x
Convex Datacenter
Página 4 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234567891011 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 124
  • #37
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1



    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    O que eu pretendo fazer para o RF, por favor me corrija se eu estiver errado: - Tenho um fio de cobre de 10 mm de diâmetro que pretendo conectar o bagageiro (base da antena) até o chassi - Parafusar um pedação de chapa (inox) no bagageiro 100 x 100 mm Já para o DC, conetar um cabo podendo ser o de cobre acima no negativo da bateria.
    Rubens, Troller tem um grande problema de aterramento... basta deixar o bichao encostado, que da pane geral... mas na verdade era de se esperar isso mesmo... é uma caixa de fibra de vidro sobre rodas... isola tudo... mas voltando ao topico, os amigos que tentaram aterrar a antena e o radio, nao conseguiram bons resultados, nem mesmo fixando a antena nos parachoques... o que melhorou foi o uso de chapas de metal...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #38
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Murillus,

    Você por acaso tem alguma foto de como é instalada a chapa de metal no bagageiro do Troller para conseguir um aterramento melhor para o RF?
    Para evitar corrosão, posso usar uma chapa de inox?

    Abs,

    Rubens

  • #39
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Para eliminar as dúvidas e ao mesmo tempo melhorar a TX e RX, como seria o aterramento RF e DC?

    O que eu pretendo fazer para o RF, por favor me corrija se eu estiver errado:
    - Tenho um fio de cobre de 10 mm de diâmetro que pretendo conectar o bagageiro (base da antena) até o chassi
    - Parafusar um pedação de chapa (inox) no bagageiro 100 x 100 mm
    Pois é.

    Isso aí que você está fazendo é um terra DC. Pra ficar melhor, ligue tudo, incluindo chassis, suspensão e transmissão, com fita de cobre ou malha grossa de cobre. Só que se vc ligar a base da antena ao chassis, vai ferrar tudo.

    Um Fio de cobre de 10mm de diâmetro é uma barra rígida!!! acho que você se enganou na hora de escrever.

    Para RF você precisa de um plano-terra para a antena vertical 1/4 de onda. Neste caso, acho que até uma folha de alumínio, com 1/4 do comprimento de onda, sobre cujo centro você vai colocar a antena, conectando esta folha ao "massa" da antena. Este plano-terra deve ficar eletricamente isolado do resto do sistema. A única conexão que haverá para o plano-terra será através da malha do coaxial até o chassis do rádio e para o massa do sistema elétrico inteiro.

    Como eu não tenho Troller e nem nunca testei com ninguém, não tenho idéia se funciona direito. Pode ser que ainda falte quantidade de metal no Bugão para funcionar. Neste caso, a melhor solução é HT mesmo ou Talkabout.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #40
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Paulo,

    Obrigado pela instruções e esclarecimentos.
    Pergunta: A antena, está instalada no bagageiro do Troller que não tem nenhuma ligação com o chassi (negativo da bateria), você saberia informar se é viável conectar este bagageiro ao negativo da bateria ou ao chassi do veículo?

    Abs,

    Rubens

  • #41
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Pergunta: A antena, está instalada no bagageiro do Troller que não tem nenhuma ligação com o chassi (negativo da bateria), você saberia informar se é viável conectar este bagageiro ao negativo da bateria ou ao chassi do veículo?
    Em rádio, todas as conexões DC devem ser as mais curtas possíveis. Como no Troller essa ligação será longa, o melhor é deixá-la flutuante (isolada), mas melhorar a qualidade dela como plano-terra.
    Para isso, você pode usar desde tela de galinheiro até chapa expandida, de preferência certalizando a base da antena sobre um raio mínimo de 1/4 de comprimento de onda. Mas, tem que ser garantido o melhor contato elétrico possível.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #42
    Usuário
    Entrada
    09/06/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    714
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Em rádio, todas as conexões DC devem ser as mais curtas possíveis. Como no Troller essa ligação será longa, o melhor é deixá-la flutuante (isolada), mas melhorar a qualidade dela como plano-terra.
    Para isso, você pode usar desde tela de galinheiro até chapa expandida, de preferência certalizando a base da antena sobre um raio mínimo de 1/4 de comprimento de onda. Mas, tem que ser garantido o melhor contato elétrico possível.
    Paulo,
    Desculpe a minha ignorância, mas como se calcula o tamanho dessa chapa?
    Obrigado,
    João Ricardo.

  • #43
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Só que se vc ligar a base da antena ao chassis, vai ferrar tudo.

    Para RF você precisa de um plano-terra para a antena vertical 1/4 de onda.

    A única conexão que haverá para o plano-terra será através da malha do coaxial até o chassis do rádio e para o massa do sistema elétrico inteiro.
    Paulo,

    Surgiu mais algumas dúvidas, você poderia me ajudar nas respostas?

    A base da antena (suporte da antena), onde tem o conector fêmea para conexão da antena está ligada ao massa do carro, ou está isolada?

    Você poderia verificar se o calculo abaixo para o plano terra está certo (considerando 4 radiais)?
    (300.000 x 146 mhz)/4 = 513.69 mm cada radial
    Neste caso o tamanho da chapa seria de 1027 mm, com a antena centralizada, sem ter contato com o negativo/massa do carro e também sem ter contato com elemento vertical.

    A malha do cabo coaxial, através do conector PL 259, tem alguma ligação com o negativo/massa do carro?

    Abs,

    Rubens

  • #44
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Rubens, Troller tem um grande problema de aterramento... basta deixar o bichao encostado, que da pane geral... mas na verdade era de se esperar isso mesmo... é uma caixa de fibra de vidro sobre rodas... isola tudo... mas voltando ao topico, os amigos que tentaram aterrar a antena e o radio, nao conseguiram bons resultados, nem mesmo fixando a antena nos parachoques... o que melhorou foi o uso de chapas de metal...
    Então Murillus,

    A chapa de metal vai funcionar como plano terra. Tem a ver com o tamanho em relação ao comprimento de onda, coisa que o pára-choques não resolve.

    Pára-choques resolve só como terra DC.

    É isso que estou tentando esclarecer há meses....
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #45
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por jrmotta Ver Post
    Desculpe a minha ignorância, mas como se calcula o tamanho dessa chapa?
    Do jeitinho que o Rubens calculou:

    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Você poderia verificar se o calculo abaixo para o plano terra está certo (considerando 4 radiais)?
    (300.000 x 146 mhz)/4 = 513.69 mm cada radial
    Na verdade esse seria 1/4 do comprimento de onda, ou o comprimento de cada radial, independente de quantos radiais você vai usar.

    Dá pra fazer uns ajustes na conta, dependendo da forma e material do radial, mas basicamente é isso.
    Outra opção é ajustar na hora, mas pra isso precisa de um analizador de antena, que é bem mais do que simplesmente "medir estacionária (ROE)".

    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    A base da antena (suporte da antena), onde tem o conector fêmea para conexão da antena está ligada ao massa do carro, ou está isolada?

    Neste caso o tamanho da chapa seria de 1027 mm, com a antena centralizada, sem ter contato com o negativo/massa do carro e também sem ter contato com elemento vertical.

    A malha do cabo coaxial, através do conector PL 259, tem alguma ligação com o negativo/massa do carro?
    As três perguntas recebem a mesma resposta.

    Num carro normal (de lata), o teto (ou capô do motor) funcionam como plano-terra para a antena monopolo vertical.
    Lembre-se que a lataria está toda isolada do solo.

    No caso do Troller (ou outros carros de fibra) não existe material condutor que possa servir como plano-terra. Por isso estamos falando em chapa ou radiais. É quase como se a gente fosse montar essa antena diretamente sobre o solo, que é isolante para RF.

    O que fazemos então é prover uma superfície sobre a qual a energia gerada pelo monopolo possa "refletir" e irradiar.

    Então, num carro normal a carcaça do rádio, a lataria e a base da antena estão todos sobre o mesmo potencial DC. Ao mesmo tempo a lataria funciona como plano-terra. Veja que são duas coisas distintas.

    No caso Troller, a situação é bem mais precária, pois o sistema estará cheio de partes não interligadas.
    Para começar, vamos tentar a coisa mais simples: instala a antena no centro da chapa, mantendo 1/4 de onda para cada lado. Ligue a carcaça do conector (que está ligada a malha do cabo) nesta chapa.

    Se ainda assim não der certo, vamos ter que transformar a carcaça do Troller numa gaiola de Faraday para 146MHz.
    Isso vai dar um trabalhão do cacete.

    Diga se fui claro.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #46
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    No caso Troller, a situação é bem mais precária, pois o sistema estará cheio de partes não interligadas.
    Para começar, vamos tentar a coisa mais simples: instala a antena no centro da chapa, mantendo 1/4 de onda para cada lado. Ligue a carcaça do conector (que está ligada a malha do cabo) nesta chapa.
    Paulo,

    Obrigado pela explicação, porém ficou mais uma dúvida. Você poderia me ajudar na interpretação?

    Dúvida: A carcaça do conector está conectada ao malha do cabo, que por sua vez está no terra DC via negativo (-12 VDC) do rádio, se este meu entendimento estiver correto, ligando a chapa neste conector teremos mais um terra DV e não um plano terra.
    Está certo este raciocínio?


    Abraços,

    Rubens

  • #47
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Dúvida: A carcaça do conector está conectada ao malha do cabo, que por sua vez está no terra DC via negativo (-12 VDC) do rádio, se este meu entendimento estiver correto, ligando a chapa neste conector teremos mais um terra DV e não um plano terra.
    Está certo este raciocínio?
    Resposta curta: Não!

    Resposta nem tão curta:
    No segundo caso, você esqueceu que ao chegar na antena, o sinal elétrico se transforma em ondas de rádio. São elas que enxergam o plano-terra como se fosse um "espelho".
    No entanto, se você for com um multímetro, essa chapa estará rigorosamente (salvo fugas e tal) no mesmo potencial que o massa da bateria.
    Essa é a dificuldade de pensar simultaneamente em DC e RF.

    Complementando respostas anteriores: Os mais expertos (expert, em português, é experto) que eu, dão conta que uma boa ligação num veículo diesel inclui a ligação do bloco do motor, alternador e carcaça da bomba. Ligar tudo isso mais a transmissão, suspensão e escapamento. Quem tem carro de "lata", ligar todas as partes móveis (portas, capô, etc) no monobloco e este no chassis.
    Quem anda em lugar muito seco, pode incluir um cabo solto, pendurado por baixo do carro, para dissipar a estática.

    Lembrando: Sempre expor o metal e usar fita de cobre larga ou malha de cobre. Garantir a melhor conexão mecânica e elétrica possível. Se os metais forem diferentes, usar uma pequena chapa de INOX para reduzir a corrosão eletroquímica, colocada entre os dois metais. Segundo pesquisei, tem quer ser INOX mesmo.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #48
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Paulo,

    Obrigado pela aula.
    Agora não resta mais dúvida nos conceitos de DC e RF.

    Abraço,

    Rubens

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade