado pela anatel.

    Pode andar sem licença? Pode mas aí o risco é seu e caso caia numa blitz voce perde o radio e ainda vai se incomodar com justica. Com PX a coisa nao é tao seria pois com PX nao é possivel chegar na frequencia usada pela policia, ja o PY sim, por isso a coisa complica.

    Eu cheguei a tirar a licença para operar na faixa dos dois metros mas perdeu a graca e só mantive minha licença de PX, essa eu tenho desde 1994.
    4X4 Brasil
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #4
    Usuário Avatar de Guilherme A. Araújo
    Entrada
    15/07/2008
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    36
    Posts
    715
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    PX basta tirar a sua licença na Anatel é bem simples, mas PY nao tem conversa meu amigo, voce precisa fazer prova pra tirar licença e indicativo de chamada para usa-lo.
    Para isso é preciso entrar em contato com o escritorio da Liga Brasileira de Radio Amadores da sua cidade e ver as datas das provas.
    Sim é prociso fazer uma prova, nessa prova envolve conhecimentos de eletronica, radioamadorismo e codigo morse, SIM é preciso fazer uma prova de codigo morse.
    Sem falar que o seu radio precisa der um modelo homologado pela anatel.

    Pode andar sem licença? Pode mas aí o risco é seu e caso caia numa blitz voce perde o radio e ainda vai se incomodar com justica. Com PX a coisa nao é tao seria pois com PX nao é possivel chegar na frequencia usada pela policia, ja o PY sim, por isso a coisa complica.

    Eu cheguei a tirar a licença para operar na faixa dos dois metros mas perdeu a graca e só mantive minha licença de PX, essa eu tenho desde 1994.
    Nao, ano é preciso fazer prova de Codigo Morse!!!
    Existem atualmente 3 classes de radioamador:
    C,B,A.
    Começa pela classe C, que é apenas etica e tecnica operacional e legislaçao.
    Codigo morse é para Classe B, bem como radioeletricidade, e para mudar para classe A nao tem que fazer outra prova, apenas pedir a migraçao depois de 1 ano de classe B.

    Portanto NAO PRECISA FAZER CODIGO MORSE PARA ADQUIRIR O COER!!!!
    PU9TAZ-Yaesu FT-8900R-Ranger XLT CE V6 210cv 4x4+BL4"+35"->"Amante"
    CBT Javali-S4T -150cv-Grand Cherokee 2.7CRD Diesel 04-Muitas Fotos!

  • #5
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Guilherme A. Araújo Ver Post
    Portanto NAO PRECISA FAZER CODIGO MORSE PARA ADQUIRIR O COER!!!!
    Seguinte: não enfiem na cabeça que morse é difícil. Morse é fácil.

    Uma vez, fiz UMA aula na LABRE-SP, depois peguei um curso em CD ouvia diariamente.
    Peguei um feriadão e estudei umas 3 a 4 horas por dia.

    Peguei também uns programinhas para treinar a transmissão (fiz até um batedor )

    Acho que em 15 dias consegui nota 7,5 em recepção e 5 em transmissão.
    Foi na época das 4 classes, lembro que minha consolação foi que com aquela nota eu tiraria o Classe C (que é minha classe desde 95). Só que não consegui mais tempo para voltar a estudar morse para fazer o exame da classe B.

    Outra coisa: acho que é excesso da autoridade policial apreender o equipamento de quem não tem licença. Não é necessária a licença para POSSUIR o equipamento.
    Sei que é preciosismo, mas neste país existe LEI (por enquanto). E a lei que existe não exige registro para compra de equipamento de transmissão. Exige apenas para a efetiva transmissão.

    No entanto, sempre que o PY está no carro, eu tenho comigo o COER e a Licença de Estação.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #6
    Pmarc, adquiri um PY e gostaria de algumas dicas de por onde começar a buscar informações básicas de operação do equipamento. O manual é completo mas não tenho ideia de como se dividem as frequencias, quem está onde, o q posso fazer, o que nao posso fazer, etc.
    Algum clube dx, na lei mesmo...no forum...google?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #7
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Pmarc, adquiri um PY e gostaria de algumas dicas de por onde começar a buscar informações básicas de operação do equipamento.
    Algum clube dx, na lei mesmo...no forum...google?
    A Anatel é que regula a atividade de radioamador, lá tem toda a legislação. Leia tudo e se livre de dor de cabeça. Link da Anatel.

    Procure na LABRE do seu estado a apostila de Técnica e Ética Operacional. Aproveite quando for lá para se inscrever para a prova.

    Estude bem, faça a prova e opere legalizado, com COER e Licença de Estação.

    Algumas LABRES tem cursos, pode ser uma boa assistir a um deles, e achar um radioamador mais antigo para te ajudar no princípio.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #8
    Usuário
    Entrada
    12/03/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    41
    Posts
    124
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    A Anatel é que regula a atividade de radioamador, lá tem toda a legislação. Leia tudo e se livre de dor de cabeça. Link da Anatel.

    Procure na LABRE do seu estado a apostila de Técnica e Ética Operacional. Aproveite quando for lá para se inscrever para a prova.

    Estude bem, faça a prova e opere legalizado, com COER e Licença de Estação.

    Algumas LABRES tem cursos, pode ser uma boa assistir a um deles, e achar um radioamador mais antigo para te ajudar no princípio.
    Alguém já teve o registro solicitado em alguma blitz ou fiscalização? Sempre usei PX e nunca fui questionado por nada. Existe uma fiscalização preventiva ou só por denúncia? Grato

  • #9
    Usuário Avatar de andre_agostinho
    Entrada
    22/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    49
    Posts
    421
    Agradecimentos: 0
    Ola...eu já fui abordado por uma viatura da polícia rodoviaria...tenho tanto px como py ...eles pediram somente a licença do PY E meu COER. OLHARAM A ANTENA DO PX POREM nao encanaram não....
    é interessante vc ter mesmo o PX PASSAndo batido em alguns casos. É fácil de tirar é muito fácil de manter...uma vez que é nem 11 reais por ano.
    a fiscalização em cima do PY É MAIS RÍGIDA POR TRATAR-se de uma comunicação mais efetiva que o PX...MAS ELES PODEM FAZER A QQER HORA...DENÚNCIA TB PODE INICIAR UMA AVERIguacao...principalmente se vc usa seu PX NA BASE E CAUSA TVI E INTERFERÊNCIA NOS SEUS VIZINHOS...
    SR Zulu. TR4 2008. Primo do Boris. Beberrão….desde 2021
    Bóris Yeltsin, CJ5 1975, Beberrão,minha paixão desde 1995
    PU2NMY - 146.520 / PX2Z3952 -CH16

  • #10
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    475
    Agradecimentos: 11
    Pessoal, as respostas que vejo são corretas, mas vejam a pergunta qual foi. O cara não falou em PX e sim em PY.

    Em relação a pergunta, o Nicácio adquiriu um rádio para a faixa de radioamadorismo (PY), portanto a informação é a seguinte:
    Procure a Anatel no seu estado e se informe de quando poderá fazer a prova para tirar o COER (Certificado de Operador de Estações de Radioamador). Em alguns estados o convênio com a LABRE acabou, portanto o mais seguro é procurar a Anatel mesmo. Os endereços da Anatel você encontra no site da Anatel (www.anatel.gov.br).
    Para a classe C (a mais simples) você fará 2 provas de 20 questões. Pesquise no google e você encontrará um monte de simulados e no próprio site da Anatel você encontra apostilas com tudo o que cai nessas provas.
    Passando na prova e com o COER emitido você vai precisar licenciar a estação (Pode ser Fixa quando instalada em casa ou móvel quando instalada no carro ou se o transceptor for portátil)
    É nesse momento que você vai escolher o indicativo (Você escolhe 3 letras e cada estado dá prefixo diferente - Por exemplo o meu da Bahia é PU6 e as minhas letras LAN) Note que pode ser PU, PP, PY e 6 compreende a região Bahia e Sergipe.
    Os valores iniciais não passam de 100 reais e todo ano você paga 2 taxas que vencem no dia 31 de março. (Eu paguei esse ano algo em torno de 10 reais nas duas taxas juntas, é bem barato).

    Quando você está correto, podem te parar mil vezes e nada vai acontecer.

    Se você tiver mais dúvidas, esse é o lugar para tirá-las.

    Um abraço
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade