x
Convex Datacenter
Página 3 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234567891011 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 124
  • #25
    Usuário
    Entrada
    09/06/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    714
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por dudarj Ver Post
    Pelo que tenho lido, a instalação do PX é diferente do PY, confere?


    Quanto a minha instalação, estou instalando um parachoque traseiro com suporte de estepe. Tenho 2 opçoes, 1a é instalar no próprio PC, com uma antena Comet SSB5 ou instalar no suporte de estepe com uma antena Comet SSB0.

    O corpo do rádio (icom IC-H208) será instalado na parte de trás do carro, com um cabo de antena RG-8X de 12'.
    A frente do rádio ficará no painel e o Mike terá uma extensão com plug que ainda estou estudando onde colocar. Como é um plug bem pequeno, há várias opçoes de instalação.
    Cheguei a comprar o console de teto, mas desisti e estou vendendo.
    Duda,

    Não sei se a instalação do PX é diferente, visto que, em ambos os casos, deve-se ter uma antena bem aterrada e com o um bom plano terra.

    Neste caso, não há necessidade de fazer nenhum aterramento, uma vez que o suporte do estepe está ligado ao PC que está fixado no chassi.

    Obrigado!

  • #26
    Usuário Avatar de dudarj
    Entrada
    10/01/2008
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    45
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por jrmotta Ver Post
    Duda,

    Não sei se a instalação do PX é diferente, visto que, em ambos os casos, deve-se ter uma antena bem aterrada e com o um bom plano terra.

    Neste caso, não há necessidade de fazer nenhum aterramento, uma vez que o suporte do estepe está ligado ao PC que está fixado no chassi.

    Obrigado!

    Acho que não fui claro. Creio que a instalação de uma antena de PX seja diferente de um VHF no que diz respeito a instalação "ajustada". Pois o tamanho do cabo tem que estar dentro de uma medida calculada, o tamanho da antena tbm.

    Sou leigo, e essas infos eu pesquei lendo um pouco sobre instalaçao de antena. Se alguém aqui com mais experiência pudesse me esclarecer essa diferença eu agradeço. abs!
    Jeep Wrangler Rubicon

  • #27
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Duda,

    Na verdade, é a mesmíssima coisa.

    A única diferença avém do tamanho avantajado das antenas de PX, que inviabiliza muitas opções de montagem.

    De vc der uma olhada no site do K0BG, que referenciei na mensagem que abre a página 3, verá uma monte de fotos mostrando detallhes.

    Aterramento

    O Motta está quase certo. O que faremos é melhorar a conexo elétrica entre esse elementos do carro.
    O que faremos é criar uma sólida conexão para o neutro, efetivamente criando um terra elétrico compartilhado para todo o veículo. Conecte com malha grossa de cobre: os parachoques, chassis, bloco do motor, escapamento, carcaça da bomba injetora, radiador, e o negativo da bateria. Todos os demais equipamentos elétricos deverão ser ligados a esse neutro comum com ligações o mais curtas possível.

    Preste atenção para usar uma placa fina de inox e pasta condutora entre a malha de cobre e os outros elementos do carro. Isso vai evitar corrosão eletrolítica. Desnecessário dizer que vc tem que raspar a tinta do local onde fará a conexão. Depois pinte por cima.

    Plano Terra

    Como lembrou o Flávio, para criar o plano terra, qualquer que seja o material, ele tem que ter pelo menos 1/4 do comprimento de onda na frequencia de trabalho. Logo se vê que não é possível fazer isso no PX.
    Portanto, no PX, sempre estaremos com uma instalação ineficiente.

    Com relação ao comprimento do cabo.
    Esse é um engano comum.
    O que acontece é o seguinte: se a Impedância da antena, no ponto de instalação, estiver próximo a 50Ohms (ROE 1:1), Tanto faz o tamanho do cabo.
    No entanto, se a impedância estiver muito longe de 50 ohms (ROE > 2:1) aí você pode usar o cabo como se fosse um transformador de impedância. Mas eu não sei como calcular isso. Tem nos meus livros aqui.

    Não esquente muito a sua cabeça. A maioria das antenas já vem bem ajustada de fábrica para 50ohms.
    4X4 Brasil
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #28
    Usuário Avatar de Vermeio
    Entrada
    27/08/2007
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    755
    Agradecimentos: 0
    pessoal
    uma pergunta pros entendidos ai... estou com um problema no meu PY. sempre que aperto o botão do ppt, da um estouro no modulo do som como uma interferencia... a antena esta instalada ao lado do vidro traseiro na metade de sua altura (fixado no mesmo parafuso do amortecedor do vidro) e o cabo passa pela borracha seguinda ate o console de teto pelo santo antonio.
    ja testei trocando modulo, trocando o cd, trocando o Py, puxando o rca por fora do carro diretamente pro cd e diversos tipos de aterramento (para choque, chassis, no mesmo terra do modulo...), inclusive ligado direto no negativo da bateria.
    o que notei é que quanto tiro a antena (desrosqueio da base) a interferencia para. minhas ultimas opções de teste é com outro cabo de antena imaginando que o meu poderia estar "quebrado" em algum ponto...
    voces tem alguma dica?
    os cabos de força do modulo e do py passam pelo mesmo local, isso pode causar interferencia?
    agradeço qualquer dica.
    um abraço
    ps: minha antena é uma aquario 300C com cabo de 3,5 m e o radio um icom V8000
    T4 2.8 K16 37´ 200% Lona
    T4 3.0 rally

  • #29
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Vermeio,

    primeiro, verifique as ligações de terra de TUDO! inclusive da injetora, motor de arranque, alternador... TUDO.

    Pela tua descrição não parece ser o cabo partido, mas já que estamos caçando um problema, não custa verificar.

    Carro é fogo, não tem muitas opções pra ligar as coisas. Verifique se o módulo e o rádio estão sendo alimentados diretamente dos bornes da bateria, com cabos de diâmetro adequado para suas respectivas correntes.

    O que acontece quando vc tira a antena do sistema e aperta o PTT, o rádio não vê a impedância certa na ponta da linha de transmissão e baixa a frequência até um nível seguro, que pode ser zero.
    Seria legal se vc conseguisse com um colega radioamador uma carga fantasma para conectar na ponta do cabo, daí o rádio transmitiria a potência normal, e daria pra saber se é o rádio ou antena.
    Pela tua descrição, o problema é interferência mesmo pela RF entrando no módulo pelos cabos.
    Minha sugestão é instalar uns toróides de ferrite em TODOS os cabos que entram e saem do módulo. O pessoal que mexe com isso costuma usar o mix 77, ou 43 da Palomar Engineers.
    O Google sabe muita coisa sobre esses "ferrite beads".
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #30
    Usuário Avatar de Vermeio
    Entrada
    27/08/2007
    Local
    Passo Fundo/RS
    Posts
    755
    Agradecimentos: 0
    pelo jeito meu problema é no aterramento mesmo, mas nao da antena. muito componentes estavam ligados em um terra mal feito, muito fino. acabou por dar uma pane na ultima trilha e queimar um chicote do ratreador (estava ligado no mesmo terra)
    a principio foi solucionado o problema. valeu pela força. um abraço
    T4 2.8 K16 37´ 200% Lona
    T4 3.0 rally

  • #31
    Bom dia, no final de 2010 fui aprovado na prova de radioamador e consegui meu indicativo PU5JCU, porem em seguida vendi meu Samurai que utilizava para trilha e abandonei o Radio. Essa semana acabei de instalar sozinho no Troller, coloquei a antena na dobradiça do estepe passando o fio pela boracha do vidro e o radio fixei atrás do console central.
    O radio liguei diretamente na bateria (muito facil passar o fio no Troller) e para conseguir o aterramento na antena passei junto um fio de cobre 2mm acompanhando o fio da antena e engatei no suporte do banco.
    Esta funcionando perfeitamente, nenhum ruido etc... minha dúvida é com relação ao aterramento, será que esta adequado, como saber se ficou bom?
    Outra dúvida lendo esse topico é com relação ao negativo da bateria, esse seria o melhor "atarramento", pergunto pois se for está muito facil para ligar o aterramento da antena direto no negativo da bateria.

    Abraços
    Carneiro

  • #32
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por joaocarneirocunha Ver Post
    e para conseguir o aterramento na antena passei junto um fio de cobre 2mm acompanhando o fio da antena e engatei no suporte do banco.
    Esta funcionando perfeitamente, nenhum ruido etc... minha dúvida é com relação ao aterramento, será que esta adequado, como saber se ficou bom?
    Outra dúvida lendo esse topico é com relação ao negativo da bateria, esse seria o melhor "atarramento", pergunto pois se for está muito facil para ligar o aterramento da antena direto no negativo da bateria.
    Carneiro,
    para QUALQUER aterramento, o bom é curto e grosso. Ou seja, conexão curta com condutor de grande secção transversal.

    Não é correto conectar o terra da antena no massa da bateria, pois um é terra de RF e outro DC.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #33
    Obrigado pela ajuda.

  • #34
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Melhora BASTANTE nos troller o uso de uma chapa de aço (metal) na base da antena, acompanhando o aerofolio... ou se usar bagageiro, fixar a antena nele...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #35
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Melhora BASTANTE nos troller o uso de uma chapa de aço (metal) na base da antena, acompanhando o aerofolio... ou se usar bagageiro, fixar a antena nele...
    Como tenho comentado, essa melhor qua você comenta é justamente pela atuação desse metal como "plano terra" para o monopolo vertical da antena. Idealmente, esse plano metálico deve se extender por pelos menos 1/4 do comprimento de onda ao redor da base da antena.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #36
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Carneiro,
    para QUALQUER aterramento, o bom é curto e grosso. Ou seja, conexão curta com condutor de grande secção transversal.

    Não é correto conectar o terra da antena no massa da bateria, pois um é terra de RF e outro DC.
    Paulo, boa noite! Você poderia me ajudar?

    Estou com o mesmo problema. Instalei a antena no bagageiro do Troller e a recepção ficou ruim e a transmissão péssima.

    Para eliminar as dúvidas e ao mesmo tempo melhorar a TX e RX, como seria o aterramento RF e DC?

    O que eu pretendo fazer para o RF, por favor me corrija se eu estiver errado:
    - Tenho um fio de cobre de 10 mm de diâmetro que pretendo conectar o bagageiro (base da antena) até o chassi
    - Parafusar um pedação de chapa (inox) no bagageiro 100 x 100 mm

    Já para o DC, conetar um cabo podendo ser o de cobre acima no negativo da bateria.

    Desde já agradeço pela ajuda,

    Rubens

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade