x
Convex Datacenter
Página 8 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678
Resultados 85 a 94 de 94
  • #85
    Usuário
    Entrada
    07/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    83
    Agradecimentos: 0



    Fiz minha lição de casa e pesquisei sobre o assunto em outros tópicos do fórum. Se alguém estiver com a mesma dúvida que eu não precisa ir longe: o tópico abaixo é excelente e esclareceu todas as minhas indagações.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/co...eng-uv-5r.html (Dúvidas regularizar HT Baofeng UV 5r)

  • #86
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por propideo Ver Post
    Existe algum tipo de rádio para comunicação ou walkie-talkie que pode ser usado sem licença da Anatel, ou absolutamente todos requerem essa licença?
    Já ouviu falar daqueles radinhos da Motorola chamados de Talkabout?
    Bem, eles não precisam de licença.
    O problema é que o alcance é limitado e você só vai falar com quem estiver na frequência programada que não é uma frequência de radioamador.
    Os demais precisam de licença.

    Existem 2 tipos de serviço para comunicações de recreação e técnica:

    1 - Rádio do cidadão (PX):
    No caso do rádio do cidadão, você utiliza canais pré-ajustados para se comunicar e esses canais são limitados a cerca de 60 em AM sem contar com as bandas laterais (USB e LSB).
    Esses rádios operam ondas de 11 metros na faixa inicial do VHF e contam com reflexão das ondas na ionosfera, o que pode dar um alcance grande (mas incontrolável) à noite quando a propagação tem abertura.
    É a faixa comumente usada pelos caminhoneiros nas estradas e necessita de antenas relativamente grandes (conhecidas como Maria Mole)
    Não precisa de prova para o licenciamento que é bem simples.
    Maiores informações você encontra em
    http://www.anatel.gov.br/setorregulado/radio-do-cidadao

    2 - Radioamador (PY):
    No radioamador você trabalha diretamente com frequências, existindo para cada região/estado uma frequência diferente usada especificamente para os praticantes do Off Road. É preciso cuidado no uso das frequências, pois muitas são usadas para repetidoras, comunicação com satélites, Echolinks e outros, portanto é necessário um conhecimento de quais podem ser usadas para comunicação em simplex (ponto a ponto).
    A preferência por essa faixa se dá por conta da comunicação que é limpa e confiável não necessitando de abertura na propagação, há maior oferta de equipamentos portáteis e as antenas são pequenas.
    Por ser uma faixa mais especializada, necessita que os interessados se submetam a provas. No caso do pessoal Off Road, a classe C (inicial) já é suficiente, o que exige 2 provas: Legislação de Telecomunicações e Técnica e Ética Operacional.

    Maiores informações você encontra em
    http://www.anatel.gov.br/setorregulado/radioamadorismo
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #87
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Bom esclarecimento Fernando.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #88
    Usuário
    Entrada
    07/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    83
    Agradecimentos: 0
    Realmente, obrigado pela aula, Fernando. Meu interesse é realmente em PY. Conversei com a Labre aqui de SP e eles foram muito atenciosos, me passaram várias informações sobre o processo. Agora, pelo que vi a Anatel está sem datas para provas aqui em SP (enquanto no RJ e em MG eles têm várias datas). Você sabe com que periodicidade essas datas são abertas em SP?

  • #89
    Usuário
    Entrada
    30/03/2016
    Local
    Barretos/SP
    Idade
    47
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Salve Galera, boa tarde!

    Fiquei por três meses corujando a data de prova para o COER Classe C e sempre abria as inscrições 2 ou 3 dias antes da data da prova, com pouquíssimas vagas e sempre, já preenchidas! em agosto teve uma prova com 150 vagas em Espirito Santo do Pinhal e no dia que abriu, pela manhã, eu já fui a inscrição nº 143. Fiz a prova no dia 19/08, já peguei meu COER e meu indicativo PY2RQR, não precisei de contratar ninguém, mas tem que ficar vendo o site o tempo todo...

    Abraço e boa sorte!

  • #90
    Usuário
    Entrada
    07/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    83
    Agradecimentos: 0
    Eita, realmente não é o processo mais suave. Bom, vou ficar checando frequentemente então, vamos ver o que acontece. Obrigado!

  • #91
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Citação Postado originalmente por propideo Ver Post
    Eita, realmente não é o processo mais suave. Bom, vou ficar checando frequentemente então, vamos ver o que acontece. Obrigado!
    Olá amigo. Tenta ver nas cidades próximas à sua. Sempre aparece. Abs

  • #92
    Usuário
    Entrada
    07/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    83
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pela dica. A pesquisa no site da Anatel é por estado, e não há nada no estado de SP por ora. De qualquer forma, falando nisso, cabe a pergunta: É possível fazer a prova em outro estado? Principalmente tendo em vista que SP é o único estado da região 2, e portanto ao fazer a prova em outro local eu estaria na prática em outra região.

  • #93
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por propideo Ver Post
    Realmente, obrigado pela aula, Fernando. Meu interesse é realmente em PY. Conversei com a Labre aqui de SP e eles foram muito atenciosos, me passaram várias informações sobre o processo. Agora, pelo que vi a Anatel está sem datas para provas aqui em SP (enquanto no RJ e em MG eles têm várias datas). Você sabe com que periodicidade essas datas são abertas em SP?
    Olha só... Cada outorga de cada estado trabalha de um jeito, infelizmente.
    Temos uma falta de pessoal que na maioria das vezes acumula processos de outros serviços e as demandas são sempre muito grandes.
    Aqui na Bahia, no momento somente eu estou cuidando do Radioamadorismo e estamos conseguindo atender a quem queira fazer provas em qualquer data sem distinção. (Nossa limitação é que conseguimos atender apenas um por vez em prova individual).
    Mas tenho uma dica interessante a dar para o pessoal do interior dos estados:
    A Banca especial - Uma bancada com muitas vagas que vai atender a uma demanda de interessados de uma região.
    Uma turma se reúne e utiliza uma associação para solicitar formalmente da Anatel que aplique as provas em uma data específica em alguma cidade do interior do estado. Nesse caso, deve indicar datas prováveis e um local que comporte a quantidade de pessoas solicitada.
    Recentemente oferecemos 100 vagas para o pessoal da região de Vitória da Conquista e tivemos candidatos de várias localidades, inclusive do vale do Jequitinhonha em MG. Você pode fazer provas em qualquer lugar do Brasil e depois enviar o requerimento para a Anatel de seu estado.
    Se quiser fazer a prova aqui em Salvador, basta enviar uma MP e arrumamos isso. De quebra você ainda vai passear na capital com a maior orla do país e se tiver tempo, ainda faz uma trilha conosco.
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #94
    Usuário
    Entrada
    07/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    83
    Agradecimentos: 0
    A ideia não é nada má. Conheço Salvador e sei que é linda. O complicômetro é minha agenda, mas vamos ver como as coisas avançam e, se eu achar que consigo, te mando uma mensagem sim. Obrigado pela dica.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade