x
Convex Datacenter
Página 1 de 11 12345678910 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 124
  • #1
    Usuário Avatar de dudarj
    Entrada
    10/01/2008
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    45
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 3

    Instalação antena PY no Troller - Aterramento




    Amigos, estou para instalar um PY no meu Troller e estou preocupado com o local de instalaçao da antena, principalmente pelo carro ser de fibra.

    Não quero usar uma antena grande, então adquiri uma Comet SSB-1.

    Li num outro post sobre refletir as ondas. Eu poderia colocar a antena no teto, usando uma malha metálica, ou papel aluminio, por dentro do forro do teto do troller? Será que isso faria o efeito desejado? Existe algum utro material que eu pudesse usar dentro do forro?



    Obrigado.
    4X4 Brasil
    Jeep Wrangler Rubicon

  • #2
    Usuário
    Entrada
    17/12/2003
    Idade
    36
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dudarj Ver Post
    Amigos, estou para instalar um PY no meu Troller e estou preocupado com o local de instalaçao da antena, principalmente pelo carro ser de fibra.

    Não quero usar uma antena grande, então adquiri uma Comet SSB-1.

    Li num outro post sobre refletir as ondas. Eu poderia colocar a antena no teto, usando uma malha metálica, ou papel aluminio, por dentro do forro do teto do troller? Será que isso faria o efeito desejado? Existe algum utro material que eu pudesse usar dentro do forro?



    Obrigado.
    Olá.

    Já tive Radio Amador em um Troller... Instalei o suporte no parachoque trazeiro, que é metalico, logo, sem problemas com aterramento.

    Se voce quiser colocar o suporte em algum lugar não metalico (fibra/vidro) sugiro vc ligar um fio desses eletricos mesmo no suporte e a outra ponta em alguma parte metalica (de preferencia chassis).

    Acho que de papel aluminio não deve funcionar.

    []'s Fabio - PY2XM / PX2L6074
    Ranger
    CJ5

  • #3
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por dudarj Ver Post
    Amigos, estou para instalar um PY no meu Troller e estou preocupado com o local de instalaçao da antena, principalmente pelo carro ser de fibra.

    Não quero usar uma antena grande, então adquiri uma Comet SSB-1.
    De fato, é uma preocupação relevante. Mas um pouquinho de informação e conhecimento a gente resolve.

    Agora, existe um compromisso entre tamanho de antena e eficiência de irradiação, ganho (e portanto alcance). Quanto menor a antena, mais omnidirecional será o comportamento, quanto mais encurtada (bobinas) menor será a eficiência.

    Então, antenas muito pequenas perdem muito em alcance. Se sua instalação não for muito bem feita, pode ser muito ruim mesmo.

    No entanto, pode ser que você nem perceba, dependendo do uso que faça do rádio.

    Citação Postado originalmente por fabiocas Ver Post
    Olá.
    Já tive Radio Amador em um Troller... Instalei o suporte no parachoque trazeiro, que é metalico, logo, sem problemas com aterramento.

    Se voce quiser colocar o suporte em algum lugar não metalico (fibra/vidro) sugiro vc ligar um fio desses eletricos mesmo no suporte e a outra ponta em alguma parte metalica (de preferencia chassis).
    Fábio, radioamador é o "título" dado a PESSOA que é licenciada pela ANATEL para executar o serviço de radioamador.
    O equipamento é "rádio" ou transceptor".

    Fora isso, você está confundindo aterramento DC e RF. São coisas diferentes.
    Para aterramento DC, o que vc está sugerindo serve.

    No entanto, o que o Duda precisa é de um plano terra para que antena funcione corretamente. Vou explicar mais abaixo.

    Citação Postado originalmente por dudarj Ver Post
    Li num outro post sobre refletir as ondas. Eu poderia colocar a antena no teto, usando uma malha metálica, ou papel aluminio, por dentro do forro do teto do troller? Será que isso faria o efeito desejado? Existe algum utro material que eu pudesse usar dentro do forro?
    Citação Postado originalmente por fabiocas Ver Post
    Acho que de papel aluminio não deve funcionar.
    Aqui precisamos de um tiquinho de teoria de antenas.

    Uma antena vertical, móvel, é feita para funcionar com um plano terra.
    Nas antenas para instalações base, aquelas varetas que vemos saindo da base antena constituem o plano terra.

    Vejam, uma antena funciona porque a passagem de uma corrente elétrica alternada por um condutor cria um campo magnético ao seu redor.
    Assim, como os imãs, as corrente elétrica tem positivo e negativo.
    Por isso, você precisa de dois "lados" para a antena funcionar direito.

    A antena mais simples que existe é o dipolo.
    Só que na vertical, só temos um "lado" e precisamos enganar a antena, para que ela veja o outro. Então colocamos algo que funciona como um espelho.
    Essa coisa é o plano terra.

    Quatro radiais bastam, mas um pedaço de alumínio, cobre ou mesmo tela metálica podem servir. No entanto, você tem que garantir um bom contato elétrico entre esse novo elemento e a base da antena.

    Pode ser que a fibra de vidro entre a base da antena e o plano-terra mude a sintonia da antena. Mas você só vai saber isso se usar um analisador de antena, que algo bem mais sofisticado que um medidor de ROE.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #4
    Usuário
    Entrada
    17/12/2003
    Idade
    36
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    Pmarc

    Olá,

    Radio Amador é diferente de Radioamador!

    Vc pode sim aterrar sua antenda de RF, puxando um fio de cobre do suporte da antena (neutro) para uma parte metalica de preferencia o chassis.

    Meu amigo, entendo toda sua preocupação em ajudar o amigo, mas sugerir um sistema plano terra, L ou Dipolo para instalar VHF numa Troller, é algo meio exagerado!

    Geralmente quem tem VHF no carro, pensa em falar durante os passeios (abrangência máxima necessaria 5 / 10KMs) ou dentro das cidades, nas repetidoras. Coisa que qualquer antena veicular pode fazer.

    Acho que todas essa suas dicas são muito validas para quem se preocupa em ter uma estação fixa...

    Forte 73,

    Fabio - PY2XM

  • #5
    Usuário Avatar de dudarj
    Entrada
    10/01/2008
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    45
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por fabiocas Ver Post
    Olá,

    Radio Amador é diferente de Radioamador!

    Vc pode sim aterrar sua antenda de RF, puxando um fio de cobre do suporte da antena (neutro) para uma parte metalica de preferencia o chassis.

    Meu amigo, entendo toda sua preocupação em ajudar o amigo, mas sugerir um sistema plano terra, L ou Dipolo para instalar VHF numa Troller, é algo meio exagerado!

    Geralmente quem tem VHF no carro, pensa em falar durante os passeios (abrangência máxima necessaria 5 / 10KMs) ou dentro das cidades, nas repetidoras. Coisa que qualquer antena veicular pode fazer.

    Acho que todas essa suas dicas são muito validas para quem se preocupa em ter uma estação fixa...

    Forte 73,

    Fabio - PY2XM
    Fabio,

    Gostaria de instalar da melhor maneira possível por isso postei aqui. Pensei em comprar um HT, mas ficaria dentro desses padroes citados por você.
    Jeep Wrangler Rubicon

  • #6
    Usuário Avatar de dudarj
    Entrada
    10/01/2008
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    45
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    De fato, é uma preocupação relevante. Mas um pouquinho de informação e conhecimento a gente resolve.

    Agora, existe um compromisso entre tamanho de antena e eficiência de irradiação, ganho (e portanto alcance). Quanto menor a antena, mais omnidirecional será o comportamento, quanto mais encurtada (bobinas) menor será a eficiência.

    Então, antenas muito pequenas perdem muito em alcance. Se sua instalação não for muito bem feita, pode ser muito ruim mesmo.

    No entanto, pode ser que você nem perceba, dependendo do uso que faça do rádio.



    Fábio, radioamador é o "título" dado a PESSOA que é licenciada pela ANATEL para executar o serviço de radioamador.
    O equipamento é "rádio" ou transceptor".

    Fora isso, você está confundindo aterramento DC e RF. São coisas diferentes.
    Para aterramento DC, o que vc está sugerindo serve.

    No entanto, o que o Duda precisa é de um plano terra para que antena funcione corretamente. Vou explicar mais abaixo.




    Aqui precisamos de um tiquinho de teoria de antenas.

    Uma antena vertical, móvel, é feita para funcionar com um plano terra.
    Nas antenas para instalações base, aquelas varetas que vemos saindo da base antena constituem o plano terra.

    Vejam, uma antena funciona porque a passagem de uma corrente elétrica alternada por um condutor cria um campo magnético ao seu redor.
    Assim, como os imãs, as corrente elétrica tem positivo e negativo.
    Por isso, você precisa de dois "lados" para a antena funcionar direito.

    A antena mais simples que existe é o dipolo.
    Só que na vertical, só temos um "lado" e precisamos enganar a antena, para que ela veja o outro. Então colocamos algo que funciona como um espelho.
    Essa coisa é o plano terra.

    Quatro radiais bastam, mas um pedaço de alumínio, cobre ou mesmo tela metálica podem servir. No entanto, você tem que garantir um bom contato elétrico entre esse novo elemento e a base da antena.

    Pode ser que a fibra de vidro entre a base da antena e o plano-terra mude a sintonia da antena. Mas você só vai saber isso se usar um analisador de antena, que algo bem mais sofisticado que um medidor de ROE.

    Olá Paulo, obrigado pela aula!

    Sei que uma instalação abrange N variáveis e o entendimento delas foi o motivo do meu post.

    No caso de uma antena tipo a Comet SSB-1, seu funcionamento não seria omnidirecional?

    Outra solução que pensei foi no caso de usar um bagageiro no teto do troller. Isso já criaria um plano terra?

    Olha uma foto dele:
    Jeep Wrangler Rubicon

  • #7
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por dudarj Ver Post
    No caso de uma antena tipo a Comet SSB-1, seu funcionamento não seria omnidirecional?
    Não exatamente.

    Omnidirecional quer dizer isotrópico. Ou seja, a mesma intensidade de sinal em todas as direções. Lógicamente isso só acontece numa antena imaginária.

    Todas as antenas reais exibem algum grau de direcionalidade. No caso das antenas verticais e plano terra, a quase totalidade do sinal fica no plano horizontal, por isso são chamadas omnidirecionais.

    Outra solução que pensei foi no caso de usar um bagageiro no teto do troller. Isso já criaria um plano terra?

    Olha uma foto dele:
    Acho que serve sim. O único de saber seria testar detalhadamente as opções.

    O único problema é que com uma antena no meio do rack, você perde algum espaço... Mas a antena no meio do teto também.

    Um lugar onde eu raramente vejo antenas é no meio do capô, no entanto, so certo aspecto é até melhor que o meio do teto (Pense em cabos mais curtos)...
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #8
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por fabiocas Ver Post
    Olá,

    Radio Amador é diferente de Radioamador!
    Não esperava ouvir isso de um radioamador classe B.

    Para a ANATEL, que é quem regula o exercício do nosso hobby, só existe radioamador.

    Vc pode sim aterrar sua antenda de RF, puxando um fio de cobre do suporte da antena (neutro) para uma parte metalica de preferencia o chassis.
    Mas aí você vai criar um terra de DC e não um plano terra, que é o que as antenas verticais normalmente precisam.

    Meu amigo, entendo toda sua preocupação em ajudar o amigo, mas sugerir um sistema plano terra, L ou Dipolo para instalar VHF numa Troller, é algo meio exagerado!
    Não sei se o teto do troller é suficientemente condutor para fornecer um bom plano terra. Por isso dei a sugestão.
    Nos carros "de lata" esse requisito é plenamente atendido.

    Note que foi uma sugestão, o Duda vai fazer o que quiser, quando quiser e se quiser.

    Geralmente quem tem VHF no carro, pensa em falar durante os passeios (abrangência máxima necessaria 5 / 10KMs) ou dentro das cidades, nas repetidoras. Coisa que qualquer antena veicular pode fazer.
    Pois é. GERALMENTE, eu não faço suposições sobre o nível de conhecimento de uma pessoa, ou qual uso ela vai dar para o equipamento (ou informação).

    Por essa razão, procuro das a informação mais correta e completa que posso.

    Pergunta se a instalação do rádio no meu carro é "coisa de livro"? Claro que não. Como costuma acontecer, improvisei alguma coisa pra ter o rádio funcionando logo e ficou do jeito que estava.

    Eu sei que não está perfeito e sei o que tem que ser feito pra corrigir. Só falta fazer.

    Acho que todas essa suas dicas são muito validas para quem se preocupa em ter uma estação fixa...
    Eu diria que são condições para ter uma boa instalação.

    Da ANATEL:
    O Radioamador é o serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na radiotécnica unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #9
    Usuário Avatar de dudarj
    Entrada
    10/01/2008
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    45
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Não exatamente.

    Omnidirecional quer dizer isotrópico. Ou seja, a mesma intensidade de sinal em todas as direções. Lógicamente isso só acontece numa antena imaginária.

    Todas as antenas reais exibem algum grau de direcionalidade. No caso das antenas verticais e plano terra, a quase totalidade do sinal fica no plano horizontal, por isso são chamadas omnidirecionais.



    Acho que serve sim. O único de saber seria testar detalhadamente as opções.

    O único problema é que com uma antena no meio do rack, você perde algum espaço... Mas a antena no meio do teto também.

    Um lugar onde eu raramente vejo antenas é no meio do capô, no entanto, so certo aspecto é até melhor que o meio do teto (Pense em cabos mais curtos)...

    A questão do cabo é outra dúvida. Preciso calcular o melhor tamanho para utilizar nas faixas 144-440? Ou basta tentar usar o mais curto possível?
    Jeep Wrangler Rubicon

  • #10
    Duda,
    Eu tb estou com um "problema" parecido. Instalar a antena numa Camper que tb é de fibra.
    Já estudei para a prova, porem não pude fazer na data marcada pela anatel. Vou ter q refaze-la. Mas já instalei o rádio. Eu mesmo fiz a instalação, por enquanto.
    A antena está presa no parachoque q é de fibra tb. E está funcionando, provavelmente não com o melhor desempenho.
    Existe um cara em Maria da Graça, que faz essa instalação. E fez de alguns amigos jipeiros. Porém nenhum era de fibra. Ele cobra 70,00 reais.
    Vou lá para ele verificar a minha instalação e depois te digo a solução que ele encontrou para carro de fibra.

    Duda, vc já fez a prova da anatel ??

    PB

  • #11
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por dudarj Ver Post
    A questão do cabo é outra dúvida. Preciso calcular o melhor tamanho para utilizar nas faixas 144-440? Ou basta tentar usar o mais curto possível?
    O mais curto possível é a regra. Mas, se você estiver usando um cabo comercial, crimpado, evite mexer nele.

    Só faz alguma diferença caso sua antena não esteja com uma impedância puramente resistiva de 50 omhs.

    Nesse caso, você pode usar o cabo como transformador de impedância, mas aí tudo complica mais, pois o transformador de impedância tem banda estreita, ou seja só vai funcionar numa pequena faixa de frequencias.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #12
    Usuário Avatar de dudarj
    Entrada
    10/01/2008
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    45
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por paulobarbosa Ver Post
    Duda,
    Eu tb estou com um "problema" parecido. Instalar a antena numa Camper que tb é de fibra.
    Já estudei para a prova, porem não pude fazer na data marcada pela anatel. Vou ter q refaze-la. Mas já instalei o rádio. Eu mesmo fiz a instalação, por enquanto.
    A antena está presa no parachoque q é de fibra tb. E está funcionando, provavelmente não com o melhor desempenho.
    Existe um cara em Maria da Graça, que faz essa instalação. E fez de alguns amigos jipeiros. Porém nenhum era de fibra. Ele cobra 70,00 reais.
    Vou lá para ele verificar a minha instalação e depois te digo a solução que ele encontrou para carro de fibra.

    Duda, vc já fez a prova da anatel ??

    PB
    Eu também quero fazer a minha instalação, por isso estou estudando como funciona essa parte para tentar fazer tudo da melhor maneira possível.

    Quanto a prova, eu ia fazer a do dia 13 do prox mes, mas já lotou, então já vou marcar para a próxima.
    Jeep Wrangler Rubicon

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade