x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 41

Tópico: Antena VHF - PY

  • #1
    Usuário Avatar de Mkaye
    Entrada
    06/03/2009
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    49
    Posts
    684
    Agradecimentos: 2

    Antena VHF - PY




    Olá.
    Estou comprando um VHF (PY) para o carro e gostaria de ajuda pois não entendo do assunto.

    Estou querendo comprar um Yaesu 8900r quad band

    Qual seria a melhor antena para esse radio?

    Tenho opções?

    Seria para instalar num Troller

    Desde já Obrigado

  • #2
    Olá MKaye:

    Este é um rádio quadribanda que, embora totalmente possível ser instalado em uma viatura, não é recomendável. Está muito mais para rádio base do que para móvel. Para o pleno funcionamento do aparelho, acho que você teria que instalar umas três antenas na viatura. Além disso, no 4X4, dificilmente alguém usa VHF além da faixa 144-148, UHF e 10 metros. Por último, conforme recentemente lembrado por um colega forista, esses rádios esquentam prá caramba. Se eu fosse você, compraria um VHF 144-148, banda única, fixo ou móvel, que é pau para toda obra.e pode ser utilizado somente com uma antena. Se você achar pouco, compra também um PX. Mas primeiro se informe sobre as peculiaridades destes dois equipamentos e respectivas autorizações de uso.

    Abraços,

    Marcelo.

  • #3
    Usuário Avatar de Guilherme A. Araújo
    Entrada
    15/07/2008
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    36
    Posts
    715
    Agradecimentos: 0
    Discordo totalmente.
    Essas coisas de radio esquentar é mito!!!
    Os radios sao feitos pra trabalhar nas mais severas condiçoes o tempo todo.
    Recomenda usar em potencia media para preservar, mas os que tem mais potencia como ex os yaesu ft 2800/2900 e etc, tem dissipador que retira o calor dos componentes do radio.

    Qto ao FT-8900, vc vai usar mais frequentemente a banda VHF, mas tem antenas VHF/UHF que sao dualband e vc pode falar e transmitir nas duas bandas com a mesma antena, e ecutar qqr banda. As outras bandas do 8900 vc nem vai usar pq nao sao muito usadas em nosso país.
    Qto a ser um radio base tbm está errado, é um rádio beeem menor e beeem mais leve do que um 1802/1900/2800/2900 ou qqr outro radio VHF!!!
    Alem do mais este radio tbm conta com um ótimo dissipador de calor e um cooler que ajuda um pouco no resfriamento do dissipador...
    entao, se quiser pagar um pouco mais caro e ter um equipamento superior, fique a vontade, pois nao vai perder nada com tantos recursos que este radio possui.
    Uma das coisas que ele faz é a funçao de reptidora em banda cruzada, assim vc pode comprar um TalkAbout e sair do seu carro transmitindo dele em UHF e seus amigos que usam VHF recebrao normalmente, como se estivesse falando do seu proprio radio, bem como receber as mensagens deles tbm!!!
    Uma boa pra se usar com um zequinha em trechos de dificuldades, pois ele pode ficar fora do carro se comunicando por radio com vc!!
    PU9TAZ-Yaesu FT-8900R-Ranger XLT CE V6 210cv 4x4+BL4"+35"->"Amante"
    CBT Javali-S4T -150cv-Grand Cherokee 2.7CRD Diesel 04-Muitas Fotos!

  • #4
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Só pra completar, o 8900 é apenas FM. Então a banda de 10 metros nele é só FM. Não conheço ninguém que trabalhe 10M em FM, só SSB.

    http://rigpix.com/yaesu/ft8900r.htm

    Pra usar todas as bandas dele, precisaria de uma seletor de antena ou de uma antena específica (tem no link).
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #5
    Usuário Avatar de Guilherme A. Araújo
    Entrada
    15/07/2008
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    36
    Posts
    715
    Agradecimentos: 0
    Exatamente, por isso que eu falei que as outras bandas ele nem vai usar pq aqui nao sao usadas...
    Como vc entende mais do que, sabe o que fazer pra conseguiur escutar na banda dos 700-958Mhz?

    Abraço
    4X4 Brasil
    PU9TAZ-Yaesu FT-8900R-Ranger XLT CE V6 210cv 4x4+BL4"+35"->"Amante"
    CBT Javali-S4T -150cv-Grand Cherokee 2.7CRD Diesel 04-Muitas Fotos!

  • #6
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Guilherme A. Araújo Ver Post
    Como vc entende mais do que, sabe o que fazer pra conseguiur escutar na banda dos 700-958Mhz?
    Banda de celular analógico?

    Um scanner: http://www.radiohaus.com.br/categoria.php?cat=45

    Acho que é a opção mais versátil. Um transceptor que opere nessa faixa também é carinho, viu?
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #7
    Usuário Avatar de Guilherme A. Araújo
    Entrada
    15/07/2008
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    36
    Posts
    715
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Banda de celular analógico?

    Um scanner: http://www.radiohaus.com.br/categoria.php?cat=45

    Acho que é a opção mais versátil. Um transceptor que opere nessa faixa também é carinho, viu?
    Esqueci de colocar na MP, nao quero operar nessa faixa, apenas escutar mesmo, receber.. Tem como com o 8900
    PU9TAZ-Yaesu FT-8900R-Ranger XLT CE V6 210cv 4x4+BL4"+35"->"Amante"
    CBT Javali-S4T -150cv-Grand Cherokee 2.7CRD Diesel 04-Muitas Fotos!

  • #8
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Guilherme A. Araújo Ver Post
    Esqueci de colocar na MP, nao quero operar nessa faixa, apenas escutar mesmo, receber.. Tem como com o 8900
    Recebe sim, mas acho que só FM.

    Peguei o manual em inglês no site da yaesu. Não fala muito sobre operação do receptor.

    Tem uma ressalva bem grande que não recebe e é impossível modificar o aparelho para receber na faixa de celular.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #9
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Mkaye Ver Post
    Olá.
    Estou comprando um VHF (PY) para o carro e gostaria de ajuda pois não entendo do assunto.

    Seria para instalar num Troller
    Uma antena vertical 1/4 de onda precisa de um plano terra para funcionar. São as antenas normalmente usadas em VHF-UHF.

    Pra fazer um troço caprichado, se vc instalar a antena no teto do bugão, dê um jeito de fazer um plano terra. Use papel alumínio, fios de cobre, tela de galinheiro, qquer coisa metálica.

    Se for usar uma Maria-mole (de PX) faça uma boa conexão entre ela, o pára-choques e entre este e o chassis.
    Também ligue o escape ao chassis e o bloco do motor ao chassis. Não esqueça de fazer o mesmo com o negativo da bateria e a carcaça do alternador.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #10
    Usuário
    Entrada
    31/03/2010
    Idade
    75
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Uma antena vertical 1/4 de onda precisa de um plano terra para funcionar. São as antenas normalmente usadas em VHF-UHF.

    Pra fazer um troço caprichado, se vc instalar a antena no teto do bugão, dê um jeito de fazer um plano terra. Use papel alumínio, fios de cobre, tela de galinheiro, qquer coisa metálica.

    Se for usar uma Maria-mole (de PX) faça uma boa conexão entre ela, o pára-choques e entre este e o chassis.
    Também ligue o escape ao chassis e o bloco do motor ao chassis. Não esqueça de fazer o mesmo com o negativo da bateria e a carcaça do alternador.
    Uma pergunta ao pmarc. Também sou de Campinas e estou procurando alguém para instalar o suporte de antena no Troller. Seria bom alguém que tivesse experiência com esse veículo. Já tenho a antena (triband da Comet). Falei com um instalador de Campinas que me indicaram e ele não tinha a mínima ideia do que seja um plano terra. Então estou meio ressabiado de levar o jipe em qualquer um... Peço indicações, em Campinas, na região ou mesmo São Paulo. TKS

  • #11
    Usuário Avatar de Guilherme A. Araújo
    Entrada
    15/07/2008
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    36
    Posts
    715
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jascar Ver Post
    Uma pergunta ao pmarc. Também sou de Campinas e estou procurando alguém para instalar o suporte de antena no Troller. Seria bom alguém que tivesse experiência com esse veículo. Já tenho a antena (triband da Comet). Falei com um instalador de Campinas que me indicaram e ele não tinha a mínima ideia do que seja um plano terra. Então estou meio ressabiado de levar o jipe em qualquer um... Peço indicações, em Campinas, na região ou mesmo São Paulo. TKS
    É simples demais, se vc tem uma comet, ela é um pouco grande pra colocar no teto do troller, entao, se vc colocar ela no parachoque, automaticamente já vai estar aterra.
    Se vc quiser colocar em qqr outro lugar do jkipe que nao de aterramento, tbm é muito simples, é só puxar um fio de qqr parte aterrada do carro, um negativo, ou da bateria, ou do chassis, ou do parachoque, ou de um negativo que serve pra ligar um farol de milha, uma lanterna, um pisca pisca...
    Nao tem misterio algum.
    O terra no carro é como um aterramento em qqr outro lugar eletrico, é simplesmente um negativo.

    Puxe este negativo para a base da antena que vai estar aterrado, mas nao esqueça de medir o ROE!!!

    O melhor lugar pra se instalar é nesses postos de BR que tem os que mechem com PX-PY etc, quase todos o postos de BR tem por causa dos caminhoneiros.
    PU9TAZ-Yaesu FT-8900R-Ranger XLT CE V6 210cv 4x4+BL4"+35"->"Amante"
    CBT Javali-S4T -150cv-Grand Cherokee 2.7CRD Diesel 04-Muitas Fotos!

  • #12
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Guilherme A. Araújo Ver Post
    O terra no carro é como um aterramento em qqr outro lugar eletrico, é simplesmente um negativo.
    Não tem mistério, mas terra de RF é diferente do terra de corrente contínua.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PX ou PY para Tracker / GV...
      Por Murillus no fórum Suzuki
      Respostas: 87
      Última resposta: 06/01/2014, 10:18
    2. Vendo Rádio Px Cobra 19 ultra iii com antena.
      Por j.victorfc no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 0
      Última resposta: 14/06/2009, 18:53
    3. Antena Militar
      Por Yuri Rodrigues no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6
      Última resposta: 28/05/2009, 13:05
    4. Antena para PX
      Por otavioemblumenau no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 9
      Última resposta: 28/01/2008, 23:04
    5. Vendo Antena para PX - Base magnética
      Por andretomasi no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 6
      Última resposta: 29/03/2005, 14:03

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade